Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18918928948968971452

Comentários

  • Bom dia a todos! Para conhecimento sobre envio pela DHL para ACP Porto. Enviei dia 31/07/20 e chegou hoje 04/08/20. ( o prazo era pra dia 07/08) Ia enviar pelos Correios mas lendo aqui no Forum, fiz a escolha certa. Recomendo! Saí de uma Conversão, agora vamos para atribuição dos filhos! Se Deus quiser vai dar tudo certo. Abraços

  • Oi pessoal, bom dia!

    Com grande alegria hoje (04/08/2020)! Finalizou o processo da minha esposa. Foram exatos 364 dias desde que o processo chegou na ACP.

    Mais uma vez agradeço ao pessoal desse fórum, que ajudou demais nas dúvidas, e por mostrar que era possível fazer por conta própria.

    Agora vamos ao próximo passo, transcrição de casamento + atribuição dos meus 2 filhos por Tondela.

    Obrigado!

  • @karenreginato Os consulados só aceitam atender moradores da região? Caramba! Não fazia ideia disso. Meu sogro está aguardando o registro de sua nacionalidade e estava certo de que vinha tirar o cartão cidadão dele aqui em Brasília, onde eu moro. Mas ele mora em Itabuna, na Bahia. Aqui em Brasília ele tem nossa casa para ficar e ainda aproveita a visita. Salvador fica a 7h de distância e ele ainda terá que pagar hotel, se tiver que fazer no consulado de lá.

  • @elviswolvie , ele pode usar o endereço de sua casa! Não tem problema!

  • @Leticialele O comprovante de residência não precisa estar no nome dele então?

  • @elviswolvie não sei se todos os consulados, mas já entrei em contato com RJ, Brasília e Porto Alegre. Os três seguem essa diretriz, infelizmente só aceitam comprovantes de água, luz, telefone, correspondência bancária e etc no nome da pessoa, com endereço naquela jurisdição. Não vale qualquer correspondência e não vale aquele doc com firma reconhecida aceito em alguns lugares em que a pessoa cuja conta está no nome coloca aquele textinho "atesto que fulano de tal mora em minha residência". Aceitam apenas em casos como cônjuge e filhos menores.

    Mas talvez seja uma boa ele fazer em Salvador, mesmo com o fato dele ter que ficar em hotel e a chateação da viagem de 7 horas. Pessoal relatou aqui que é um bom consulado, com um bom atendimento.

    O mesmo não pode ser dito do de Porto Alegre (minha jurisdição) onde parecem se esforçar para complicar a vida das pessoas o máximo que eles conseguirem, fora o atendimento que é péssimo.

  • @karenreginato Entendi. Obrigado!

  • @elviswolvie e @Leticialele

    Eu sempre fico aborrecida com o fato que não só muda de um consulado para outro, como dentro do próprio consulado uma pessoa pode dizer algo e outra pessoa dizer uma informação completamente diferente. Tenho evitado ligar. Solicito a informação por email e assim já fica como prova por escrito da informação que passaram, caso incomodem na hora do atendimento.

    O de Brasília liguei, seria bom solicitar a informação por email e ver se aceitariam nesse caso. Por telefone, me disseram que a conta precisava ser no nome e não aceitavam pessoas de outra jurisdição.

    Muito chato isso. :/

  • @elviswolvie , @karenreginato , fiz meu agendamento aqui no Rio e não precisei mostrar comprovante de residência!!

    Só um documento de identidade com foto.

    Sugiro que você mande um email para a ouvidoria de lá e diga que seu sogro está morando com você em Brasília, veio de Salvador por causa da pandemia e pergunte o que fazer.

    Eu estava marcada para o dia 12 de maio e mandei um email para o consulado, que me respondeu prontamente e reagendou a data para mim!

  • @elviswolvie , ele é pai da sua esposa . Portanto se ela tiver algum comprovante oficial no nome dela. Acredito que ele provavelmente poderá comprovar pela filiação . Teria que levar o documento dela também . que justificaria o vínculo. Digo isso pq em banco solicitávamos dessa forma também. Tanto filho comprova com documento de pai e vice-versa. Tente. Boa sorte

  • Obrigado, @Leticialele, @karenreginato e @Marisavr . Ainda vai demorar um pouco, o pedido de atribuição é de novembro/19, então provavelmente esperaremos mais uns meses até o registro. Quando chegar mais perto, eu entro em contato com o Setor Consular da Embaixada daqui de Brasília e vamos ver!

  • Boa tarde pessoal,

    Consegui juntar toda documentação necessária para o processo de Atribuição da minha mãe, e vou enviar para o ACP. Queria confirmar com vocês se o endereço no tópico dos "endereços" continua correto:


    "Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto"


    Uma outra dúvida minha é de como faço para acompanhar meu pedido depois que enviá-lo à Portugal. Acredito que seja por aquele site do "justiça.gov" que vi vocês mencionarem aqui, no entanto não sei como deve fazer minha consulta, pois o único número que tenho é do recibo do pagamento por cartão de crédito no formulário 1c.

  • editado August 2020

    @Matheus_Schueler .o endereço é esse mesmo.

    Mande por DHL, e vá rastreando até a entrega, através do número do "WAY BILL"

    Depois que chegar lá, se, em 4 a 6 semanas você não receber o número do processo e a chave de acesso ao site nacionalidade.jutica.gov.pt , ligue para a Linha de Registos.

  • Entendi @Leticialele, então após o envio é só esperar mesmo que eles mandam um email com a chave de acesso. E caso não mandem eu ligo para lá

  • @denisebarreira EITA, estávamos aqui a reclamar sobre processos posteriores sendo aprovados, e hoje vejo que a minha "TUGA" saiu, e de minha irmã (enviamos juntos), e já atualizei a planilha, e acabou metade das ansiedades porque agora começam mais 3 processos para atribuição de minhas filhas e depois 2 netas.


    @gandalf Por você representando todos os moderadores deste FÓRUM só tenho a agradecer por todas as duvidas sanadas, orientações e a paciência que me proporcionaram. Meus sinceros "MUITO OBRIGADO".


  • @RenatoAlmeida, @ManuelFS Parabéns pra vcs! É uma sensação muito boa enviar o processo dos filhos rsrs sei que pode demorar um pouquinho mas só de saber que chegou hoje no Porto fiquei imensamente feliz!

  • editado August 2020

    @ManuelFS Parabéns pela conquista, e por passar um legado aos filhos e netos.

    Eu também agradeço aos moderadores do fórum, e contribuo em retribuição ao que consegui com a ajuda deles (moderadores e voluntários).

    Não pude deixar de notar que você ainda tem essa crise de identidade... No seu assento é Manoel, e no fórum Manuel. Rsrsrs

    Vá abrir um vinho, comemorar a conquista, e fazer grandes planos. Um grande abraço.

    P.S. Eles fizeram a correção de sua irmã para Souza com Z? Só por curiosidade, como você fez o pedido? (email, carta, requerimento)

  • Prezados

    É com grande alegria que informo que minha querida tia Shirley é a mais nova "TUGUINHA" de 83 anos!!! Que linda! Sinto a emoção como se fosse minha mãezinha falecida, irmã dela!

    Consta no site nacionalidade.justica.gov.br que hoje, 04/08/2020, em ACP, o Registro foi criado e o Processo foi terminado.

    Estamos muito felizes e sou imensamente grata pela paciência e dedicação de @Vlad Pen @Maria Nélida @gandalf @Guilherme Moreira @Liane Alegria @Daniel Henriques @Jefferson souza @Carolina Seixas @ferrju e tantos outros que nos orientaram da melhor forma para o alcance deste resultado.

    Já alterei a planilha e desejo sorte a todos em suas empreitadas.

    Em breve voltarei aqui para dar início ao processo da minha prima, e cheia de esperança para que, como neta, eu também consiga obter minha nacionalidade um dia.

    Obrigada, de coração!

  • masanmasan Member
    editado August 2020

    @elvis e @karenreginato ,eu e meus filhos fizemos no Consulado do Rio de Janeiro,e não pediram comprovante de residência,inclusive,um de meus filhos mora em Foz do Iguaçu,fiz a atribuição dele em ACP,com endereço de lá,decFoz,e marquei Cartão Cidadão dele aqui,ele veio de Foz só pra isso,voltou para Foz,e quem pegou o Cartão dele fui eu,com o papel assinado,pq ele explicou isso na hora,que a mãe ia pegar.Não deu problema nenhum não.

  • @Vanessa Lacerda

    Parabéns a sua tia pela conquista, pela longevidade, e pelo legado que somente ela poderia ter passado aos descendentes.

    Em breve você também estará comemorando. Ainda mais facilitando pelas mudanças na lei. Boa sorte a você.

  • @RenatoAlmeida @ManuelFc verdade! Estávamos a reclamar! Parabéns! Uma etapa vencida! É uma alegria muito grande e poder passar para nossos filhos e netos é maravilhoso!

  • @gandalf Isso mesmo a SAGA de ser Brasileiro e Portuga, como MANOEL e não MANUEL. Até os meus 46 anos de idade tudo era Manuel (documentos - histórico escolar, tudo absolutamente tudo como MANUEL até assinatura em cartas de namoradas). E ai fui tirar um novo RG extraviado no POUPATEMPO e veio isso como MANOEL, tudo porque o registro de nascimento feito a mão dizem ser um "o", e vendo no cartório vejo um "u" - tipo um "o" que não se fecha. DESISTI de mudar isso judicialmente tamanha a burocracia. Minha vida até hoje é um problema aqui, e não será em Portugal.

    Agradecimentos que não citei: @Vlad Pen @Maria Nélida @Guilherme Moreira @Liane Alegria @Daniel Henriques @Jefferson souza @Carolina Seixas @ferrju e tantos outros que nos orientaram da melhor forma para o alcance deste resultado.

  • editado August 2020

    @Vanessa Lacerda e @ManuelFS parabéns pela conquista e que sigam em frente aos outros objetivos.

  • Por favor, podem indicar o tópico ou link no fórum da documentação para a transcrição de casamento?

    Grata

  • Bom dia pessoal!

    O processo da minha irmã é de 52xxx/2019 e vejo MUITOS processos posteriores ao dela tendo seus registros, foi caminhado para Barreiro há um tempo já e nada! Alguém sabe me dizer se está demorando mesmo? Coisa da minha cabeça? Tá batendo ansiedade já kkk!

    muito obrigado pessoal!

  • @Gregorygozzta Não tive a mesma impressão ao selecionar os processos de barreiro.

    Houve um grande lote de processos de barreiro aprovados entre 21/07 e 28/07. Agora é período de férias de verão, e demoras são esperadas. Os que iam sair, saíram em bloco. Os outros também sairão a seu tempo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.