Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1109110112114115648

Comentários

  • Só vão consertar quando acabarem as ferias de verão... LOL

  • @gandalf , mais uma vez obrigado pelo esclarecimento. Antes de tomar qualquer ação pedirei a cópia da certidão de casamento por cópia reprográfica, pois penso ser a unica maneira de certificar a assinatura da avó, após isso verei os próximos passos que irei seguir...

  • @Mtrin

    Alguém que possa me ajudar... :P

    Eu ja estou com o Despacho do processo da minha mãe enviado via email pela conservatória e estou em contato via email tbm com o Escritório de Santos Português e o Consulado em Sao Paulo, para agendar a inscrição de Nascimento.

    Vocês sabem me dizer se preciso de algum documento para isso?

    Pois a mulher que me respondeu no Escritório de Santos, disse que as informações estavam no site e eu sinceramente não consegui identificar. (Seria a Inscrião Consular?)

    Gostaria de quando agendasse para fazer a Inscrição ja estar com tudo preparado.

    Obrigada.

  • @AmandaBranco, em Santos eles costumam sempre mandar olhar no site. Acho que não tem a informação sobre esse procedimento no site, o que tem que fazer não é iscrição consular não.

    Em geral o pessoal consegue mandando e-mail pro endereço da ouvidoria do consulado junto, envie anexo o ofício que recebeu . Se não me engano nessa visita ao consulado ela só precisa levar a identidade pra comprovar que ela é ela mesmo.

  • @Daniel Henriques

    Obrigada!

    Quando entrei em contanto com o Consulado via Email, pediram para que eu enviasse a solicitção a uma pessoa especifica e ele me respondeu assim:

    A fim de que possamos proceder a seu pedido, necessito que digitalize e envie por esta via, os seguintes documentos:

    - Ofício enviado pela Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa;

    - Certidão de Nascimento do requerente;

    - Documento de Identidade (RG);

    - Documento de Identidade (Pai) ou Certidão de Nascimento;

    - Documento de Identidade (Mãe) ou Certidão de Nascimento;

    - Comprovante de endereço.


    O que achei meio estranho,.....ter que juntar esses documentos novamente( mesmo que seja pra enviar digitalizado, vou precisar retirar no cartório novamente e tem um custo envolvido, enfim fiquei confusa.

  • @AmandaBranco

    Não precisa tirar de novo basta uma copia digitalizada. Se não guardou uma, coloque todos os dados numa Folha e assine em baixo se responsabilizando pelos dados.

    Nome do pai e da mãe, data de nascimento, local de nascimento, ou seja as informações completas.

    Pode ser também a cópia da identidade deles.

    Boa Sorte

  • palancapalanca Member
    editado July 2020

    @AmandaBranco basta levar seu passaporte ou bilhete de identidade . algum documento com foto que o identifique.

    é só para confirmar os dados e efetuar o registo de novo cidadão e confirmar.

    nao se preocupe com isso. ou se poder basta levar copias simples do que lhe é solicitado.

    seu processo é de que mes e ano.

    o meu é de março/2018 esta no gabinete da ministra da justiça para aprovar os laços efetivos desde 22 junho 2020. o seu sabe quanto tempo ficou la no gabinete da ministra da justiça para aprovar? ansiedade ????

    parabéns a nova tuga ????????

  • @AmandaBranco, que coisa estranha pedirem pra levar todos esses documentos. Você teve que entregar isso para dar entrada no processo, está no sistema digitalizado, pra que pedir isso novamente???

  • @AmandaBranco

    corretissimo!! Foi exatamente a mesma lista que recebi. Entenda que o consulado vai fazer a declaração de nascimento e precisa dos dados corretos. Não precisa ser a mesma certidão do processo, pode ser uma simples. Você não guardou uma cópia?

    Não é para levar isso lá. É para mandar em um arquivo digitalizado. Depois que você mandar eles vão fazer a declaração de nascimento E agendar um horário para ir lá. Vc só precisa levar o RG no dia.

    é isso...depois eles vão enviar via sistema para Portugal que vai gerar uma certidão de nascimento e mandar via correio para sua casa . Essa etapa não sei quanto tempo demora.

  • @Mtrin @palanca @Projeto bigode @Daniel Henriques

    Obrigadaaaaa Pela ajuda.


    Minha mãe não tirou foto e nem guardou uma copia :/ , mas tudo bem.

    Só queria ter certeza que era esse o caminho.

    Obrigada mais uma vez

    ps: Palanca o processo da minha mãe foi enviado em Fevereiro/2018, e tive a aprovação agora dia 23/Junho/2020. Não precisou de nada alem do que mandamos no começo, isso ajudou acho. Não lembro de fato quanto tempo ficou na Ministra mas foi bastante, pq no site continuava em analise na ultima etapa.

  • @gandalf , seguindo sua dica de observar as certidões, observei que na certidão de casamento consta como data de nascimento 27/07/1898 enquanto que na certidão de batismo consta a data de 27/07/1898, acredito que antes de solicitar a transcrição do casamento eu deva efetuar a retificação dessa informação, ou no caso de transcrição de casamento é mais tranquilo e não são "tão exigentes"?

  • editado July 2020

    @Diego Santos As duas datas mencionadas são a mesma. :-)

    Vai vigorar a de batismo, e se precisar fazer, a retificação na cert. de casamento pode ser feita enquanto corre o processo.

    A certidão de casamento é para "fixação do nome e apelido" do português, já que na certidão de batismo só consta o primeiro nome. Dependendo da divergência pode passar. Mas voce pode tentar as duas coisas ao mesmo tempo. Tenta passar, e enquanto isso tenta a retificação. Ambos levam 3 meses. Se o houver exigência de retificação da data ele já estará pronta. So tem que mandar.

  • @Diego Santos, confere a data que você igual as duas vezes na postagem anterior. Em geral consegue fazer a transcrição mesmo tendo alguma divergência na data de nascimento, se os outros dados estiverem corretos da pra identificar claramente que se trata da mesma pessoa. Vai valer a data da certidão de batismo. Dependendo do conservador pode ser até que exija a retificação da certidão de casamento mas normalmente não exigem já que antigamente esses dados podiam ser apenas por declaração verbal e era muito comum ter divergências.

  • @gandalf , @Daniel Henriques , me equivoquei na hora de digitar, na certidão de casamento consta 27/07/1898 e na certidão de batismo consta 19/09/1897. :oP...

  • @Diego Santos

    Peça a retificação. Não é uma diferença pequena e tem chances de agarrar.

    Pode correr as duas coisas em paralelo se quiser tentar. Peça primeiro a retificação para saber se vão fazer e quanto tempo leva. O melhor seria esperar sair a retificação e pedir uma certidão nova, apostilada e tudo. É um aborrecimento agora, mas evita um aborrecimento muito maior la na frente.

    Dependendo se você já fez o pagamento, então não dá pra esperar. Corra o risco e já faça em paralelo a retificação administrativa no cartório.

  • @gandalf , ainda não solicitei a transcrição, baseado nos comentários vou providenciar a retificação da data de casamento. Claro que para isso terei que solicitar uma certidão de batismo apostilada para Portugal para então tentar retificar por processo administrativo, melhor perder tempo agora para ganhar tempo ali na frente e evitar aborrecimentos. Obrigado pelos esclarecimentos.

  • @Diego Santos

    Sim, perfeito. Precisará de uma certidão de batismo, e ela terá que ser apostilada lá em PT. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219489/#Comment_219489"

  • Pessoal, uma dúvida em relação aos documentos para comprovar ligação com a comunidade portuguesa:

    Eu sei que não são os documentos oficiais que eles pedem, mas eu já vi gente aqui que apresentou coisas como fotos, carteirinhas de serviços de portugal (tenho várias pois estudei lá) e documentos da faculdade.

    É preciso apostilar tudo isso (principalmente as fotos)?

  • editado July 2020

    @Caio Lemos A Apostila serve para autenticar uma assinatura dizendo que a pessoa que autenticou um documento é quem diz ser, no caso o oficial do cartório.

    Se a foto não tem autenticação, não tem como apostilar, mas também o valor dela vai na mesma proporção. É apenas acessória, informacional, como suporte a uma outra descrição que foi documentada e apostilada.

    Já uma carteira é um documento, e se fizer cópia certificada, a Apostila serve pra atestar que a certificação é real, e que não foi o "Zé do bar" que assinou autenticando.

    Seguindo o princípio geral, voce aplica ao seu caso específico.

  • O site de consulta está informando “ estamos a melhorar esta pagina”

    espero que insiram mais detalhes das fases 4 e 5, já que ele é a mais crucial, demorada e polêmica para nos netos !!

  • editado July 2020

    @SidneyVieira


    Obrigado pela informação , a dias eu não conseguia consultar , se com esta atualização o sistema nos disponibilizasse mais informações , ajudaria muito nós netos e com certeza desafogariam as linhas telefônicas e também a caixa de email deles.


    Bom final de semana a todos.

  • Parabéns pra mim, aniversário do meu processo! 2 anos e ainda contando....rs

  • Pra enviar documento adicional (já dei entrada no processo), basta enviar junto o número do processo ou precisa de mais alguma coisa junto no envelope?

  • editado July 2020

    Boa tarde @vallepaula


    Eu envie a semana passada via DHL , um documento complementar , não era exigência, ok ?

    Com uma carta simples , com todos os dados do processo , somente com uma assinatura da minha esposa , que é a portuguesa /neta. , solcitando que seja juntado ao processo , anexar ao processo .

    Eu segui as orientações de um amigo aqui do fórum , e ainda liguei no IRN, perguntando se a carta precisava de ser reconhecido firma da assinatura da minha esposa , o IRN disse que não havia necessidade.

    Grande abraço .

  • Muito obrigada, Eder!

    Abraço

  • BellaBella Member

    Olá pessoal,

    Tenho uma novidade! Meu marido mandou e-mail para a CRC Lisboa em junho, demorou mas eles responderam o seguinte no dia 15/07/20:

    " Exmo(a) Senhor(a),

    Os processos são analisados por data de entrada na Conservatória sendo que o processo entrou em agosto de 2018 e o setor encontra-se a analisar os processos entrados em junho de 2018.

    Mais se informa de que caso seja necessário juntar algum documento ou prestar algum esclarecimento será comunicado.

     Com os melhores cumprimentos

    O Oficial de Registos "

    Ficamos felizes pois sabemos que está andando. Demos entrada em agosto de 2018.

    Continuamos na espera! Fiquem ligados!

    Espero que a informação ajude!

  • @Bella boa sorte e que tudo corra bem. pelos vistos é processo de neto o seu . o meu também é. o.meu é de março/2018 46xxx/2018 segundo ultimas informações que tive, encontra se no gabinete da ministra da justiça para aprovar os laços efetivos desde 22 de junho 2020 agora é só orar e agurdar. boa sorte para todos nós ????

  • Bom dia a todos! Site de consultas voltou ao normal!

  • LuizMVLuizMV Member

    O site ficou vários dias fora do ar para melhorias, tínhamos expectativa que ele voltasse com um pouco mais de informações sobre os processos, mas só foi acrescentado um captcha para validar a consulta é uma legenda com os prazos médios para tramitação dos processos.

  • @LuizMV, no meu caso, voltou com mais informações. Antes a fase 6 (Despacho) estava com a bolinha na cor branca, como se tivesse sido pulada, e a fase 7 em vermelho. Agora a fase 6 está na cor verde e a fase 7 em vermelho, que é mais coerente com a situação de fato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.