Processos de conversão para netos já naturalizados

1353638404148

Comentários

  • @linemn, é feita uma averbação no assento anterior. Os dados são os que você já tem.

  • editado June 2020

    Pessoal, bom dia! O processo de convolação do meu pai iniciado em 30/05/2019 foi finalizado em 29/05/2020. Agradeço a todos pelo apoio.

  • Pessoal meu processo Terminou, registo realizado, bolinhas todas verdes. O processo levou 1 ano e 25 dias para chegar a etapa 6 (aprovado e aguardando o Registo), em seguida 17 dias para a etapa 7 (Terminado, Registo criado). As dicas do grupo e do @Vlad Pen foram fundamentais, muito obrigado! Quero dar entrada no processo de cidadania de meus filhos, não sou casado formalmente, portanto, entendo que basta eu entrar com a cidadania deles sem ter procedimentos prévios, certo? Agradeço desde já!

  • @Reinaldo Catharino , exato. Mande cada processo completo em um envelope e coloque os envelopes (até 5) em um envelope de envio. Nenhum documento pode ser compartilhado.

    Sugiro que mande por DHL, é mais rápida e segura nesses tempos de pandemia

    Se seus filhos forem menores, pode mandar para Tondela, que prioriza esses processos, mas precisa transcrever o casamento. O processo de transcrição pode ser mandado junto, neste caso. O processo de menores é grátis, e a transcrição custa 120 euros.

    Caso sejam maiores, mande para o ACP, sem precisar de transcrição de casamento. O processo de atribuição custa 175 euros cada e o pagamento deve ser feito, preferencialmente, por cartão de crédito.

  • @Leticialele muito obrigado!

  • Olá. Meu processo estava há um ano na bolinha 4 e agora voltou para a bolinha 3. Alguém já passou por isso?

  • @Renata Alves que bom! O processo foi recebido na CRC quando?

  • editado June 2020

    @Renata Alves...

    Qual é a mensagem que aparece abaixo das bolinhas...

    Veja se houve envio de Ofício/Notificação por parte da Conservatória...

  • Boa Tarde Pessoal. Alguém sabe se é possível a convolação ser negada. Ou se já teve alguém que teve tipo alguma pendência pra resolver durante o processo? Abraços e Obrigado.

  • @Luiz Tavares se a documentação foi enviada corretamente, não ha possibilidade de ser negada.

  • @Pedro Martins Albernaz e @nilton

    obrigada pelas respostas! Mas por que poderia ser bom ter voltado para trás, Pedro?

    Embaixo da bolinha 3 aparece a informação: “aguarda consultas”. E logo depois: “O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas”.

  • @Renata Alves ...

    Creio que são as Diligências... Consultas a diferentes órgãos Fora da Conservatória...Veja o que significa a Bolinha 3 no sita do MJ...: Consulta a entidades externas... É exatamente isso que está sendo feito... Não se fie muito pelas bolinhas... Mais importante é esse texto que vem abaixo delas... No caso de seu processo...Não há notificação de exigência...O que já é uma excelente notícia...Aguarde...

  • editado June 2020

    O processo de convolação da minha mãe de neta recebido em Lisboa no dia 08/01/2020 foi aprovado hoje

    Obrigado ao grupo pelo apoio!

  • @Pedro Martins Albernaz parabéns para sua mãe, q alegria fechar o semestre com chave de ouro! Felicidades para vcs! Este fórum realmente é de grande valia! Agora é a sua vez, muito boa sorte!

  • Muito obrigada @Nilton Hessel

    Olhei agora e voltou para a bolinha 4. Acho curioso que eles não seguem data de entrada do pedido para deferir a nacionalidade. O meu está há mais de 1 ano já e não recebo a convolação. Obrigada

  • Alguem sabe se precisa esperar o averbamento no assento de nascimento da mae pra assinar o requerimento do filho, ou apos a aprovacao ja pode assinar o requerimento de nacionalidade como filho e enviar para Lisboa apos o averbamento?

  • editado July 2020

    @Pedro Martins Albernaz

    Essa lista é de netos, e por isso não sei se entendi a pergunta. Averbação é uma anotação na certidão (ou assento) de eventos como casamento, óbito, correções, etc. Tenho a impressão de que você esta chamando "averbação" o registro do assento.

    Se a mãe é portuguesa atribuída, com o assento já registrado, é só isso que precisa para a nacionalidade do filho por atribuição (1C).

    No entanto, quando o progenitor português é a mãe, é obrigatória a transcrição de casamento (a menos que seja solteira). Deve incluir no processo do filho cópia xerox simples do assento e da transcrição (não precisa estar averbado). Se não tiver a transcrição em papel, basta anotar numa folha de papel branco o numero do processo de transcrição e a conservatória. Eles consultam no sistema.

    A mãe só assina o requerimento do filho (juntamente com o pai) em caso de atribuição 1C de menores. Se o filho for maior, é ele que assina o requerimento.

    Verifique se há divergências de nomes e datas, porque há conservatórias mais flexíveis que outras.

    Tondela dá prioridade para menores, e permite mandar juntos o processo de transcrição e de nacionalidade. Cada processo vai completo em um envelope pardo (não pode compartilhar documentos entre processos), e os envelopes pardos dentro do envelope DHL só pra remessa. Se a transcrição já tiver sido feita, basta incluir copia xerox da transcrição. Sai em poucas semanas.

    ACP seria pra nacionalidade de maiores. Nesse caso a transcrição deve ter sido feita antes em Ponta Delgada.

    Continue suas perguntas no tópico de Atribuição apropriado: Tondela (p/ menores) ou ACP (p/ maiores).

  • @Renata Alves ...

    Se tiver um tempo...Leia as trocas de mensagens dessa página do link que vou deixar abaixo...Você perceberá que não há coerência em relação aos prazos de conclusão dos processos de conversão...Pelo menos não até agora...!!!

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214414/#Comment_214414

  • @Pedro Martins Albernaz ...Pelo que pude entender...Você está aguardando a finalização do processo de Conversão da Nacionalidade de sua Mãe para poder iniciar os processos seguintes...

    Se for isso mesmo...Aguarde até que o processo de conversão seja concluído...

    Se fosse possível dar andamento aos processos seguintes sem a conclusão da conversão da Nacionalidade Derivada em Originária não haveria necessidade de fazer a conversão...Concorda...???

  • Verdade, obrigado, sanou a minha dúvida.

  • Faz alguns dias que nao consigo visualizar o estado do meu processo, eu insiro o número e a pagina fica pensando e cai. Estou ansiosa... o processo foi recebido dia 19/03/20 e até 15 dias atrás ainda estava na 1 bolinha.

  • Ele mostra isso depois que a pagina cai: " Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos." .... Alguém mais com esse problema?

  • Muito obrigada, @Nilton Hessel

    Só me resta aguardar! Obrigada

  • @phil_jesus , só 2 dias da etapa 2 para a etapa 3? Maravilha! Que a sorte continue rondando!

  • Pessoal, dei entrada no meu processo de convolação da minha cidadania, por um escritório de advocacia. Infelizmente não consigo ver o status de processo, feito em dezembro de 2020.

    Vi que vocês conseguem informações em um site. Podem me passar o link, por favor?

    Obrigado

  • ..Dezembro de 2019..

  • @MarcosGonçalves , ligue para a Linha de Registos. Identifique-se e peça a numeração do processo e a chave de acesso ao site , só dão informação ao próprio.

    Use o Skype, normalmente demoram muito para atender. Coloque uns 30 reais de crédito. Dá e sobra


    LR: +351 211 950 500 Opção 1, opção 1

    Horário de Lisboa: 9 às 17 h (atualmente, Lisboa está 4 horas à frente do horário de Brasília - aqui, de 5 às 13h)

  • @MarcosGonçalves

    Você pode ligar na Linha de Registos, perguntar o estado do processo, obter o número e a senha de acesso do acesso web.

    O acesso web não funciona em certos casos, como processos feitos pelo consulado. Não tenho certeza sobre seu caso, mas pelo menos voce poderá perguntar. Tenha seus dados e suas perguntas anotados em uma folha de papel, e lápis pronto pra anotar as respostas. Só respondem ao próprio requerente ou ao seu procurador.

    "https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade"

    Ligue via Skype (pre-pago), de segunda a sexta, de 9:00 as 5:00 horário de Lisboa (de 5 às 13h Horário de Brasília). Se ligar exatamente as 9 consegue + rápido. Se demorar 30 segundos, ja vai ficar na espera 1h ou 1:30h.

    (+351) 211 950 500 disque 1 e 1 (nacionalidade, acompanhamento de processos). Se ligar via Embratel, 0021-351-211-950-500.

  • Muito obrigado pela orientação!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.