Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1120121123125126319

Comentários

  • editado June 2020

    @andrezza obrigada por estar cuidando da planilha!!!

    O link ainda é o mesmo?

    Eu tenho este :

    https://1drv.ms/x/s!AjEKyoph_QLUglRNfgpbBN6A4oFc

  • @andrezza obrigado!!!

  • editado June 2020

    Pessoal, com muita alegria que comunico que finalmente o meu processo foi concluído.

    Estava em Cartaxo.

    Entrada: Agosto/18

    Despacho: Agosto/19

    Conclusão: Junho/20

    Alguém sabe como está o processo para tirar o cartão cidadão? precisa agendar online ou basta ir direto na loja do cidadão?

  • @Rafael Rocha Lima todo atendimento presencial nos serviços estão sendo feitos mediante agendamento. Pode fazer o agendamento online em https://agendamento.irn.mj.pt/steps/step1.php

  • Parabéns @Rafael Rocha Lima !!!

    Mais um pra conta!!! Ebaaaa

    Cartaxo a todo vapor!!!

    Felicidades na nova etapa!!!

    *O meu processo acho que foi esquecido na pilha rsrsrsrs

  • Obrigado @LucianaOCS e @Daniel Henriques !

    Acho que algo não foi muito bem pensado nesse agendamento online :-)

    Para agendar o pedido do primeiro cartão pedem o número do...cartão cidadão lol

    Não consigo agendar! já tentei colocar o número do cartão de residência e nada, diz que o número está incorreto...

    Alguém conseguiu realizar esse agendamento? vou tentar ligar para a linha do cartão cidadão, mas tá bem congestionada...

  • @Rafael Rocha Lima não há loja do cidadão perto de si? O cartão dos meus filhos, na época, nem precisou de agendamento. Manda e-mail para a conservatória mais próxima e pede para agendar, porque com a pandemia acredito q só por agendamento

  • Olá @andrezza

    Fui numa conservatória aqui perto, só com agendamento.

    Pedi para falar com um funcionário mas disse que preciso ligar para agendar, complicado :-)

    Agora a saga é o agendamento! lol

  • @Rafael Rocha Lima Ligar é um problema, você poderia tentar enviar e-mail para duas ou três conservatórias perto de si e veja qual lhe responde com maior rapidez, mas já escreva no e-mail que quer agendar o CC e avise sobre os seus horários. É só uma sugestão, pode ser que dê certo ou não!

  • Olha, consegui pelo agendamento online.

    Meti o número "1111111111111" e foi...

    Antes tentei com 111 conforme a dica de uma conservatória e dizia que eu já tinha agendamento...

  • @Rafael Rocha Lima, que bom que já conseguiu.

    Agendar por telefone é um problema. Eu mesmo quando te respondi mais cedo, por coincidência, estava esperando o horário pra levantar o cartão do cidadão novo no registo civil pois o antigo havia feito no consulado e não tinha o número do contribuinte.

    Eu só consegui fazer o agendamento pra renovação e pra levantamento pelo site.

    E o IMT daqui, quando liguei pra agendar, me mandaram fazer por e-mail...

  • Em conversa com um membro aqui do grupo, surgiu essa dúvida: após enviar o pedido de urgência do processo, como saber se foi deferido ou indeferido? Pois, sei que para o deferimento basta a emissão da certidão, mas e no caso contrário, como a pessoa sabe o motivo de ser indeferido? Carta? e-mail? contato na LR?

  • @LucianaOCS, @andrezza,

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/"

    A planilha antiga do "OneDrive" para acompanhamento por Casamento requer autenticação, e ficou sem acesso por semanas. Não é a primeira vez. Tem meia dúzia de atalhos de URL diferentes pra chegar na mesma planilha, e nenhum funcionava. Hoje está funcionando.

    Como passamos por um período de baixa atividade, os dados de uma copia de 20/Fev foi restaurada numa planilha Google Sheets, semelhante à usada com bastante sucesso para a ACP há vários anos. A Andrezza se fez voluntária para manter a planilha, e busca outros voluntários.

    Ter duas planilhas é ruim. Ter uma planilha que exige autenticação, que some e aparece também. Processos de casamento são demorados, e ter a planilha ajuda a acompanhar, mas aqui somos democráticos. :-)

    Eu proponho adotar a planilha acima do Google Sheets (eventualmente atualizando os dados que mudaram entre fev & jun). Pessoalmente acho que a do Google Sheets está melhor que a antiga.

  • @gandalf a planilha acima está ótima, por mim ok

  • Boa noite!

    A planilha está desatualizada.

    A linha 91 Antonio Marcos está na bolinha 4 já. Não consigo atualizar, se alguém quiser alterar.

    Obrigada

    Vanessa.

  • felipefelipe Member

    Parabéns!

  • @Vanessa Amaral a planilha já está ok.

    Obrigada e boa sorte!!!!

  • editado June 2020

    Olá a todos, @gandalf Eu tenho uma versão do dia anterior baixada em minha máquina antes de parar de funcionar. Se quiser podemos subir essa versão. É só me informar e eu encaminho.

  • humnsahumnsa Member


    Olá a todos,


    Minha mãe foi ao consulado português em Bogotá para o reconhecimento da assinatura do pedido de nacionalidade por casamento. Eles se recusaram a reconhecer a assinatura porque disseram que ela não era elegível porque o casamento foi transcrito há menos de três anos (embora o casamento real tenha acontecido há mais de 20 anos). Isso é normal? Eu tinha certeza de que você não precisa esperar três anos após a transcrição do casamento, se estiver casado há décadas. Alguém já teve experiência semelhante? De qualquer maneira, achei surpreendente que eles se recusassem a fazer o reconhecimento da assinatura.

  • andrezzaandrezza Member
    editado June 2020

    @humnsa olha, meu casamento foi transcrito cá em PT no mesmo ano q eu dei entrada no processo de aquisição. já entraste no site do consulado para obter mais informações? às vezes pode ser que a atendente não tenha percebido a informação

  • @andrezza, pra mim a planilha está disponível somente no modo leitura, não consigo alterar. De qualquer maneira obrigada.

  • Olá pessoal, sou novo no Fórum, fiz meu pedido de nacionalidade em 28/08/2019, esta semana saiu da bolinha 1 e está na 3, também me incluí na planilha.

  • @claudio_mattos2, obrigado, eu não vi a tempo.

    Depois que voltou a funcionar, eu tirei uma nova copia e eventualmente vou fazer a atualização do que eu ver que mudou. Agora já houveram alterações nos registros, e não dá pra voltar atras. Grato pela oferta.

    O que você achou da migração para Google Sheets? Seja sincero, por favor. Algo que gostaria de sugerir para melhorar?

  • editado June 2020

    @Vanessa Amaral, a planilha está como pública para edição. Verifiquei a configuração e não vi nada errado.

    Pra mim funciona com Chrome e com Firefox, esteja eu logado ou não no meu e-mail. Entra como anônimo mesmo. No entanto, também vi que algumas vezes ao clicar em "Arquivo", algumas vezes aparece pra mim com as opções desabilitadas. Deveria estar tudo clicável.

    Alguma ideia de por que?

    Vï que outras pessoas incluíram registros na planilha, então o compartilhamento está funcionando.

  • @humnsa, provavelmente houve algum problema de comunicação, ou é algum entendimento local do consulado.

    A autenticação nada tem a ver com o tempo de casamento. É apenas atestar que a assinatura (feita presencialmente) é valida.

    A lei de cidadania somente diz que tem que ter 3 anos de casado com filhos, ou 5 anos sem filhos.

    No entanto, se houve um segundo casamento, mesmo que com a mesma pessoa (separou e casou novamente), ou se havia "união de fato" feita no cartório, e resolveram se casar, a data que conta é a do último casamento. Não tem efeito retroativo.

    Se o que você quer é somente a autenticação, eles têm que fazer. Não há razão de impedimento.

  • humnsahumnsa Member

    @gandalf obrigado, eu concordo com você.

    Explicamos aos funcionários que precisamos apenas de um reconhecimento de assinatura e que o pedido de cidadania deve ser analisado pela Conservatória em Portugal. No entanto, eles estavam muito obstinados que a assinatura não pudesse ser reconhecida porque, na opinião deles, ela não cumpria os requisitos legais para a cidadania, porque o casamento foi transcrito apenas recentemente, embora o casamento tenha sido há 50 anos. Não tenho certeza do que fazer ou como escalar, acho que eles estão errados e devem fornecer este serviço. Minha mãe teve que viajar para outra cidade para a consulta no consulado.

  • editado June 2020

    @humnsa

    Faça a certificação por autenticidade no cartório e mande o processo.

    Não vi em nenhum lugar que para nacionalidade por casamento precisa fazer a autenticação pelo consulado ou embaixada.

    Se quiser, tente obter por escrito o motivo pelo qual o reconhecimento não pode ser feito, assinado pelo funcionário. Peça ao seu esposo que vá e explique que seu ele vai enviar o processo diretamente pela Conservatória em Lisboa. Peça pra falar com o Cônsul, ou alguma pessoa que possa lhe dar por escrito por que a "Legalização de documento" não pôde ser feito na Embaixada, para você anexar ao processo.

    Leia esse post e as instruções no início da página:

    "https://discourse.cidadaniaportuguesa.com/t/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento/2954/23"

  • @gandalf , tentei várias vezes, do pc, do notebook e do celular e realmente pra mim, a planilha não permite nenhuma alteração, somente leitura mesmo. Não sou expert em planilhas, mas o básico eu sei. Será que é só comigo? Acho que se não tem como alterar,não faz sentido, mas ok, talvez seja só comigo. Agradeço se quiser alterar a minha parte para a bolinha 4, até para cumprir o objetivo da planilha que é para ajudar outros com os prazos. Linha 91 Antonio Marcos .

    Obrigada

  • editado June 2020

    @Vanessa Amaral eu vou fazer mais alguns testes e retorno. Você tentou com Chrome, ou foi algum outro browser? (Safari, talvez?)

    A planilha tem tido novas entradas e atualizações. Pode ser um problema que afeta só você, mas pode estar afetando outras pessoas.

  • felipefelipe Member

    @CláudiaL estao sim, o da minha esposa tava faltando apenas criar o registo e foi transferido para outra conservatoria. Li relatos aqui de pessoas que estavam no inicio do processo e foram transferidos para o Porto. Porém desses nenhum informou um prazo menor do que o que já estamos acostumados. Recente, temos q esperar pra ver.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.