Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17977988008028031452

Comentários


  • Ou seja @ssrafa...

    Acontece no balcão do Arquivo Central do Porto exatamente o que acontece aqui no Fórum...Pessoas com processos recém chegados à Conservatória insistindo em querer Número de Processo...Senha de Acesso ao site...Etc...
    Além de pessoas sem um real motivo para tal...Querendo ter seu processo tratado com prioridade...

    Não é de se admirar que o pessoal do ACP esteja com os nervos à flor da pele...

    @Rafael Bernardes...
    Sua conduta merece aplausos...!!!
  • editado November 2019
    @Lucas Rocha,
    Quando sai o assento, o nome sai de acordo como documento enviado. Eles são bastante criteriosos nisso.

    Na maioria das vezes (quase totalidade mesmo) o erro é somente de digitação (typo) na página informativa da web.
    Mesmo porque, se estivesse mesmo errado, a LR não teria achado seu processo.
    Fique tranquilo, e aguarde.
    Caso o assento saia errado, aí então haja rápido pra consertar, o que pode ser feito facilmente, por e-mail mesmo, e leva poucos dias (tipicamente 1 semana ou menos), porque se o erro é deles, não têm interesse em manter o registro errado.
    A proposito, so vi na planilha o registro de sua mae. Ponha o seu la tambem.
  • editado November 2019
    @Pessoal , NÃO ADIANTA querer criar "jeitinhos" para acelerar a conclusão do processo de nacionalidade.Não adianta "inventar" empregos de trabalho que não existem. Se existe mesmo uma vaga de emprego garantida isso tem que ser
    MUITO bem fundamentado.Esperem pelo menos 2 meses para tentar ter a chave de acesso..RESILIÊNCIA!!!!
  • @todos,
    Sobre lidar com a ansiedade:
    Eu queria pegar carona no post do @ssrafa pra chamar a atenção para um detalhe:
    "não adianta vc ficar vindo aqui com 1 mês de processo que nem começamos a analisar ainda". E ouvi diversas vezes "Nosso prazo é de 1 ano, volta aqui ano que vem".

    Nesse momento nada parece estar andando porque "o novo normal" ainda não foi ainda atingido.
    Esse mês teve até agora 4 Conclusões e 3 Despachos de aprovação. E foram 7 Exigências (se contei certo).

    A planilha ajuda, e muito, pra saber quando existe chance dos processos terem concluído +- pela data de numeração.
    Todos os 4 concluídos provavelmente foram por pedido de urgência pessoalmente ou por carta, entre 134 e 175 dias. Os outros estão em 220 e ainda crescendo. Sim, no passado foi 20 dias, depois 50, depois 90. FOI.

    Como foi dito recentemente, as datas que importam são: Numeração (o processo começa a existir), Despacho porque daí ele pode ou ter sido aprovado ou cair em exigência, e Conclusão com o assento.
    Como agora com a consulta via web fica + dificil saber ao certo a data de Numeração, incluí a coluna de "Recepção", que se obtém a data pelo tracking do DHL ou AR do correio, e dá uma boa ideia de quando pode ter sido a Numeração.

    Pela frase que mencionei mais acima, pode-se imaginar que "o novo normal" pode subir pra 1 ano.
    É o que demorava em Lisboa e outras conservatórias (que também subirão). Na ACP já assumem que esse será o tempo.
    Sendo assim, foquem nessas 3 datas que mencionei, se não tiver a Numeração exata, baseado na sua data de envio também funciona, apenas olhando como os outros processos têm se comportado.

    A explicação é que eles distribuem a carga entre as Conservatórias. A ACP recebe uma "bolada" de Lisboa e tem que fazer. Por isso, para os que estão na ACP, dá a impressão que parou. Quem é mais eficiente, como a ACP, sofre mais no tempo.

    Ficar olhando "cada pulo da bolinha" e consultar a web todo dia só contribui para aumentar o stress.
    Ficar ligando na LR também. Ficar mandando 1, 2, 4 e-mails pra obter a senha também.
    Se acalmem, acompanhem a data provável pela planilha, e quando estiver perto de uma das 3 datas mencionadas, acompanhem mais de perto. Só isso. Ansiedade gera + ansiedade, e é altamente contagiosa.

    "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos quanto à vossa vida. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam. Olhai para os lírios do campo, como eles crescem. Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo." Mateus 6:25-34
  • @Liane Alegria e @gandalf , muito obrigado pela ajuda.

    Vou solicitar os documentos e procurar uma agência da DHL e enviar por ela, como sugerido, para evitar atrasos.

    @gandalf só para confirmar, não é necessário o documento 1C e nem vale posta certo?

    Obrigado novamente.
  • @edisonb, mande só o que foi solicitado, não precisa de outro formulário ou vale postal
    Coloque, do lado de fora do envelope em que você vai colocar os documentos (não é o envelope de postagem)
    "CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA DO PROCESSO XX.XXX/XX, DE FULANO DE TAL"
    Boa sorte!!
  • editado November 2019
    @edisonb
    Somente a certidão reprográfica apostilada que foi pedida.
    Os outros dois itens são pra explicar onde a certidão se encaixa (na cópia da carta que enviaram tem os dados de nome, número de processo, e a exigência), e a digitada IT para facilitar a vida deles ajudando a ler o que esta escrito na reprográfica.
    A digitada IT basta autenticar. Essa é extra. Ela não precisa apostilar, porque a que vale é a reprográfica apostilada.
    Se até seus docs estarem prontos ainda não tiver recebido a carta de exigência, então faça como a Liane explicou. Escreva os dados numa folha a parte ou no envelope interno (caso haja um).
    Eles já têm seu 1C e o correspondente pagamento do processo. A exigência é só um pedido de informação complementar.
  • Bom Dia...

    Tenho uma ideia que talvez nos ajude a entender a razão do **atraso** na emissão dos Registos por parte do IRN...
    **Confesso que apesar de achar essa **justificativa** de uma lógica gigantesca...Isso somente me passou pela cabeça nesta manhã... : )

    Aqui na nossa família...Temos um processo de Atribuição um primo tramitando no ACP...(Ele tem 58 Anos de idade)...Esse processo se encontra justamente nessa situação...Já teve despacho favorável...Faltando apenas a emissão do Assento de Nascimento...

    Assim que tivermos acesso ao Assento de Nascimento Português desse meu primo...Daremos início ao processo de Atribuição do filho dele...Esse que hoje seria Neto do Português em questão...E tem 30 Anos de idade...Já tem uma filha de 7 anos...
    O objetivo da família desse meu primo que hoje aguarda o Assento de Nascimento Português ser criado é concluir todas as Atribuições nessa sequência lógica...
    Não esquecendo que ainda existem os processos de Aquisição das respectivas esposas...

    Ou seja...
    Só nesse "exemplo familiar" que estou dando aqui...São Dois processos de Atribuição e Dois de Aquisição que NÃO DARÃO ENTRADA EM CONSERVATÓRIAS PORTUGUESAS sem que antes seja emitido o Assento de Nascimento Português desse meu primo que está com processo despachado favoravelmente...Apenas aguardando a emissão do Registo de Nascimento Português...

    Conservatórias que estão operando muito além da capacidade de pessoal e de equipamentos...Conservatórias que estão ATOLADAS em processos sem ter capacidade de dar tratamento adequado a tudo isso...

    Multiplique o exemplo desse meu primo pelos milhares de casos que se encontram na mesma situação e tirem vossas próprias conclusões...





  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado November 2019
    Boa teoria @Nilton, mas eles tem que planejar bem pra isso dar certo, porque de certa forma isso está acumulando processos "ainda a serem criados". O que significa que mesmo em grande quantidade esses processos seriam mais espalhados. Quando eles começarem a emitir os registos, todos esses processos chegarão de uma só vez podendo criar um congestionamento maior ainda.
  • @Nilton Hessel,
    Confesso que demorei um pouco a entender sua lógica, mas você esta certo.
    Concedendo a Aprovação, obedece-se a lei e preserva o direito de quem já tem direito, mas faz a contenção da progressão geométrica do número de outros processos das próximas gerações que eventualmente viriam na sequência.

    Não creio que tiveram a idéia, mas estão aplicando um conceito que já funciona em outros países da UE.
    Dá pra notar na planilha a consequência nas Numerações que chegou a ter 112/mês, e agora tem 12/mês.
    (É uma amostragem, voluntária, mas é proporcional)

    Estão ajustando o ciclo. Eles têm que achar o ponto de equilíbrio, senão Portugal poderia ser invadida só por brasileiros.
    Todos os países têm politicas de diversidade quando se trata de política de imigração.
    Por isso a Itália demora 10 anos no processo. Na diáspora da 2a guerra exportaram italianos pra todo canto. :-)
    Já foi comentado aqui que a UE pressionava Portugal pra conter o fluxo de imigração em 2021. Podem já estar começando.
  • Gente, essas teorias de conspiração não são sadias...eheheh. Se quisessem limitar, seria muito fácil! É só mudar a lei. Além disso, Lisboa continua FINALIZANDO (com averbação e tudo) as convolações, inclusive atualmente está bem mais rápido do que antes, vi no Facebook pelo menos umas 5 conclusões informadas na semana passada de Convolações, enquanto que a ACP está parada, no que se refere a emissão de assentos...todo o resto parece lento, mas "normal", continuo com a idéia de que está faltando oficiais que façam o registo na ACP e tão logo eles sejam contatados, irão emitir assentos em massa. ehehehheh. Apenas acho e espero! Boa sorte para nós e que o papai Noel nos traga vários assentos neste Natal!
  • @gandalf muito obrigada pela dica. Fiz isso msm:peguei no civilonline a certidao de nascimento dela. Já mandei td pra Pt . Agora é só esperar.
  • @LuizFerrao
    Como já disseram anteriormente,tudo indica que devem estar deixando de fazer o registro dos assentos para analisar novos processos,e provavelmente quando chegar a hora de sair os assentos de nascimento vão sair logo muitos de uma vez só.
  • @fabiocabrall

    também acho que vai ser isso que vai acontecer,devem estar a dedicar o tempo disponível para analisar e despachar o máximo possível de processos.Talvez eles analisaram e viram que deve ser mais eficiente do ponto de vista administrativo adotar esta estratégia.Ou talvez seja só teoria nossa mesmo.
  • @GlauberZ,
    Não foi intenção desencorajar ninguém. Pelo contrário.
    Em 1784, Benjamin Franklin disse que: "A esperança é um constituinte essencial da vida humana".

    Precisamos de esperança, mas nossa expectativa precisa ser realista.
    Criar falsas expectativas geram ansiedade, que terminam em desesperança.

    Por isso concordo com o @Vlad Pen, em que os que aguardam precisam mostrar resiliência.
    Saber se adaptar às pressões desse novo tempo, e não quebrar nem se dobrar.

    Estamos tentando entender as razões para a demora e com isso realinhar as expectativas corretamente.
    A teoria do @Nilton Hassel seria uma explicação, mas por enquanto é só uma teoria a ser comprovada ou negada.
    Fato: Houveram mudanças na forma e no prazo. Será que isso é proposital ou transitório? Não dá pra saber ainda.

    Se eu lhe disser que seu processo leva 30 dias, você cria uma expectativa de que isso aconteça e desespera se aos 90.
    Se eu lhe disser que seu processo leva 300 dias, você se prepara pra isso. Se terminar em 180 dias é lucro.
    Pois bem, a italiana leva 3000+ dias (8-10 anos), isso é um fato, e nem por isso as pessoas deixam de aplicar.

    As pessoas estão com a expectativa dos dias antigos, quando os processos terminavam em 90 dias ou menos.
    Sendo que isso não mais acontecerá num futuro previsível, qual será o novo prazo?
    Ainda não dá saber. Por enquanto seria mera especulação.
    As novas contratações de Conservadores vão ajudar a estabilizar, mas não vão limpar o backlog de um momento pra outro.
    Isso é criar falsa expectativa.
  • @ssrafa muito obrigada pela ajuda! Também estive pessoalmente no ACP no mês passado e eles estavam bem nervosos durante o atendimento. Muitas pessoas que, pelo que eu percebi, ficam indo lá a cada 2 semanas na esperança de ter alguma novidade, ou talvez, vencê-los pelo cansaço e isso acaba gerando ansiedade de um lado, e irritação de outro, já que, como a própria atendente disse pra um rapaz 'por mim voces todos ja eram portugueses, mas nao depende de mim', rs.
    Eu estou com uma oportunidade de emprego, por isso questionei o pedido de urgencia, entendo o que quis dizer, e entendo que muitas pessoas nem tem realmente urgencia pra conseguir.. Mas eu faço tudo de uma forma muito cuidadosa e paciente desde o início do meu processo, que já tem uns 8 anos, já que eu tive váááarios probleminhas desde que iniciei o processo na averbação do casamento dos meus avós (ambos estrangeiros) e, graças a Deus minha avó é muito cuidadosa e tinha todos os documentos que eles solicitavam, e isso porque eu fazia tudo através de consulado por falta de conhecimento, só agora, para concluir o meu processo que enviei ao ACP.. Então, eu entendo a ansiedade das pessoas, mas cada um tem que ter calma e saber que, assim como ele, milhares de pessoas estão atrás da sua cidadania, por motivos diversos, uns com mais urgência que outros.. Enfim, só vim dizer que precisamos mesmo ter calma e correr atrás da forma que podemos, e torcer que tudo se estabilize o quanto antes, para a tranquilidade de ambos os lados.

    Aguardando ansiosamente que tudo se acerte para que entremos em um 2020 cheio de registros!
  • Pessoal, não coloquei meu processo na planilha pois não sei mexer e fiquei receoso de fazer algo errado, mas vamos la:
    Meu processo chegou em portugal por EMS dia 30 ou 31/07/2019 (não lembro exatamente). Fiz o pagamento por cartão de crédito. Não sei a data da numeração, mas depois de algumas semanas, eu mandei email e eles me responderam com a chave de acesso.
    Meu processo é número: 631XX/2019 e mudou hoje, 25/11/2019 para a "bolinha 2" com o texto "O seu pedido está pronto para ser verificado.". Eu não participo muito aqui escrevendo no fórum, porém, leio todas as paginas desde as 600 e alguma coisa e agradeco desde já a ajuda de todos aqui. Se faltar alguma informação, podem me pedir que eu mando aqui e se alguém quiser incluir na planilha, fique a vontade!
  • Pessoal, como Porto está demorando por volta de 7/8 meses para deferir a cidadania, haveria uma outra Conservatória para fazer o pedido, algum lugar mais rápido?
  • Galera, eh com grande alegria que após exigências atendidas, o processo do meu avô seguiu para despacho.

    No aguardo agora dos documentos serem criados e partir para o reconhecimento da minha mãe e depois a minha. 2020 vai ser de festa! :)
  • Agora irá demorar esse despacho...
  • Bom dia, gente.
    Não sei se essa informação procede, mas disseram que o NÚMERO DE REGISTRO só é feito em Lisboa e que tem pelo menos 10.000 esperando registro por lá.
    Quem disse foi a funcionária de uma Conservatória. Disse que tudo ficará pra 2020.

    Alguém sabe se isso procede?
  • editado November 2019
    @mariapaulafernandes, não sei se procede, mas, agora que você comentou isso eu fui olhar o assento de nascimento do meu tio, do meu pai e da minha tia, porque todos eles fizeram o processo de nacionalidade antes de mim e já conseguiram o registro português, e os 3 fizeram o processo com um advogado que é da região norte de Portugal. Nos 3 assentos consta que a declaração de nascimento foi prestada na 'Conservatória de Braga', que deve ser a região do advogado, mas as 3 vêm com o título de 'Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa' no início da certidão (assento), então pode até ser que seja isso mesmo.

    A teoria do @NiltonHessel (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210291/#Comment_210291), complementada pelo @gandalf (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210300/#Comment_210300) também fazem sentido para mim, apesar de tudo ser especulação e ainda não termos nenhuma certeza do que está acontecendo. Mas pode bem ser isso mesmo que esteja a acontecer.

    Como disse a @Millenagl (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210322/#Comment_210322), e o @ ssrafa (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210275/#Comment_210275), o nível de estresse e trabalho está aumentando muito, então, cada um tem a sua urgência mas todos temos que ser pacientes. Cada um tem que ter o bom senso e deixar o egoísmo um pouco de lado e lembrar que além dele(a) próprio(a) existem mais outras 10 mil pessoas (ou mais) na mesma situação esperando um registro, então ficar ligando, mandando e-mail, aparecendo presencialmente, incessantemente, não só não vai resolver em nada como pode piorar a situação para todo mundo.

    Eu concordo com o que o @gandalf já disse algumas vezes aqui, citando a nacionalidade italiana como um "apaziguador de ansiedade". Além do avô português, que me possibilitou a nacionalidade portuguesa (já aprovada mas ainda aguardando registro), eu tenho bisavós espanhóis e trisavô italiano. Na Espanha você só consegue nacionalidade se for filho de espanhol até 21 anos (ou algo assim) e na Itália você pode pagar cerca de 10 mil reais e esperar quase 10 anos para sair a nacionalidade. Então, toda vez que eu me vejo ansioso demais porque a minha nacionalidade portuguesa que foi "prometida" em 4 meses está prevista para demorar pelo menos 7 meses (ou muito mais!), eu me lembro de como teria sido mil vezes pior se eu fosse tentar a nacionalidade italiana e agradeço por ter conseguido a nacionalidade portuguesa, demore quanto for! :-)

    (mas ainda assim eu checo o site de consulta todos os dias, é claro, rs)

    E na verdade esse exemplo pode se aplicar até dentro de Portugal mesmo, porque antes de eu levar o meu processo para o ACP eu passei na CRC de Lisboa também para ver como estava por lá (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206627/#Comment_206627), e lá me disseram que em Lisboa estava demorando um ano e meio para sair o registro português. Então mesmo que no ACP demore um ano, ainda estou em vantagem em relação a ter iniciado o processo em Lisboa (e em muita vantagem a alguém que esteja tentando a nacionalidade italiana).
  • @otavioalmeida, pra quem já esperou mais de 8 meses por essa aprovação, uns meses a mais ou a menos não vão mudar muita coisa.
  • @PedroGaspar
    Fiz todo meu processo de Nacionalidade, na ACP , com as dicas e ajuda aqui do Forum.
    Enviei em 25/03 , receberam 01/04 , numeraram 08/04, 12/07 foi aprovado o pedido de nacionalidade e em 09/09/19, foi criado o assento de Nascimento. Total : 165 dias corridos ....aproximadamente..
    E esse detalhe que vc comentou, tem razão. Apesar de eu ter feito tudo pela ACP, meu assento foi enviado pela CRC Lisboa.... Ou seja, saem de lá os assentos mesmo.
    Também acho que o @NiltonHessel e @gandalf , tem razão nas suas ideias. Só que me surgiu uma consideração..
    Se eu enviar um processo de averbação de casamento, via Consulado de Santos, segundo o proprio Consulado, está levando no máximo 30 dias.
    Quando estive semana passada no consulado de SP, pegando meu CC , perguntei a atendente, quanto tempo levava um processo de Nacionalidade em SP e ela informou cerca de 9 meses ....
    Isso me faz pensar, que corremos o risco dos consulados passarem a ser mais rápidos, por terem prioridades. Pode ser por esse motivo ou um dos motivos, dos processos na ACP terem aumentado tanto em prazos...
    abs
  • editado November 2019
    @JCCS,
    Alguns consulados fazem a transcrição de casamento no mesmo dia. Você agenda, no dia certo entra no consulado, entrega os documentos, aguarda 1h e sai de lá com a transcrição impressa. Uns consulados são mais rápidos que outros.

    Quanto aos prazos, a ACP se tornou a referência de eficiência após dez/2017.
    Pouca gente deve ter lido esse memorando. Esse é o documento que a autorizava a ACP executar esse tipo de serviço.
    No item 5 e 6, a redistribuição sempre fez parte do plano.
    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos CD/34CD2017.pdf?ver=2019-06-18-141836-773

    "Considerando o elevado número de pedidos de nacionalidade[...] em particular na CRC; Considerando a experiência já adquirida pelo Arquivo Central do Porto em matéria de nacionalidade e o reforço do seu quadro de conservadores, que lhe permitirá tornar-se numa peça importante na estratégia nacional para reduzir aquela pendência; permitindo a resolução de mais processos e com maior celeridade; [...] O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de dezembro de 2017"

    Por isso a ACP foi a melhor a partir de 2018, e continua sendo. Só que a carga e o backlog aumentou mais ainda.
    Pode ser que as coisas mudem, mas até prova em contrário (em quantidade suficiente), ACP ainda é referência.
    Não é só minha opinião. Isso está escrito com todas as letras no documento do próprio IRN.
    Se você mandar pelo consulado, ele irá para a CRC de Lisboa, poderá redistribuído, e parar na ACP.
    Por isso eu digo que todas as conservatórias tenderão a ter +- o mesmo tempo.
  • @leandrotartarinip,
    Depois da uma olhada nos seus dados na planilha e corrija se for necessário.
  • Bos noite gente, tudo bem? Vocês sabem se tem algum lugar daqui que fala sobre faculdade? Estou vendo de fazer em Portugal, mas não entendo bem, pois nas faculdades tem "tempo integral, até 18 ECTS, de 19 até 37,5,etcc.. estou ficando louca hahah obrigada!!
  • pessoal acho essas teorias estão corretas mais o caso e seguinte antes demorava mais ou menos 15 dias para sair os assento mesmo que seja por Lisboa , o caso e que o assentos estão parados nem andando devagar por mais que estejam atolados de serviço o fato que não estão fazendo registro . ( a não ser em caso de urgência comprovada)isso que esta super estranho.
  • tem pessoas esperando assento a quase 4 meses pela panilha . :(
  • editado November 2019
    @LaisLacerda, eu fiz uma pesquisa pelo termo "faculdade" na página inicial do fórum e vieram alguns resultados, veja se algum te ajuda:
    https://www.google.com/search?q=site:forum.cidadaniaportuguesa.com+faculdade

    De qualquer forma, um site que eu acho muito bom e completo em termos de informações sobre Portugal é o Euro Dicas, dê uma pesquisada lá também, eles têm bastante informações sobre faculdades em Portugal:
    https://www.eurodicas.com.br/?s=faculdade+portugal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.