Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17967977998018021452

Comentários

  • @gandalf,,muito obrigado!Já acertei lá,mas é minha neta,vc colocou filha.Já fiz a atribuição dos meus filhos com a ajuda deste fórum maravilhoso,agora é a vez da minha neta.Está custando mais dessa vez.Um levou 49 dias,junho de 2018, para finalizar e o outro,77 dias,setembro de 2018.
  • editado November 2019
    @marciajones,
    Todos os processos de 12/2018 já se completaram em fins de março/2019, a menos que tenha caído em exigência.
    Informações sobre como consultar estão aqui:
    https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

    Claro, como é uma ligação internacional, voce tem que trocar o "+" pelo código de acesso, dependendo de como sua ligação é feita (se via Skype, se via Embratel, outro país, etc). Cada um tem seu "prefixo" de acesso internacional.
    Do Brasil seria 0021, dos EUA seria 011, de Portugal eu não sei, mas provavelmente tem algum digito a ser inserido.
    Via Skype: https://support.skype.com/pt-br/faq/FA10938/como-faco-para-discar-um-numero-internacional-do-skype-na-area-de-trabalho

    Sim, quase todos usam a LR, demora, é congestionado, mas funciona.

    Uma alternativa no seu caso pra saber se concluiu, é pedir uma certidão pelo civil on-line. (busque pelo link. tem vários).
    Se estiver concluída eles lhe mandam o assento por e-mail, se não estiver eles lhe informarão. Vai lhe custar $10 (euros).
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • @masan,
    Verdade. Bons tempos aqueles... Minha mãe levou 29 dias desde a numeração.
    Completamos 3 gerações em menos de um ano, mesmo com duas averbações de casamento no meio.
  • Meu processo foi para a bolinha 5 (O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português) em 22/08/2019 e até então na acontece. Meu processo foi recebido em 29/04/2019 foi numerado em 10/05/2019 e foi aprovado em 22/08/2019. Tenho marcado Consulado aqui em SP para 13/12 para tirar o CC mas pelo jeito não dará tempo. Tenho acompanhado a planilha e pude observar que desde 17/04/2019 nada acontece a respeito de registro salvo algumas exceções. Realmente os registro pararam de andar. O que acontece porque os recebimentos, as numerações, as analises e os despachos estão acontecendo somente os registros que estacionaram.
  • @gendalf

    Muito obrigada por toda sua atenção! Estou nessa batalha desde 2016 quando fui atrás dos documentos dos meus avós, depois a transcrição de casamento onde tive que retificar a certidão de casamento deles... enfim nem tenho como agradecer todas as informações obtidas aqui neste forum
  • @gandalf

    Caso conste que a certidão nao foj feita, vou pedir pra minha filha que mora em Lisboa fique tentando a LR. Ela ja compareceu na ACP visc de setubal mas não conseguiu ser atendida.

    Abraços
  • @ferrju

    Entendi,

    Já enviei vários e-mails em julho solicitando o código e me responderam solicitando mais informações sendo que havia enviado em anexo uma cópia autenticada do RG do meu pai... depois não me responderam mais...

    Hj reenviei o email.

    Muito obrigada pela atenção e por sua ajuda!

    Abraços
  • @leandrotartarinip o número do processo é 625xx/2019 :)
  • editado November 2019
    @Pessoal, a chave de acesso não é gerada no ato da numeração. Pode ser que ocorra , mas não é a regra. Acredito que depois de 2 a 3 meses depois da entrada do processo na conservatória. Todos terão que ter paciência.
  • O pedido de minha tia Shirley (enviado em 22/07/2019, recebido em 01/08/2019) também está com as bolinhas 1 e 2 verdes, e a informação: "O seu pedido está pronto para ser verificado" :D (Rezando para não cair em exigência pois minha tia tem 82 anos e meu avo nasceu em 1904)
  • @Nilton Hessel, @Vlad Pen @Gandalf


    Obrigado pelas repostas.

    Meu processo chegou há 40 dias. Pelo relato de vocês eu devo aguardar mais uns 30 dias.
  • @gandalf, muito obrigado por ter arrumado a coluna de número de processo na planilha, e por manter a planilha de modo geral! Foi você quem a criou?
    Mas, eu estava tranquilo, só mandei a mensagem para avisar mesmo, até porque o número do processo não infuencia nos cálculos de previsão e etc., né.
  • editado November 2019
    @Daniel Henriques

    Ok, obrigada pela informação.
    Luz e paz a todos .... e boa sorte.
  • @Nilton Hessel

    Maravilha.... vou aguardar ... estou feliz porque agora pelo menos temos mais informações por e-mail ou site, antes era só aquele bendito telefone com espera de 2 horas.... kkkk..... e ainda caia.
    Mas não posso reclamar, no meu processo todas as vezes que mandei e-mail para ACP fui atendida e sempre com muita gentileza nas respostas.
    Obrigada a todos e boa sorte.
  • GizaGiza Member
    editado November 2019
    Estou aguardando o registro do assento do portuga desde do dia 18 de Agosto , Aguma novidade dos processos de Abril ?
    Estacionou no dia 17 ?
  • editado November 2019
    @PedroGaspar
    Sobre a planilha, quando eu cheguei em 2018 ela ja existia. O TAB do gráfico (hoje sem manutenção) também já existia.
    Ja tinha feito muita coisa em Excel e até em Lotus123 (unicórnio pre-histórico).
    Eu achei muito legal o gráfico que já existia, que vivia "quebrando" porque zoavam a pagina da planilha (já naquela época).
    Só refiz a pagina de Análise e gráficos, pra isolar a análise da planilha, e torna-la menos vulnerável e mais fácil de reconstruir.
    Eu pensei: Vou aprender como se faz o que quero em Google Sheets, mais como treinamento mesmo.
    Melhorei as fórmulas, introduzi cores, consistência de dados, e na matemática da planilha em geral.

    O meu acesso à planilha é igual ao de todo mundo, mas eu tento mante-la viva, porque me foi de grande utilidade.
    Me agradaria muito ver alguém com disposição e sangue novo pegar o bastão e seguir, como eu fiz.
    É bom e se aprende muito no processo. Meu interesse por ela cresceu muito a medida que eu usava.
    Fiz um esqueleto para atualização da planilha com formulários, mas abandonei o projeto. Faltou gas.
    Funcionou, mas precisava torna-lo mais robusto, e fechar o ciclo, atualizando uma planilha read-only.
  • Aos que estão enviaram e-mail para receber a chave de acesso, recomendo ligar na LR e solicitar a chave. Tenho e-mails de mais de um mês sem resposta, o máximo que fizeram foram encaminhar para ACP.
  • Boa noite pessoal,

    Meu processo caiu em exigência, recebi a carta com a seguinte exigência:

    • Promover pela apresentação de nova certidão de nascimento do interessado emitida por
    copia reprográfica do livro de registros, devidamente legalizada.

    Liguei na LR perguntando se a certidão de nascimento tinha validade e disseram que não, tentei entender com eles e não conseguiram me ajudar, disseram para eu falar com ACP por e-mail. O problema é que ACP não responde e-mails...

    Tenho certeza que enviei a certidão por copia reprográfica devidamente apostilhada, o único "problema" que vejo é que ela ja havia sido emitida há 1 ano atrás ou poderia estar ilegivel(eu conseguia ler com um pouco de dificuldade)

    Alguém já viu essa exigência? Vou solicitar novamente a nova certidão e por via das dúvidas uma digitada...


    Obrigado.
  • @edisonb, provavelmente estava difícil de ler. Mande outra cópia reprográfica apostilada e uma inteiro teor digitada!
  • Pessoal, o processo de cidadania por atribuição do meu pai foi recebido na ACP em 12 de setembro de 2019. Liguei na linha de registros no dia 20 de novembro e ainda não havia senha de acesso.
  • editado November 2019
    @edisonb,
    A gente tenta explicar que tem que ser documentos novos, mas as pessoas não entendem por que.

    Documentos antigos, principalmente se estiverem pouco legíveis, podem levantar suspeita de fraude.
    Existe sim o prazo máximo de 1 ano entre a emissão e a numeração. Já foi discutido aqui no forum.
    Não é porque o documento vence, ou pode mudar (como o caso de casamento), mas para prevenir fraudes.
    Quem já passou por uma exigência entende como é muito mais difícil saber se já satisfez e voltou para Análise.
    Vai requerer algumas ligações na LR pra ter certeza. Provavelmente várias ligações.

    Faça um documento novo e mande, como eles pediram.
    Como o primeiro estava ilegível, o próximo provavelmente também estará.
    Faça uma nova certidão copia reprográfica apostilada, e uma em inteiro teor autenticada (para ajudar a leitura). Mande junto.
    Já que vai pagar de novo a remessa, peque pelo excesso de zelo. Facilite a vida deles, pra eles facilitarem a sua.
    Eu sempre recomendo mandar por DHL, principalmente em caso de exigência. (exceto se não tiver uma agência proxima)
  • @edisonb,
    Esqueci de um item... Ponha tudo junto no envelope, e mande pra ACP:
    1. Copia simples da carta de exigência.
    2. Certidão copia reprográfica apostilada (faça uma nova cópia)
    3. Certidão em inteiro teor autenticada (para ajudar a leitura)

    Mande por DHL (a menos que não tenha na sua cidade).
    Voce precisa rapidez, segurança, e ter bom "tracking end-to-end".
  • Obrigada, @gandalf! Quando eles receberem, coloco meu nome...
  • Pessoal, a criação dos assentos de nascimento está parada, correto? Acho que não estou fazendo....
  • Felipe BelemFelipe Belem Member
    editado November 2019
    @leomvieira Estranho...

    O processo da minha avó chegou no ACP no dia 23/09 e já tem numeração e senha há mais de um mês.

    Tenta mandar um email para ver se conseguem te dar uma informação melhor
  • Os assentos estão parados sim ! Desde tem muita gente esperando ... o da minha mãe está desde setembro aprovado.. aguardando registro
  • Pessoal, tem algum modelo da carta para solicitação da criação do registro com urgência?
  • Boa tarde, pessoal!

    Meu processo de nacionalidade chegou na ACP 24/10/2019, e hoje liguei para obter o numero do meu processo e a chave de acesso para acompanhar online.
    Pois bem consegui acessar, e constava la meu processo, SÓ QUE MEU SOBRENOME FOI ESCRITO ERRADO, ( correto ROCHA, e estava ROHA), bom como estar bem no começo, estou com medo que la na frente caso meu processo seja deferido ele venha com meu nome errado, e eu tenha que perder tempo para acertar!
    Tem algo que eu possa fazer por agora? para tentar corrigir este erro o mais rápido possível?
  • @Millenagl no meu caso eu entreguei pessoalmente o pedido e não foi solicitado uma carta escrita por mim, apenas a carta da empresa com a intenção da minha contratação, com todos os dados da empresa e meus, dizendo que para prosseguir era necessário meu registro. Assinada pelo representante legal da empresa. No dia ela pediu o número do processo, anexou e disse que entregaria para consideração da conservadora. No dia seguinte o registro saiu.

    Eu acho que acaba sendo mais importante a prova do motivo do pedido de urgência do que a carta em si. A carta, quando enviado por correio, seria dirigida ao conversador(a), solicitando a possibilidade de conclusão com urgência do número do processo número XX, por motivo YY. Geralmente aceitam por trabalho ou por estudos. Motivos como "meu visto de turista vai acabar" não valem muito.

    Acho que outro ponto que influência é realmente pedir o favor e não exigir. Eu observei que o nível de estresse é alto na ACP, são muitos processos e muita gente querendo ser atendida. No dia que fui muita gente que estava na fila queria exigir senha, número do processo, etc, de processos que estavam lá a menos de 1 mês e eu vi muitas vezes respostas em tom alto do tipo "não adianta vc ficar vindo aqui com 1 mês de processo que nem começamos a analisar ainda". E ouvi diversas vezes "Nosso prazo é de 1 ano, volta aqui ano que vem".

    Eu falava uns 5 obrigados e por favor a cada frase pra ter certeza que estava sendo o mais educado possível rs

    Ainda sobre pedido de urgência, acho que é importante também que as pessoas peçam realmente quando se tem urgência, como o nome diz, e não só por estarem ansiosas para concluir o processo. Se todo mundo começar a pedir urgência, vão parar ou dificultar esse tipo de pedido. (não que seja esse o seu caso).

  • @ssrafa, isso que você falou é realmente importante. Eu, por exemplo, poderia solicitar um pedido de urgência por estudos, mas como não tinha problema em tirar o visto de estudos preferi assim fazer, tirei o visto, e assim em minha concepção não sobrecarrego a ACP, e quem realmente precisa da urgência é atendido com a devida urgência.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.