Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17487497517537541452

Comentários

  • @ElanderPaiva , muito obrigada! Dessa vez, não passarei por Lisboa, mas tentarei dessa forma em Porto, já me ajudou bastante. Um abraço.
  • @IvanaBarradas, você já pode deixar agendado para tirar o cartão cidadão em Porto...
    https://justica.gov.pt/Servicos/Agendar-Cartao-de-Cidadao

  • @Milena Arine, enviei os documentos da atribuição de uma tia e foram entregues no ACP no dia 19/08/2019, então estão recebendo.
  • Quanto tempo espero para solicitar por email a chave de acesso para acompanhamento do processo? Os documentos foram recebidos no ACP nesta segunda dia 19/08/2019.
    Qual o procedimento de solicitação?
    Agradeço desde já.
  • @Rafaela Patricio @Carolina Seixas
    Beleza. Eu troquei pra Registro então, e pus uma nota em Obs. Quando receber o assento voce informa.
    O Registro e' feito por "Decisão Soberana" tomada por uma junta de Conservadores. Isso é um termo jurídico.
    Precisa sim que vários Conservadores estejam presentes, e por isso em geral eles saem várias no mesmo dia.

    Uma "decisão soberana" só pode ser revogada por outra "decisão soberana" da mesma junta ou de instancia superior.
    Exemplos de "decisão soberana": a decisão de um júri não pode ser revogada pelo juiz. A decisão de uma turma do STF, só pode ser revogada pelo plenário do STF com todos os juizes, ou pelo plenário do Senado.
    CidadaniaPortuguesa também é cultura... LOL
  • @charlespessoaaa
    Sem greve em geral 2 dias a 2 semanas. Com a greve tem demorado 6 semanas ou mais.
    Algum dia uma boa alma vai repassar os e-mails e te responder.
    Com as ferias e a greve, as chances de cair no esquecimento é grande, e voce pode ter que solicitar de novo.
    Ligando na Linha de Registros voce consegue por telefone. É o processo normal.
  • @lopesxyz
    A escolha é pessoal. Eu sempre prefiro DHL, mesmo mais caro. Tempo é dinheiro, e por contrato DHL são 3 dias uteis.
    Outros vão preferir EMS (talvez 2/3 das pessoas). Podem ser 5 dias, ou 1 a 2 semanas (se não houver greve).

    Se o custo do envio é relevante (em relação ao que tem dentro do envelope), e tempo não é problema, EMS é mais barato.
    Se voce correu pra preparar os documentos, não tem tempo a perder, e quer que conclua no menor tempo, DHL.
    Se voce preparou os documentos com calma, o pai/mãe português é jovem (baixo risco de falecer durante o processo), e no caso de extraviar voce tem como conseguir tudo novamente (inclusive RG recente e prova de vida), EMS.

    Nesse momento eu imagino que tem envelopes lá empilhados até o teto por conta da greve.
    Novos processos só vão concluir em 2020. Uma semana a mais ou a menos, nesse momento não faz muita diferença.

    Lá na frente, quando seu processo estiver pra ser concluído, voce vai dizer uma das duas coisas:
    1. Eu fiz o melhor que pude tanto pra obter os documentos como pra enviar rapidamente.
    2. Eu devia ter ganhado uma semana ou duas, e meu processo teria sido concluído antes da greve (ou outro evento imprevisível).

    Eu tenho certeza de que atualmente tem um monte de gente dizendo a segunda.
    Outros vão dizer: eu economizei e usei o período de ferias/greve pra me preparar com calma e estar com tudo pronto.
    É uma decisão pessoal. Não se arrependa mais tarde das consequências de sua escolha.

    Vai aqui uma historinha: Eu tenho alguns parentes em processo.
    Eu avisei: De junho a agosto tem ferias e vai ter greve. Mandem tudo assim que estiver pronto pra não cair nessa época.
    Ah, só vou ter o dinheiro daqui a uma semana. Ah, vou esperar os outros pra mandar tudo junto num envelope só.
    Economizaram no envelope e agora estão todos no imbroglio. LOL
    Ter mandado por DHL não ajudou nesse caso, porque é o conjunto da obra que faz a diferença.
  • @gandalf excelente explanação...!
  • @Felipe Silva Santos

    A notícia é que após a greve dessa semana (como ocorreu também na semana passada) esses dias específicos serão de paralisações.

    Vamos aguardar e torcer que não hajam mais greves.
  • @gandalf

    Muito obrigada por explicar! Fico confusa com tantos nomes ;)
    E ótimos conselhos para ajudar o pessoal a escolher entre DHL e EMS.
  • @gandalf, sem esquecer que a diferença de preço entre o EMS e o DHL é de, aproximadamente, 60 reais, e o DHL não entra em greve!
  • @Fabiano espero que semana que vem, a gente tenha boas notícias
  • @Felipe Silva Santos

    Que assim seja! .... Muitos processos de atribuição que foram para registro desde o inínio de julho e estão aguardando.
  • Fiz uma pesquisa com o percentual da forma de envio durante o ano de 2019. Achei interessante o resultado.
    35,82% DHL
    12,50% Pessoalmente/Presencial - Entregue diretamente na Conservatöria
    8,65% CTT/Doc.Prioritário - Enviado pelo correio da UE
    43,03% Sedex/Correio/EMS
    3,61% Não informaram (e foram ignorados)
  • Eu, como já tive muitos problemas aqui no Brasil com o sedex, só uso a DHL, que nunca falhou comigo.
  • o processo do meu marido foi numerado no inicio de junho... previsão da planilha novembro? 5 meses? De acordo com a experiência de vocês, acham que depois das férias a ACP dá uma acelerada e sai em outubro?
  • @andrezza
    A previsão pela projeção de hoje seria 28/Outubro, mas até lá a situação terá voltado ao normal.
    Tem mais greve programada, que pode mudar o cenário. Após as paralizações de Setembro teremos uma ideia melhor.
    É difícil fazer agora uma previsão exata de qual vai ser o novo "normal". Eu imagino que uns 20 dias a menos do que o atual, o que te colocaria em torno de 11/outubro, uns 120 dias a partir da numeração.
  • Olá, bom dia! Gostaria de informação sobre quais proximos passos deve seguir. Meu processo está na fase 05 - aguardando que seja criado um Registo Portugues, desde julho. Agora resido em Aveiro. Existe algum outro lugar que eu possa consultar se este registo já foi criado, sem ser pela L.R? Eu terei que ir pessoalmente à ACP Porto retirar meu registo ou me enviam por correio na morada nova que registrei lá? Posso já agendar o CArtão do Cidadão? Obrigada
  • @gandalf , muito obrigado pelas explicações!
    Eu não gostaria de ter enviado a documentação nesta época, pelos motivos que vc enumerou, mas já que não foi possível aprontá-la antes, vamos aguardar o prazo deles.
    Mais uma vez obrigado.
  • Gostaria de uma ajuda, vou fazer a nacionalidade para a minha tia, meus avós [Casimiro e Maria] eram portugueses e se casaram em Portugal. Vou fazer pelo pai dela, mas o nome da mãe esta errado, colocaram um sobrenome [ Eira] que é somente do pai. Devo corrigir os documentos da minha tia?
  • Pessoal, boa tarde. O processo de cidadania da mãe acabou de passar do estágio 5 para o 7. Ele estava no estágio 5 desde 09.07.
  • Pessoal, alguem está enviando os processos no meio dessas greves? Correio do BR + Greve ACP.
    Estou pretendendo pagar por cartao de credito, é esse site? https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C Aí imprimo o que me enviarem no email e envio junto com o formulario que ja tenho assinado e reconhecido, como me disse o @Nilton.
    A questão é envio por DHL (pensando na greve dos correios) e torço pra Deus pra que alguém na ACP pegue?
    Eu consigo saber quando alguem recebeu? Obrigada!
  • @dante td joia? que legaaaaall essa noticia!!! parabens!
    Vc entrou em contato com o civil online para pedir sua certidao já? como não é certeza q enviam pelo correio, recomendo vc fazer isso para já ter o numero do seu assento!
    O meu está no estagio 5 desde o dia 10/07, espero que saia em breve tb!!
  • @Carine...
    Pela DHL a entrega é garantida...
    **Eu costumo fazer com seguro de R$ 1.000,00...Em SP está custando R$ 228,00...

    Conservatória em Portugal é o equivalente aos nossos Cartórios...Eles podem fazer greve sim...Mas não podem fechar as portas da Conservatória...
    Tem gente Nascendo...Casando e Morrendo apesar das férias de verão e das reivindicações dos funcionários do IRN...

    Não se preocupe...Envie pela DHL e acompanhe pelo site deles a remessa desde a captação do objeto até Dia...Hora e nome do funcionário que receberá seu envelope no ACP...
  • Tô confiante! Vou postar! Obrigada @Nilton
  • Gente, aonde vcs tao vendo notícia sober a greve dos Correios? Na internet só acho sobre a do dia 31/07...
  • @Natalia não tem greve marcada ainda..por enquanto
  • @Dante
    Parabéns pela conquista. Fala pra D. Mariza comemorar porque ela se tornou Tuga retroativo ao dia do nascimento dela.
  • @Dante
    Parabens !!!!!! Mais um Tuga !!!!!
  • @ElianeFigueiredo, que bom! Vou ver direitinho, muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.