Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16976987007027031452

Comentários

  • @Leonardo, sim ACP aceita 3 processos simultâneos em envelopes separados.
  • @LeonardoABMaia, tenho visto aqui neste tópico a recomendação de mandar atribuição de filhos menores junto com a transcrição dos pais para Tondela.
  • @Leonardo AB Maia, se já quiser fazer a transcrição de casamento mande tudo junto para Tondela (transcrição + atribuição dos menores) em um envio apenas, como Tondela da prioridade para os processos dos menores a transcrição é feita rapidamente também. Trancrição + atribuição de menores está levando cerca de 2 meses por Tondela, no ACP só a atribuição dos menores demora mais que isso para ficar pronta. Se não for fazer a transcrição agora e você for o declarante do nascimento dos filhos pode mandar tudo junto pro ACP, mas está demorando de 3 a 4 meses o processo.
  • @leonardo @blancout
    Se for somente a transcricao, ela pode ser feita no consulado. Dependendo do consulado, voce agenda, entrega os documentos e a transcricao sai na hora.
    Na pratica quase ninguem faz porque demora 2 ou 3 meses pra voce conseguir agendar.
    O custo da aplicacao é semelhante (voce economiza no envio) mas nao vale a pena.
    Só tenta quem é inocente e ainda nao fez uma marcacao. Leva 2 meses ou mais pra chegar la.
  • editado May 2019
    Eu queria lembrar que em Junho tem 2 feriados: dia 10 (segunda: Dia de Portugal) e dia 20 (quinta: Corpus Christi).

    Alem disso em Julho/Agosto tradicionalmente muitos funcionarios entram em ferias e a ACP desacelera. O tempo de processamento deve aumentar em uns 30 dias.

    Quem numerou até Fevereiro sai agora nos proximos dias, até dia 07 (se ainda nao concluiu)
    Quem numerou ate Março tem chances de sair agora em Junho mas não é garantido.
    Quem numerou em Abril vai esperar um pouco mais. Acontece todo ano em Julho/Agosto.

    Estou avisando antes para que os que estao na fila nao criem expectativas. É um ciclo normal. Paciência.
    Os funcionários da ACP merecem ferias, porque fazem a atribuição na metade do tempo de todas as outras conservatorias.
    A planilha tradicionalmente nao refletia tendencias futuras. Eu ajustei a "Previsão de Conclusão" para tentar refletir essa tendência sazonal.
  • marimarimarimari Member
    editado June 2019
    Olá pessoal, boa noite!
    Hoje fui pegar minha certidão reprográfica no cartório e na cópia a escrita está feita em máquina de escrever, não a punho. A de alguém já foi assim, é normal? Deu tudo certo? O ano é de 1990.

    .
    Ah! Caso queiram colocar na planilha, o assento do meu pai saiu!
    Enviado para ACP
    Data de envio: 17/01/2019
    Recebido: 25/01/2019
    N° processo: 37xxx/2019
    Assento concluído: 24/05/2019

    Não tenho número de processo, pois meu pai não podia ligar e não me passaram informações.
    Calculei o tempo e fiz o pedido pelo civil online dia 27/05/2019 e estava pronto. (encontrei agora no assento o n° de processo)

    Obrigada!!
  • @marimari, dependendo do ano e do cartório é datilografado mesmo. A minha também é assim.
  • @daniel obrigada!
    Fiquei um pouco nervosa, rsrsrs
  • @gandalf

    Esse negócio de férias se aplica às outras conservatórias também? O assento da minha mae está para sair, e aí preciso transcrever o casamento dos meus pais. Sendo agora em junho, vc diria que vale a pena mandar para Ponta Delgada ou fazer no consulado de Sao Paulo? Tem noçao?
  • @Natalia Medeiros
    Na verdade o que ele quis dizer é que nessa época do ano mais pessoas tiram férias, porque são as férias de verão na Europa.

    Seria como janeiro e julho para nós.

    Não são férias coletivas, só uma quantidade maior de funcionários de férias.

    Então provavelmente o ritmo diminua em todas as conservatórias, mas é só uma probabilidade.
  • @Natália os consulados tb diminuem o ritmo.
  • Muito feliz com a velocidade dos registros!! Meu processo de Fevereiro provavelmente jaja sai...
  • @Vlad Pen

    Diria que dá na mesma, entao? Porque no Brasil o mês de férias costuma ser só julho, mas na Europa julho e agosto, né?
  • @Natalia Medeiros,
    Sim, sempre que estiver pronta deve mandar pra Conservatoria, mesmo porque o periodo de ferias ja tera passado.
    Todas as Conservatorias reduzem o pessoal nesse periodo. Ponta Delgada e' menos afetada, porque na ilha o clima é mais constante. A cidade do Porto tem um clima chuvoso o ano todo, exceto nessa epoca do ano.
    Muita gente sai ferias. O processamento continua, em ritmo reduzido, como disse o Vlad.

    Para mais detalhes, de uma olhada na Analise da planilha e tire suas conclusoes. Em Julho os processos demoram mais.
  • Bom Dia, Galera.
    Eu vim aqui só para compartilhar uma informação que eu acredito ser útil e que pode ajudar.

    O processo da minha mãe foi aceito no dia 08 de Fevereiro de 2019 no ACP Porto e concluído ontem. Já até imprimi a certidão de assentamento dela. Realmente o Porto é o local mais rápido e indicado. Agora vou ao Brasil reorganizar minha documentação pois acrescentei um sobrenome e depois dar entrada no meu processo.

    Minha mãe ficou muito feliz.

    Enfim, foquem no Porto.
  • editado June 2019
    Pessoal fiz uma pesquisa na planilha, apenas como curiosidade, não podendo levar em consideração pois a planilha é apenas uma pequena amostra dos trabalhos de acp porto
    Pesquisei a quantidade de processos concluídos por mês
    01/18 – 84-------01/19 – 146
    02/18 – 25-------02/19 – 20
    03/18 – 56-------03/19 – 58
    04/18 – 18-------04/19 – 21 Deve aumentar
    05/18 – 106-------05/19 – 80 Deve aumentar
    06/18 – 45
    07/18 – 84
    08/18 – 10
    09/18 – 6
    10/18 – 111
    11/18 – 118
    12/18 – 19
    Cheguei a conclusão que maio costuma ser um mês produtivo mas que o ritmo deve diminuir nos próximos meses
  • @gandalf

    Como assim o período de férias já terá passado? Eu devo mandar daqui a 1 semana/10 dias...
  • @joaosilvaxx

    Quando vc diz "foi aceito no dia 08 de Fevereiro", vc quer dizer recebido ou numerado?
  • Favor atualizar na planilha:
    * Pago com cartão de crédito.
    * Entregue para DHL: 04/01/2019
    * Entregue no ACP Porto: 07/01/2019 - para Hermogenes Moço
    * Numerado: 56XX/19 em 18/01/2019
    * Assento: 30XXX/19 em 23/05/2019.
    * Concluído !!!

    Obrigado a todos !!!
  • Pessoal, por gentileza:

    Quando enviamos a CNH, no Formulário 1C, o número do documento de identificação a ser preenchido
    é o número da CNH ou do RG?

    Fiquei em dúvida uma vez que na cnh tbm consta o número do RG...

    ----

    Agradecimentos desde já.
  • @Daniele S

    Número da CNH.
  • joaosilvaxxjoaosilvaxx Member
    editado June 2019
    @nataliamedeiros

    Eu enviei dia 03 de Fevereiro e chegou acho que dia 06. Foi numerado no dia 08 de Fevereiro. Tudo ficou praticamente em 3 meses e meio.

    Moro em Évora e um senhor do Registo de cá me ajudou em tudo. Ele disse que no Arquivo do Porto têm umas 16 pessoas só analisando processo. Criaram um local para tentar agilizar isso. Tem Juízes e outros que ajudam também. Para que veja uma coisa, se eu deixasse o processo da minha mãe ser analisado pela conservatório de Évora, poderia levar um ano ou um ano e meio. Eles aqui e em outras estão atrasados e com muitos processos.

    Quando voltar do Brasil vou enviar o meu processo e o processo da Vó do meu amigo, tudo para o Porto.
  • Pessoal, boa tarde.
    Com ajuda de alguns membros aqui do grupo consegui solicitar todos os documentos para enviar( eu acho).
    Poderiam me ajudar mais uma vez por favor.
    Estou com os seguintes documentos:
    1- Copia do RG autenticado e apostilado (HAIA)
    2- Certidão de Nascimento Inteiro Teor COPIA REPROGRAFICA apostilado ( HAIA)
    3- Certidão de nascimento da minha MÃE , cópia Simples .
    4- Certidão de Nascimento da minha mãe retirada no CIVIL ONLINE ( nela consta a informação que foi casada com meu pai, pessoa que assinou minha certidão de nascimento e que não é português )

    Envio as duas ou apenas uma?


    5- Formulário 1 C preenchido e já pago a taxa de 175 euros no link : https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    Falta apenas assinar e reconhecer autenticidade no cartório.

    Apenas uma assinatura e sem riscar as partes em branco, certo?

    6- Colocar tudo em envelope pardo e enviar pelos correios por EMS para o endereço: Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 – Porto e endereçá-lo no nome de Arquivo Central do Porto.

    Desculpe as muitas dúvidas , mas está tudo certo?
    Quero ter certeza para enviar tudo certo essa semana.

    Obrigado mais uma vez.
  • @ricardo Barbosa já transcreveu i casamento? Sendo a sua mãe a portuguesa isso é item obrigatório!
  • @Jeferson Souza
    Ja sim, meu irmão fez isso a uns 7 anos atras quando ele fez a dele pelo consulado.
    Tb estou em posse do documento de transcrição de casamento . retirado no link do civil online.

    Tinham comentado alguns tópicos anteriores, que o certidão do civll online era valida e nao precisaria enviar a copia simples.
    porem achei a certidao do civil online muito simples ( eles enviam em um word).
  • @andersonpereiragomes
    Pois é, é fato que mês 8 e mês 9, realmente caiu drasticamente o percentual de processos concluídos..
    Imagino que o mês 7, ainda tem muitas conclusões, pois devem ser processos que estavam em fase final e só foram finalizados.... Tenho fé que o meu ainda sai até Julho....
    abs
  • @Ricardo Barbosa
    Quando pedi a certidão do meu pai, como eu não sabia o numero e não tinha nenhuma informação, solicitei que uma prima minha, que mora na mesma Aldeia onde meu pai nasceu , fosse até o cartório de lá e pedisse a certidão do meu pai. Como meu pai era irmão da mãe dela, ficou mais facil o resto das informações.
    Ela me enviou pelo correio e veio assim mesmo, duas folhas de sulfite, impressas....Já com as averbações que haviam sido feitas a uns 10 anos, via consulado de São Paulo...
  • @Ricardo Barbosa,
    1 e 2 - ok
    3 - você está ser referindo a uma coisa de certidão de nascimento brasileira ou portuguesa? Não envie certidão brasileira da sua mãe.
    4 - envie apenas a que consta averbado o casamento
    5 e 6 - correto

    ... achei a certidao do civil online muito simples ( eles enviam em um word)
    As certidões portuguesas são exatamente assim, se você solicitar uma direto na conservatória verá que é igual, a única diferença é que, se for certificada, terá um parágrafo extra dizendo que uma determinada pessoa certifica que é igual ao assento e terá em pequeno carimbo em relevo.
    Não espere que as certidões portuguesas sejam em papel especial, cheias de marcas de segurança, etc... lá basta entrarem no sistema integrado para verificar a veracidade da certidão, diferente daqui do Brasil.
  • Bom dia a todos.
    Tenho um amigo que estou a ajudar no processo de atribuição.
    Porém, quando pegamos a certidão de inteiro teor dele, o mesmo não foi registrado pelo pai e sim pela tia.
    Pelo que li aqui no fórum, após a transcrição do casamento dos pais ele pode pedir a atribuição dele sem problemas, é isso mesmo? ( o pai dele é o português)
  • Olá!
    Gostaria de pedir ajuda em dois assuntos:
    1) Estou com meus documentos desde 4/4 no ACP Porto para processo de atribuição de naturalidade, mas não consigo saber o número do processo. Agora, está mais complicado ligar para a LR, pois a central afirma que está com excesso de ligações e não deixa nem aguardar. Já tentei em diferentes dias e bem cedo. Alguma dica para conseguir essa informação?
    2) Recentemente, obtive a transcrição do nosso casamento por Ponta Delgada por causa do processo de atribuição de nacionalidade do meu marido. Ao enviar os meus documentos para Porto, inclui o assento do nosso casamento. Esta informação será considerada no meu processo, ou também terei que pedir a transcrição de casamento posteriormente?
    Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.