Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16946956976997001452

Comentários

  • Mais um pocesso concluído!!!

    Acabei de receber e-mail do civil online avisando que a certidão da minha sogra está disponível! Eu havia solicitado a segunda via alguns dias depois de ficar sabendo pela LR que o processo da minha sogra havia sido enviado para despacho.

    Processo 126XX/2019:
    04/02 - Recebido por Hermogenes (envio por DHL em 01/02)
    08/02 - Numerado
    10/05 - enviado para Registro (dia 15/05 solicitei a certidão pelo civil online)
    27/05 - Assento emitido! (fiquei sabendo hoje por e-mail do civil online avisando que a certidão estava disponível)

    Já atualizei a planilha! Agora é solicitar a transcrição do casamento via consulado de Santos pra poder solicitar a do marido!

    Obrigada a todos desse fórum maravilhoso que me fez economizar alguns milhares de reais em assessoria!!! hahaha
  • Processo do meu pai foi pra registro
    Aooowwwww
    Numerado em 20/02
    Foi pra registro ontem dia 28/05
    Fui atendido pela "simpática" Tereza, que mesmo eu sendo o procurador do meu pai, me encheu de perguntas kkkkk
    Quem puder atualizar na planilha
    Nome é Hélder, numeração dia 20/02
  • Bom dia, Tambem recebi o codico do civil online. Por gentileza atualizem a tabela!
    Nadir Negri
    08/02 - Recebido por Hermogenes
    09/05 - Despachado favoravel
    28/05 - Assento disponivel

    Obrigado a todos, passamos para mais uma transcricao de casamento agora! rs
  • Pessoal,

    Consegui a cidadania do meu pai, agora vou partir para a minha. Só tenho uma dúvida: a ACP está exigindo a transcrição de casamento? O meu pai foi a pessoa que me registrou, isso já basta? Ou será necessário a transcrição do casamento dele com a minha mãe?
  • PROCESSO NUMERADO EM 11/02
    DESPACHO 14/05
    ASSENTO 29/05
  • @Daniel Henriques
    Então sugeres que eu ligue daqui a uns 20 dias para pegar o numero do assento?
    Meus filhos são menores de idade. Vou tentar agilizar para antes de eu ir se não conseguir faço por lá mesmo, Mas como eu percebi que para menores o processo é mais rápido acredito que vale a pena tentar.
    Obrigado pela resposta
  • Pelo visto, esse sr Hermogenes é ligeiro... Ainda bem que meu processo está com ele....rsrsrsrsrs
    Abs e parabéns aos novos Portugueses !!
  • @sandro_sdss
    Eu acredito que de tempo de vc fazer por aqui.....Mesmo que demore 4 meses, ainda daria tempo .
    abs
  • @sandro_sdss, sim ligue daqui uns 20 dias para ver se está pronto.
    Faça o processo de seus filhos por Tondela que eles dão prioridade para processos de menores de idade. Se tiver transcrição de casamento mande junto que fica pronta rápido também por conta da prioridade do processo dos menores.
    Processos de menores de idade não tem taxa (os 175 euros), ambos os pais devem assinar o formulário 1C.
    A transcrição de casamento tem taxa de 120 euros.

    As instruções da transcrição de casamento são as mesmas de Ponta Delgada, só o vale postal que vai pro endereço de Tondela
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    Veja as instruções do 1C para menores (segunda postagem) http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
  • @TeresaFarias17
    Pelo que apurei aqui no Forum, quem recebe e numera,é quem analisa.
    Agora, quando cai em exigência, já não sei se vai para outro conservador cuidar....
  • RpquelRpquel Member
    Oi, pessoal!

    Venho comunicar que mais um processo foi concluído hoje, dia 29/05. Se puderem, por favor atualizem a planilha, pois tenho medo de fazer bagunça!
    Os dados são os seguintes:
    Numeração:21/01 (07XXX/2019)
    Despacho: 02/05
    Conclusão: 29/05.

    Agradeço a todos os colegas do fórum e aos moderadores por toda ajuda ao longo desse caminho de descobertas. Agora conheço os dados de meus avós portugueses (por enquanto, até o 5º avô) e aprendi um pouco mais sobre Portugal!
    Um agradecimento especial à @Marcia, que me ajudou muito em uma etapa mais complicada!
    Abraços a todos e muito, muito obrigada, de coração!
    Raquel
  • Boa Tarde!
    Meu processo chegou hoje lá no Porto, recebido pelo Hermogenes, quanto tempo sera que vai demorar para sair o meu assento? Estou muito preocupada, estou com passagem comprada pro dia 22/08 preciso desse numero.
  • @Franciane Lopes Usando a planilha como base, seu processo só ficara pronto em Setembro, no mínimo.
  • @RafaelMartins1489 se o português é o seu pai, pode mandar seus documentos sem necessidade da transcrição para a ACP.
  • Pessoal, boa tarde!

    Acabei de receber a transcrição de casamento dos pais (ambos portugueses) da minha esposa via ACP de Ponta Delgada. Agora irei solicitar a atribuição de nacionalidade da minha esposa para depois solicitar de meus filhos, entretanto, peço a ajuda de vocês para informar a lista de documentos necessários e o processo para solicitação.
    Entre as muitas postagens do fórum vi que é necessário preencher o formulário 1C: https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73, porém não consegui identificar a lista de documentos ou postagem que menciona isso.

    Agradeço o apoio.
  • @denis_mend entao vou ter que ir como turista. Sera que nao fica pronto antes? Que agonia.
  • @FabricioN

    1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
    2. Cópia devidamente autenticada do RG(menos de 10 anos de emissão) ou CNH e apostilada;
    3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório;
    4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    5. Vale postal ou cartão de crédito (175 euros)
  • GregoryGregory Member
    Boa tarde pessoal!

    Tenho uma dúvida.
    Estou preparando a documentação de minha irmã para o processo de atribuição, fui no cartório solicitar a cópia reprográfica da certidão de nascimento, e na cópia do livro o nome da minha mãe está escrito "Roberta Durate ..." (não Duarte). Porém no final está escrito, o nome completo da mãe é "Roberta Duarte..." (escrito corretamente), será que isso foi uma correção porque acima no mesmo documento está escrito errado ou devo solicitar que corrijam o nome dela?
    Meu pai é o declarante e é o Português.
  • @Gregory

    Tive um caso igual ao seu, o da minha mãe veio Maria e ela se chama Mara. Mandei assim mesmo, mesmo pai foi o meu declarante e é o Português. Deu tudo certo!
  • @Gregory A correção que já consta na certidão é aceita - ocorreu isso com o nome do pai de minha mãe.
  • @Franciane Lopes ATUALMENTE você não conseguiria. Mas a ACP já concluiu processos em menos e 30 dias historicamente. O que quero dizer: não conte com isso, não deixe sua viagem depender disso, mas sim, eu teria esperanças (pequenas, mas teria).
  • @Daniel Henrique,
    Eu e minha esposa não somos casados temos só declaração de união estável. Infelizmente isso não basta certo?. Mas para fazer a cidadania de meus filhos eu não preciso ser casado não é verdade?
    Estamos pensando em casar no papel para que ela tenha o direito tbm, mas ai precisaremos esperar 3 ou 5 anos de casamento. Será que podemos casar em Portugal?
    Abraços
  • @sandro_sdss, se vocês não são casados não tem casamento a transcrever. Isso não é impedimento para o processo de seus filhos. Melhor casar no Brasil e depois transcrever o casamento em Portugal, é menos burocrático, casar direto lá vai depender de aval do SEF.
  • @Daniel Henrique,
    Mas o que achas, posso casar agora e de imediato já pedir a transcrição? Preciso esperar alguma prazo para pedira a transcrição? O prazo para ela solicitar a cidadania é que é de 3 anos certo?
  • @JCCS pois eu fui olhar na planilha, quem recebeu o processo meu que tá atrasado foi Isabel Ferreira. E vi que vários processos bem posteriores recebidos por ela já foram para registro ou já concluidos... estranho, ela liberar processos posteriores e não anteriores.
  • @DanielHenriques no caso do @sandro_sdss não dá para a esposa dele pedir a naturalização através da união de facto? Acho que a única desvantagem é que precisa averbar isso através de advogado em Portugal, certo? Se eu estiver falando bobagem, me corrija rsrs
  • @blancout
    Agradeço pela informação.

    Uma dúvida: A certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, é cópia simples?
  • @TeresaFarias17...
    Quem recebe o correio na conservatória não é...(Regra geral)...Quem analisa e despacha os processos...(CONSERVADOR)...
    Com certeza existem auxiliares que realizam esse tipo de trabalho por lá...

    Pense um pouco...Seria o equivalente a um Escrivão/Notário de cartório no Brasil deixar de fazer seu trabalho...Sair de sua sala...Para ir até a recepção do Cartório receber a correspondência...
    Não faz sentido absolutamente...!!!
    Ainda mais com as centenas de processos acumulados nas Conservatórias Portuguesas aguardando análise...!!!
  • @FabricioN copia simples.
  • @FrancineLopes
    Não acredito que de tempo de vc fazer sua Nacionalidade, antes da data do seu embarque... Melhor se previnir com visto no passaporte brasileiro. Se sair antes, melhor.... Mas, eu daria entrada ainda assim... Se não ficar pronta a sua Nacionalidade antes do embarque, deve ficar pronta vc estando em Portugal. Ai, vc já poderia até ver o Cartão Cidadão estando lá, com sua certidão em mãos....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.