Processos de conversão para netos já naturalizados

17810121348

Comentários

  • Pessoal,
    O processo da minha mae de converssao foi dado entrada em 24 de Julho de 2017, ou seja mais de um ano. Esta desde maio aguardadno o MJ, aparentemente o certificado criminal.
    Inicialmente nos fomos na conservatoria e enquanto todos os processos ja estavam enumerados o dela nao estava, e solicitamos uma posicao e me parece que eles tinahm perdido o processo da minha mae e ate que acharam e colocaram o numero devido. Minha preocupacao e de que eles tenham cometido algum erro e o andamento do processo esteja comprometido. Eles nao respondem o email que ela envia.

    Alguem sabe se realmente esse MJ demora realmente todo esse tempo para responder e voces tem alguma dica de como nos comunicarmos uma vez que eles nao respondem os email e no telephone eles nao sabem nada? Obrigado pela ajuda
  • Leci IróLeci Iró Member
    editado August 2018
    @jhsfleming, está demorando por volta de 100 dias (3 meses).
    E no meu caso liguei para LR e eles me informaram quando chegaram todas as diligências, inclusive DGAJ.
  • @Vlad obrigada!

    Hoje consegui saber o que essa análise superior significa. Meu processo aguarda despacho da Secretária de Estado da Justiça. Alguém sabe qto tempo demora essa fase, em média?

    Pensei somente que as naturalizações passassem por essa fase.
  • @Vlad , sinto muito, como me apontou esse tópico, pensei que era para postar aqui
  • Olá, estou com um dúvida, preciso tirar o cartao cidadao para dar entrada no pedido de convolacao do meu pai, estava no site do consulado da minha cidade e la, tem uma informacao que cidadao Naturalizado, precisa apostilar a cerditao de nascimento. O meu pai seria um cidadado naturalizado? desculpa se a pergunta e muito boba, mas, nao da para ter erros nessas fases... Obrigda! :)
  • editado August 2018
    @dricajulio1...

    Se você vai entrar com o processo de Convolação...
    Sim...
    Provavelmente...Seu pai deve ser NETO de Portugueses...Portanto tem a Nacionalidade Portuguesa DERIVADA...(Do Avô ou Avó)...
    Esses precisam concluir a Convolação para poderem "Passar" a Nacionalidade Portuguesa para os filhos...

    Somente quem obtém a Nacionalidade ORIGINÁRIA...(Do Pai ou Mãe Português/Portuguesa)...Está livre de entrar com processo de Convolação para transmitir a Nacionalidade Portuguesa para os filhos...
  • Greve dos funcionários do Instituto dos Registos e do Notariado
    Atendimento de Cartão de Cidadão e Passaporte

    Informamos que no período compreendido entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, os balcões do Instituto dos Registos e do Notariado poderão encontrar-se limitados/encerrados por exercício do direito à greve, podendo não ser possível efetuar o atendimento nesses dias, impedindo o pedido, a emissão e entrega de cartões de cidadão e passaportes muito urgentes, comprometendo o prazo de disponibilização de todos os cartões de cidadão e dos passaportes.

    Para evitar deslocações desnecessárias aos serviços, poderá, desde já, agendar/reagendar para outras datas, de acordo com a disponibilidade de agenda dos serviços:

    Pedido e entrega de Cartão de Cidadão;
    Alteração de Morada no Cartão de Cidadão;
    Pedido e a entrega de Passaporte.

    Para agendar/reagendar dispõe dos seguintes canais:

    Online: agendamento.irn.mj.pt
    E-mail: agendamento@irn.mj.pt

    Caso pretenda cancelar o seu Cartão de Cidadão ou renova-lo tem ainda ao seu dispor Portal do Cidadão, aceda em www.portaldocidadao.pt, onde pode encontrar toda a informação sobre as condições para utilizar os serviço online.

    Evite filas de espera!

    http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2018/greve-dos-funcionarios
  • Boa tarde, poderia ter acesso a tabela de convolação, por favor.
  • Boa Tarde!
    Para acrescentar à planilha, por obséquio.
    processo de convolação de minha esposa Marisa Percy
    Local de Entrada: Correios. (envio para CRC Lisboa)
    Data de entrada: Janeiro/2018
    Mês numeração: maio/2018
    N° processo: 31.XXX/2018
    Data do status: 09/07/2018
    Status: Em análise.

    E Depois, caso possível, gostaria de visualizar a tabela.

    Grato,

    Luiz Cláudio Percy
  • Prezados, é preciso apostilar algo? digo isso pois na página do consulado está descrito: "3. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e apostilhado em cartório e enviado pelo correio para a Conservatória dos Registos Centrais, conforme instruções constantes no respetivo modelo, junto com os documentos acima que devem instruir o pedido." porém, vejo vários amigos aqui sugerindo que o formulário não deve ser apostilado, podem me ajudar? Quais documentos da relação (atestado de antecedentes criminais, comprovante de pagamento, formulário preenchido, cópia do cartão cidadão) devem ser apostilados? Além disso, a cópia do cartão cidadão consigo fazer apenas no consulado? não é possível em cartório? Obrigado!
  • editado August 2018
    @Galvez se o processo for enviado direto para a CRC de Lisboa o formulário não precisa ser apostilado.
  • a Lingua portuguesa é fantástica. olha como os portugueses chamam o histórico escolar.... (Certificado de habilitações Literárias), deveríamos usar dessa forma é muito mais bonito.
  • @Soraia sim , seria bem melhor.
  • AntonioPassosAntonioPassos Member
    editado August 2018
    Não sei se meu nome ainda anda pela planilha, mas recebi ontem uma ligação de minha mãe que esteve no registo e disseram à ela que estava aguardando resposta do DGAJ. Alguém sabe me dizer se esse é o ultimo órgão pelo qual passa os documentos do convolado e quanto tempo em média leva pra eles concluírem a análise?
  • Pessoal, voces tem recebido resposta do email: rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt?
  • @AntonioPassos não necessariamente é o último órgão, mas tem sido o último a responder. O DGAJ tem levado 3 meses para para dar resposta, pelo menos. Da próxima vez que ela for lá, peça para perguntar quando foi enviada a solicitação ao órgão e se falta alguma outra diligência.
  • Boa noite! Como posso ter acesso a tabela para acompanhar o andamento dos processos de convolação? Alguém poderia me orientar, por favor.
  • Olá pessoal, bom dia!

    Alguém pode me ajudar?

    Estou a preencher o formulário 1-D (encaminhado para o meu e-mail pelo IRN) para solicitar a conversão da minha nacionalidade para originária. No "Quadro 1 (Identificação do interessado) informei no campo 4 (Doc. de Identificação) o número do meu cartão cidadão; o campo 5 pede a data de emissão do documento, mas no cartão cidadão consta apenas a data de validade (no meu caso 02/082021). O que devo informar então? Como saber a data de emissão do CC?

    Agradeço desde já qualquer ajudar.
  • @IJFREIRE

    o CC tem validade de 5 anos, então é só vc subtrair 5 anos da data de validade que voce tem a emissão.
  • Obrigado @ggomes pelo esclarecimento. Então tirei o cartão em 2016. Já não lembrava; jurava que tinha sido em 2017. Por isso estava meio confuso
    Caramba! Como o tempo passa rápido,...... voa, .......escoa pelas mãos.
    Valeu @ggomes. Vou fazer isso e amanhã vou ao consulado reconhecer a assinatura do formulário e certificar a fotocópia do CC.
    Abraço.
  • Vlad, vc esta dizendo apenas o formulário não precisa ser apostilado....certo???!!! o restante é normal??? Pergunto porque aqui em SP...não sei se vc é daqui...mas esta 109,00 um apostilamento...
  • @Soraia todas certidões e documento de identidade precisam ser apostilados.O Formulário 1C ou 1D não precisa. .
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado August 2018
    Status do meu processo de conversão de nacionalidade:

    20/07/2017 - Recebido na CRC de Lisboa
    10/08/2018 - Aguarda despacho da Sra. Ministra.
  • @MarizaGuerra em breve vai sair.
  • @Mariza Guerra que notícia ótima !Está bem perto .
    Essa semana fiquei bem triste .O processo da minha mãe chegou lá dia 6/03 e não está nem numerado .Mais de 5 meses para numerar .Alguém sabe está assim mesmo em Lisboa ?
    Obrigada
  • @Maritza esse prazo é normal em Lisboa.
  • Obrigada @ Vlad Pen .Li outros posts aqui .É isso mesmo .Setembro eu ligo novamente .
  • Que bom @Mariza Guerra ! Tomara que ainda este ano você nós traga a notícia da conclusão.
    Fé e paciência!
  • @Mariza Guerra , essa notícia só me enche de esperança para eu ter a minha nacionalidade , nos deixe avisado
  • @Mariza que otima noticia! uma perguntinha: qual foi a data de numeração do seu processo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.