Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13163173193213221451

Comentários

  • rafaelgouveiarafaelgouveia Member
    editado June 2018
    Pessoal, me ajudem com uma dúvida.
    Fiz atribuição da minha mãe com nome de solteira (separada) que é o nome que ela usa atualmente em seus documentos, RG etc..., depois fiz a transcrição do casamento dela e agora vou fazer a minha atribuição, porém no meu RG (emitido em 2018) o nome dela ainda aparece com nome de casada, no meu formulário de atribuição devo colocar o nome da minha mãe de casada ou de solteira ?
  • Obrigado @Marcia vou esperar você me enviar o modelo.
  • Parabéns, @Leonardo Nunes!
  • Pessoal, tenho uma dúvida.
    já tenho todos os documentos e irei iniciar o processo em nome do meu pai pelo ACP Porto.

    Depois que ele foi considerado português para todos os fins legais eu posso iniciar o meu processo pelo ACP porto também e com o forumulário 1c?
  • Boa tarde. Meu primo levou a documentação do meu pai no ACP e me pediram declaração de prova de vida. Poderiam me mandar o modelo. Agradeço muito.
  • Obrigado, @Solange4 .
  • @RafaelGouveia coloque o nome atual dela conforme consta o estado civil atual.
  • @Vlad Pen, será que não vai dar problema ?

    Estou enviando:

    Meu RG apostilado (mãe com nome de casada)
    Minha certidão de nascimento apostilada (mãe com nome de casada)
    Cópia do assento de nascimento português da minha mãe (nome de solteira) - depois fiz a transcrição de casamento dela

    Devo mandar o nome dela de casada ou solteira no meu formulário 1C ?

    O nome dela hoje em portugal está como solteira ou muda para casada após transcrever o casamento ? (a certidão de casamento brasileira que enviei para realizar a transcrição já tinha averbado a separação e a alteração do nome de volta para o nome de solteira, não sei se os averbamentos são transcritos junto com a certidão de casamento...
  • @Rafael envie a cópia da transcrição de casamento para comprovar a mudança no nome ou a certidão de casamento brasileira de inteiro teor.
  • Mas ela separou e voltou a usar nome de solteira rs
  • @rafaelgouveia coloque o nome que ela tinha na data do seu nascimento, nome de casada.
  • Fui fazer o vale postal agora e o valor do euro estava R$ 4,83 na tela da atendente sendo que no site está R$ 4,52, muito estranho...
  • @apartme obrigado, faz sentido...
  • editado June 2018
    @rafaelgouveia talvez não tenha sido atualizado. Pelo menos o valor não é abaixo da cotação do site.
  • Mas de qualquer forma está dando 60 reais a mais rsrs vou deixar para fazer na segunda feira d ver se normalizou o sistema que está desatualizado.
  • Caros, estou fazendo a atribuição da minha mae com acendencia do pai dela nascido em 1894.
    Acabei de receber a certidao de obito do meu avô (para usar como referencia para fixaçao do nome). Verifiquei q a idade que ele faleceu na certidao esta 81 anos sendo q o correto é 79. Quanto isso eu acho q nao deve ter problema, porem encontrei outra divergencia.

    Na certidao de nascimento da minha mae, o nome da avó dela (mae do meu avô) está como Carolina de Jesus (esta assim na certidao de todos os irmaos da minha mae).
    Na certidao de obito do meu avô, o nome dela esta como Carolina Torres.

    OBS: eu encontrei o RG do meu avô, e os dados do RG estão conforme a a certidão de obito, ou seja, Carolina Torres.

    OBS 2: O nome do pai do meu avô esta correto em todos os registros.

    Agora não sei o q devo fazer.
  • @rafaelgouveia hehe. Felizmente a cotação do euro baixou bem hoje. Então não haverá problemas se deixar pra fazer isso semana que vem.
  • apartmeapartme Member
    editado June 2018
    @rafaelgouveia o importante é constar no recibo do vale 175 euros ou mais, se constar menos que isso o processo para e te enviam uma solicitação para enviar novo vale com a diferença!

    Boa sorte!
  • Boa tarde, pessoal!
    Eu acabei de me cadastrar no site, e quero começar o processo de nacionalidade o mais rápido possível. Eu tenho direito por ser bisneta (meu bisa é falecido, mas meus avos e pais são vivos).
    Andei lendo bastante, mas fiquei um pouco confusa (informação demais haha)
    Se vocês puderem me ajudar, fico muito agradecida. Meu processo vai ser por atribuição também.

    Alguém poderia me ajudar, dizendo se está certo, errado, ou faltando algum documento?

    Certidão de nascimento do português (meu bisavô), já tenho
    Com estado civil atualizado (trabalhando nisso)

    Certidão de nascimento do requerente (no caso, minha avó)
    De inteiro teor, Emitida há menos de 1 ano
    Firma do oficial que a assina reconhecida
    Legalizada no consulado português

    Cópia do RG ou passaporte do requerente (da avó tbm)
    Autenticada em cartório

    Formulário Mod. 1C
    Impresso frente e verso (1 folha apenas)
    Assinatura do requerente
    Reconhecida presencialmente no consulado português
    OU reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório brasileiro
    Vale postal no valor de €175 (confirme o valor)

    Uma vez que tenho todos esses documentos, preciso de algo mais? E se não, é só encaminhar para Portugal?
  • apartmeapartme Member
    editado June 2018
    @MariaHernandes,

    - Certidão de nascimento do português, original se nasceu anterior a 1911
    - Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia do RG ou passaporte do requerente apostilada (se optar por passaporte o mesmo deve conter filiação)
    - Formulário 1C com firma reconhecida (por autenticidade)
    - vale postal 175 euros (Deve ser feito em nome da requerente)

    Tudo pode ser feito em cartório sem legalizações em consulado.

    Se o seu bisavô foi o declarante na certidão da sua avó, você não precisa transcrever o casamento dele!

    Você também deve verificar se está averbado o casamento da sua avó na certidão de nascimento, caso contrario deverá enviar também uma certidão de casamento para justificar a troca de nome por efeito do casamento.

    Outro detalhe, se sua avó tiver mais de 70 anos envie também uma prova de vida, pode fazer no consulado ou cartório.

    Endereço para o vale postal:

    IRN IP
    Rua do Visconde de Setúbal 328
    4200-292 Porto, Portugal

    Endereço para envio dos documentos:

    Arquivo Central do Porto
    Rua do Visconde de Setúbal 328
    4200-292 Porto, Portugal
  • AGRADECIMENTO

    Quero agradecer a todos os colaboradores deste Fórum que me permitiram fazer a Cidadania Portuguesa dos meus dois filhos direto em Portugal pelo Arquivo Central do Porto - ACP.

    Agradeço também o pessoal do Arquivo Central do Porto - ACP pelo empenho e agilidade que estão tendo nesses processos.

    No meu caso, enviei os dois processos em um mesmo envelope da DHL que foi coletado em SP no dia 16/03/18 e entregue no ACP em 19/03/18. Em 30/04, praticamente 40 dias depois, meus dois filhos já estavam com a cidadania atribuída e com os números dos assentos de nascimento. No começo deste mês, ambos receberam em casa a correspondência do ACP com o Assento de Nascimento original.

    Parabéns amigos do Fórum da Cidadania Portuguesa, Parabéns amigos do ACP !!!!!!
  • editado June 2018
    @Nelpardo, parabéns para os pequenos...Os funcionários da ACP são o máximo, os moderadores e amigos do forúm, sem adjetivos para classificar tamanha generosidade em se doar conhecimento gratuito e ajuda ao próximo...
  • @apartme

    Muito obrigada pela ajuda! Vou tentar juntar todos esses documentos.
    Última pergunta... Desde que o Vale Postar vai para outro endereço, preciso mandar um recibo ou algo do tipo junto com os outros documentos, ou não é necessário?
  • @Nelpardo,

    parabéns para vc e sua família! Sucesso!
  • @MariaHernandes,

    o vale postal não vai para outro endereço, vai para outro destinatário.
    Coloque o número do vale postal no seu 1C (não tem necessidade de anexar cópia do vale, fazendo isso).
  • @vladpen vi um post aqui dizendo que o RG tem que ser expedido há menos de 10 anos (RG do requerente atribuição), é isso mesmo? Já fiz cópia autenticada e apostilei o RG do meu esposo p/enviar. O documento dele foi expedido há uns 15 anos. Obrigada!!!
  • @Vlad Pen
    Ok. Obrigado.
  • Bom dia, encaminhei esta semana o vale postal e os documentos pela agência do Méier na Rua Dias da Cruz, sem problemas. Porém, relendo os informes aqui do Fórum, verifiquei que cometi um erro, encaminhei os documentos para IRN, porém o vale postal coloquei como destinatário o Arquivo Central do Porto. Estou preocupada...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.