Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13113123143163171452

Comentários

  • Continuação da minha postagem anterior...:

    Creio que só seja necessário enviar Certidão de Casamento quando o REQUERENTE for Mulher...E tenha alterado o nome após o Casamento...
    Essa...Na verdade é a exigência do ACP...
    Se for assim...No caso que descrevi anteriormente...(Mãe Portuguesa com Casamento já averbado no Registo Português Atribuindo um FILHO...)...Não precisamos enviar Certidão de Casamento dela...(Mãe Portuguesa)...
    Será que é isso mesmo...? : )



  • @VLAD EL,

    sim, existe esta diferença. Bem lembrado.
    Mas, o que quis dizer é quanto à numeração, que segue a ordem da Conservatória de Registos Centrais (padrão para os vários tipos de nacionalidades).
  • Tenho um amigo que está tentando se cadastrar no fórum, porém não consegue passar do reCaptcha....
    Alguém tem alguma dica
    Obrigado
  • Galera! Estou com planos de ir passar alguns dias em Porto, Voces sabem me dizer se para abrir o processo de nacionalidade no ACP de porto precisa agendar ou posso só chegar lá e pegar uma senha? Procurei nas demais paginas porem não encontrei. Muito obrigado,
  • @Ronaldo Dallavia

    Já tinha comentado com a Moderadora @Marcia sobre esse problema.

    Os @Administradores do Fórum precisam atualizar a versão do sistema de validação reCaptcha.
  • Boa noite! Meu irmão vai fazer a transcrição de casamento dele com minha cunhada na 4a. do Pirto, todos os documentos já estão prontos, porém ele já tem o CC e quer enviar o CC no lugar da RG. É possível? O CC deverá ser em cópia autenticada? Agradeço desde já.
  • Esqueci de mencionar que meu irmão não tem mais o RG, só o CRM e CNH. A 4a. do Porto aceita alguma das duas para a transcrição de casamento?
  • @Leyla envie a cópia autenticada do CC.
  • Obrigada pela resposta Vlad! Não sei como coloca @ antes do nome.
  • @Leyla Souza é só digitar o sinal de arroba e o seu nome em seguida.
  • editado June 2018

    @Geobert, MG seguindo padrões de SP que custa R$ 109,00
  • @Nilton Hessel

    Esse é meu caso. Quando fiz minha atribuição (sou filha de português), na minha certidão de nascimento enviada já constava averbado meu casamento, confirmando a alteração do nome.
    Fiz a transcrição do meu casamento pelo Consulado de SP. Agora meu filho vai solicitar sua atribuição da cidadania, quando enviará uma cópia do meu assento de nascimento onde consta a transcrição do casamento. Só vou pegar o documento no Consulado no início de julho. Esse documento é necessário porque o pai dele (brasileiro) foi o declarante do seu nascimento. Documento português pode ser cópia simples.
  • Boa noite meu povo, uma dúvida: quando se manda a cópia do passaporte com filiação para ACP, no formulário 1C se coloca o número da identidade? Meu irmão não quer tirar identidade nova, mas agora fiquei na dúvida do que ele coloca no formulário.
  • Pessoal olha a minha situação.
    a aquisição da minha mãe está para sair e eu com o meu irmão vamos entrar com o nosso pedido, depois da transcrição de casamento.
    Mas, no nosso caso tem o seguinte. Na certidão do meu irmão, que é mais velho, o nome da minha mãe aparece com o de solteira, pois ela ainda nao era casada com o meu pai. E assim, na identidade do meu irmão o nome da minha mãe ficou o nome de solteira, sem o sobrenome do meu pai.
    Mas depois ela casou e mudou o nome, adicionando o sobrenome do meu pai. Então na minha certidão e identidade o nome da minha mãe consta com o sobrenome do meu pai. Eu nasci depois do casamento.
    Minha mãe separou depois e na certidão de casamento está com todas as averbações de mudança de nome.
    A pergunta é a seguinte: quando eu for fazer o preenchimento do formulario 1c, o nome dela tem que ser igual a da minha certidão e identidade, certo? no caso de casada em Portugal depois da transcrição.
    Mas no caso do meu irmao vai o nome de solteira, como consta na identidade e certidão dele ?

    Será que pode dar algum problema isso ? Alguém já passou por algo parecido ?
    Vamos transcrever o casamento dela e em Portugal era vai ficar com o nome de casada. Não vamos fazer a separação dela.
    Obrigado
  • Meu povo, olhando as instruções do formulário 1C fala em passaporte no campo documentação de identidade, então se for mandar cópia do passaporte tem que colocar o número dele?
    Correto?
  • @Pedro Antonio, obrigada!
  • Boa noite!
    Recebi carta de exigência solicitando para "Esclarecer as divergências do teor dos documentos apresentados quanto ao nome do pai João de Souza ou João de Sousa."

    O que fazer nesse caso?
    Obrigado
  • @ricardo

    Faça a transcrição de casamento de sua mãe ANTES do processo de seu irmão, pois foi o pai que o declarou.

    O preenchimento do requerimento do seu irmão seguirá a certidão de nascimento, nome da mãe de solteira. Nesse caso vc juntará ao processo, além do assento de nascimento português de sua mãe, uma cópia simples da certidão portuguesa do casamento.
    A data da união esclarecerá a mudança de nome.
  • shamarshamar Member
    @Mariza Guerra,

    No caso do avô materno ser o declarante do nascimento da neta, é necessário a transcrição do casamento dele? a transcrição dos pais já está feita
  • editado June 2018
    @Paulo Copolillo, correto se vai enviar cópia do.passaporte ė o número dele que vai no formulário 1c
  • @shamar

    Se os pais já fizeram as transcrição está tudo ok.
  • shamarshamar Member
    @Mariza Guerra,

    Obrigada
  • @Mariza Guerra muito obrigado maria
    No meu caso eu coloco o de casada né ? o que consta na minha certidão certo ?
  • Processos das minhas 2 filhas menores:
    Dei entrada no dia 04/06
    Concluido no dia 07/06
  • @prigarcia

    A certidão de casamento ou óbito para provar a fixação do nome, é apenas para os portugueses nascidos antes de 1911, na qual apresentam apenas o primeiro nome.
    Acredito que não seja o seu caso.
  • @ricardo

    Sim. O 1C precisa ser preenchido com os nomes da sua certidão de nascimento. A transcrição de casamento de seus pais resolverá a questão de mudança de nome e a questão do pai brasileiro declarante.
  • Oi pessoal,
    Eu to ligando a semana toda, e da tempo de espera de 30 minutos... fica um tempao e dps cai a ligacao.
    Alguem sabe se tem uma forma melhor de verificar o processo? Eles mandam email?

    Obrigado.
  • @Mariza enviei mês passado processo de dois filhos menores mesmo caso do @ricardo , primeiro filho ainda era solteira após 5 anos me casei e segunda filha foi após casamento.. a Marcia me orientou a enviar com nome de casada os dois , pq como haveria a transcrição já entenderiam que se trata da mesma pessoa e nesse meu caso não sei se difere do ricardo, no meu caso eram menores e por conta de eu ter que assinar o 1C deveria ser o nome de casada, espero não ter problemas..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.