Atribuição para menores de idade

13468953

Comentários

  • @viniciusffaria se vcs não foram casados..não tem o que transcrever.Faça a atribuição normalmente de preferencia em Tondela.O casal tem que assinar o requerimento.Explique q não houve casamento.
  • editado March 2018
    @Vlad Pen, muito obrigado.
    Vou reunir a documentação.
    Por que Tondela?
    Abraços.
  • @viniciusfffaria..Tondela tem sido bem rápida para atribuição de menores de idade.Se tiver, mande a cópia do Cartão Cidadão tb.
  • @Vlad Pen, não temos o CC. Temos só os nossos assentos.
    Quais são os documentos?
    Tem a lista da documentação?
    Desde já agradeço
  • @viniciusffaria

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
  • @Vlad Pen, muitíssimo obrigado.
    Vou enviar para o ACP, visto que lá não se exige a transcrição de casamento.
  • @Vlad Pen, o formulário para atribuição de menores é o 1C?
    Grato.
  • @Vlad Pen, obrigado! Esse formulário foi o mesmo utilizado por mim para enviar a minha documentação.

    1. Não se faz necessário o envio de cópia dos assentos portugueses dos pais, certo?
    2. Vc me sugeriu enviar a documentação para Tondela, visto que essa conservatória é bem ágil nos processos para menores.
    3. Então, eu havia comentado com vc que eu e a minha esposa - vivemo em união estável - não somos casados. Logo, vc sugeriu-me o envio de uma carta explicando a nossa situação.
    4. O que vc acha de eu enviar uma cópia da escritura pública de união estável? Ajuda?
    5. Ou enviar a documentação para o ACP, tendo em vista que lá não se exige a transcrição de casamento e enviar a cópia da escritura de união estável?
    Abraços!
  • O formulário é diferente porque não tem local para Vale postal, posto que é gratuito.
  • @viniciusffaria vc pode enviar para ACP..,mas ambos os pais precisam assinar o 1 C
  • SousaSousa Member
    Pessoal, estou reunindo os documentos de meus filhos, menores de 18 anos, para enviar tudo junto para solicitar atribuição em Tondela. O problema é que o registros de nascimento foram em cartórios de cidades diferentes e longes de onde estou atualmente. Tenho acertado com cada cartório por telefone. Uma das certidões de inteiro teor chegou hoje pelo correio, só que o cartório mandou dobrada em três partes em um envelope pequeno (nunca imaginaria!). Está legível, não amassada, mas com duas dobras no papel. Vocês sabem se Tondela aceita ou implica com certidão dobrada para atribuição de menor? Grato a todos!
  • @Sousa, não tem problema estar dobrada
  • SousaSousa Member
    Que bom! De qualquer maneira já vou pedir para os outros cartórios não economizarem no envelope. Um documento tão caro!
  • @Vlad Pen, os RG dos pais devem ser recentes?
  • Tambem gostaria de saber a questão das identidades serem recentes. Portugal aceitam carteira de motorista com identidade?
  • @viniciusffaria Tondela aceita CNH.
  • @Vlad Pen, obrigado!
    Acho que vou fazer por Tondela, mesmo!
  • Vlad Pen como minha identidade é um pouco antiga ,é melhor enviar a carteira de motorista que é do ano passado?
  • Digo enviar os dois documentos?
  • @DanielleGomes ACP me parece q não aceita CNH
  • Vlad Pen desculpe minha ignorância mas o que seria ACP?
  • @DanielleGomes
    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO
  • Ah sim. Vou fazer por Tondela.
  • Boa tarde,

    Tenho uma dúvida, sendo Português e casado pela segunda vez (obviamente divorciado do primeiro casamento), tive uma filha no segundo casamento (tem menos de 1 ano), para fazer a atribuição dela preciso necessariamente transcrever, averbar divórcio do primeiro e posteriormente transcrever o segundo casamento para pedir a cidadania dela? Ou não é necessário?

    Obrigado.

    Leonardo.
  • @Leo Ferraz exatamente isso,a homologação do divórcio tem que ser feito através de um advogado em Portugal.
  • Leo FerrazLeo Ferraz Member
    editado April 2018
    @VladPen Obrigado!
  • @vladpen ou quem puder me ajudar,

    Preciso enviar com urgência o pedido de transcrição de casamento + pedido de atribuição de nacionalidade para minha filha com 17 anos (menor).
    Minha dúvida é com relação a certidão de nascimento de inteiro teor apostilada.
    Emiti a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica. Sei que preciso apostilar.
    MINHA DÚVIDA É SE PRECISO OU NÃO RECONHECER FIRMA DA ASSINATURA DO ESCREVENTE QUE EMITIU A CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DA MINHA FILHA.
    Obrigado a todos.
    Vanderson
  • Sim,precisa reconhecer
  • @Vanderson quando a certidão é apostilada automaticamente é reconhecida a firma da assinatura do tabelião, mas.. se puder fazer.. seria melhor.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.