Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1762763765767768773

Comentários

• @Destefano

Resumo: tem que esperar até sair a decisão favorável do conservador.

• @Felagra

Parabéns, imagino a alegria em ver a conclusão! Eu sigo na ansiedade do meu, que é de 13.12.21 hahahahaha foi pra Porto na mesma época. O seu processo é de neto, certo? E eles já encaminharam o seu assento?

• e o meu de 5 de agosto de 2021 continua na etapa "aguardando decisão". processo 124.xxx/21. e já vi vários com numeração acima, e entregues em datas posteriores, já finalizados. 😅😅

uma hora vai!

• @eduardo_augusto tamo junto, 28 de junho de 2.021 - 100.xxx/21

O que me dói é que se eu tivesse esperado 4 dias para mandar, já tinha terminado.

• @LeoSantos

O que me dói é que se eu tivesse esperado 4 dias para mandar, já tinha terminado.

não sofra por isso, porque é apenas uma possibilidade, não uma certeza.

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado November 2024

@eduardo_augusto

não sofra por isso, porque é apenas uma possibilidade, não uma certeza.

Ah sim, e eu também não tinha como saber na época né? Mas eu estou bem em paz com isso, já liguei, mandei email, reclamei... Vai sair a hora que tiver que sair, estou conformado

• Só pra eu não sofrer sozinha de ansiedade, tem alguém com processo de neto em Porto, cujo recebimento foi em dezembro de 2021 que não tenha andado nada nem no antigo e nem no novo sistema? Porque esse é meu caso. Tenho acompanhado com base nos processos que são mencionados no Fórum, mas já cogitei ligar pra linha de registros. Mas, considerando as datas, fico pensando se o melhor é aguardar por hora e contatar em janeiro, porque os 3 anos ainda vão bater.

• @abragagui_

ligue para a linha registos!

• @abragagui_ Obrigado! É sim, e enviaram por email mesmo

• @eduardo_augusto @LeoSantos , idem aqui. O processo da minha irmão está "pada decisão" desde 8/10, e já vi vários do final de novembro com decisão.

Ou o conservador que está com ele é muito indeciso, ou é assim que eles decidem quais são os processos a serem analisados:

• @eduardo_augusto vale ligar ainda ciente de que está tudo atrasado de uma forma geral? Normalmente vejo que na linha de registros o pessoal relata que dá em nada ou a resposta é genérica. Confesso que na dúvida em como prossigo

• Boa tarde, a todos.

Eu estou na mesma situação de @abragagui_ e até o dia de recebimento é igual. Tudo parado e completando 3 anos, mas o meu foi enviado em outubro.

• Também na mesma situação:

Hoje faz 3 aninhos

• Não sei se serve de consolo aos ansiosos, mas enviei 2 processos num mesmo dia (recepcionados em 14/10/2021) e um deles (o meu) foi concluído há 2 dias. O da minha irmã estava na primeira bolinha desde desde o novo sistema e só foi atualizado após a conclusão do meu processo. Da mesma forma que ocorria no sistema antigo, não me parece que os funcionários estejam atualizando as bolinhas com exatidão em relação ao real andamento das coisas...

• @Felagra

Da mesma forma que ocorria no sistema antigo, não me parece que os funcionários estejam atualizando as bolinhas com exatidão em relação ao real andamento das coisas...

No sistema atual, os funcionários não atualizam as bolinhas. Elas são uma visualização do status do processo no sistema. Diferente do anterior em que eles usavam um sistema para tratar o processo (SITPRO) e atualizavam manualmente o site das bolinhas conforme iam trabalhando cada processo.

• Pelo que tô entendendo só movimentam os processos encaminhados para Porto? É isso mesmo? Não lembro a última vez que vi um processo de Lisboa aprovado, bem como não vejo nada além de “ processes de maio de 2021” naquele e-mail automático.

• Lisboa é uma enrolação só. O povo de outubro/novembro sendo finalizado em Porto e eles não saem a meses de Maio.

• @ecoutinho Entendi, obrigado pela resposta. Ao menos serve de exemplo para mostrar que só pq estão na primeira bolinha, não significa que foram esquecidos no fundo da gaveta. Vi alguns processos de set/out na mesma situação

• @Felagra , o da sua irmã foi atualizado para que fase?

• Eu acho q já li por aqui uma suposicao de numeros de processos de cidadania q entram por dia ou mes no país. Se alguem lembrar pode reproduzir pfv?

• editado November 2024

Será que vão enviar mais alguma remessa para Porto?

Lisboa só deus na causa. Não aguento mais esperar!

Meu processo é de neto março de 2022

• @abragagui_

vale ligar ainda ciente de que está tudo atrasado de uma forma geral? Normalmente vejo que na linha de registros o pessoal relata que dá em nada ou a resposta é genérica. Confesso que na dúvida em como prossigo

depende das suas expectativas. a linha registos simplesmente acessa o sistema e te diz em que ponto está. são atendentes, não são conservadores, não são oficiais de registros, não vao ficar discutindo a legislação ou detalhes do processo com você.

a única coisa que eles vão poder te dizer - na prática, não vai mudar nada, mas talvez alivie sua ansiedade - é se o que você vê na página de consulta corresponde ao real estado do seu processo. no máximo o que ele vai dizer é, "já iniciou a análise" ou "ainda não iniciou a análise", ou "está aguardando consultas".

se isso "vale a pena"... depende de você!

• @texaslady Foi de "Submetido" para "Para decisão".

• Postagem da AIMA no Facebook.

A AIMA está tentando concluir todas as inscrições pendentes muito em breve. Os e-mails de pagamento chegarão até outubro de 2023. Todos os candidatos devem ficar de olho em seus e-mails. Prepare todos os documentos necessários que precisam ser enviados à AIMA.

A AIMA está tentando fazer um processo melhor para renovação de cartão. Espero que aconteça em breve. Precisamos apoiá-los, pois há enormes inscrições pendentes.

• @Aline16

O meu está bem próximo do seu mas a numeração do meu começa é 34XXX/22 . Vi que o seu começa com 58.

Você mandou inicialmente para Lisboa ou foi direto para o Porto ?

• @abragagui_

meu processo comeca po 28xxx;22 foi submetido em 12-11-2021 e nunca saiu da bolinha 1 em nenhum sistema.

• Boa noite pessoal. Peço a ajuda de vocês.

Recebi a seguinte exigência:

Apresentar certidão de nascimento do invocado ascendente português (Joaquim Baptista Alves), uma vez que apenas foi junta cópia simples de registo de batismo, sem valor probatório..

Com efeito, atendendo a que se trata de um registo que se encontra no Arquivo Distrital, compete ao interessado a instrução do processo com esta certidão, porquanto a junção de certidão de registo cujos livros estejam em Arquivos distritais, não se encontra abrangida pelo disposto no artigo 37º, nº 4 do RNP (que regula a dispensa de apresentação), em virtude de os referidos arquivos distritais não constituírem órgãos do registo civil (cfr. artigo 15º, nº 2, alínea c) do Decreto-lei nº 324/2007, de 28 de setembro).

Permito-me ainda esclarecer que pode apresentar a certidão, por uma de duas formas:

- certidão digital, devidamente apresentada sob a forma de ficheiro informático recebido do Arquivo Distrital detentor do assento, e que poderá apresentar mediante envio para o endereço de correio eletrónico: rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt;

- ou com certidão em suporte papel, que deve ser enviada pelos correios.

O assento de nascimento está localizado no Arquivo Distrital de Braga. Estou no site para solicitar a emissão. Estou em dúvida em solicitar o tipo de certidão.

As opções são:

1 - Imagem do documento

2 - Narrativa

3 - Transcrição

Saberiam o formato correto que será aceito por eles?

• @EAAR Certidão narrativa de nascimento.

Existe uma opção em que você pode solicitar um suporte, repare que eles aceitam a certidão digital em ficheiro do arquivo, nesse suporte peça informações, pois me parece menos custoso e mais rápido enviar uma copia por email.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.