Recentemente o site da PF teve uma atualização e a validação que antes imprimíamos no verso agora está no QR code que vem na frente da certidão, ou seja, não precisa mais imprimir nada no verso.
Bom dia a todos. Por aqui começando a saga da cidadania do marido (art 3 - cônjuge). Mas ao menos Lisboa está rápida como nunca no envio do nº do processo e senha para acompanhamento. Os documentos chegaram na segunda dia 05 e recebemos a senha na terça dia 06. Sei que vai demorar, mas ao menos vai ser já acompanhando o processo!
@franciscop a orientação pode até parecer errada, pelos motivos óbvios, mas eu tive a oportunidade de estar no CRC e uma pessoa teve que apresentar uma nova cópia com a autenticação. Qual a resiliência em fazer isso? Já expliquei que isso é comum de ser pedido, em pese esse trabalho devesse ser de quem faz. Considerando que a certidão provavelmente será vista após a validade, não custa nada fazer a orientação que parece errada. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Não é primeira que vc insiste nessa colocação. Isso não ajuda aos demais. E a validação não prejudicar ninguém.
@ThaisS estou na mesma situacao - os processos dos meus tios foram aprovados ha duas semanas, e o da minha mae empacou na 3. A gente esta com advogado, e eles dizem que nao ha o que fazer... Olha, uma angustia. De que data sao os processos de vcs?
É @gsbazzo, há vários outros, mas os que tenho na mente agora são os da @ThaisS e @jpvecchi que mandou junto os irmões e as mulheres ficaram nas bolinhas 03 e 04 e os homens tiveram o processo deferido já.
Pode não haver nada de "estranho", mas é, no mínimo, curioso que sempre, em casos assim, o/os da/s mulher/es ficar e demora muito mais, ficam "barrados" e sem expectativa de finalização.
É isso. Depois de 3 anos e 2 semanas, finalmente acabou. Bolinha 7 verde hoje. Assento em mãos.
Gostaria de agradecer a todo mundo que me ajudou e tirou dúvidas durante esse tempo. Vocês fizeram muita diferença. Vou marcar os que eu lembro de cor. Kkkkk
Boa tarde pessoal, tudo bem? Meu processo de cidadania de atribuição para filho na AC do Porto chegou finalmente na bola 7 verde. Entretanto, nao recebi o email com a certidao de nascimento. Alguma dica de como posso proceder para descobrir qual a certidao foi criada?
@texaslady , obrigado !! Vou postar sim. É possível entao pedir emissao da certidao de nascimento informando apenas o número do processo, deixando em branco o número da certidao, correto? E geralmente eles enviam a certidao por email depois que o status muda para bola 7 verde? Eu pensava que era o contrário, ou seja, primeiro recebia a certidao por email e depois o status mudava para bola 7 verde.
@Carlos_Affonso sempre foi, depois da bolinha 7 verde, recebia o assento. Agora a bolinha 7 fica verde, amadurece e nada de receber o assento pelo e-mail. Ainda não está protocolar os atos depois da informatização das emissões dos assentos. Em tese, deveria receber assim que a bolinha 7 ficasse verde.
@jpvecchi Olha, analisando os outros processos, mais parece que eu que tive "sorte", do que vocês tiveram azar.
A maioria, por algum motivo, está sem atualizações. Eu acredito que o conservador (a) que estava cuidando do meu caso atualizou sempre que possível, foi algo atípico, talvez? É a única explicação.
Vamos aos fatos.
Dia 24/07 eu pedi no CivilOnline. Recusado. Nesse mesmo dia, segundo consta no assento, ele foi emitido pelo sistema. Se foi coincidência eu pedir no CivilOnline e no mesmo dia sair, jamais saberei.
Dia 06/08 minha mãe ligou no Linha Registros pelo Skype e a moça informou que o assento já estava pronto e deveríamos pedir no CivilOnline. No mesmo dia, ontem, quando foi lá pras 12h recebo o e-mail com o assento (sem eu pedir no CivilOnline).
Dia 07/08, hoje, bolinha 7 fica verde.
Eu não sei, portanto, como funciona isso. Se eles se conversam, se foi tudo coincidência. Mas eu acredito, sim, que muito da morosidade e da transparência dos processos depende do funcionário que pegá-lo.
Comentários
Galera que ficou na CRC, tamo junto!
(Bolinha 2 - junho/2021)
@jpvecchi É por tempo de residência, 6.1. Processo 123***/22
@LeoSantos também estou nessa espera aí 06/2021
Pessoal, consegui o assento.
O assento saiu no dia 24 de Julho. Curiosamente na mesma data que recebi a negativa do CivilOnline...
Pessoal, pequena dúvida sobre o antecedentes criminais da polícia federal:
Na lista básica de documentos havia a informação de colocar no verso a "validação".
Porém, não sai mais a validação... Ao tentar validar, é emitida uma mensagem dizendo de a certidão é autentica e uma cópia da mesma certidão.
Acredito que não faça sentido imprimir a mesma certidão no verso.
Sabem informar se é necessário ainda validar com esse novo sistema da PF?
@CarlosASP Se puder me salvar mais uma vez ficarei muito agradecido!
@Alexian
Recentemente o site da PF teve uma atualização e a validação que antes imprimíamos no verso agora está no QR code que vem na frente da certidão, ou seja, não precisa mais imprimir nada no verso.
Olha @jpvecchi , tô aqui tentando entender como vc tá aguentando essa 3 há tanto tempo.
eu simplesmente não consigo entender pq meus tios foram aprovados, minha tia caiu em exigência (4) e minha mãe parou na 3.
Todo santo dia olha na esperança de ver a bolinha 7 pintada. A ansiedade tá maior do q quando tava na 2. Tá tenso.
acham que vale a pena ligar pra saber o que é que tá rolando? Tem 2 semanas na 3.
@Alexian
Essa informação de validar no verso é incorreta, não precisa validar, a validação online é feita por quem recebe o documento.
Pode enviar sem validar.
@PedroCCZ
Parabéns!!!!
Prezados, boa noite.
Alguém saberia informar se processos de netos menores têm tempo reduzido, como ocorre com os de filhos?
Penso em presentear uma sobrinha, neta de minha mãe, para o ACP.
Parece estão recebendo processos D1 também nesta conservatória.
Bom dia a todos. Por aqui começando a saga da cidadania do marido (art 3 - cônjuge). Mas ao menos Lisboa está rápida como nunca no envio do nº do processo e senha para acompanhamento. Os documentos chegaram na segunda dia 05 e recebemos a senha na terça dia 06. Sei que vai demorar, mas ao menos vai ser já acompanhando o processo!
@franciscop a orientação pode até parecer errada, pelos motivos óbvios, mas eu tive a oportunidade de estar no CRC e uma pessoa teve que apresentar uma nova cópia com a autenticação. Qual a resiliência em fazer isso? Já expliquei que isso é comum de ser pedido, em pese esse trabalho devesse ser de quem faz. Considerando que a certidão provavelmente será vista após a validade, não custa nada fazer a orientação que parece errada. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Não é primeira que vc insiste nessa colocação. Isso não ajuda aos demais. E a validação não prejudicar ninguém.
@ThaisS estou na mesma situacao - os processos dos meus tios foram aprovados ha duas semanas, e o da minha mae empacou na 3. A gente esta com advogado, e eles dizem que nao ha o que fazer... Olha, uma angustia. De que data sao os processos de vcs?
@gsbazzo Nossa Senhora... que azar.
O que impressiona é:
" Mulheres, com descendentes(filhos e filhas) " que estão sempre a sofrer atrasos.
Meus tios estão com assento em mãos desde 09 de FEVEREIRO. Minha mãe teve outra certidão recusada ONTEM.
Detalhe: entregue todos juntos à CRC e transferidos a ACP!
Dá até raiva isso viu!
@jpvecchi como assim outra certidao recusada? que absurdo, meu deus do ceu!
É @gsbazzo, há vários outros, mas os que tenho na mente agora são os da @ThaisS e @jpvecchi que mandou junto os irmões e as mulheres ficaram nas bolinhas 03 e 04 e os homens tiveram o processo deferido já.
Pode não haver nada de "estranho", mas é, no mínimo, curioso que sempre, em casos assim, o/os da/s mulher/es ficar e demora muito mais, ficam "barrados" e sem expectativa de finalização.
É isso. Depois de 3 anos e 2 semanas, finalmente acabou. Bolinha 7 verde hoje. Assento em mãos.
Gostaria de agradecer a todo mundo que me ajudou e tirou dúvidas durante esse tempo. Vocês fizeram muita diferença. Vou marcar os que eu lembro de cor. Kkkkk
@Destefano , @eduardo_augusto , @jpvecchi , @texaslady , @ecoutinho
Agora já começo a preparar os meus documentos para processo de filho.
@jpvecchi
Seu processo teve andamento?? Caiu em exigência?
Parabéns @PedroCCZ! Notícia incrível!
Curioso já ter o 07 verde, muito bom isso ai.
@PedroCCZ ,
Parabéns!!! Boa sorte com os próximos processos. Agora o direito a cidadania portuguesa está garantida para as futuras gerações.
Boa tarde pessoal, tudo bem? Meu processo de cidadania de atribuição para filho na AC do Porto chegou finalmente na bola 7 verde. Entretanto, nao recebi o email com a certidao de nascimento. Alguma dica de como posso proceder para descobrir qual a certidao foi criada?
Obrigado a todos !!!
@Carlos_Affonso ,
Parabéns! Você pode aguardar o email ou pode pedir pelo custo de 10€ um cópia pelo civil online.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Poderia postar aqui o andamento de seu processo com as datas e fases?
@texaslady , obrigado !! Vou postar sim. É possível entao pedir emissao da certidao de nascimento informando apenas o número do processo, deixando em branco o número da certidao, correto? E geralmente eles enviam a certidao por email depois que o status muda para bola 7 verde? Eu pensava que era o contrário, ou seja, primeiro recebia a certidao por email e depois o status mudava para bola 7 verde.
Grato mais uma vez !!!
@Carlos_Affonso sempre foi, depois da bolinha 7 verde, recebia o assento. Agora a bolinha 7 fica verde, amadurece e nada de receber o assento pelo e-mail. Ainda não está protocolar os atos depois da informatização das emissões dos assentos. Em tese, deveria receber assim que a bolinha 7 ficasse verde.
@Destefano , obrigado. Vou esperar entao a certidao alguns dias antes de pedir pelo civil online. Obrigado !!!
@PedroCCZ Fico muito feliz por você e tantos outros que conseguiram depois de tanta luta. Hehe.
Pena que não posso dizer sobre mim e tantos outros que aparentemente, " foi jogado o processo, num canto qualquer "
Mas vamos que vamos!!!
@caiofaria @caioarezende @PedroCCZ @danazulayfarias @JAKSON @reni_rjb
Tô quase prestando outra QUEIXA no canal de denúncias do IRN:
Esse processo é de Fev/22 e foi pro Porto também.
Já está " pareado " com o meu.
Não é possível uma coisa destas
Maço: 22 mil!
Tô achando que alguém fez alguma " caquinha " lá dentro. Tá demais isso!
Denunciar pra ver se o " novo coordenador " de operações de Registo dão uma posição!
O meu:
@PedroCCZ
Parabéns por essa grande conquista!!!!
@danazulayfarias @JAKSON @reni_rjb @eduardo_augusto @caioarezende @caiofaria
Hoje notei que o processo de exigência 04b do Valdir - ACP Porto voltou pra 04 - Verificação!
Tomara que agora andem os processos!
Pois ele é um dos que estavam aguardando igual a nós!
@jpvecchi Olha, analisando os outros processos, mais parece que eu que tive "sorte", do que vocês tiveram azar.
A maioria, por algum motivo, está sem atualizações. Eu acredito que o conservador (a) que estava cuidando do meu caso atualizou sempre que possível, foi algo atípico, talvez? É a única explicação.
Vamos aos fatos.
Eu não sei, portanto, como funciona isso. Se eles se conversam, se foi tudo coincidência. Mas eu acredito, sim, que muito da morosidade e da transparência dos processos depende do funcionário que pegá-lo.