A famosa " Nacionalidade por tempo de residência " = uma naturalização(Aquisição derivada de Nacionalidade ) e não originária( atribuição de Nacionalidade ). Casamento também é assim!
O filho maior então não tem direito, porque o pai adquiriu a Nacionalidade após a maioridade do filho.
Se fosse atribuição( onde retroagem os efeitos desde o nascimento ) ele teria direito.
As vezes, ele terá que tentar o visto de " reagrupamento familiar " e esperar o tempo de residência pedindo também por este artigo!
Hoje o processo da minha mãe fez aniversário de 3 anos! Fizemos até um bolinho para "comemorar"! Espero que tudo finalize (bem) antes do quarto aniversário.
A famosa " Nacionalidade por tempo de residência " = uma naturalização(Aquisição derivada de Nacionalidade ) e não originária( atribuição de Nacionalidade ). Casamento também é assim!
O filho maior então não tem direito, porque o pai adquiriu a Nacionalidade após a maioridade do filho.
Se fosse atribuição( onde retroagem os efeitos desde o nascimento ) ele teria direito.
Só uma observação. Não é porque o pai adquiriu a nacionalidade após a maioridade do filho, mas sim porque a nacionalidade foi adquirido após o nascimento do filho. Nesses casos, é permitido, pelo art. 2, que o filho adquira tbm a nacionalidade por aquisição até o fim da menoridade. Mesmo que o pai tivesse adquirido a nacionalidade na menoridade do filho, caso no momento do pedido do filho ele seja maior, ele não terá direito por ser maior, apesar do pai ter adquirido a nacionalidade na menoridade.
o meu email sim provavelmente foi a Carla Ribeiro, mas minha amiga do Rio mandou email para uma outra conservadora com a qual ela estava se comunicando sobre uma exigência e recebeu a mesma resposta.
Vi lá no face um processo 1D de maio/21 que recebeu e-mail dizendo q o processo tá concluído com bolinha 7 marrom no site. Pessoal que tava esperando a emissão em massa, será q rolou hj?
@jpvecchi Sim, acompanho todos os dias o processo da minha mãe. E vejo que você também acompanha os seus diariamente. Estão para sair, basta saber quando.
@caiofaria Foi para a bolinha 7 marrom no dia 20 de junho. Eu tentei, nesse tempo, pedir três vezes no Civil Online. A última vez foi há 2 semanas e tinha sido negado.
Acabo de ligar na linha de registos. Meu processo foi para a bolinha 7 marrom em 14 de Junho e a pessoa disse que ainda não foi emitido o assento e não há previsão. Ela disse que a plataforma está emitindo todo dia e que em teoria pode sair a qualquer momento. Pelo jeito está saindo em pequenos lotes diários se for verdade. Volto a tentar em 15 dias
@rgolima É de neto, o seu processo? Qual época e os 3 primeiros N°s ?
@franciscop Seu processo está na planilha? E qual fase consta no " site das bolinhas "? Aqui pra variar, nada anda. Ai não sei se foi pra análise do conservador( se for o mesmo que o seu ), ou ainda " pendente de consulta externa ".
@PedroCCZ Muito bom. Aqui continua essa saga " interminável ":
Comentários
Pessoal,
mandei um email para ACP Porto hoje e recebi a seguinte resposta automática:
"Encontro-me de férias no periodo de 03/08/2024 a 23/08/2024"
E falando com uma amiga do Rio ela me disse que hoje pela manhã também tinha enviado um email e recebeu a mesma resposta.
É aquela história, agosto é mês morto pra cidadania, a maioria dos funcionários estarão de férias.
@Aline16 Infelizmente não.
As vezes, ele terá que tentar o visto de " reagrupamento familiar " e esperar o tempo de residência pedindo também por este artigo!
@ThaisS Ai que angústia! 😓
@texaslady
Deve ser a Carla Ribeiro que está de férias, ela que costumava responder esse e-mail.
Hoje o processo da minha mãe fez aniversário de 3 anos! Fizemos até um bolinho para "comemorar"! Espero que tudo finalize (bem) antes do quarto aniversário.
@jpvecchi @Aline16
Só uma observação. Não é porque o pai adquiriu a nacionalidade após a maioridade do filho, mas sim porque a nacionalidade foi adquirido após o nascimento do filho. Nesses casos, é permitido, pelo art. 2, que o filho adquira tbm a nacionalidade por aquisição até o fim da menoridade. Mesmo que o pai tivesse adquirido a nacionalidade na menoridade do filho, caso no momento do pedido do filho ele seja maior, ele não terá direito por ser maior, apesar do pai ter adquirido a nacionalidade na menoridade.
@franciscop ,
o meu email sim provavelmente foi a Carla Ribeiro, mas minha amiga do Rio mandou email para uma outra conservadora com a qual ela estava se comunicando sobre uma exigência e recebeu a mesma resposta.
@cgprobles Você que acompanha o da sra Zulmira então na planilha?
Tá tensa a coisa:
A de minha mãe também vai fazer aniversário de 1 ano na 03 agora 21/08.
Só resta-nos chorar (e aguardar muito) 😭😭😭
@gomes_rt Seu processo continua na mesma?
Seu pai 02 verde de neto, enquanto seu de filho 04 marrom ?
Vi lá no face um processo 1D de maio/21 que recebeu e-mail dizendo q o processo tá concluído com bolinha 7 marrom no site. Pessoal que tava esperando a emissão em massa, será q rolou hj?
@ThaisS minha cunhada recebeu hoje um email dizendo que será enviado outro email com o assento, mas dando ciência que o processo foi finalizado.
Valeu @LeoSantos e @jpvecchi pela informação.
Ja passei a informação e ele disse que vai pedir através (1D ) parece que o avô dele é português
@Destefano o meu amigo já era maior de idade quando o seu pai obteve a nacionalidade portuguesa,
brigado pela dica.
@jpvecchi bolinha segue na marrom 3 😔
@jpvecchi Sim, acompanho todos os dias o processo da minha mãe. E vejo que você também acompanha os seus diariamente. Estão para sair, basta saber quando.
@ThaisS @Destefano Qual postagem? No grupo da N.A. ?
Bom dia! Notícia boa!
Minha mãe ligou na linha Registros e foi informada que o assento já está disponível! Até informaram o número do assento dela.
No site, ainda bolinha 7.
Pedir no Civil Online agora.
@PedroCCZ Desculpe se você já informou, se sim, eu devo ter perdido.
O processo da sua mãe foi deferido quando? Só para saber se eu já consigo entrar em contato com eles para pegar o assento da minha sogra. 🤞🏽
@PedroCCZ
Parabéns!!
@caiofaria Foi para a bolinha 7 marrom no dia 20 de junho. Eu tentei, nesse tempo, pedir três vezes no Civil Online. A última vez foi há 2 semanas e tinha sido negado.
@ecoutinho Muito obrigado!
Muito obrigado @PedroCCZ
Parabéns! Grande notícia.
Parabéns @PedroCCZ
Bom dia!
Liguei hoje cedo (5:00) na linha de registos (+351 211 950500), demoraram em torno de 40 minutos para atender e custou R$4,00 pelo Skype.
Meu processo é de 06/08/2021 está na ACP 125.xxx.
A atendente informou que está aguardando análise do conservador, documentação está ok, incluindo consultas a AIMA.
Não informam estimativas de conclusão, só orientam aguardar mesmo.
Acabo de ligar na linha de registos. Meu processo foi para a bolinha 7 marrom em 14 de Junho e a pessoa disse que ainda não foi emitido o assento e não há previsão. Ela disse que a plataforma está emitindo todo dia e que em teoria pode sair a qualquer momento. Pelo jeito está saindo em pequenos lotes diários se for verdade. Volto a tentar em 15 dias
@rgolima É de neto, o seu processo? Qual época e os 3 primeiros N°s ?
@franciscop Seu processo está na planilha? E qual fase consta no " site das bolinhas "? Aqui pra variar, nada anda. Ai não sei se foi pra análise do conservador( se for o mesmo que o seu ), ou ainda " pendente de consulta externa ".
@PedroCCZ Muito bom. Aqui continua essa saga " interminável ":
Celebrando hoje 3 anos e 3 meses: bolinha 2 verde CRC! 🥳
@jpvecchi
Olá, está na planilha, está na bolinha 4 desde agosto de 2023.
O meu processo também aniversário hoje e de 6 junho de 21continua na bolinha 2 infelizmente 80xxx