Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1641642644646647771

Comentários

  • @ADRIANOBM


    Meu pai está para mandar o requerimento de atribuição como neto para Portugal. Tive a informação aqui no Forum que, desde o ano passado, Porto já está recebendo pedidos para atribuição de neto.

    Pedidos de nacionalidade pelo artigo 1-D (neto) apenas em Lisboa. Enviar para o Porto servirá apenas para atrasar seu processo.


    Outra questão: meu pai tem 71 anos. Sabem se ele tem prioridade de atendimento e, se sim, como ele poderia requerer essa prioridade de tramitação no processo de atribuição dele?

    Não há prioridade por idade.

  • @ADRIANOBM recebendo, sempre esteve. Só que ACP vai encaminhar para Lisboa.

    Salvo engano, isso não mudou. Lisboa ainda continua sendo o lugar competente para isso. O que aconteceu foi que as Centrais de Lisboa selecionou um grupo grande processos e enviou para ACP, mas até onde eu sei, não se inicia o processo de neto por lá.

    Atualmente, não tem lugar bom, exceto para filhos, que ainda está melhor no ACP, mas ainda assim, dobrou o prazo em relação a 1 anos atrás. Encaminhe para Lisboa mesmo e aguardar que as coisas melhorem.

  • Não sou adepto da teoria da conspiração, mas considerando tudo o q vem acontecendo com os nossos processos, ou melhor o q não vem acontecendo, eu particularmente não acredito que o setor de informática, q desenvolveu e implantou a nova plataforma seja de uma incompetência bestial, como eles mesmos dizem, estou começando a crer q isso tudo virou mais um caça niquel, já ganharam as taxas dos processos, depois pararam tudo por um ano pelo menos, e agora vão liberando um aqui outro lá para alimentar a ansiedade e fazer o povo gastar mais uns dez euros ou mais, não é possível que mesmo com todas as limitações e o tempo que levaram para implantar a abençoada plataforma os analistas não equalizaram todas as possíveis inconsistências no sistema, enquanto isso na batcaverna, haja rivotril e dez euros no povo.

  • @ADRIANOBM @LeoSantos ,

    não está mais havendo prioridade por idade para processos que entraram a partir de 01/01/2023, Antes havia mais era para maiores de 75 anos.

  • @DárioJr com todo respeito mas acredito que não está a pensar direito. O problema que olhamos o sistema somente na parte de assentos. Mas o sistema é muito maior que isso e foi integrado com outros sistemas do governo que são até mais velhos.

    Então sim, podem haver inconsistências na implementação. Não existe questão de taxas etc, Portugal é uma país pequeno, não estava acostumado com o volume de solicitações de pedidos que não são somente de Portugal mas de vários outros países que possuem descendência.

    Eu entendo a frustração, mas é preciso ver todos os pontos. Portugal está lhe dando a oportunidade de entrar na Europa como cidadão da EU.

    Não existe tal 10 euros, não existe nenhuma recomendação do IRN sobre isso. Isso faz parte de um serviço fornecido aos Portugueses que já possuem assento, mas a nossa comunidade tem usado para ver se o assento já está pronto, não que seja um problema. Mas isso não é coisa do IRN e sim de quem decidiu fazê-lo. O melhor é enviar e-mail perguntando do status por mais que isso possa demorar.

  • @geluk, todos os seus argumentos fazem sentido, e de certa forma até concordo, mas o q não tem como concordar é com a falta de respeito e de humanidade, principalmente com os mais velhos q passaram uma vida querendo restabelecer um elo, q foi partido muito por culpa das próprias representações portuguesas no exterior q nunca fizeram questão de esclarecer e incentivar a manutenção dos vínculos com a nacionalidade dos imigrantes q em sua maioria sequer sabiam da necessidade de manter os registros nessas representações,muitos aqui realmente querem a cidadania apenas como trampolim, Pará melhores oportunidades, o q não é o meu caso, neto de portugues pelo meu avô e bisneto por parte da minha avó, pelo meu lado paterno tenho direito a cidadania espanhola mas não pretendo requerer minha ligação afetiva é com Portugal mesmo não pretendendo mudar p lá, gostaria de restabelecer esse vínculo como um tipo de tributo aos meus antepassados, quanto a questão dos dez euros nunca disse q era alguma obrigação ou outra coisa q o valha mas por conta da ansiedade as pessoas estão recorrendo a essa situação p ter um retorno mais rápido e não vejo empenho algum do IRN em colocar uma nota q informe o q realmente está acontecendo com os processos, foram, segundo eles investidos milhões de euros p modernizar a plataforma e a dita plataforma é incapaz sequer de atualizar as abençoadas bolas q parecem ser de chumbo, respeito a sua opinião, mas a situação já passou de todos os limites da humanidade, infelizmente, eu sinto pelos idosos q não conseguiram e pelos q talvez não cheguem a realizar o sonho de ter a cidadania, foi só um desabafo sem a pretensão de ser a verdade absoluta e também sem a pretensão de ofender a quem quer q seja.

  • editado March 16

    Não sei quantos aqui já moraram em Portugal, mas vejo que muitos romantizam a descendência europeia. Nós poderemos ter passaportes italianos, português etc...mas para os nacionais dos respectivos países nunca seremos parte deles. Em Portugal abriu a boca e perceberam o sotaque brasileiro não adianta se tem cc, passaporte vai ser chamado de brazuca, não vai ser diferente de um refugiado que conseguiu documento. Revalidei meu diploma como dentista em Portugal e tinha residência como Italiano, mas sempre encontrava pelo caminho um português mal educado a falar besteira. Achavam que eu estava ali estudando de graça ou que iria ficar ali para pegar o emprego de alguém, não sei quem era esse alguém pq mais de 90% dos poucos portugueses que conseguiam pagar as mensalidades (propinas) do curso deixaram o próprio país para trabalharem na França, Luxemburgo, Bruxelas ganhando quase 10x mais. Portugal é extremamente burocrático, em matéria de informática não são os melhores da Europa (os melhores profissionais migram) então todo esse processo de nacionalidade é o reflexo dessa situação.

  • editado March 16

    Oi @DárioJr eu entendo você… minha família toda é de Portugal, proveniente do Açores, muitos plantadores de uva.

    O que eu quero dizer, é que precisamos ver todos os pontos, existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração. Portugal é uma país pequeno, se considerado com outros países da Europa é um país pobre sem muito recurso para infraestrutura. É um país que as pessoas tem um ritmo bem mais lento que o nosso. Os funcionários do IRN muitos, são pessoas de mais idade com problemas para se adaptarem a novas tecnologias e sofrem no processo de tanta demanda. Nos últimos anos a demanda aumentou muito devido o artigo de Serfaditas. Graças a um compromisso da EU Portugal lançou um programa de melhoria de seus serviços que é o PRR, que o próprio programa fala de recuperar Portugal. Portugal é aquele país de interior na Europa, para se aposentar, viver mais tranquilo, diminuir o ritmo.

    Agora ultimamente está mudando um pouco o cenário, para tentar melhorar. E digo, está próximo à resolução dos assentos.

    Mas enfim, eu te entendo, mas vamos pensar positivo que pela menos estão fazendo algo para recuperar Portugal…

    Aproveito, seu processo é de quando? Quanto tempo está esperando o assento? Já chegou a mandar e-mail para eles?

    Segue o convite para dar uma olhada:


  • @rcrechia sei que é uma situação complicada a questão da “ não aceitação “ quando você imigra para o estrangeiro!

    Eu sendo muito honesto, pouco ligo se “ estão achando bom ou ruim “, desde que não “ me coloquem a mão “, tá tudo certo.

    Se tenho o direito de obter a Nacionalidade de qualquer país que me abra as portas do mundo, pouco me importa o que os “ outros “ acham.

    Eu por exemplo, ainda estou a decidir se pretendo mesmo viver em Portugal ou outro país da Europa.

    Por mais que lá seja muito seguro etc, as principais cidades como Lisboa e Porto são caras e a remuneração nem tanto assim.

    Também estimo países que possuem tratados como os Estados Unidos, onde com passaporte português, posso morar legalmente a considerar os requisitos!

    Resumindo: não precisamos ficar “ presos “ a estas “ picuinhas “ que os nativos locais possam fazer

  • @geluk O meu processo em relação a muitos é recente, Julho de 23, o meu comentário foi realmente só um desabafo, considerando a agonia de quem está a bem mais tempo q eu e principalmente os já muito idosos q esperam serem reconhecidos, e também o desinteresse das entidades responsáveis em simplesmente ignorar a situação das pessoas, se resume a respostas vagas e automáticas, não vem a publico ou simplesmente atualizarem a situação para q as pessoas possam ter a real dimensão da sua situação processual, acho um grande desrespeito, obrigado pelo link, vou olhar sim amigo, obrigado.

  • boa noite,

    meu processo foi aprovado no final de maio de 2023 e estava no estagio 7 em porto, porem há alguns dias atualizou para:


    "(315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Santiago do Cacém...

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    alguma recomendação ou estimativa de prazo?

  • @jpvecchi Eu já tinha meu visto como europeu na Inglaterra e quando terminei meus exames em Portugal no dia seguinte já estava no avião indo de volta para Inglaterra. Nunca tive um problema sequer de preconceito com os ingleses. Moro no interior da Inglaterra onde o custo de vida é muito menor (mais barato do que morar no Porto e Lisboa) e ganha-se muito mais do que Portugal. Ou seja, ganha mais, as pessoas são educadas, sabem dizer "por favor", "desculpa", "obrigado"...país pobre é onde mais desrespeito tem. Minha orientadora perguntou só uma vez se eu planejava ficar em Portugal após terminar o curso, tive o prazer em dizer que não, que minha casa é na Inglaterra. É pegar o que é de direito (passaporte) e ir morar onde os portugueses (e italianos) vão morar: Suíça, França, Bélgica, Luxemburgo...Tem que se esforçar e aprender a língua do país, planeje e se programe, que com certeza compensa. Enquanto espera as bolinhas mudarem, já vai estudando.

  • @rcrechia exatamente!

    Triste saber que os mais “ pobres “ são os mais soberbos.

    Mas todo lugar e pessoas estão sujeitos a falhas!

    Muito obrigado e boa sorte igualmente!

  • Sei que o tema da xenofobia é um pouco off-topic mas, de certa forma, nem tanto, dado que muitos aqui pensam em imigrar. Por isso, quero dar um ponto de vista de quem conhece quem passou por isso.

    Eu concordo com o @jpvecchi no sentido de que não estou nem aí se "me aceitam" ou não. Se sou cidadão, tenho os mesmos direitos e pronto. Mas é preciso lembrar que isso vale para quem (como eu) pretende ir quando se aposentar e, portanto, não dependerá dessa aceitação.

    Tenho uma prima que tem pai e mãe portugueses, No momento de nascimento (em São Paulo) ela já foi registrada em Portugal, ou seja, ela é portuguesa desde que nasceu e não dependeu de processos de cidadania. Só que ela morou em SP até seus 20 e poucos anos e só então imigrou. Aqui no Brasil ela é professora primária formada e tinha experiência e, ao chegar lá, fez o processo necessário para se habilitar nessa área e tentou conseguir emprego. Durante ANOS ela nada conseguiu, nem mesmo em "jardim de infância", porque ao abrir a boca e verem que ela "falava brasileiro" ela era descartada. Nesse meio tempo, casou (com um português), teve um filho (português), e teve que trabalhar por anos em telemarketing porque foi a única coisa que conseguiu. Apenas recentemente conseguiu emprego em um "jardim de infância" (o nome lá é outro) porque, para dar aula no primário mesmo, jamais conseguiu.

    Meu ponto é: se você está indo embora abrir uma empresa, ou se já é aposentado, e portanto não depende do mercado de trabalho de lá, OK, você pode simplesmente ignorar os xenófobos e o preconceito e viver feliz com cara de paisagem. Agora, se você pretende imigrar para trabalhar, é preciso considerar que seu caminho será mais duro do que simplesmente demonstrar que tem capacidade para exercer tal ou qual função. Você sempre estará disputando as vagas em condições desiguais porque "fala brasileiro" ou simplesmente porquê "é brasileiro", mesmo com um passaporte português. Mesmo que não trate com o público, há na maior parte dos lugares um certo preconceito que terá que ser vencido para conseguir o emprego. Diria que sua vida será mais difícil neste aspecto do que em outros países europeus, onde o preconceito tende a ser menor com os brasileiros e se concentrar mais em outras etnias.

    Um amigo que saiu daqui já com um emprego garantido (em TI) e está em Portugal até hoje me disse que, DEPOIS de conseguir o emprego nós acabamos levando vantagem, pois a média dos portugueses é mais "quadrado" e nossa criatividade (especialmente em informática) acaba nos ajudando. Por outro lado, CONSEGUIR o emprego é sempre mais difícil "falando brasileiro" do que se você tiver sotaque português.

    Conheço ainda uma outra pessoa, carioca, que consegue falar português com um sotaque de portugal perfeito. Quando vai prá lá (a passeio), é assim que ela se comunica e tudo fica mais fácil. Talvez seja essa a saída: "aprender português" de Portugal. 🤣

    Pra finalizar: há alguns anos, durante um jantar em Lisboa, comentei com uns primos que moram lá, em especial com um que tem um certo preconceito com brasileiros, que é muito interessante (lamentável na verdade) como as pessoas funcionam. Brasileiros tendem a ter preconceito com latinoamericanos (venezuelanos, bolivianos, etc) que vêm para o Brasil tentar a vida (NÃO estou dizendo que é o caso de ninguém aqui, falo na coletividade) mas, ao chegar em Portugal, sofrem preconceito e acham ruim. Os Portugueses, que são os agentes deste preconceito, vão para Londres ou Paris e então são eles que são vistos "de cima para baixo", e acham ruim. É a história da humanidade, sempre procurando diferenças para distanciar as pessoas em vez de abraçar as similaridades para aproximá-las, infelizmente.

  • @andrelas Excelente colocação! Parabéns! Realmente e infelizmente, é assim que o mundo é. A humanidade imburrece exponencialmente todos os dias.

  • @andrelas Infelizmente é assim que " a banda toca ".

    Em todos os lugares do mundo, tem pessoas boas e babacas.

    Precisamos mesmo é não esquentar a cabeça com isso e seguirmos com nossas batalhas diárias.

    Mas como bem colocado, o que é NOSSO POR DIREITO, jamais abrir mão!

  • MonizeMonize Member

    @simoesval muito obrigada! Só espero que a de filho não demore tanto que nem a de neto, né. Pelo que tenho visto aqui no fórum, o prazo aumentou pra 2 anos... mas o importante é dar certo! Boa semana pra você :)

  • Processo de neto com assento emitido eletronicamente em março de 2024.


  • editado March 18

    @Destefano obrigado por compartilhar. Isso ajuda no termômetro de todo mundo 🙏🏻

    que venham mais!

    Conseguem compartilhar qual é o milheiro? 15 ?17? Mil

  • editado March 18

    @Destefano possuo a mesma dúvida do @geluk : Qual milheiro? Digo, no caso, qual o processo de Nacionalidade ? Foi algum do Porto? Teve que pedir manualmente no civil online?

    Os meus por exemplo de 119.977/21 e 119.996/21 ( Porto ) já foram emitidos. Ambos de meus tios.

    Mas justo o de minha mãe, 119.761/21( também no Porto ) até agora nada.


    @geluk Aparentemente o novo sistema está programado para emitir 2X por mês nas mesmas datas: 09 e 21 de cada mês( ou 26, não me lembro agora o 2° dia )

  • @geluk e @jpvecchi não se prendam ao número. Isso definitivamente não é importante. É um processo de 12/03/2021. Só que ele caiu em indeferimento e ao recorrer, foram supridos os documentos faltantes e com isso foi aprovado. Vou colocar aqui o texto da pessoa que postou:

    "Pessoal vale a pena tentar o civil online, o processo do meu pai de neto é de 03/21 e apesar de estar na bolinha B4 laranja a um bom tempo hoje recebi o assento de nascimento que havia solicitado na sexta-feira depois de ver os posts aqui. Deixo aqui também o meu testemunho que vale a pena seguir en frente apesar dos obstáculos! Demos entrada em 12/03/21 recebemos a chave em 19/03/21, em 19/03/23 foi pra B2, em 20/07/23 foi pra B4 laranja, no mesmo dia recebi um e-mail com um projeto de indeferimento. Na época postei aqui no grupo pedindo ajuda pra entender todas as exigências a BELTRANA me aconselhou anular o processo e começar de novo pois havia sido mal instruído, ja o FULANO me disse pra tentar como eu tinha a possibilidade de suprir todas as exigências e foi o que fiz, solicitei novamente todos os documentos redigi um recurso contra o indeferimento citando todas as exigências e explicando como poderia suprir cada uma delas, enviei pro CRC em 12/10/23 tudo, ficou faltando a transcrição do casamento da portuguesa, o qual em seguida solicitei ao consulado do Rio de Janeiro e enviei. Como não havia recebido nenhum retorno nem atualização desde que receberam tudo, ja estava desiludida e a SICRANA me disse pra esperar que logo teria um retorno, que provavelmente seria analisado em breve e graças a Deus foi! Apos ver os relatos aqui no grupo sexta-feira solicitei o registo no Civil Online e hoje recebi um retorno positivo, consta que o registo foi criado em 09/03/24. Então assim de coração não desistam, nosso processo foi bem longo, desde buscas pelos documentos, passando por processo judicial para retificação de certidões no Brasil que durou longos anos, e depois esse projeto de indeferimento enfim mais de 10anos, mais que no final valeram a pena! Muito obrigado ao grupo por existir e nos ajudar!"

  • Joke o meu pedido 1D, 124xxx/21, entregue em agosto de 2021, evoluiu para a bolinha 4, com a mensagem de que está incompleto… Agora é descobrir o que deu errado!

  • @eduardo_augusto Nossa. Só agora ? Poxa vida... é aquele tal negócio mesmo, cada Conservador com seu ritmo

  • Bom dia a todos.

    O processo de meu pai, 131xxx, foi entregue em agosto de 2021 e está há quase 1 ano na bolinha 3, aguardando consultas. Vejo que alguns aqui estão tentando a sorte e requerendo a certidão, já que as bolinhas não são atualizadas.

    Acham que vale a pena, no meu caso, arriscar e pedir também? Ou seria melhor esperar mais um pouco (não sei se há notícias de processos iniciados em agosto de 21 e já finalizados)

    Obs. O processo está na CRC Porto, foi enviado naquela leva do ano passado

  • @Carlos Eduardo SP


    o seu processo bem logo depois do meu, que movomentou hoje. O seu deve movimentar tb nos proximos dias

  • @Carlos Eduardo SP @eduardo_augusto

    Só para efeitos de comparação, o meu processo é um pouco mais recente do que os seus, 136xxx, tb foi transf. para o Porto, e foi para bolinha 4 a seis meses já (18/09/2023). E está estacionado desde então.

    Posso estar enganado mas eu não vi nenhum processo de Agosto/21 (sem prioridade) ser completado ainda. Mas está chegando🙏

  • De quando é o teu @eduardo_augusto ?

    O da minha sogra, que eu acompanho, é de abril/21. 46xxx/21

    Olhei o site das bolinhas, hoje, nada mudou. Continua em 02 verde.

  • Ah, muito obrigado @Destefano

    Eu vi este post e no fim, não associei pessoa - post. Obrigado.

  • @jpvecchi apenas por curiosidade, os processos concluídos das suas tias ainda aparecem como bola 4 no site de consultas? Ou atualizaram pra alguma bola mais a frente?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.