Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1602603605607608761

Comentários

  • @mxfneto eu fiz uma reclamação na IGSJ sobre isso, a resposta que tive é que cada órgão tem um fila diferente, então no entendimento deles não tem nada de errado nos processos que foram pro ACP terminarem primeiro que os da mesma época da CRC.

    Realmente, fico feliz por quem conseguiu, mas a sensação de injustiça é grande...

  • alguém fez reclamação sobre demora dos processos de neto no IGJS? Eu fiz ontem e me identifiquei acha que pode dar algum prejuízo no meu processo ?

  • @Will_osugui


    Prejuízo nenhum.

    Mas eu já posso adiantar a resposta que você receberá: "estamos cientes e acompanhando, mas o volume de processos é grande. Por favor aguarde." 😉

  • @eduardo_augusto

    menos mal então

    é difícil saber mas quando você acha que entra em fase 7 marron processos enviados em maio de 21 ? Tá estacionado desde maio desse ano na 2

  • @lucastgp

    Seu processo já chegou na bola verde 7? O processo só termina com a emissão do assento de nascimento PT da pessoa.

    Hoje em dia parece que em geral enviam por email uma cópia do assento de nascimento. Recebeu isso?

    Se não tiver, pode pedir no civilonline. Custa 10 euros

    Para os filhos; dependendo do caso, nem precisa de transcrever casamento para pedir a nacionalidade deles. Vai depender de várias coisas, quem e quando declarou o nascimento deles, se mudou de nome na vida etc. Mas se o cidadão PT for a mulher, aí em geral tem que transcrever o casamento, pois em geral o pai que declarava os filhos, a mulher muda de nome ao casar etc.

    Olhe os guias para filhos (se são maiores, menores):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

    E tem um tópico mais focado em filhos aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @Will_osugui nos conte quando tiver alguma resposta sobre a reclamação. O problema não é a demora, mas os indícios de que não estão seguindo ordem cronológica de entrada dos processos. E esta regra está no próprio regulamento deles.

  • Como saber se meu processo está em Lisboa ou em Porto? Ou se foi redistribuído?

  • @MargarethMunhoz Acredito que seja no próprio site de consulta do status do processo no https://nacionalidade.justica.gov.pt/. Na consulta do meu processo, aparece embaixo do número o seguinte texto: "O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais". Logo, está na CRC de Lisboa.

  • editado October 2023

    @texaslady Bom imagino que a coleta de biometria será feita quando terminar o processo ? Tem um problema que talvez eles querem acabar , devem tem processos em andamentos de pessoas que faleceram na espera e eles não sabem.

    Se fizerem a coleta durante o processo eles não conseguem saber se a pessoa está viva ou não, porque durante a coleta que foi feita no inicio a pessoa estava viva, e se durante o processo ela falecer a coleta já foi feita.

    Mais se fizerem a coleta quando terminarem ae sim, terá como saber.

    Todo mundo que forem da entrada em processos terem que agendar visita no consulado que já estão cheios.

    Eu acho que a coleta será feita só para quem chegou a bola 7

    Tem outra questão é quem deixou tudo na mão do advogado , a pessoa ja deixou tudo na mão dele para não precisar nem levantar da cadeira, as vezes por morar muito longe ou por idade muito avançada.

    Por isso acho válido fazerem a coleta só de quem chegou na bola 7, se fizerem de todos que estão com processo em andamento , imaginem as quantidade de pessoas.

    Tambem tem outros fatores nem todo estado brasileiro tem consulado. Fica algo meio inviável quem mora no amazona, ter que viajar de avião ou de barco por 4 dias até Belém só para coletar dados. Se a coleta for feita pelo celular ae já resolve

  • editado October 2023

    Imaginem aquela senhorinha com mais de 90 anos. Já é um esforço grande ela ir no INSS resolver algo , imagina ter que embarcar em um ônibus para encarar 4 horas de viagem para ser atendida em um consulado.

    Isso é um exemplo se ela mora no mesmo estado . Se mora em uma região do Brasil que o consulado mais próximo fica a mais de 1 mil km como faz. É uma coisa chata o bisneto querer tirar a senhora de casa que as vezes não está Boa de saúde , para encarar um viagem pessada

    Nessa situação os parentes nem deixam..

  • mal mal eles conseguem fazer as bolinhas andarem dentro do prazo, que dirá implementar coleta de biometria no transcorrer do processo…

  • @bunker94 ,

    entendo suas preocupações e o que isso pode gerar de inconveniente para muitos. No entanto se você ler o texto da lei, a preocupação do governo aqui aqui é com a segurança nacional. Desta forma a coleta dos dados biométricos será anterior ao deferimento/indeferimento do processo, ou seja após o requerente dar entrada muito provavelmente receberá uma notificação para se dirigir a um posto consular para os dados biométricos. Aliás é assim que é feito aqui nos EUA pela imigração. E no caso do processo ser indeferido por quaisquer restrições que o requerente possa ter, os dados coletados seriam apagados. Tudo isso será regulamentado, e não se sabe ainda como será o procedimento.

    Todas estas medidas, que eles vão implementando pouco a pouco, como disse visa a segurança nacional e evitar as fraudes que vem acontecendo ultimamente.

  • @texaslady Imagino que os pedidos de coletas biométricos devam ser feito ao poucos , pois tem milhares de processos em andamentos. (Filhos , Serfadistas, Netos)

    Se dispararem pedidos de coletas quase que simultâneamente , isso acaba gerando um baita transtorno para quem for utilizar o cônsul para transcrição, fazer cartão cidadão, emissão de passaporte. Se não for precisar agendar para uma coleta já facilita.

    Acredito que por volta de 2025/26 eles devem fazer isso.

  • Mais alguém com dificuldade de consultar o processo hoje?

  • @EricCarvalho de manhã tava normal, mas agora vi que está fora do ar

  • @EricCarvalho

    Continua fora do ar.


    Começou por volta do 12:00 dia de hoje.

    Já são 21:07, 01:07 em Lisboa e ainda fora!


    Tomara que amanhã, vários processos " se movam "

    Tenhamos ótimas notícias !

  • Olá @gicasifi201242 , tudo bem? Gostaria de saber como é feita a transferência do processo de Lisboa para Porto. Você tem advogado acompanhando seu processo? Obrigada.

  • Alguém poderia me informar se existe algum email da CRC Lisboa que nos responde? processo na bolinha 1 recebido desde janeiro de 2022. obrigada!!

  • @amanda_olima

    A questão da transferência do processo de Lisboa para o Porto ocorre por mero ofício deles.

    Uma coisa que não depende do requerente da Nacionalidade Portuguesa. Procedimento interno.


    Nem mesmo advogados tem poder para transferir de uma Conservatória para outra. Resta apenas, aguardar!

    1° de Janeiro de 2022 estar na 01 é completamente normal. O mais provável, só mexer no começo de 2024!

  • Oi gente,

    Acabei de receber o e-mail dizendo que meus documentos foram recebidos em Lisboa, com a chave de acesso para consultar o estado do processo.

    Estou tentando fazer essa consulta pelo site https://nacionalidade.justica.gov.pt/, mas ele não está funcionando, antes dizia que havia muita gente tentando acessar, e agora diz que ocorreu um erro de pesquisa.

    Só queria saber se só eu estou com essa instabilidade, se tenho que esperar mais um tempo antes de tentar consultar meu processo, ou se é o site que está ruim mesmo.

    Obrigada

  • @lauramarques , creio que seja para todos, desde ontem também não consigo consultar, só nos resta aguardar

  • editado October 2023

    221xx/21 - Carlopa. - Bolinha 7 - VERDE - Acabou....ficou verde hoje 17/10/2023, contudo ainda não recebemos nenhum e-mail e sim consultamos a cor da bolinha que ficou VERDE.

    Data Entregue: 28/01/2021

    Recebimento da Senha: 26/02/2021

    Despacho / aprovação: 28/08/2023

    Idade: 74

    Notas: Bolinha 2 - 08/02/2023 Bolinha 3 - marrom 29/03/2023 bolinha 4 - marrom 24/07/2023 bolinha 5- verde 25/08/2023 bolinha 6-verde 28/08/2023


    Agradeço ao site por todo o esforço de informação. Voces são tudo de bom....vida longa...

  • Pessoal, passando para informar que o processo da minha mãe (neta) que foi transferido para o Porto passou hoje para a bolinha 6 marrom... não caiu em exigência. Não tinha RG da minha avó (filha do Português) na documentação enviada, porém constava a certidão de nascimento dela em dois formatos: reprográfica e digitada, não sei se isso ajudou...

  • editado October 2023

    @marinaplacerda


    qual o numero do processo? foi entregue quando em portugal?


    seu processo esta na planilha? Netos - Planilha Cidadania Portuguesa

  • @marinaplacerda Seu processo é de qual época ?

    Quais os 3 primeiros N°s ?

  • Boas noticias com andamento dos processos de vcs, @marinaplacerda e @Carlopa ! Ficamos otimistas sabendo que não tiveram exigências e que andaram! São do inicio de 21, pelo q parece.

  • @marinaplacerda Que bom! Apenas por curiosidade, vocês tinham realizado alguma retificação nas certidões?

  • Pessoal, recebi hoje resposta do ACP de que estão analisando os processos recebidos em Junho de 2021.

    O do meu pai (neto) é do fim de agosto.

    Aguardando. 🙌

  • @eduardo_augusto e @jpvecchi , processo número 125xxx/21, entregue 09/08/2021, sem urgência, está na planilha com nome Regina CMP. Foi transferido para o Porto em algum momento, não sei exatamente quando.

    @marianaluz21, houve sim retificação mas não foi na documentação da filha do português. Explicando melhor, a sucessão genealógica é a seguinte: minha avó materna era filha de portugueses (pai e mãe, meus bisavós, ambos portugueses). Fizemos o processo da minha mãe como neta, pois minha avó materna já faleceu. Escolhemos fazer através do meu bisavô pela facilidade de não haver troca de nome no casamento (haveria possibilidade de fazer pela minha bisavó, também portuguesa). Porém a declarante na certidão de nascimento da minha avó foi a minha bisavó, ou seja, não teve como fugir da necessidade de transcrever o casamento dos meus bisavós, que apesar de portugueses se casaram no Brasil. Quando fui fazer a transcrição deste casamento (resgatei a certidão de 1917 no RJ), notei que a idade da minha bisavó estava errada no registro, por isso precisei fazer uma retificação na certidão de casamento deles e só assim consegui transcrever o casamento, já com a certidão de casamento retificada.

    No processo incluímos a certidão de nascimento da minha avó materna, em ambos formatos: reprográfico e digitado. Isso porque a reprográfica estava com uns garranchos TERRÍVEIS que eu simplesmente achei ilegível, então achamos prudente adicionar a versão digitada para dirimir eventuais dúvidas. Não sei se isso ajudou. Na certidão de nascimento da minha avó, constava as averbações de casamento e óbito dela, mas não foi feita nenhuma retificação.

    Espero ter esclarecido! Quaisquer dúvidas estou à disposição! Esse forum me ajudou muito, agradeço a todos aqui!

  • Caramba, de agosto e saiu da bolinha 4. Ótimo! E hoje me respondem que estão em junho.....🙃

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.