Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1589590592594595691

Comentários

  • @eduardo_augusto concordo com tudo falado. Hj, creio que a posição pacificada é enviar a reprografica de todos. Se soubesse na época que poderiam mudar o entendimento, com certeza teria enviado. Caso esteja ilegível, aí sim enviar junto a certidão digitada para servir de apoio.

    Vou torcer pra não cair em exigência o processo da minha avó.

  • @eduardo_augusto , @hugonpassos ,

    foi isso mesmo, aliás começaram pedindo só a do requerente, depois começaram a pedir a do progenitor também. E agora pedem o RG do progenitor. Acho mesmo que é nisso que eles estão focados, nas fraudes.

  • editado September 2023

    @eduardo_augusto Eu me precavendo enviei as imagens reprograficas e digitadas , do portugues , filho e neto. As imagens reprograficas estavam boas de leituras só tinha uma palavra ou outras que estava difícil de ler. Imaginando algum conservador já idoso com dificuldade de enxergar, Na duvida da imagem reprografica ele ja tem a digitada.

  • Boa noite a todos!

    @FFreitas, @LeoSantos

    Quero compartilhar com vocês e todos os demais foristas, a satisfação de ter atingido na data de hoje, 600 dias do recebimento do processo de minha esposa pela CRC Lisboa. Agora é aguardar mais uns 100 dias e creio que teremos novidades. Está mais perto do que nunca!

    Abs!

  • Na época que eu fiz o processo e pedi as certidões (em 2021) era consenso aqui no fórum que a certidão a ser enviada do filho do português era a digitada. Eu lembro de ter perguntado diversas vezes sobre isso e sempre falaram que a do filho do português era digitada e do neto era a reprográfica.

  • @antonio18 inspirado no seu comentário fui ver o meu caso e vi que faltam 4 para completar 800 dias desde o recebimento na CRC.


    Força que uma hora sai!

  • @antonio18 @LeoSantos


    É isso aí, tem que pensar com otimismo. Quem não dá entrada no pedido "porque vai demorar muito", nunca terá a nacionalidade. O negócio é começar! O meu processo já em 758 dias...


  • @LeoSantos

    @antonio18

    Vcs já adicionaram os processos na planilha?

  • @bunker94


    Apesar de não ser o recomendado, pois mandar documentos "a mais" pode dar problema, eu fiz a mesma coisa. Os documentos digitados eu coloquei num envelope plástico separado dos documentos "oficiais", com uma folha de rosto indicando "documentos de apoio". É torcer para dar certo. Na melhor das hipóteses, eles nem precisaram olhar.

  • Hoje, dia 03/09 (domingo), o processo do meu pai foi para a bolinha 4 marrom.

    Processo 5854/21: Bolinha 2 - 11/11/22. Bolinha 4 - Exigência 17/03/23. Bolinha 3 - 18/07/2023. Bolinha 4 03/09/2023.

  • O meu completando hoje 844 dias entrada 10/05/21.

  • Olá

    Finalmente o processo da minha tia caminhou mais uma etapa

    951 dias e passou hoje da bolinha 3 marrom para a 4 marrom.

    recebido 25/1/2021

    1 verde 26/2/21

    2 verde 7/12/22

    3 marrom 22/3/23 / 3 verde 3/9/23

  • @Iracema Lopes sim, o meu processo está na planilha de netos

  • @Eowyn31 o seu processo já andou alguma coisa? Vc enviou somente a digitada do filho tmb?

  • editado September 2023

    @eduardo_augusto Na verdade eles que deveriam me agradecerem. No fórum vejo msg de pessoas que caem em exigência de certidões reprograficas ou digitadas e eles ficam na duvida , será que não enviei ?? Pelo menos nao terei essa duvida.

    No momento me apareceu a duvida de enviar ou nao enviar.

    Os erros das certidoes eram dois nomes que estavam com um pouco de garrancho a letra N que estava aparecendo com U . e o nome do próprio pai que estava ruim de se ler. O assento de 1885 a letra estava linda mais tinha partes do assento pouco apagado,o uso de uma lupa resolve o problema.

    Qual problema que poderia dar por enviar 3 certidões a mais ??

  • @hugonpassos está na bolinha 4 marrom. Acredito que caia em exigência tanto pelo RG quanto pela certidão reprográfica. Mas estou aguardando ainda mudar a cor e receber alguma notificação.

  • @bunker94 , na minha (leiga) opinião, documentos a mais não causam problemas DESDE QUE não haja a menor divergência entre eles (nomes, grafias, idades, datas, locais, etc). Quando há divergências, eles podem criar problemas (e gerar exigências).

    Mas, como disse, é minha opinião de leigo.

    Meu processo pessoal (já finalizado desde 2021, agora acompanho o da minha irmã) foi enviado quando ainda existia a necessidade de provar "ligação efetiva" (e não bastava falar português). Acabou que, durante a tramitação dele, a lei mudou e essa comprovação não foi necessária, mas como era quando o iniciei eu enviei MUITA coisa extra, desde documentos até um "livro" de 80 páginas da enorme pesquisa genealógica que fiz (comprovando meu real interesse na minha ascendência). Não atrapalhou, mas além de ser outra época (as coisas mudaram desde então e parece que agora estão mais "chatos"< por mais que esteja tudo correto), não havia uma única divergência de dados entre todos os documentos.

  • gente, não sei mais o que fazer, dei entrada no meu processo de neta em jan/21 e até agora ainda continua na bolinha 3.

    ja falei com a Conservatoria e eles informam que tenho que aguardar e está com o SEF para consulta. Ligo para o SEF e eles dizem que estão aguardando informações desde 24/02/23 e até agora nada. Já não sei mais o que fazer.vejo vários processos que terminaram e o meu nada.

    ja aconteceu isso com alguém? Alguém tem alguma dica para me dar?

  • @Isabela_Effori


    nao ha muito que fazer. Voce pode reclamar para a Inspecao-Geral dos Servicos da Justica, mas provavelmente receberá uma resposta generica. Eles saber que está tudo atrasado e que todo mundo está frustrado, mas com os recursos disponiveis, nao da p fazer mais rapido.

  • Bom dia pessoal, sabem quais os meses de entrada estão sendo analisados agora dos processos de neto (maiores e menores de 76 anos)?

  • Bom dia @eduardo_augusto,

    isso mesmo, todos os 3 processos estão na bolinha 2 verde.

  • Bom dia. Poderiam me informar se precisa fazer agendamento para retirar Cartão de Cidadão e Passaporte no Consulado de São Paulo. Recebi notificação que o Cartão já está a disposição. Caso precise qual o link ou telefone para fazer? Pedi várias vezes informações no Consulado mas não respondem.

  • Pessoal, boa tarde

    Um amigo meu quer tirar a cidadania dele via Neto e ele foi a trabalho para vários países, ficou 2 meses no uruguai, 3 meses na Argentina, Espanha, Estados Unidos, etc., sempre menos de 6 meses... O que seria considerado morar fora? Ele precisaria dos antecedentes criminais de cada país que ele ficou com visto de trabalho mesmo sendo por pouco tempo?

  • @isabelfaia


    nao há, até onde sabemos, uma definicao precisa do que o IRN entende por „residir“ em Outro país.

    no caso da sua Amiga eu perguntaria:

    a) ela alugou imovel nesses paises?

    b) ela abriu conta bancaria nesses paises?

    c) ela contribuiu p previdencia social nesses paises?


    se a resposta for nao para as tres perguntas, eu diria que ela não residiu em nenhum desses países.

  • @eduardo_augusto

    obrigada pelo retorno. Já até fiz essa reclamação também mas eles retornaram depois de vários meses dizendo que iriam verificar e depois mais nada.

    nao acho ruim esperar (lógico que também não gosto) mas quando você sabe que vai seguir uma cronologia está ok, mas agora quando eu começo a ver os processos dos outros finalizarem e o meu não aí fica frustrante por não ter respeito a “fila”.

  • Boa tarde, alguém conseguiu essa certidão de prontuário de registro geral que seria uma declaração com as informações que constavam no RG do falecido aqui no Rio de janeiro?

    No detran esta uma guerra para conseguir

  • @ArielMacedo sim, é relativamente simples e fica pronta on line com poucos dias. Peça por email seguindo estritamente as orientações deste link: https://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=10729

  • editado September 2023

    @ArielMacedo


    Boa tarde, alguém conseguiu essa certidão de prontuário de registro geral que seria uma declaração com as informações que constavam no RG do falecido aqui no Rio de janeiro? No detran esta uma guerra para conseguir.


    Então você deve estar fazendo algo de errado, pois o processo é super simples. Eu, mesmo morando no exterior, conseguir resolver tudo online e em cerca de uma semana já estava com o documento na mão. Observação importante: não crie muitas esperanças, os arquivos do DETRAN não são completos. No caso do meu parente, eles só conseguiram informar o número do RG. Não tinham nome dos pais, data de nascimento, nada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.