Na conservatória de Ponta Delgada me disseram que " provavelmente" quando tiver movimentação será de mais de uma fase e que devo ter comunicação oficial até o final do ano. É ver para crer...
Oi pessoal...Eu sou a 41 da lista. Meu processo está na fase de Diligências. O que significa e qual fase vem depois? Quando eles irão fazer uma.nova comunicação? Obrigada
Bom dia passei para avisar que acabei de entregar a cópia autenticada do meu passaporte que me foi pedida, exigência cumprida. Agora é aguardar para ver o que acontece
Não entendendo como, mesmo com notícias e declarações como as que constam nessa reportagem, ainda são tão restritivos com os pedidos como os nossos, dos netos.
Bom dia!!!! Liguei hoje para Portugal (LR) para saber se a carta da exigência tinha chegado. A atendente disse que foi anexada ao processo no dia 26/07, ou seja no dia que chegou. Não tem mais nenhuma pendencia. Pelo site continuo na fase 4. Agora é esperar e torcer para acabar.
@Deneise, @renatocrespo Verde - aprovado na fase Laranja - alguma deficiência ou exigência Vermelho - em andamento na fase marrom eu ainda não vi. não seria o que eu chamo de vermelho?
Prezados, gostaria de incluir o nome de minha mãe na planilha, se possível. Forista: Sissi (Mãe) Envio: 13/08/2019 - C: Correios Nº: 610xx/18
Desculpem-me a ignorância, mas não consegui encontrar devido ao número de mensagens. Estas cores que estão mencionando são relativas à consulta do processo no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ após a obtenção da chave de acesso?
@gustgdp, As datas estão divergente. A data da entrega não seria em 2018? Faltou você informar os laços afetivos. As corres são relativas a consulta de processos online. Fico aguardando a confirmação das informações para inserir na planilha. Bem vindo!!!!
Desculpe-me. A data correta é 2018, como você bem notou. A Sissi é minhã mãe, e o processo dela é relativo à atribuição para netos 1-D. A ligação com a comunidade portuguesa é dada pelo fato de minha mãe ser portadora de título/jóia de clube português no Rio de Janeiro há 11 anos. Obrigado! Cordialmente.
Olá, @gustgdp! Ser sócio de clube português é apenas um lado da moeda. O outro lado é participar das atividades sócio-culturais do clube. Resumindo, você deve pedir ao presidente do clube uma declaração onde consta, além do tempo que é sócio, que participa das atividades sócio-culturais do clube e que é um apreciador da cultura portuguêsa. Já tivemos forista aqui cuja declaração caiu em exigência por que não constava este detalhe dele participar das atividades sócio-culturais. Abraço.
Olá. @Mitrin e demais foristas, duas atualizações diferentes sobre o processo: Via LR informaram que está em análise (haha - eu acho que eles sempre respondem isso exceto se vc perguntar mais detalhes) há algum tempo. Também pedi o código via e-mail (seguindo o que a @Bella informou). Ao entrar lá, está na fase 1. Um pouco estranho pois pagamos a taxa presencialmente mas acho que é possível. O processo é número 71XXX/2018. Caso queira alterar na próxima planilha, à vontade.
Acho que a paciência vai precisar aumentar bastante...já estou projetando mais 18 a 20 meses contando que após deferido, ainda tem mais uns 6 para obter o certificado de nascimento para depois as demais pessoas da família conseguirem iniciar seus processos de filho (total de 26 a 30 meses para concluir um processo do começo ao fim no ritmo atual).
Vantagens da esperar: já faz quase 12 meses que o imóvel está lá, bonitinho, contando o tempo e o tempo de associação e participação no clube só aumenta (7 anos quando demos entrada). Desvantagem: obviamente a falta de paciência que todos temos! Desse jeito sai nossa cidadania americana antes da portuguesa...e olha que são muitos anos de espera para a americana...rs, rs, rs. Haja estratégia, planejamento e coração!!!
Pelo jeito, 2022 e 2023 vão ser anos com boas notícias para filhos de netos de portugueses. Paciência colegas de processos, muita paciência...
Nota: pedi o código pelo e-mail rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt Enviei nome, data de nascimento e tipo de processo (Formulário 1D) E responderam em 24 horas (pode-se dizer que no dia pois mandei após o expediente de Portugal e já havia resposta pela manhã).
Gustavo de Almeida, obrigado pela resposta. Transcrevo abaixo o que está escrito na declaração. Acha que será suficiente?
"O CLUBE XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX PORTUGÊS DE XXXXXXXXXXXXXX, declara para os devidos fins que a Srª XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, inscrita no CPF XXX.XXX.XXX-XX e no RG nº XX.XXX.XXX-X, é associada a essa entidade na matrícula nº XXXXXX/2007, desde XXXXX de 2007, estando em dia com a contribuição associativa e que participa ativamente das festividades do clube."
@gustgdp, Neste modelo que você citou falta o tempo que participa efetivamente. desde ??????. Foi exatamente por isso que o meu caiu em exigência. Realmente precisa constar que participa efetivamente desde ......
Bom dia caros foristas, desde fevereiro aguardo uma movimentação do processo, nesse mês foi informada pelo IRN que estava no MJ e só isso. Depois de aparecer as consultas na internet está parado na fase No 4 "VERIFICAÇÃO" com a legenda de: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa". Oh...desespero e paciência. Como li, alguém postou de que poderia ser apresado tendo um argumento válido como o trabalho, alguém tem um modelo de solicitar esse apressamento? Grata.
Comentários
Acho que desta vez vai. Vamos torcer juntos.
Vamos acompanhar os passos e ver o que acontece.
Agora é aguardar para ver o que acontece
Os meus documentos chegaram em Portugal na Sexta. Vamos aguarda. Qualquer novidade aviso.
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/turismo/noticia/8623099/madonna-e-bem-vinda-mas-portugal-quer-mesmo-mais-imigrantes
Liguei hoje para Portugal (LR) para saber se a carta da exigência tinha chegado. A atendente disse que foi anexada ao processo no dia 26/07, ou seja no dia que chegou. Não tem mais nenhuma pendencia. Pelo site continuo na fase 4. Agora é esperar e torcer para acabar.
A fase 4 está em vermelho ou amarelo? Não tenho a mínima ideia de tempo. Temos mesmo é que aguardar.
Boa sorte!!!!!
Verde - aprovado na fase
Laranja - alguma deficiência ou exigência
Vermelho - em andamento na fase
marrom eu ainda não vi. não seria o que eu chamo de vermelho?
Forista: Sissi (Mãe)
Envio: 13/08/2019 - C: Correios
Nº: 610xx/18
Desculpem-me a ignorância, mas não consegui encontrar devido ao número de mensagens. Estas cores que estão mencionando são relativas à consulta do processo no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ após a obtenção da chave de acesso?
É possível a obtenção desta chave via e-mail?
Obrigado!
As datas estão divergente. A data da entrega não seria em 2018?
Faltou você informar os laços afetivos.
As corres são relativas a consulta de processos online.
Fico aguardando a confirmação das informações para inserir na planilha.
Bem vindo!!!!
Desculpe-me. A data correta é 2018, como você bem notou.
A Sissi é minhã mãe, e o processo dela é relativo à atribuição para netos 1-D.
A ligação com a comunidade portuguesa é dada pelo fato de minha mãe ser portadora de título/jóia de clube português no Rio de Janeiro há 11 anos.
Obrigado!
Cordialmente.
Vou incluir na próxima publicação.
Boa Sorte!!!!!!
Obrigado!
Via LR informaram que está em análise (haha - eu acho que eles sempre respondem isso exceto se vc perguntar mais detalhes) há algum tempo. Também pedi o código via e-mail (seguindo o que a @Bella informou). Ao entrar lá, está na fase 1. Um pouco estranho pois pagamos a taxa presencialmente mas acho que é possível. O processo é número 71XXX/2018.
Caso queira alterar na próxima planilha, à vontade.
Acho que a paciência vai precisar aumentar bastante...já estou projetando mais 18 a 20 meses contando que após deferido, ainda tem mais uns 6 para obter o certificado de nascimento para depois as demais pessoas da família conseguirem iniciar seus processos de filho (total de 26 a 30 meses para concluir um processo do começo ao fim no ritmo atual).
Vantagens da esperar: já faz quase 12 meses que o imóvel está lá, bonitinho, contando o tempo e o tempo de associação e participação no clube só aumenta (7 anos quando demos entrada). Desvantagem: obviamente a falta de paciência que todos temos! Desse jeito sai nossa cidadania americana antes da portuguesa...e olha que são muitos anos de espera para a americana...rs, rs, rs. Haja estratégia, planejamento e coração!!!
Pelo jeito, 2022 e 2023 vão ser anos com boas notícias para filhos de netos de portugueses. Paciência colegas de processos, muita paciência...
Enviei nome, data de nascimento e tipo de processo (Formulário 1D)
E responderam em 24 horas (pode-se dizer que no dia pois mandei após o expediente de Portugal e já havia resposta pela manhã).
Gustavo de Almeida, obrigado pela resposta. Transcrevo abaixo o que está escrito na declaração. Acha que será suficiente?
"O CLUBE XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX PORTUGÊS DE XXXXXXXXXXXXXX, declara para os devidos fins que a Srª XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, inscrita no CPF XXX.XXX.XXX-XX e no RG nº XX.XXX.XXX-X, é associada a essa entidade na matrícula nº XXXXXX/2007, desde XXXXX de 2007, estando em dia com a contribuição associativa e que participa ativamente das festividades do clube."
Neste modelo que você citou falta o tempo que participa efetivamente. desde ??????. Foi exatamente por isso que o meu caiu em exigência. Realmente precisa constar que participa efetivamente desde ......
Estará na próxima atualização.