Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

15455575960662

Comentários

  • @soldierE,
    Pelo o que já vi algumas vezes, a conservadora não responde a esse tipo de carta. O que elas fazem é se julgar procedente o seu pedido, agilizam e o processo. Já consegui autenticar o passaporte? Se não consegui, faça isso o mais rápido possível e mande para la. De certo agora vai andar mais rápido.
    Boa sorte é nos deixe informados .
  • FabioFabio Member
    Mtrin,

    Acho que só por terem pedido que você enviasse nova carta com o que entendem que deve constar, já indica que cumprido será deferido.

    Pelo que entendi, a exigência dá uma dica do que precisa pra ser deferido. Então não podemos ver como negativo. Pior seria indeferir de plano.

    Ninguém sabia ao certo o que devia constar na carta. Também acho provável ter exigência no meu. Mas o seu é anterior.

    Acho que todo luso brasileiro poderia e deveria ser sócio do Vasco. E no seu caso, mais de 50 anos de Vasco não tem nem o que discutir.
  • @Fabio,
    Vamos rezar e esperar?
    Só nos resta isso..............
    Hihihihihihihihi
  • Pessoal, alguém sabe de alguma cidadania concedida usando como comprovação de laços somente a associação a um clube português por 5 anos e mais nada? Obrigado
  • @rafaelguedes,
    Na nossa lista, apenas o Rodrigo. Nosso número 2.
  • @Mtrin Obrigado
  • Boa noite, estou ajudando um amigo, o avô portugues( falecido) , o pai tambem falecido, ele agora quer dar inicio a cidadania, tem que fazer como neto mesmo? Nao consegue pelo pai ser falecido "pular" essa geração? Caso nao possa, quais provas efetivas estão sendo aceitas? Obrigada
  • @maira, dê um lida na primeira página desse tópico, lá tem todas as explicações.
  • Obrigadaaa
  • @Fabio e demais colegas, eu estou pedindo direto de neto por que minha mãe não tem interesse em pegar a cidadania.
    Eu tenho diversas viagens pra Portugal mas algumas dela entrei e saí da europa por outros países e não tem no passaporte provas de que eu estive em Portugal nessas viagens.

    No passaporte: entrada e saida por Madrid em out de 2017
    Entrada por Lyon e saida por Lisboa (meio apagado mas da pra ver) em março 2018
    Entrada e saida por Lisboa em fev 2019
    Entrada por Lisboa e saida por Porto agora em maio de 2019

    Não sou sócio de nenhum clube nem tenho nenhuma outra prova.
    Deveria anexar fotos das viagens? Provavelmente as fotos não devem provar as datas.

    Será que seria mais fácil e rapido pedir da minha mãe antes e depois pedir através dela?

    Vocês sabem quanto tempo tem demorado este processo? Eu gostaria de ter o passaporte Portugues no final de 2020 ou no mais tardar inicio de 2021
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado July 2019
    @diogocyrineu, tire a cidadania de sua mãe primeiro! É mais rápido e o direito é garantido. Sua mãe só precisa fazer o reconhecimento da assinatura por autenticidade, no cartório! O restante você pode fazer sozinho! Convença-a de que é um legado para você e seus descendentes! Esses laços que têm que ser demonstrados pelos netos são muito subjetivos, na minha modesta opinião. A atribuição para netos só é feita por Lisboa e leva quase 2 anos! O processo de atribuição pelo ACP tem levado, em média, 4 meses! Depois, para transcrever o casamento de sua mãe serão mais uns 2 meses. Sua atribuição poderá estar concluída até o 1º semestre de 2020!!
  • Nossa, o pior é que eu já paguei a taxa de 175 euros. Será que dá pra pegar de volta? kkkkk
    Sai muito mais caro fazer o da minha mãe e depois o meu?

    Obrigado pelas infos @Liane Alegria
  • editado July 2019
    @diogocyrineu,

    Sairá muito mais caro você requerer a cidadania direta como neto, pois a meu ver, pelo que expôs aqui, você não possui qualquer prova de efetiva ligação com Portugal. Em minha opinião, essas viagens que você mencionou não podem ser aproveitadas, pois você deve entrar e sair por Portugal (permanecer em Portugal e não se deslocar a outro país). As deslocações regulares a serem evidenciadas devem ser exclusivamente para Portugal. Note que se trata de vínculo subjetivo e qualquer margem para entendimento contrário poderá permitir com que seu vínculo seja considerado muito frágil. Lembre-se que existe rigor nas diligências e verificações pela Conservatória de Lisboa.

    Portanto, você ainda teria que construir tais provas de ligação... E isso levará bastante tempo e dinheiro...

    Além disso, em fazendo como neto direto você não tem a garantia de que os seus laços (a serem construídos) serão suficientes para a cabal demonstração de seus vínculos efetivos, vez que são questões absolutamente subjetivas e dependerá de quem julgará seu processo e do quão fortes serão tais provas... Ou seja, você gastará muito mais tempo e dinheiro entrando com um pedido de cidadania como neto do que requerendo via 2 (dois) processos como filhos diretos (sua mãe e depois você), e com mínimas garantias de sucesso.

    Já no processo de filho direto, não há discussão! Bastará demonstrar a descendência direta de sua mãe. Depois que ela conseguir, será a sua vez.

    Então, meu amigo, não há muito mais o que debater e ponderar sobre esse assunto... Processos de filhos diretos possuem infinitas vantagens em termos de tempo, custos, e ÊXITO!

    Tente convencer sua mãe!!
    E tenha em sua mente que sairá ainda mais barato você fazer os dois processos como filhos diretos e ainda dar um super presente a sua mãe!!! Ela merece!!! Pense nisso!!!

    Abraço e boa sorte!
  • @diogocyrineu, para a atribuição da sua mãe e, posteriormente o seu, você vai gastar com as certidões e apostilamentos, a taxa de 175 euros e o envio por EMS ou DHL. Transcrição de casamento , certidões, apostilamentos, 120 euros e envio. Acho que o custo x benefício compensa! Faça logo o da sua mãe, 4 meses depois a transcrição do casamento e, uns 2 meses depois, a sua. Em 10 meses, aproximadamente, estará com tudo concluído!
  • Obrigado pelas informações gente.
    Essa taxa que eu paguei pra fazer como neto, de 175 euros, alguém sabe como reaver?
  • @Rodrigo_Almeida, na prática eu tenho ligação pois minha namorada está fazendo doutorado em Coimbra e eu tenho ido bastante pra lá e pretendo eu mesmo fazer mestrado e doutorado por lá.. Agora não sei como provar e deve ficar difícil mesmo. Se o processo demora 2 anos não servirá pra mim pois pretendo me deslocar no final de 2020.

    Quanto à minha mãe, ela não tem problema nenhum com isso, tão pouco seria um presente pra ela pois ela com certeza permanecerá no Brasil. É só uma questão de custos e tempo mesmo.

    @Liane_Alegria, sendo minha mãe divorciada, você sabe como fica essa transcrição de casamento?

    Ela nunca mudou de nome, nem quando casou com meu pai, nem quando divorciou-se.
  • @diogocyreneu essa taxa q vc pagou nao será devolvida.Para entrar com outro processo como filho , vc terá q pedir o cancelamento desse processo q deu entrada como neto.
  • @diogocyrineu, vc vai precisar transcrever o casamento de sua mãe para fazer a sua atribuição. Ela ficará em Portugal como se fosse casada. Se quiser , depois, homologar o divórcio, terá que contratar um advogado em Portugal. mas, como você diz que não há interesse dela em ir morar lá, não precisa fazer! Fazer a atribuição dela e depois a sua é o meio mais fácil, mais rápido e menos dispendioso de obter a nacionalidade!!
  • @diogocyrineu,

    Quando eu disse "(...) e ainda dar um super presente à sua mãe (...)", estava me referindo a você "gastar com um presente" que ela gostasse para ajudar a convencê-la a fazer requerimento como filha... E que mesmo considerando o valor "desse referido presente", somado aos valores totais a serem gastos para viabilizar os 2 processos a serem iniciados como filhos diretos (vc e sua mãe), sairia ainda mais barato do que construir as provas efetivas com Portugal. Entendeu?

    Uma outra forma de ver o "presente" (que não fosse o pecuniário mencionado acima) seria a de "preservar e resgatar a origem e a história de sua família", vez que, talvez, seus antepassados tenham feito imenso "esforço" para viajar, mudar de país, aceitar diversos desafios, brigar contra preconceitos etc. É também possível crer que nossos antepassados ficariam bastante felizes por esse resgate e por preservar a identidade portuguesa em nossas famílias, dado que todo o esforço deles não teria sido em vão.

    Mas essa é apenas uma forma de pensar...

    Desejo-lhe sorte, pois já estás com "a faca e o queijo na mão"...

    Abraço
  • Obrigado à todos pelas respostas. Ajudaram bastante.

  • Muito boa tarde podiam me esclarecer uma pequena dúvida sobre o ofício que recebi para enviar uma copia do meu passaporte autenticada ,a minha questão é a cópia do passaporte são as páginas todas ou simplesmente as páginas onde constam as informações e as carimbadas?
  • editado July 2019
    @soldierE...
    No caso do Passaporte...Somente a página com os dados de identificação/Foto...(Nesta página deve constar a Filiação...!!!)...
    Cópia de boa qualidade Autenticada e Apostilada...!!!
  • @soldierE,
    Completando o @Nilton Hessel, como você já mora em Portugal, seria interessante também enviar uma cópia do carimbo de entrada aí em Portugal.
  • boas obrigado pelo vossos esclarecimentos, mas eu as 15:20 enviei um email para conservatória eles me responderam minutos depois a dizer que devo remeter todas as paginas do passaporte, eu na sexta feira vou me dirigir a conservatória dos registos centrais para cumprir a exigência depois é aguardar por breves noticias
  • Bem @soldierE...Esta é sem dúvida uma informação que difere daquilo que é exigido em termos de documentos para instrução de processos em Portugal...
    Certamente esta exigência diferenciada se deve ao fato de você estar em Portugal...Como bem citou @Mtrin...
    Seria interessante se você compartilhasse aqui no Fórum o desfecho dessa questão para que alguém em situação semelhante á sua possa se beneficiar das informações...
  • editado July 2019
    Prezados, meu advogado já me alertou sobre este pedido de passaporte apostilado. Ele já recebeu dois pedidos neste sentido de outros processos. Acho que na CRC estão preocupados com a possibilidade de certidões falsas de nascimento/filiação. Uma vez que o passaporte passa por um crivo federal, isto diminui a possibilidade de fraude.
  • O pedido do meu pai, que ao consultar no site estava na fase 4, voltou para a fase 3 (O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.)
    Sendo que isso já havia sido feito, quando liguei e perguntei já tinha sido feita essas consultas :(
  • @patriciaagv pode ser que tenha faltado alguma informação dos orgãos externos.
  • @patriciaagv,
    Tem acontecido com muita gente, você já é a 3ª a falar só aqui nessa discussão. Tem o @imack e o @soldierE, acho que os nossos processos ficaram parados tanto tempo, que agora que eles estão pegando e refazendo tudo.
    Pelo menos deu uma andada em vez de ficar segurando a porta da CRC.
  • @Mtrin, se agora for andar continuamente ok, o problema é deixarem parado novamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.