Lembre que ela nasceu no Brasil, na hora de preencher o formulário.
A certidão custa 10 euros e deve ser paga com cartão de crédito virtual (use o do app do seu banco ou algum outro tipo Nubank)
Em até 24h após a confirmação do pagamento, vai receber um código de acesso para a certidão, Imprima quantas vias precisar, em casa, mesmo. Não espere uma certidão cheia de selos e carimbos. É impressa em papel comum, A4, frente e verso.
Sua avó não precisa fazer nada ou ir a lugar algum. Se sua prima já tem a nacionalidade, certamente o casamento de seus avós já está transcrito em Portugal.
Sim, você tem direito a solicitar a cidadania pelo Art 1D, se seu pai, filho da avó portuguesa, já faleceu, mesmo que sua avó também tenha falecido.
@Leticialele Muito obrigada pelos esclarecimentos. com certeza vou dar seguimento ao processo da minha cidadania e vou acompanhando tudo aqui pelo fórum. Valeu
Boa tarde a todos, tenho uma duvida e gostaria de pedir a juda a todos. Quero fazer a nacionalidade da MAE viva ANA
Bisavos : MANOEL e ALXANDRINA ( Portugueses mas casados so no Brasil) falecidos ja
AVOS : JOAO E MARIA falecidos
PAI E MAE ANA: Somente a mae ja viva,
PERGUNTAS:
1-Preciso somente da certidao de 1 dos Bisavos? preciso de certidao de casamento brasil? eu so encontrei um docmento do MANOEL bisavo. e a data de nascimento esta com dia diferente do arquivo da freguesia. Passa isso? pois a unica forma de saber foi o casamaneot no brasil que usou outra data. (data atraves da certidao casamento brasil diz que ele nasceu 9 de outubro, achei com a data 27 de outubro)
A fim de contribuir com o pessoal que acabou de dar entrada no processo e querem saber sobre prazos, segue abaixo o andamento do processo de meu pai que está na fase 4 conforme o site de consulta.
um pouco atrasado, mas parabens pela conclusao do processo. Depois deste bendito registo criado e tudo alegria. A certeza de que de agora em diante e so formalidade, sem stress. Abracos e boa sorte para toda familia!
Está descrito os prazos no site de acompanhamento com a chave, só apliquei os prazos sobre a data de chegada de meu processo a CRC em uma planilha Excel,
O que diz no site de acompanhamento -
"Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido.
Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.
Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses."
Creio que @FMassa e o @Brasileiroforadobr se referem aos dias que cada etapa (1, 2, 3 e 4) levou no seu processo,, conforme linhas abaixo da tela de consulta do site.
Estes prazos foram elaborados por você mesmo seguindo um controle seu, correto?
Boa tarde! Sou neto de portuguesa e estou tentando adquirir a cidadania através do processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos. Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar com a seguinte questão:
Na certidão de nascimento de meu pai, filho da minha avó portuguesa, consta que minha avó nasceu em "Leiria, Portugal". Contudo, de acordo com o Assento de Nascimento dela, obtido através de pedido no site https://www.civilonline.mj.pt/, consta que ela nasceu na freguesia de Mata Mourisca, no concelho de Pombal. Alguem saberia me informar se essa inconsistência entre a certidão de nascimento de meu pai e o assento de nascimento de minha avó portuguesa poderia acarretar algum problema para obtenção da cidadania?
Boa tarde amigos, nasceu outro Tuga....finalmente meu processo foi concluído e meu registo feito, agora vou pedir a Certidão e passar a me ocupar de tirar meus documentos portugueses e da cidadania dos meus irmãos.
Seguem as datas do processo para outros possam ter uma idéia dos tempos que podemos ter que esperar, no meu caso foram 3,5 anos e agora mais uns 4 ou 5 para a documentação...ou seja, muita paciência que as coisas demoram, mas acontecem.
Envio dos documentos: 30/11/2017
Chegada em Lisboa: 19/12/1027
Numeração do processo: 11/04/2018
Processo caiu em exigência: 07/01/2020 - insuficiência de ligações efetivas
Envio de novos documentos: 20/02/2020
Aprovação já na nova Lei: 18/12/2020
Processo terminado: 03/05/2021 - Registo Realizado
Quero agradecer muito, mas muito mesmo a todos aqui do Forum, que foram fundamentais em tudo, esclarecendo duvidas, dando apoio e até tendo paciência em me escrever palavras de incentivo nos momentos mais difíceis...hoje estou muito feliz mesmo e queria dividir com vocês essa alegria....a todos: Muito Obrigado!!!
Sim @Ricosne, eu marquei as datas exata em que o processo foi mudando de etapa pois consulto sempre uma vez ao dia o processo e fiz a conta em dias em que cada etapa demorou a passar. É uma planilha Excel que eu criei para acompanhar os prazos e comparar com outros processos concluídos.
Por essa planilha podem ter uma noção de uma media de quantos dias demora cada etapa do processo até a fase 4 onde se encontra, pois vi muita gente perguntando quanto tempo demora em mudar de fase.
Tentou colocar no Google Maps e aprender um pouco sobre a geografia local? Todos os locais mencionados ficam no Distrito de Leiria. Tudo a menos de 20 minutos de carro.
No Brasil, durante o tempo da colônia, a freguesia era exatamente o mesmo que em Portugal, não havendo distinção entre freguesia e paróquia.
Freguesia - Equivale a um conjunto de bairros - Junta da freguesia seria a Subprefeitura dos bairros. Geralmente cada freguesia tinha a sua própria igreja, havendo quase uma equivalência 1:1.
Concelho - Equivale a cidade e a Câmara municipal equivale a prefeitura Municipal, a área metropolitana da cidade.
Distrito - Equivale aos estados por ser um conjunto de concelhos, várias cidades, um condado.
Parabens @Vlad Lopes ! E bom ver um a um dos que aguardaram a nova lei e que desde o inicio acreditaram na mudanca por ser algo que faria justica a todos sendo reconhecidos e tendo os processos concluidos. Boa sorte a voce e familia!
Hahaha não é um pseudônimo mas esse processo registrado ai Gilberto é do meu pai e esse é o nome dele, eu que montei o processo e estou acompanhando diariamente, acompanho na planilha do fórum e na minha particular.
Coloquei os dados ai para galera ter uma noção de quantos dias cada etapa levou, é que vi umas pessoas perguntando quanto tempo leva na fase 1 ai resolvi postar ai.
Parabens @Vlad Lopes!! Sucesso na sua jornada e bem a quem continua na espera como eu, isso confirma a minha teoria. Na primeira semana eles fazem o registro de 5 meses atras. abril registraram os aprovados de novembro, em maio os de dezembro e eu to vendo que eh por ai que a coisa ta andando
@Vlad Lopes , parabéns!! Acompanho sua saga há muito! Se há uma cidadania merecida, é a sua, pela persistência e por não ter desanimado um instante, e, ainda ajudando a outros!!
Informativo: na planilha há alguns nomes marcados em laranja claro, como candidatos a serem arquivados por inatividade.
Se você já se perguntou por que alguns estão em laranja, é isso: eles estão sem atividade por um tempo maior do que a maioria leva pra concluir. Podem ter sido abandonados (e geralmente são), mas podem estar "adormecidos", e como desde que a lei mudou, alguns processos em torno dessa data estão sendo trazidos á luz, como aconteceu com o Vlad Lopes. Decidi deixar os processos ali por mais tempo. Quem sabe algum deles aparece aqui pra contar? Ja vi pelo menos dois "laranjinhas" serem concluídos.
Tipicamente eles já teriam sido movidos para o TAB "Arquivados", como parte do processo para limpar a planilha.
vou enviar junto aos documentos da minha avó, a certidão de casamento dela para comprovar a alteração do nome para casada e a perfilhação do meu pai pelo casamento, uma vez que quem foi declarante foi mei avô e é a minha avó a filha dos portugueses.
Ainda, houve uma retificação nesta certidão de casamento no nome da minha bisa ( a portuguesa).
Daí eu pergunto, é melhor mandar uma via original e apostilada? Vc já tinha me orientado a não apostilar, mas eu voltei na perguta e vi que eu não tinha dito a vc sobre a retificação.
@Fabiana2023 , mande a original. Apostile, pois consta a perfilhação de seu pai. Se fosse apenas para justificar a troca de nome, não haveria necessidade.
Muito obrigado a todos pelos parabéns, foi um processo longo, com momentos de desanimo, mas persisti e agora estou muito feliz e já peguei minha Certidão no CivilOnline.
Por isso posso dizer com conhecimento de causa para quem esta no caminho: não desista e tenha paciência, quase tudo tem uma solução.
Ainda vou continuar por um bom tempo no Forum, porque até o final de Maio vou enviar os processos dos meus irmãos....que agora pararam de debochar de mim pela minha insistência e querem a cidadania para passar para os filhos.....a vida dá voltas...rsrs.
Mais uma vez, agradeço a todos de coração e só não vou incluir os nomes para não ser injusto de esquecer alguém...foram muitos me ajudando nesse tempo.
Comentários
@MaisUmaIsabela , peça uma certidão de sua avó pelo civil online: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Lembre que ela nasceu no Brasil, na hora de preencher o formulário.
A certidão custa 10 euros e deve ser paga com cartão de crédito virtual (use o do app do seu banco ou algum outro tipo Nubank)
Em até 24h após a confirmação do pagamento, vai receber um código de acesso para a certidão, Imprima quantas vias precisar, em casa, mesmo. Não espere uma certidão cheia de selos e carimbos. É impressa em papel comum, A4, frente e verso.
Sua avó não precisa fazer nada ou ir a lugar algum. Se sua prima já tem a nacionalidade, certamente o casamento de seus avós já está transcrito em Portugal.
Sim, você tem direito a solicitar a cidadania pelo Art 1D, se seu pai, filho da avó portuguesa, já faleceu, mesmo que sua avó também tenha falecido.
@Leticialele Muito obrigada pelos esclarecimentos. com certeza vou dar seguimento ao processo da minha cidadania e vou acompanhando tudo aqui pelo fórum. Valeu
Boa tarde a todos, tenho uma duvida e gostaria de pedir a juda a todos. Quero fazer a nacionalidade da MAE viva ANA
Bisavos : MANOEL e ALXANDRINA ( Portugueses mas casados so no Brasil) falecidos ja
AVOS : JOAO E MARIA falecidos
PAI E MAE ANA: Somente a mae ja viva,
PERGUNTAS:
1-Preciso somente da certidao de 1 dos Bisavos? preciso de certidao de casamento brasil? eu so encontrei um docmento do MANOEL bisavo. e a data de nascimento esta com dia diferente do arquivo da freguesia. Passa isso? pois a unica forma de saber foi o casamaneot no brasil que usou outra data. (data atraves da certidao casamento brasil diz que ele nasceu 9 de outubro, achei com a data 27 de outubro)
2-Preciso da certidao dos Avos Joao e Maria?
Por favor me ajudem com as info?
Olá bom dia a todos,
A fim de contribuir com o pessoal que acabou de dar entrada no processo e querem saber sobre prazos, segue abaixo o andamento do processo de meu pai que está na fase 4 conforme o site de consulta.
@Guilherme Jorge Boa tarde amigo, como vc conseguiu ver esses prazos? Foi no proprio site? Para mim nao aparece assim..
@Guilherme Jorge como faz para ver essas datas?
@Rafael GM m,
um pouco atrasado, mas parabens pela conclusao do processo. Depois deste bendito registo criado e tudo alegria. A certeza de que de agora em diante e so formalidade, sem stress. Abracos e boa sorte para toda familia!
Olá @FMassa e @Brasileiroforadobr ,
Está descrito os prazos no site de acompanhamento com a chave, só apliquei os prazos sobre a data de chegada de meu processo a CRC em uma planilha Excel,
O que diz no site de acompanhamento -
"Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido.
Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.
Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses."
@Guilherme Jorge , tudo bem?
Creio que @FMassa e o @Brasileiroforadobr se referem aos dias que cada etapa (1, 2, 3 e 4) levou no seu processo,, conforme linhas abaixo da tela de consulta do site.
Estes prazos foram elaborados por você mesmo seguindo um controle seu, correto?
Boa tarde! Sou neto de portuguesa e estou tentando adquirir a cidadania através do processo de Atribuição de Nacionalidade para Netos. Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar com a seguinte questão:
Na certidão de nascimento de meu pai, filho da minha avó portuguesa, consta que minha avó nasceu em "Leiria, Portugal". Contudo, de acordo com o Assento de Nascimento dela, obtido através de pedido no site https://www.civilonline.mj.pt/, consta que ela nasceu na freguesia de Mata Mourisca, no concelho de Pombal. Alguem saberia me informar se essa inconsistência entre a certidão de nascimento de meu pai e o assento de nascimento de minha avó portuguesa poderia acarretar algum problema para obtenção da cidadania?
Agradeço desde já!
Abs,
Lucas
Boa tarde amigos, nasceu outro Tuga....finalmente meu processo foi concluído e meu registo feito, agora vou pedir a Certidão e passar a me ocupar de tirar meus documentos portugueses e da cidadania dos meus irmãos.
Seguem as datas do processo para outros possam ter uma idéia dos tempos que podemos ter que esperar, no meu caso foram 3,5 anos e agora mais uns 4 ou 5 para a documentação...ou seja, muita paciência que as coisas demoram, mas acontecem.
Envio dos documentos: 30/11/2017
Chegada em Lisboa: 19/12/1027
Numeração do processo: 11/04/2018
Processo caiu em exigência: 07/01/2020 - insuficiência de ligações efetivas
Envio de novos documentos: 20/02/2020
Aprovação já na nova Lei: 18/12/2020
Processo terminado: 03/05/2021 - Registo Realizado
Quero agradecer muito, mas muito mesmo a todos aqui do Forum, que foram fundamentais em tudo, esclarecendo duvidas, dando apoio e até tendo paciência em me escrever palavras de incentivo nos momentos mais difíceis...hoje estou muito feliz mesmo e queria dividir com vocês essa alegria....a todos: Muito Obrigado!!!
Sim @Ricosne, eu marquei as datas exata em que o processo foi mudando de etapa pois consulto sempre uma vez ao dia o processo e fiz a conta em dias em que cada etapa demorou a passar. É uma planilha Excel que eu criei para acompanhar os prazos e comparar com outros processos concluídos.
Por essa planilha podem ter uma noção de uma media de quantos dias demora cada etapa do processo até a fase 4 onde se encontra, pois vi muita gente perguntando quanto tempo demora em mudar de fase.
@lucascunha
Tentou colocar no Google Maps e aprender um pouco sobre a geografia local? Todos os locais mencionados ficam no Distrito de Leiria. Tudo a menos de 20 minutos de carro.
https://www.google.com/maps/dir/Leiria,+Portugal/Mata+Mourisca,+Portugal/
No Brasil, durante o tempo da colônia, a freguesia era exatamente o mesmo que em Portugal, não havendo distinção entre freguesia e paróquia.
Freguesia - Equivale a um conjunto de bairros - Junta da freguesia seria a Subprefeitura dos bairros. Geralmente cada freguesia tinha a sua própria igreja, havendo quase uma equivalência 1:1.
Concelho - Equivale a cidade e a Câmara municipal equivale a prefeitura Municipal, a área metropolitana da cidade.
Distrito - Equivale aos estados por ser um conjunto de concelhos, várias cidades, um condado.
@gandalf
Obrigado pela ajuda!
Abs,
Lucas
Parabens @Vlad Lopes ! E bom ver um a um dos que aguardaram a nova lei e que desde o inicio acreditaram na mudanca por ser algo que faria justica a todos sendo reconhecidos e tendo os processos concluidos. Boa sorte a voce e familia!
parabéns, @Vlad Lopes pela conquista de sua cidadania.
@Guilherme Jorge
Não gosta da planilha que transcreveu e substituiu a planilha inativa da Mtrin, pra ter uma visão de conjunto?
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/
Seu processo tem características semelhantes ao do Gilberto na linha 53. Seria um pseudônimo?
Olá @gandalf ,
Hahaha não é um pseudônimo mas esse processo registrado ai Gilberto é do meu pai e esse é o nome dele, eu que montei o processo e estou acompanhando diariamente, acompanho na planilha do fórum e na minha particular.
Coloquei os dados ai para galera ter uma noção de quantos dias cada etapa levou, é que vi umas pessoas perguntando quanto tempo leva na fase 1 ai resolvi postar ai.
Valeu!
Parabens @Vlad Lopes!! Sucesso na sua jornada e bem a quem continua na espera como eu, isso confirma a minha teoria. Na primeira semana eles fazem o registro de 5 meses atras. abril registraram os aprovados de novembro, em maio os de dezembro e eu to vendo que eh por ai que a coisa ta andando
@Vlad Lopes , parabéns!! Acompanho sua saga há muito! Se há uma cidadania merecida, é a sua, pela persistência e por não ter desanimado um instante, e, ainda ajudando a outros!!
Comemore muito!!
Parabéns @Vlad Lopes
Parabéns, @Vlad Lopes ! Você é um exemplo de paciência.
@Vlad Lopes Parabéns pra voce! o caminho foi longo mais chegou ao final feliz! Sua vitoria encoraja a todos.
Informativo: na planilha há alguns nomes marcados em laranja claro, como candidatos a serem arquivados por inatividade.
Se você já se perguntou por que alguns estão em laranja, é isso: eles estão sem atividade por um tempo maior do que a maioria leva pra concluir. Podem ter sido abandonados (e geralmente são), mas podem estar "adormecidos", e como desde que a lei mudou, alguns processos em torno dessa data estão sendo trazidos á luz, como aconteceu com o Vlad Lopes. Decidi deixar os processos ali por mais tempo. Quem sabe algum deles aparece aqui pra contar? Ja vi pelo menos dois "laranjinhas" serem concluídos.
Tipicamente eles já teriam sido movidos para o TAB "Arquivados", como parte do processo para limpar a planilha.
@Vlad Lopes parabéns !!!!!
@Leticialele tudo bem,
vou enviar junto aos documentos da minha avó, a certidão de casamento dela para comprovar a alteração do nome para casada e a perfilhação do meu pai pelo casamento, uma vez que quem foi declarante foi mei avô e é a minha avó a filha dos portugueses.
Ainda, houve uma retificação nesta certidão de casamento no nome da minha bisa ( a portuguesa).
Daí eu pergunto, é melhor mandar uma via original e apostilada? Vc já tinha me orientado a não apostilar, mas eu voltei na perguta e vi que eu não tinha dito a vc sobre a retificação.
Desculpe reformular a pergunta e obrigada.
@Fabiana2023 , mande a original. Apostile, pois consta a perfilhação de seu pai. Se fosse apenas para justificar a troca de nome, não haveria necessidade.
Muito obrigado a todos pelos parabéns, foi um processo longo, com momentos de desanimo, mas persisti e agora estou muito feliz e já peguei minha Certidão no CivilOnline.
Por isso posso dizer com conhecimento de causa para quem esta no caminho: não desista e tenha paciência, quase tudo tem uma solução.
Ainda vou continuar por um bom tempo no Forum, porque até o final de Maio vou enviar os processos dos meus irmãos....que agora pararam de debochar de mim pela minha insistência e querem a cidadania para passar para os filhos.....a vida dá voltas...rsrs.
Mais uma vez, agradeço a todos de coração e só não vou incluir os nomes para não ser injusto de esquecer alguém...foram muitos me ajudando nesse tempo.
@Leticialele obrigada!
Que ótima notícia! Parabéns @Vlad Lopes