@lucima vocês tem toda liberdade de fazer por onde acharem melhor. Aqui no fórum recomendamos fazer pelas conservatórias pois o tempo para conclusão é menor e é mais barato. Vou te passar as informações para fazer pela conservatória e vocês podem comparar com o que o consulado pede para decidir.
Para atribuição: - Cópia simples do assento de nascimento da sua sogra ou indicação, no formulário 1C, do numero do assento ano e local - Certidão de nascimento reprográfica de seu marido, apostilada - Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade de seu marido - Formulário 1c preenchido e com firma reconhecida em cartório por autenticidade - Vale postal no valor de 175 euros
Braga somente aceita processos pessoalmente, para enviar pelos correios hoje recomendamos Tondela, ACP e 3a. CRC do Porto
O que o consulado faz é ver toda a documentação, preparar o assento de nascimento e mandar para a CRC Lisboa para ser conferido e inserido no sistema, hoje está demorando, pelo menos, 8 meses esse processo. Pelas conservatórias o prazo varia de 4 a 6 meses.
@vlad pen , mas não sei nem como começar pela conservatoria ......até enviei um e-mail mas me pediram coisas que no consulado não pede , fiquei sem entender
@GuiBotter, eles não param, mas ficam lentas demais devido ao numero menor de funcionário. Recebem os processos, fazem atendimento no balcão, mas tudo bem pouco.
Caraca eu também fui no dia 02/01/18 e me jogaram pra 22/01/18 ainda bem que ela conseguiu com 10 dias, a atendente marcou esse dia para eu já pagar a taxa e dar entrada no processo.
De fato não ha padrão mesmo, cada caso é um caso ! pelo que vi a atendente pareceu bem prestativa apesar de rudi, tbm disse que o prazo tbm varia dependendo do Estado natural da pessoa no Brasil, SP e os estados que são informatizados costumam ser mais rápido !
A mim também trataram muito bem, infelizmente esse foi o tempo que a moça disse, pelo menos é curto, levando em conta que nas outras você leva no mínimos 4.
Me tirem uma dúvida por favor! pelo que eu entendi, para solicitar em Braga a minha atribuição, visto que a transcrição do casamento da minha mãe está ok, eu preciso dos documentos: Formulário 1C preenchido e assinado; Minha certidão de Nascimento retropográfica e apostilada; Certidão ou assento da minha mãe portuguesa; Copia do meu RG apostilado; passaporte
o pagamento se faz na hora ou devo levar o vale postal no valor de 175 euros?
pessoalmente não precisa levar 1C cópia do RG não é necessário pois eles podem copiar seu passaporte na hora vale postal é só pra envio por correio, paga na hora no balcão
Bom Dia galera, hoje dei entrada no processo de atribuição de minha mãe na conservatória de braga, e como sempre não definiram prazos rsrsrs mas creio que seja mais rápido que as outras conservatórias sem dúvida, e uma novidade a conservatória já aceita pagamento multibanco.
Afinal, precisa ou não levar o 1C preenchido se você for solicitar a sua própria nacionalidade? Pela lógica, acho que não precisa. O que vocês acham? Grande abraço à todos.
Comentários
Para atribuição:
- Cópia simples do assento de nascimento da sua sogra ou indicação, no formulário 1C, do numero do assento ano e local
- Certidão de nascimento reprográfica de seu marido, apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade de seu marido
- Formulário 1c preenchido e com firma reconhecida em cartório por autenticidade
- Vale postal no valor de 175 euros
Formulário e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Braga somente aceita processos pessoalmente, para enviar pelos correios hoje recomendamos Tondela, ACP e 3a. CRC do Porto
O que o consulado faz é ver toda a documentação, preparar o assento de nascimento e mandar para a CRC Lisboa para ser conferido e inserido no sistema, hoje está demorando, pelo menos, 8 meses esse processo. Pelas conservatórias o prazo varia de 4 a 6 meses.
[APAGADO].
Alguém sabe me informar qual Conservatória está aceitando processo de atribuição pelo correio e como estão os prazos?
Desde já, obrigada!
Me tirem uma dúvida por favor!
pelo que eu entendi, para solicitar em Braga a minha atribuição, visto que a transcrição do casamento da minha mãe está ok, eu preciso dos documentos:
Formulário 1C preenchido e assinado;
Minha certidão de Nascimento retropográfica e apostilada;
Certidão ou assento da minha mãe portuguesa;
Copia do meu RG apostilado;
passaporte
o pagamento se faz na hora ou devo levar o vale postal no valor de 175 euros?
estou meio confuso quanto aos documentos.
cópia do RG não é necessário pois eles podem copiar seu passaporte na hora
vale postal é só pra envio por correio, paga na hora no balcão
Alguma novidade com relação aos processos iniciados, nessa conservatória, no final do ano passado?
Agradeço suas respostas.