@fabricioint, A pessoa tinha acabado de sair do ACP onde pegou essa informação com a conservadora e postou no grupo. Por que ela ou a conservadora Graça mentiriam? Agora, a partir de quando e se isso vai realmente vingar, não se sabe! Coimbra também está nesse bolo.
Na minha opinião única fonte confiável, é o site do IRN, se estiver la realmente pode acontecer, mais fora isso... tem muitas pessoas tentando atrapalhar os processos, principalmente aqueles que ganham dinheiro com nacionalidade.
Eu estive pessoalmente na 3 CRC, na ACP e em Braga duas semanas atras. Não recebi essa informação em nenhum desses lugares. Foi inclusive na ACP que eles sugeriram q eu fizesse por Braga porque eles tem autonomia e como.so recebem processos pessoalmente poderia ser mais rápido. Bom, eu tb não tenho qualquer motivo para mentir mas vai saber o que pode ter.mudado em duas semanas. Meu processo estar todo sendo analisado em Braga.
Gente, estou indo para Braga amanhã, para dar entrada na atribuição da minha mãe, e posso tirar essa dúvida sobre onde o processo vai transitar: Braga ou ACP!
@Vlad Pen, já liguei duas vezes para Braga (sim, fui bem chato, hehe) e me informaram que para a conferência dos docs (primeira etapa) não é necessário agendamento prévio. Só após a conferência dos documentos é que será agendada uma data para o retorno e apresentação dos documentos já conferidos. O único problema é que só estão com datas a partir de 15/01/18 para o agendamento e início do processo propriamente dito.
@bel_linden até porque se algo estivesse ocorrendo em relação a essas mudanças estariam nas mídias de pt, ou até mesmo no site da irn... mais vamos esperar pra saber o que irá acontecer
@fabricionit Mangualde perdeu a conservadora, você viu algo nas mídias de PT ou no site do IRN??? Quando PD perdeu o Balcão de Nacionalidade, você viu algo nas mídias de PT ou no site do IRN???
@allanDC eu não sei, não acompanhei nada sobre ambas... mais continuo apenas acreditando em fontes confiáveis. Porque quem prova que essa menina do wpp? Está falando a verdade.
Gente, fui lá na Conservatória de Braga ontem. Seguem detalhes da minha experiência: 1) Sim, são necessárias duas visitas à Conservatória para iniciar o processo de atribuição: a primeira servirá para checar se você trouxe toda a documentação (Cert. de nascimento de inteiro teor por cópia repográfica apostilada, cópia do RG autenticado e apostilado e, como estou fazendo o processo da minha mãe, a procuração autenticada e apostilada); a segunda, para dar entrada no processo de atribuição propriamente dito; 2) Falaram que atualmente é quase impossível conseguirem fazer todo o processo no mesmo dia, em decorrência da quantidade de trabalho da Conservatória e, também, pelas dificuldades em acessarem as informações do apostilamento diretamente com os cartórios brasileiros. Falaram que a documentações dos cartórios de alguns estados (ela citou São Paulo) são mais rápidas de conferir, porque já estão todas disponíveis eletronicamente; todavia, para outros estados, as funcionárias da Conservatória têm de ligar e conferir as infos por telefone, o que atrasa a avaliação. Ou seja: hoje em dia, será muito difícil ir lá somente uma vez e já sair com a atribuição em mãos; 3) Falaram que o volume de trabalho no começo do ano é relativamente mais tranquilo. Caso o requerente compareça nesta época, provavelmente conseguirá agendar a segunda visita (para entrega efetiva dos documentos) para poucos dias depois. Atualmente, só estão agendando datas lá para o meio de Janeiro; 4) Falaram que a análise é toda feita na Conserv. de Braga; não falaram nada sobre envio da documentação para análise por qualquer outra Conservatória; 5) Acabei me lascando porque esqueci de apostilar a procuração da minha mãe. Terei de voltar lá em Janeiro =(
Nossa que louco essa história de ter que ligar e conferir por telefone... Isso é extramente improdutivo para a Conservatória... Não sei nos outros Estados, mas aqui no Rio de Janeiro, as Apostilas são emitidas na hora e ficam imediatamente disponível para consulta na internet, você pode retirar o celular do bolso para testar o QRCode da Apostila antes mesmo de pagar a taxa do cartório... Só o selo de fiscalização do Tribunal de Justiça é que às vezes demora uns 3 dias úteis para consultar no site... Eu fiz um monte de apostilamentos essa semana, testei todos os QRCodes antes de sair do Cartório...
Fui a conservatória de Braga essa semana e me informaram também que os processos são feitos lá mesmo, não sendo remetidos para nenhuma outra conservatória. Se algo vai mudar nem os funcionários sabem...
Gente, duas coisas que esqueci de falar: ao chegar fui atendido pela Anabele, que deu uma breve olhada na minha documentação e a levou para uma outra funcionária conferir (creio eu que é uma das responsáveis pelos processos de atribuição). Depois disso, esta outra funcionária (beeeem mais solícita) veio e me disse que não poderia seguir com o agendamento, uma vez que a minha procuração não havia sido apostilada. Ela ainda tentou me ajudar falando que eu poderia tentar apostilar o documento em algum consulado brasileiro, como o de Lisboa ou aqui em Madri, onde moro. O mais engraçado foi ela me perguntar se eu sabia por que tantos brasileiros estavam indo pessoalmente até Braga para tirar a cidadania, uma vez que poderiam fazê-lo via consulado ou em outras conservatórias. Desconversei e nem falei que era por causa dos tempos beeeem mais curtos que em outras CRCs, hehe
@Roy Sim, precisa ser uma cópia autenticada do seu RG (pode ser cópia em preto e branco) com o apostilamento!
@Bruno Pian concordo com a @Jandira Pinheirohahahah Quando o processo do meu pai sair já estarei na Europa com visto e, por enquanto, Braga tb é minha escolhida pra ir pessoalmente!haha
Sim, as moças da conservatória de Braga são super solícitas e simpáticas. Indico pra todos q tiverem a oportunidade de fazer por lá! Monique, vc já conseguiu dar a entrada?
Outra informação muito útil obtida essa semana (que me salvou uma ida a portugal): Terceiros podem fazer a "1ª mostra de documentos" em Braga.
Sendo assim, irei enviar meus documentos para um amigo os levar em Braga, e após dado o OK da Conservatória, e agendada uma data para realizar a atribuição eu marco minha passagem.
@bel_llinden, sim, eu entreguei os documentos que ficaram na CRC de Braga e marquei o angendamento para o dia 18/01, data que irei retornar. Ou seja, os documentos ficarão retidos na CRC até a data do agendamento.
Um familiar meu pediu minha certidão de nascimento por cópia reprográfica em um cartório no Rio de Janeiro. Ontem a tarde foi buscá-la, pediu para fazer o reconhecimento da firma de quem a assinou e apostilar. O responsável no cartório falou OK e qd entregou a certidão de volta, só estava apostilada. Questionado, o mesmo informou que já não é necessário fazer o reconhecimento da firma de quem assinou a certidão, segundo a portaria 62 CNJ de Novembro de 2017. Meu familiar insistiu e a pessoa se recusou em fazer o reconhecimento (alegando que não era necessário) e ficou somente o apostilamento.
Achei bastante estranho, pq minha mãe foi nessa terça em outro cartório (tbm no Rio de Janeiro) para reconhecer a firma de quem assinou a certidão de nascimento dela, por cópia reprográfica, e apostilar e fizeram tudo, sem ao menos comentarem nada a respeito de que não era mais necessário o reconhecimento da firma.
Fui ler a tal portaria 62 CNJ e não está claro para mim que não é mais necessário reconhecer a firma de quem assina as certidões de nascimento deste tipo.
@Vlad Pen e @Daniel Henriques muito obrigada pelas respostas!!!
Achei estranho, pq TODAS as outras certidões que tiramos tinha um adesivo escrito "reconheço o SINAL PÚBLICO de:" e o nome da pessoa que assinou a certidão e todas foram apostiladas tbm.. somente essa que foi apostilada e não colaram o adesivo... enfim.. espero não ter problemas qt a isso...
Comentários
Braga vai perder a autonomia e funcionar como intermediária enviando para ACP.
A pessoa tinha acabado de sair do ACP onde pegou essa informação com a conservadora e postou no grupo.
Por que ela ou a conservadora Graça mentiriam?
Agora, a partir de quando e se isso vai realmente vingar, não se sabe! Coimbra também está nesse bolo.
1) Sim, são necessárias duas visitas à Conservatória para iniciar o processo de atribuição: a primeira servirá para checar se você trouxe toda a documentação (Cert. de nascimento de inteiro teor por cópia repográfica apostilada, cópia do RG autenticado e apostilado e, como estou fazendo o processo da minha mãe, a procuração autenticada e apostilada); a segunda, para dar entrada no processo de atribuição propriamente dito;
2) Falaram que atualmente é quase impossível conseguirem fazer todo o processo no mesmo dia, em decorrência da quantidade de trabalho da Conservatória e, também, pelas dificuldades em acessarem as informações do apostilamento diretamente com os cartórios brasileiros. Falaram que a documentações dos cartórios de alguns estados (ela citou São Paulo) são mais rápidas de conferir, porque já estão todas disponíveis eletronicamente; todavia, para outros estados, as funcionárias da Conservatória têm de ligar e conferir as infos por telefone, o que atrasa a avaliação. Ou seja: hoje em dia, será muito difícil ir lá somente uma vez e já sair com a atribuição em mãos;
3) Falaram que o volume de trabalho no começo do ano é relativamente mais tranquilo. Caso o requerente compareça nesta época, provavelmente conseguirá agendar a segunda visita (para entrega efetiva dos documentos) para poucos dias depois. Atualmente, só estão agendando datas lá para o meio de Janeiro;
4) Falaram que a análise é toda feita na Conserv. de Braga; não falaram nada sobre envio da documentação para análise por qualquer outra Conservatória;
5) Acabei me lascando porque esqueci de apostilar a procuração da minha mãe. Terei de voltar lá em Janeiro =(
Abs
Se eu der entrada na minha atribuição pessoalmente em Braga, então tenho que levar cópia autenticada e apostilada do meu RG?
O mais engraçado foi ela me perguntar se eu sabia por que tantos brasileiros estavam indo pessoalmente até Braga para tirar a cidadania, uma vez que poderiam fazê-lo via consulado ou em outras conservatórias. Desconversei e nem falei que era por causa dos tempos beeeem mais curtos que em outras CRCs, hehe
@Roy
Sim, precisa ser uma cópia autenticada do seu RG (pode ser cópia em preto e branco) com o apostilamento!
Abs!
Quando o processo do meu pai sair já estarei na Europa com visto e, por enquanto, Braga tb é minha escolhida pra ir pessoalmente!haha
Sendo assim, irei enviar meus documentos para um amigo os levar em Braga, e após dado o OK da Conservatória, e agendada uma data para realizar a atribuição eu marco minha passagem.
Um familiar meu pediu minha certidão de nascimento por cópia reprográfica em um cartório no Rio de Janeiro.
Ontem a tarde foi buscá-la, pediu para fazer o reconhecimento da firma de quem a assinou e apostilar.
O responsável no cartório falou OK e qd entregou a certidão de volta, só estava apostilada. Questionado, o mesmo informou que já não é necessário fazer o reconhecimento da firma de quem assinou a certidão, segundo a portaria 62 CNJ de Novembro de 2017.
Meu familiar insistiu e a pessoa se recusou em fazer o reconhecimento (alegando que não era necessário) e ficou somente o apostilamento.
Achei bastante estranho, pq minha mãe foi nessa terça em outro cartório (tbm no Rio de Janeiro) para reconhecer a firma de quem assinou a certidão de nascimento dela, por cópia reprográfica, e apostilar e fizeram tudo, sem ao menos comentarem nada a respeito de que não era mais necessário o reconhecimento da firma.
Fui ler a tal portaria 62 CNJ e não está claro para mim que não é mais necessário reconhecer a firma de quem assina as certidões de nascimento deste tipo.
Alguém já passou por isso aqui no fórum??
Agradeço suas respostas.
Achei estranho, pq TODAS as outras certidões que tiramos tinha um adesivo escrito "reconheço o SINAL PÚBLICO de:" e o nome da pessoa que assinou a certidão e todas foram apostiladas tbm.. somente essa que foi apostilada e não colaram o adesivo... enfim.. espero não ter problemas qt a isso...
Agradeço suas respostas!!!