Atribuição - CRC Braga

1246725

Comentários

  • mauriciolopolmauriciolopol Member
    editado December 2017
    @bel_linden,
    Braga vai perder a autonomia e funcionar como intermediária enviando para ACP.
  • @mauriciolopol de onde está tirando essas informações? E são confiáveis?
  • @fabricioint,
    A pessoa tinha acabado de sair do ACP onde pegou essa informação com a conservadora e postou no grupo.
    Por que ela ou a conservadora Graça mentiriam?
    Agora, a partir de quando e se isso vai realmente vingar, não se sabe! Coimbra também está nesse bolo.
  • É preciso ficar atento com essas noticias de facebook e whatsapp.Ja plantaram mtas notícias falsas aqui.
  • Na minha opinião única fonte confiável, é o site do IRN, se estiver la realmente pode acontecer, mais fora isso... tem muitas pessoas tentando atrapalhar os processos, principalmente aqueles que ganham dinheiro com nacionalidade.
  • Eu estive pessoalmente na 3 CRC, na ACP e em Braga duas semanas atras. Não recebi essa informação em nenhum desses lugares. Foi inclusive na ACP que eles sugeriram q eu fizesse por Braga porque eles tem autonomia e como.so recebem processos pessoalmente poderia ser mais rápido. Bom, eu tb não tenho qualquer motivo para mentir mas vai saber o que pode ter.mudado em duas semanas. Meu processo estar todo sendo analisado em Braga.
  • Ah e não tô ganhando dinheiro com isso tb não, rsrsrsrs.
  • Gente, estou indo para Braga amanhã, para dar entrada na atribuição da minha mãe, e posso tirar essa dúvida sobre onde o processo vai transitar: Braga ou ACP!
  • @Bruno, fez agendamento?
  • @Vlad Pen, já liguei duas vezes para Braga (sim, fui bem chato, hehe) e me informaram que para a conferência dos docs (primeira etapa) não é necessário agendamento prévio. Só após a conferência dos documentos é que será agendada uma data para o retorno e apresentação dos documentos já conferidos. O único problema é que só estão com datas a partir de 15/01/18 para o agendamento e início do processo propriamente dito.
  • @bel_linden até porque se algo estivesse ocorrendo em relação a essas mudanças estariam nas mídias de pt, ou até mesmo no site da irn... mais vamos esperar pra saber o que irá acontecer
  • AllanDCAllanDC Member
    editado December 2017
    @fabricionit Mangualde perdeu a conservadora, você viu algo nas mídias de PT ou no site do IRN??? Quando PD perdeu o Balcão de Nacionalidade, você viu algo nas mídias de PT ou no site do IRN???
  • @allanDC eu não sei, não acompanhei nada sobre ambas... mais continuo apenas acreditando em fontes confiáveis. Porque quem prova que essa menina do wpp? Está falando a verdade.
  • Gente, fui lá na Conservatória de Braga ontem. Seguem detalhes da minha experiência:
    1) Sim, são necessárias duas visitas à Conservatória para iniciar o processo de atribuição: a primeira servirá para checar se você trouxe toda a documentação (Cert. de nascimento de inteiro teor por cópia repográfica apostilada, cópia do RG autenticado e apostilado e, como estou fazendo o processo da minha mãe, a procuração autenticada e apostilada); a segunda, para dar entrada no processo de atribuição propriamente dito;
    2) Falaram que atualmente é quase impossível conseguirem fazer todo o processo no mesmo dia, em decorrência da quantidade de trabalho da Conservatória e, também, pelas dificuldades em acessarem as informações do apostilamento diretamente com os cartórios brasileiros. Falaram que a documentações dos cartórios de alguns estados (ela citou São Paulo) são mais rápidas de conferir, porque já estão todas disponíveis eletronicamente; todavia, para outros estados, as funcionárias da Conservatória têm de ligar e conferir as infos por telefone, o que atrasa a avaliação. Ou seja: hoje em dia, será muito difícil ir lá somente uma vez e já sair com a atribuição em mãos;
    3) Falaram que o volume de trabalho no começo do ano é relativamente mais tranquilo. Caso o requerente compareça nesta época, provavelmente conseguirá agendar a segunda visita (para entrega efetiva dos documentos) para poucos dias depois. Atualmente, só estão agendando datas lá para o meio de Janeiro;
    4) Falaram que a análise é toda feita na Conserv. de Braga; não falaram nada sobre envio da documentação para análise por qualquer outra Conservatória;
    5) Acabei me lascando porque esqueci de apostilar a procuração da minha mãe. Terei de voltar lá em Janeiro =(

    Abs
  • @Bruno Pian, muito obrigada pelo seu relato!
  • Nossa que louco essa história de ter que ligar e conferir por telefone... Isso é extramente improdutivo para a Conservatória... Não sei nos outros Estados, mas aqui no Rio de Janeiro, as Apostilas são emitidas na hora e ficam imediatamente disponível para consulta na internet, você pode retirar o celular do bolso para testar o QRCode da Apostila antes mesmo de pagar a taxa do cartório... Só o selo de fiscalização do Tribunal de Justiça é que às vezes demora uns 3 dias úteis para consultar no site... Eu fiz um monte de apostilamentos essa semana, testei todos os QRCodes antes de sair do Cartório...
  • @Bruno Plan, obrigado pelo relato!

    Se eu der entrada na minha atribuição pessoalmente em Braga, então tenho que levar cópia autenticada e apostilada do meu RG?
  • Fui a conservatória de Braga essa semana e me informaram também que os processos são feitos lá mesmo, não sendo remetidos para nenhuma outra conservatória. Se algo vai mudar nem os funcionários sabem...
  • @BrunoPian, muito obrigada pelas informações!
  • Bruno PianBruno Pian Member
    editado December 2017
    Gente, duas coisas que esqueci de falar: ao chegar fui atendido pela Anabele, que deu uma breve olhada na minha documentação e a levou para uma outra funcionária conferir (creio eu que é uma das responsáveis pelos processos de atribuição). Depois disso, esta outra funcionária (beeeem mais solícita) veio e me disse que não poderia seguir com o agendamento, uma vez que a minha procuração não havia sido apostilada. Ela ainda tentou me ajudar falando que eu poderia tentar apostilar o documento em algum consulado brasileiro, como o de Lisboa ou aqui em Madri, onde moro.
    O mais engraçado foi ela me perguntar se eu sabia por que tantos brasileiros estavam indo pessoalmente até Braga para tirar a cidadania, uma vez que poderiam fazê-lo via consulado ou em outras conservatórias. Desconversei e nem falei que era por causa dos tempos beeeem mais curtos que em outras CRCs, hehe

    @Roy
    Sim, precisa ser uma cópia autenticada do seu RG (pode ser cópia em preto e branco) com o apostilamento!

    Abs!
  • @Bruno Plan, obrigado, boa sorte no seu processo!
  • @Bruno Pian concordo com a @Jandira Pinheirohahahah
    Quando o processo do meu pai sair já estarei na Europa com visto e, por enquanto, Braga tb é minha escolhida pra ir pessoalmente!haha
  • Sim, as moças da conservatória de Braga são super solícitas e simpáticas. Indico pra todos q tiverem a oportunidade de fazer por lá! Monique, vc já conseguiu dar a entrada?
  • Outra informação muito útil obtida essa semana (que me salvou uma ida a portugal): Terceiros podem fazer a "1ª mostra de documentos" em Braga.

    Sendo assim, irei enviar meus documentos para um amigo os levar em Braga, e após dado o OK da Conservatória, e agendada uma data para realizar a atribuição eu marco minha passagem.
  • @bel_llinden, sim, eu entreguei os documentos que ficaram na CRC de Braga e marquei o angendamento para o dia 18/01, data que irei retornar. Ou seja, os documentos ficarão retidos na CRC até a data do agendamento.
  • @isabela_umbuzeiro Que legal, boa sorte! Estou aguardando a minha, dei entrada dia 29/11, liguei hoje e está em análise ainda... Ansiedade...
  • Olá Pessoal! Preciso de uma ajuda de vcs:

    Um familiar meu pediu minha certidão de nascimento por cópia reprográfica em um cartório no Rio de Janeiro.
    Ontem a tarde foi buscá-la, pediu para fazer o reconhecimento da firma de quem a assinou e apostilar.
    O responsável no cartório falou OK e qd entregou a certidão de volta, só estava apostilada. Questionado, o mesmo informou que já não é necessário fazer o reconhecimento da firma de quem assinou a certidão, segundo a portaria 62 CNJ de Novembro de 2017.
    Meu familiar insistiu e a pessoa se recusou em fazer o reconhecimento (alegando que não era necessário) e ficou somente o apostilamento.

    Achei bastante estranho, pq minha mãe foi nessa terça em outro cartório (tbm no Rio de Janeiro) para reconhecer a firma de quem assinou a certidão de nascimento dela, por cópia reprográfica, e apostilar e fizeram tudo, sem ao menos comentarem nada a respeito de que não era mais necessário o reconhecimento da firma.

    Fui ler a tal portaria 62 CNJ e não está claro para mim que não é mais necessário reconhecer a firma de quem assina as certidões de nascimento deste tipo.

    Alguém já passou por isso aqui no fórum??

    Agradeço suas respostas.




  • @Andreagf quando se é feito o apostilamento , automaticamente já é feito o reconhecimento das assinaturas.
  • @Andreagf no apostilamento é feito o reconhecimento do sinal público que é o reconhecimento de firma da pessoa que assinou a certidão.
  • @Vlad Pen e @Daniel Henriques muito obrigada pelas respostas!!!

    Achei estranho, pq TODAS as outras certidões que tiramos tinha um adesivo escrito "reconheço o SINAL PÚBLICO de:" e o nome da pessoa que assinou a certidão e todas foram apostiladas tbm.. somente essa que foi apostilada e não colaram o adesivo... enfim.. espero não ter problemas qt a isso...

    Agradeço suas respostas!!! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.