Maestro, Cibele e os demais com conhecimento no assunto.
Gostaria de vossa ajuda. Casei me com uma Portuguesa em 2003 em Londres, temos um filho de 6 anos de idade ja com a nacionalidade portuguesa adquirida através da mãe, (minha esposa). Em 2007 iniciei o processo de naturalizacao em Portugal pelo casamento, com todos os documentos necessários requerido no site Portal do Cidadão.
*Certidão de casamento *Antecedente Criminal *Copia do Passaporte portugues da esposa e filho, *Conta Bancaria em Portugal *Numero do Contribuinte *Fotos e cartas de amigos portugueses a dizer que estamos sempre em contato com a comunidade portuguesa. *E muito mais,
Enfim, tudo que havia pedido, mas o processo ainda foi negado por falta de ligação com a comunidade portuguesa devido estarmos vivendo em Londres.
Gostaria de vossa sugestão. O que devo fazer? Há alguma lei que possa me apoiar neste aspecto? Nos sempre vivemos em Londres, (Englaterra é parte da comunidade Europeia), sempre paguei meus impostos corretamente.
Depois de 2 anos de luta nesse processo indo para o Tribunal em Lisboa e tudo. Ainda é possivel dar a volta por cima e conseguir a naturalizaçao? O que devo fazer?
Mesmo sendo uma pessima noticia agradecemos sua postagem. Serve para deixar bem claro aos outros membros o que sempre avisamos. Muitos nao acreditam, mas inexistencia de lacos afectivos coma Comunidade Portuguesa e mesmo elemento de oposicao.
Neste teu caso e imperativo morar em PT. Na pratica nao ha o que inventar
" Mesmo sendo uma pessima noticia agradecemos sua postagem. Serve para deixar bem claro aos outros membros o que sempre avisamos. Muitos nao acreditam, mas inexistencia de lacos afectivos coma Comunidade Portuguesa e mesmo elemento de oposicao. " (2)
Infelizmente, tem que morar em Portugal, voce deveria ter procurado o SEF e ter pedido sua residencia la de alguma maneira, isso antes de ter entrado com o pedido de naturalizacao.
Ôpa, estou lendo que precisa morar em Portugal para conseguir a cidadania. É isso mesmo?
Estou começando a ver isso aqui no Brasil. Mas tenho algumas dúvidas: Morando no Brasil e nunca tendo ido a Portugal, eu consigo a nacionalidade? Se eu conseguir, para a minha filha fica mais fácil?
A pergunta é porque ela pensa em estudar na Europa, possivelmente em Londres ou Paris (mestrado / doutorado em oceanografia). Mesmo assim nós conseguimos?
Oldair, somente conjuge de portugues precisa provar ligacao efetiva com a comunidade portuguesa, voce como neto, tem direito a se naturalizar sem precisar ter ligacao efetiva.
Se o filho do portugues ( no caso seu pai ou sua mae ) estiver vivo, sua filha tera direito a cidadania caso voce faca por atribuicao ( primeiro o filho tera que se tornar portugues, depois voce e entao sua filha ), caso o filho/a do portugues nao esteja vivo, sua filha, se for maior de idade, infelizmente nao tera direito a cidadania
Venho por meio desta agradecer a vossa informação.
Informo-lhes que hoje ja cheguei em Portugal com esperanças a organizar minha situação.
Se voces souberem de alguém que possa me ajudar aqui em Lisboa lhe agradeço muito, pois gostaria de aproveitar esse mesmo processo para diminuir o tempo de espera.
É simples não tem outra forma, vc tem q morar e trabalhar em pt durante 2 anos no minimo, já q p processo demora 1 ano p/ ficar pronto, o restante vc já tem! Vai a luta, centro de emprego e empresa de trabalho temporário agora é com vc.
Comentários
Maestro, Cibele e os demais com conhecimento no assunto.
Gostaria de vossa ajuda. Casei me com uma Portuguesa em 2003 em Londres, temos um filho de 6 anos de idade ja com a nacionalidade portuguesa adquirida através da mãe, (minha esposa). Em 2007 iniciei o processo de naturalizacao em Portugal pelo casamento, com todos os documentos necessários requerido no site Portal do Cidadão.
*Certidão de casamento
*Antecedente Criminal
*Copia do Passaporte portugues da esposa e filho,
*Conta Bancaria em Portugal
*Numero do Contribuinte
*Fotos e cartas de amigos portugueses a dizer que estamos sempre em contato com a comunidade portuguesa.
*E muito mais,
Enfim, tudo que havia pedido, mas o processo ainda foi negado por falta de ligação com a comunidade portuguesa devido estarmos vivendo em Londres.
Gostaria de vossa sugestão. O que devo fazer? Há alguma lei que possa me apoiar neste aspecto? Nos sempre vivemos em Londres, (Englaterra é parte da comunidade Europeia), sempre paguei meus impostos corretamente.
Depois de 2 anos de luta nesse processo indo para o Tribunal em Lisboa e tudo.
Ainda é possivel dar a volta por cima e conseguir a naturalizaçao?
O que devo fazer?
Imensamente grato.
Atenciosamente.
Carlos
Estando no Brasil, o melhor jeito é o vale postal.
Mesmo sendo uma pessima noticia agradecemos sua postagem. Serve para deixar bem claro aos outros membros o que sempre avisamos. Muitos nao acreditam, mas inexistencia de lacos afectivos coma Comunidade Portuguesa e mesmo elemento de oposicao.
Neste teu caso e imperativo morar em PT. Na pratica nao ha o que inventar
Pena nao ter esperancas para te noticiar. E a lei
" Mesmo sendo uma pessima noticia agradecemos sua postagem. Serve para deixar bem claro aos outros membros o que sempre avisamos. Muitos nao acreditam, mas inexistencia de lacos afectivos coma Comunidade Portuguesa e mesmo elemento de oposicao. " (2)
Infelizmente, tem que morar em Portugal, voce deveria ter procurado o SEF e ter pedido sua residencia la de alguma maneira, isso antes de ter entrado com o pedido de naturalizacao.
Estou começando a ver isso aqui no Brasil. Mas tenho algumas dúvidas:
Morando no Brasil e nunca tendo ido a Portugal, eu consigo a nacionalidade?
Se eu conseguir, para a minha filha fica mais fácil?
A pergunta é porque ela pensa em estudar na Europa, possivelmente em Londres ou Paris (mestrado / doutorado em oceanografia). Mesmo assim nós conseguimos?
PS: Meu avô era Português de Trás os Montes.
somente conjuge de portugues precisa provar ligacao efetiva com a comunidade portuguesa, voce como neto, tem direito a se naturalizar sem precisar ter ligacao efetiva.
Se o filho do portugues ( no caso seu pai ou sua mae ) estiver vivo, sua filha tera direito a cidadania caso voce faca por atribuicao ( primeiro o filho tera que se tornar portugues, depois voce e entao sua filha ), caso o filho/a do portugues nao esteja vivo, sua filha, se for maior de idade, infelizmente nao tera direito a cidadania
Venho por meio desta agradecer a vossa informação.
Informo-lhes que hoje ja cheguei em Portugal com esperanças a organizar minha situação.
Se voces souberem de alguém que possa me ajudar aqui em Lisboa lhe agradeço muito, pois gostaria de aproveitar esse mesmo processo para diminuir o tempo de espera.
Vos agradeço.
Abraço
Nao sei qual o tipo de ajuda voce quer ai, mas procure entender com eles a questao da residencia.
É simples não tem outra forma, vc tem q morar e trabalhar em pt durante 2 anos no minimo, já q p processo demora 1 ano p/ ficar pronto, o restante vc já tem!
Vai a luta, centro de emprego e empresa de trabalho temporário agora é com vc.