Todas as certidões emitidas no Brasil tem que ser de inteiro teor, caso tenha necessidade de pedir a certidão do Português em Portugal, deve pedir como Narrativa, Sim pode ser enviado via SEDEX para Lisboa, é bem mais rápido que através do Consulado e mais barato também!
Pessoal estou com uma dúvida qual histórico devo entregar do ensino fundamental , do medio ou da faculdade. Ah o meu histórico do ensino médio tem a assinatura do diretor duas vezes estou com medo de dar problemas. Mas ele havia assinado a que nao tinha reconhecimento em firma depois mudou para a outra????? Que eu faço envio mesmo assim. Bjos e até
Gente, estou indo para Brasilia no domingo, para legalizar os documentos na segunda-feira logo de manhã, só pra recapitular tudo, por segurança - VOU COLOCAR ITAMARATY EM TUDO (exceto certidão do meu avô português), confiram pra mim, por favor, se não estou esquecendo de levar nada lá pro MRE. Obrigada
LISTINHA...
1. Requerimento de solicitação de cidadania por naturalização (de firma reconhecida, presencialmente); 2. Certidão de Nascimento minha de INTEIRO TEOR (com as assinaturas devidamente reconhecidas); 3. Certidão de Nascimento da minha mãe de INTEIRO TEOR (com as assinaturas devidamente reconhecidas - p.s: ela é a ligação direta!) 4. Histórico Escolar do Ensino Médio (com assinaturas reconhecidas!) 5. Histórico Universitário (pois é, sou meio neurótica..rsrsrs... também com assinaturas reconhecidas) 6. Certidão de Antecedentes Criminais (também com assinatura reconhecida!) 7. Cópia Autenticada do Passaporte.
Bem, é isso? R.G, não é necessário mandar também não, né?
Vale lembrar que isso é só pra Brasilia...rsrsrs Ao todo são 14 doc's pois multiplicam-se por dois (os mesmos) pelos do meu irmão.
O Histórico do ensino médio é suficiente já que consta a matéria de língua portuguesa. O diploma não deve conter essa informação, mas tbm não há nada que impeça vc de mandar tudo isso.
" Para esse efeito, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, os documentos podem ser enviados por SEDEX ao Consulado-geral em São Paulo em original com a assinatura do emitente previamente reconhecida em cartório de nossa área de jurisdição. Devem ainda conter selo de autenticidade (selo holográfico)."
até uns dias atrás, não tinha essa informacão no site... eu reconheci o requerimento por autenticidade no cartório que tenho firma aberta, onde colocaram o bendito selo holográfico e foi para brasilia para ser legalizado assim mesmo... e agora, eu pretendo enviá-lo amanhã para o consulado por sedex, entretanto, não sei o q fazer...
Isso e o que acontece com o Consulado Italiano, eles querem proteger algum tabeliao amigo, haahauahau...Ideia: Telefona e pergunta qual e o cartorio valido, eles vao te informar...Essa e a unica ideia..raios...kkkkkkk
Nao entendi a duvida ! Voce mora em Sao Paulo, reconheceu firma em Sao Paulo vai enviar para o consulado em Sao Paulo. Pelo que me consta voce nao pode reconher em um Cartorio do Rio de Janeiro/Santos e enviar para o Consulado em Sao Paulo, qualquer cartorio de Sao Paulo e considerado area de jurisdicao do Consulado de Sao Paulo.
Eu acho que quando vc olhou o site do consulado vc não tinha notado essa informação, porém eu entro direto no site do consulado desde janeiro e sempre teve essa informação. Vc deve reconhecer a firma na forma presencial e não por semelhança. Isso pq o requerimento deveria ser assinado na frente de um funcionário do consulado, mas como em Sampa vc não pode ir pessoalmente no consulado essa é a forma para eles terem certeza que a assinatura não é falsificada.
Paulo, Sou neta de português e minha mãe (filha do meu vô), já faleceu - com esse ocorrido, desisti de buscar a minha cidadania/nacionalidade portuguesa - a antiga lei não permitia que os netos a requeressem ( procedimento mudado com a nova lei). Retorno ao meu sonho, com a esperança de conseguir alcançá-lo, só que tem um probleminha ou problemão aí: o único documeno que tenho do meu avô é a sua Certidão de Óbito. Nela está registrado que ele nasceu em Viana do Castelo/Portugal. Tenho o RG da minha mãe (que comprova ser ela filha dele) e todos os meus documentos que provam ser eu neta dele. Pergunto: sem a Certidão de Nascimento dele é possível chegar ao fim ao qual desejo me habilitar? Abraços.
Ana, Você precisará principalmente dos dados da certidão de nascimento do seu avô para preencher um formulário. Para conseguir a certidão necessitará a data de nascimento, filiação e os dados completos do local do nascimento (conselho, freguesia, etc). Na Guia de Ajuda da comunidade você encontrará a lista de documentos para naturalização. Não desanime. Vai dar tudo certo.
Ana, Não desanime de jeito nenhum. O seu caso é como o meu, eu também só tinha a certidão de óbito do meu avô. Mas, foi o ponto de partida de minha busca, pois minha mãe já é falecida e eu não sabia de nada a respeito do meu avô. Mas, a primeira coisa q fiz foi ira ao cemitério saber a data de nascimento dele. E aí foi... e no momento já estou com a certidão dele, vinda de Portugal, e já recolhi toda a documentação para dar entrada no processo. Boa Sorte! E olha, essa comunidade ajuda muitooooo!!!!
Vc nao tera que acrescentar mais nenhuma certidao do que o pedido por eles. Serao as 3 certidoes de nascimento, Avo (Portuga), Pai e vc. E assim. Vc so tera que pedir antecedentes desse determinado Pais se moras legalmente. Caso nao, coloque no requerimento endereco no Brasa. Boa sorte
O documento a requerer no tribunal da sua cidade é o "CERTIFICATO PENALE DEL CASELLARIO GIUDIZIALE", não esquecendo de mencionar que será enviado a Portugal e que portanto deverão acrescentar a "APOSTILLE della Convenzione dell'Aia" (um carimbo atrás do documento que autentica as assinaturas e substitui a legalização consular).
O documento fica pronto em cerca de 3 dias úteis e atualmente custa apenas 3,50 euros (um pouco mais caro se for pedida a emissão com urgência).
Obs: Não precisa requerer o "certificato generale del casellario" nem o "certificato di carichi pendenti".
Estes documentos precisam mesmo ter firma reconhecida em cartório? No meu histórico constam uma assinatura e o selo da universidade. No diploma consta o nr. de registro no MEC, assinado pelo funcionário competente, mas não sei se a firma é reconhecida.
Dei entrada no meu Processo diretamente em Liscoa no CNAI, aonde tem a extensoes das CRCs. Nao me obrigaram a ter nenhum "selo branco" no meu historico nem antecedentes criminais. Inclusive fui instruido assim por eles mesmos por email. Esta bem claro que em caso de duvida sobre o certificado escolar eles entrariam em contato com a Instituicao do Pais na qual pertence o documento. No caso o MEC.
Andaram dizendo aqui que os Consulados no Brasil estavam exigindo este selo para este documentos. Eu tentei convencer do contrario mas foi em vao. Portanto erre por exesso. Se nao for dar trabalho, metes o selo nele. vai ficar mais bonito
Lendo as outras msgs já me parecia claro que o selo consular não era necessário. A minha dúvida é se as assinaturas no histórico (ou diploma) devem ser reconhecidas em cartório.
gente aproveitando o topico , na outra comunidade o nosso colega me passou um orçamento e disse q seria mais facil o meu marido tirar a nacionalidade da avó e depois fazer a dele por naturalização , mesmo o pai do meu marido estando vivo
com a experiencia de voces isso é possivel? e no caso meu marido sendo naturalizado ele poderia passar pra mim se eu morasse 3 anos em portugal?
pra mim será uma honra continuar esse trabalho que voces fazem. se deus quiser vou ajudar muita gente tb . quase q me enfio em dividas pra poder pagar um valor homerico . fui salva por um amigo q me indicou voces. tô super feliz pq tenho certeza q agora tudo vai andar
nao temos filhos ainda nao Cibele, mas pretendemos ter sim , e aí é q mora meu medo , dele nao poder passar pra mim ou pro nosso filho q um dia virá, (só nao sei quando rsrsrsrs)
Se nao tem filhos, entao tanto faz, filhos nascidos apos a naturalizacao, tem direito automatico. Se seu marido se NATURALIZAR, voce tera direito a nacionalidade apos tres anos de residencia em PT, se seu marido fizer o processo por ATRIBUICAO e na altura em que for morar em PT, estiver casada ha mais de 3 anos, podera pedir a nacionalidade apos 1 ano de residencia.
Eu faria o processo por atribuicao, sem pular geracoes, tem custo a mais de um processo, mas ainda assim eh mais rapido dois processos de atribuicao do que um de naturalizacao, e tbem muito mais simples.
Comentários
A certidão de minha mãe (brasileira) que tem ser de INTEIRO TEOR ou somente a minha?
Posso eu morando no Brasil pedir via Lisboa enviando a documentacao pelo correio? Vale a pena? É mais rapido mesmo?
Todas as certidões emitidas no Brasil tem que ser de inteiro teor, caso tenha necessidade de pedir a certidão do Português em Portugal, deve pedir como Narrativa,
Sim pode ser enviado via SEDEX para Lisboa, é bem mais rápido que através do Consulado e mais barato também!
Qualquer duvida post aí
Pessoal estou com uma dúvida qual histórico devo entregar do ensino fundamental , do medio ou da faculdade. Ah o meu histórico do ensino médio tem a assinatura do diretor duas vezes estou com medo de dar problemas. Mas ele havia assinado a que nao tinha reconhecimento em firma depois mudou para a outra????? Que eu faço envio mesmo assim. Bjos e até
Gente, estou indo para Brasilia no domingo, para legalizar os documentos na segunda-feira logo de manhã, só pra recapitular tudo, por segurança - VOU COLOCAR ITAMARATY EM TUDO (exceto certidão do meu avô português), confiram pra mim, por favor, se não estou esquecendo de levar nada lá pro MRE.
Obrigada
LISTINHA...
1. Requerimento de solicitação de cidadania por naturalização (de firma reconhecida, presencialmente);
2. Certidão de Nascimento minha de INTEIRO TEOR (com as assinaturas devidamente reconhecidas);
3. Certidão de Nascimento da minha mãe de INTEIRO TEOR (com as assinaturas devidamente reconhecidas - p.s: ela é a ligação direta!)
4. Histórico Escolar do Ensino Médio (com assinaturas reconhecidas!)
5. Histórico Universitário (pois é, sou meio neurótica..rsrsrs... também com assinaturas reconhecidas)
6. Certidão de Antecedentes Criminais (também com assinatura reconhecida!)
7. Cópia Autenticada do Passaporte.
Bem, é isso?
R.G, não é necessário mandar também não, né?
Vale lembrar que isso é só pra Brasilia...rsrsrs
Ao todo são 14 doc's pois multiplicam-se por dois (os mesmos) pelos do meu irmão.
No Itamaraty, voce so precisa autenticar a certidão de nascimento de inteiro teor, mais nada.
Segundo o site do Consulado Geral de Portugal
" Para esse efeito, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, os documentos podem ser enviados por SEDEX ao Consulado-geral em São Paulo em original com a assinatura do emitente previamente reconhecida em cartório de nossa área de jurisdição. Devem ainda conter selo de autenticidade (selo holográfico)."
até uns dias atrás, não tinha essa informacão no site...
eu reconheci o requerimento por autenticidade no cartório que tenho firma aberta, onde colocaram o bendito selo holográfico e foi para brasilia para ser legalizado assim mesmo... e agora, eu pretendo enviá-lo amanhã para o consulado por sedex, entretanto, não sei o q fazer...
Enfim, alguma idéia???
Isso e o que acontece com o Consulado Italiano, eles querem proteger algum tabeliao amigo, haahauahau...Ideia: Telefona e pergunta qual e o cartorio valido, eles vao te informar...Essa e a unica ideia..raios...kkkkkkk
Nao entendi a duvida !
Voce mora em Sao Paulo, reconheceu firma em Sao Paulo vai enviar para o consulado em Sao Paulo. Pelo que me consta voce nao pode reconher em um Cartorio do Rio de Janeiro/Santos e enviar para o Consulado em Sao Paulo, qualquer cartorio de Sao Paulo e considerado area de jurisdicao do Consulado de Sao Paulo.
Eu acho que quando vc olhou o site do consulado vc não tinha notado essa informação, porém eu entro direto no site do consulado desde janeiro e sempre teve essa informação.
Vc deve reconhecer a firma na forma presencial e não por semelhança. Isso pq o requerimento deveria ser assinado na frente de um funcionário do consulado, mas como em Sampa vc não pode ir pessoalmente no consulado essa é a forma para eles terem certeza que a assinatura não é falsificada.
espero ter respondido a dúvida
boa sorte
Esse documeto nao precisa do selo da itamaraty, certo? Entao e so ele e refazer e reconhecer da forma correta?
VALEU MAESTRO ALEX OBRIGADA PELA IDEIA MARAVILHOSA DESTA COMUNIDADE CONSEGUI A MINHA CIDADANIA GRAÇAS A VCS ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!! POIS POIS
Paulo,
Sou neta de português e minha mãe (filha do meu vô), já faleceu - com esse ocorrido, desisti de buscar a minha cidadania/nacionalidade portuguesa - a antiga lei não permitia que os netos a requeressem ( procedimento mudado com a nova lei).
Retorno ao meu sonho, com a esperança de conseguir alcançá-lo, só que tem um probleminha ou problemão aí: o único documeno que tenho do meu avô é a sua Certidão de Óbito. Nela está registrado que ele nasceu em Viana do Castelo/Portugal. Tenho o RG da minha mãe (que comprova ser ela filha dele) e todos os meus documentos que provam ser eu neta dele.
Pergunto: sem a Certidão de Nascimento dele é possível chegar ao fim ao qual desejo me habilitar? Abraços.
Você precisará principalmente dos dados da certidão de nascimento do seu avô para preencher um formulário. Para conseguir a certidão necessitará a data de nascimento, filiação e os dados completos do local do nascimento (conselho, freguesia, etc).
Na Guia de Ajuda da comunidade você encontrará a lista de documentos para naturalização.
Não desanime. Vai dar tudo certo.
Ana,
Não desanime de jeito nenhum.
O seu caso é como o meu, eu também só tinha a certidão de óbito do meu avô. Mas, foi o ponto de partida de minha busca, pois minha mãe já é falecida e eu não sabia de nada a respeito do meu avô. Mas, a primeira coisa q fiz foi ira ao cemitério saber a data de nascimento dele. E aí foi... e no momento já estou com a certidão dele, vinda de Portugal, e já recolhi toda a documentação para dar entrada no processo.
Boa Sorte! E olha, essa comunidade ajuda muitooooo!!!!
Vc nao tera que acrescentar mais nenhuma certidao do que o pedido por eles. Serao as 3 certidoes de nascimento, Avo (Portuga), Pai e vc. E assim. Vc so tera que pedir antecedentes desse determinado Pais se moras legalmente. Caso nao, coloque no requerimento endereco no Brasa. Boa sorte
O documento a requerer no tribunal da sua cidade é o "CERTIFICATO PENALE DEL CASELLARIO GIUDIZIALE", não esquecendo de mencionar que será enviado a Portugal e que portanto deverão acrescentar a "APOSTILLE della Convenzione dell'Aia" (um carimbo atrás do documento que autentica as assinaturas e substitui a legalização consular).
O documento fica pronto em cerca de 3 dias úteis e atualmente custa apenas 3,50 euros (um pouco mais caro se for pedida a emissão com urgência).
Obs: Não precisa requerer o "certificato generale del casellario" nem o "certificato di carichi pendenti".
Estes documentos precisam mesmo ter firma reconhecida em cartório?
No meu histórico constam uma assinatura e o selo da universidade. No diploma consta o nr. de registro no MEC, assinado pelo funcionário competente, mas não sei se a firma é reconhecida.
Dei entrada no meu Processo diretamente em Liscoa no CNAI, aonde tem a extensoes das CRCs. Nao me obrigaram a ter nenhum "selo branco" no meu historico nem antecedentes criminais. Inclusive fui instruido assim por eles mesmos por email. Esta bem claro que em caso de duvida sobre o certificado escolar eles entrariam em contato com a Instituicao do Pais na qual pertence o documento. No caso o MEC.
Andaram dizendo aqui que os Consulados no Brasil estavam exigindo este selo para este documentos. Eu tentei convencer do contrario mas foi em vao. Portanto erre por exesso. Se nao for dar trabalho, metes o selo nele. vai ficar mais bonito
Lendo as outras msgs já me parecia claro que o selo consular não era necessário. A minha dúvida é se as assinaturas no histórico (ou diploma) devem ser reconhecidas em cartório.
com a experiencia de voces isso é possivel? e no caso meu marido sendo naturalizado ele poderia passar pra mim se eu morasse 3 anos em portugal?
voces tem filhos ?
pra mim será uma honra continuar esse trabalho que voces fazem. se deus quiser vou ajudar muita gente tb . quase q me enfio em dividas pra poder pagar um valor homerico . fui salva por um amigo q me indicou voces. tô super feliz pq tenho certeza q agora tudo vai andar
nao temos filhos ainda nao Cibele, mas pretendemos ter sim , e aí é q mora meu medo , dele nao poder passar pra mim ou pro nosso filho q um dia virá, (só nao sei quando rsrsrsrs)