DOCS PARA NATURALIZACAO 2 (A VINGANCA)KK

124

Comentários

• Carlos

reconhece a firma, reforca. A minha estava reconhecida
  • Cibele

obrigada pelas informações!!!
  • Cópias Autenticadas das Certidões?

Estou conferindo os documentos para serem enviados por correio à CRC e surgiu uma dúvida: preciso enviar fotocópias autenticadas das certidões junto com as originais?

Um abraço,
    Carlos
  • Carlos

as certidões brasileiras devem ser 2a.via original. nao tem necessidade de enviar copia autenticada junto.
  • Oi Jana, coloca uma foto sua pra gente te conhecer.
  • Paulo

tudo bem ? eu preciso providenciar neh amigo !!!! ultimamente ando esquecidinha , mas vou colocar sim .
  • Casados antes de 1981??

Para aqueles que se casaram antes de 1981 e querem dar entrada na aquisição de nacionalidade portuguesa quais seriam os documentos e procedimentos necessários????
  • Fernando,
    Abaixo os documentos pedidos pelo Consulado Portugues em Sao Paulo para que te sirvam de base:

Requerimento de nacionalidade portuguesa pelo casamento - Base X

A cidadã brasileira que tenha se casado com cidadão português antes de 03 de Outubro de 1981 poderá adquirir a nacionalidade portuguesa (mas apenas as mulheres) desde que o casamento já esteja averbado na certidão de nascimento portuguesa do marido, ou seja, desde que já tenha feito a transcrição do casamento para Portugal (para providenciar este averbamento clique aqui).

Deve enviar os seguintes documentos:

Uma fotocópia simples e uma autenticada de um documento de identificação do requerente, actual (RG - com fotografia actualizada);

Requerimento da nacionalidade devidamente preenchido (clique aqui para obter o modelo);

2ª Via da Certidão de Nascimento da nubente brasileira emitida há menos de 1 ano (original) com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido e uma fotocópia simples da mesma.

envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário;
  • Continuacao...

Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado: original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica (em nome da requerente ou do marido);

Atenção: As certidões de nascimento brasileiras destinadas a instruir os processos de nacionalidade devem ser previamente reconhecidas pelo Itamaraty. Caso queira pedir as referidas certidões pela internet, clique aqui. Para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty clique aqui.

Pagamento

Para efectuar o pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", no valor de R$ 290,00.

INSTRUÇÕES DE ENVIO

Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:

Consulado Geral de Portugal em São Paulo
    "Nacionalidade pelo casamento - BASE X"
    Caixa Postal 72358
    CEP 01427-970
    São Paulo - SP - Brasil

(atenção ao número da caixa postal, pois ela pode ser diferente para diferentes assuntos)

Após o recebimento, os documentos serão verificados e quando o processo for concluído será informado por telefone ou carta.

Não existe prazo definido para conclusão do processo, que fica a cargo da Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, a média é 4 meses, podendo demorar mais por motivos alheios a nossa vontade, por isso, aguarde o nosso contacto.

O requerente pode enviar seus documentos directamente, sem a necessidade de recorrer a intermediários.
  • Obrigado Denise...

São poucos documentos, mas não é necessário enviar a certidão de casamento então????
  • Fernando,
    Estes sao os documentos que aparecem no site do consulado de Portugal em Sampa.
    Nao sei se em Salvador sao os mesmos. Pergunte ao "seu amigo" o Sr. Iglesias so para confirmar.
  • Denise

Vou ter que conversar com o "meu amigo" Sr Igreja essa semana e aproveito e pergunto como é o procedimento aqui ( depois de muitas idas e vindas é claro, heheheehe )
  • Pois é, Igreja em Portugues, nao sei porque escrevi em Espanhol!! LOL!!!
    Leva a lista do consulado de Sampa como base de conversa!
    Boa Sorte!
  • Estou confuso....

Maestro,
    Estou iniciando meu processo por naturalizacao, porem estou confuso com referencia aos documentos necessarios:
    Nao tenho a certidao do meu avo Portugues e sim, um documento que Portugal me mandou e que tah escrito a mao dizendo que ele nasceu em Pontugal, data e local de nascimento e assento. Poderia manda-lo para o seu email para vossa conferencia?
    Esse documento seria a certidao? Recebi esse tal documento em Outubro 2009, seria necessario solicitar outro, pois jah passou 180 dias?
    Seria necessario mandar esse documento para Brasilia junto com os outros documentos?
    Fabio
  • Salgueiro

Me diz com ais detalhes, como freguesia, Conselho e Distrito
  • ola

quanto tempo está demorando mais ou menos agora a naturalização ????

antes era 10meses mais ou menos , ainda continua esse prazo?
  • janaina, o meu ta la desde setembro !! ate agora nada !! dizem q sai em 8 meses !!
  • Salgueiro, nao se assuste: meus avós nasceram nos idos de 1899...todas as certidoes escritas a mao, numa letra quase ilegivel, nomes sem sobrenomes....não fui nem questionado pela CRC sobre a autenticidade!
  • Raphael,
    Minha duvida eh se eu tenho que mandar esse papel (assento) para Brasilia junto com as certidoes?
    Obrigado
  • Ops, perdão, eu não li! Falha minha!

Não, eles não irão fazer nada pois esse documento é emitido em Portugal. Em Brasilia eles apenas reconhecem a assinatura do cartório emitente de certidão!
  • Opa Raphael,
    Entao, nao preciso tirar uma certidao do meu avo, esse papel eh a certidao dele?
    Vou mandar para Brasilia as certidoes (meu pai e a minha, junto com o antecedente criminal do Brasil) eh isso? Mais nada?
    Cara..., obrigado pela ajuda, to perdidao....!!
  • Salgueiro

Agora entendi, a certidao em copia integral (como sao chamadas) do meu avo parecia uma copia de papel higienico. KKKK. Outra coisa.... Antencedente criminal nao precisa ir ao itamaraty. So as certidoes brasileiras
  • Com a devida venia ao Maestro, eu entendo que sim, as certidoes de antecedentes devem ser reconhecidas em Brasilia, mas elas não são necessárias para nacionalidade (ou mudaram a regra nos ultimos dias?)

Eu as tirei com a SSP, reconheci firma em cartório e as enviei para o Ministerio de Relacoes Exteriores mas com um proposito especifico para registro no órgão de classe.
  • Raphael/Maestro,

Esclarecido!!
    Na proxima sexta feira, vou mandar as certidoes (minha e do meu pai) pra Brasilia e aguardar o proximo step...!!

Brigadao mais uma vez a vcs e a comunidade!!
  • Para processo de nacionalidade por naturalizacao, precisa sim do atestado de antecedentes criminais ( valido por 90 dias ), mas como ja disse o maestro, nao precisa enviar para o Itamaraty ( este so faz legalizacoes de certidoes brasileiras ) e tambem nao precisa de legalizacao consular no atestado.
  • Cibele,

Ok..., estarei mandando para Brasilia somente as certidoes, porem, juntarei no processo as certidoes, certificado escolar, antecedente criminal + o assento, eh isso? Tah certinho?

Grato.
  • sim, e mais a copia autenticada do seu RG, legalizada no consulado.
  • Cibele,

RG mandar pra Brasilia? ou no final do processo mandar pra Portugal?

Ficou confuso agora...

Grato
  • copia do rg eh no final do processo, pra brasilia, so certidoes de nascimento brasileiras.
  • Cibele,

Esclarecido!!

Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.