Estou conferindo os documentos para serem enviados por correio à CRC e surgiu uma dúvida: preciso enviar fotocópias autenticadas das certidões junto com as originais?
Para aqueles que se casaram antes de 1981 e querem dar entrada na aquisição de nacionalidade portuguesa quais seriam os documentos e procedimentos necessários????
Fernando, Abaixo os documentos pedidos pelo Consulado Portugues em Sao Paulo para que te sirvam de base:
Requerimento de nacionalidade portuguesa pelo casamento - Base X
A cidadã brasileira que tenha se casado com cidadão português antes de 03 de Outubro de 1981 poderá adquirir a nacionalidade portuguesa (mas apenas as mulheres) desde que o casamento já esteja averbado na certidão de nascimento portuguesa do marido, ou seja, desde que já tenha feito a transcrição do casamento para Portugal (para providenciar este averbamento clique aqui).
Deve enviar os seguintes documentos:
Uma fotocópia simples e uma autenticada de um documento de identificação do requerente, actual (RG - com fotografia actualizada);
Requerimento da nacionalidade devidamente preenchido (clique aqui para obter o modelo);
2ª Via da Certidão de Nascimento da nubente brasileira emitida há menos de 1 ano (original) com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido e uma fotocópia simples da mesma.
envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário;
Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado: original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica (em nome da requerente ou do marido);
Atenção: As certidões de nascimento brasileiras destinadas a instruir os processos de nacionalidade devem ser previamente reconhecidas pelo Itamaraty. Caso queira pedir as referidas certidões pela internet, clique aqui. Para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty clique aqui.
Pagamento
Para efectuar o pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", no valor de R$ 290,00.
INSTRUÇÕES DE ENVIO
Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:
Consulado Geral de Portugal em São Paulo "Nacionalidade pelo casamento - BASE X" Caixa Postal 72358 CEP 01427-970 São Paulo - SP - Brasil
(atenção ao número da caixa postal, pois ela pode ser diferente para diferentes assuntos)
Após o recebimento, os documentos serão verificados e quando o processo for concluído será informado por telefone ou carta.
Não existe prazo definido para conclusão do processo, que fica a cargo da Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, a média é 4 meses, podendo demorar mais por motivos alheios a nossa vontade, por isso, aguarde o nosso contacto.
O requerente pode enviar seus documentos directamente, sem a necessidade de recorrer a intermediários.
Fernando, Estes sao os documentos que aparecem no site do consulado de Portugal em Sampa. Nao sei se em Salvador sao os mesmos. Pergunte ao "seu amigo" o Sr. Iglesias so para confirmar.
Vou ter que conversar com o "meu amigo" Sr Igreja essa semana e aproveito e pergunto como é o procedimento aqui ( depois de muitas idas e vindas é claro, heheheehe )
Maestro, Estou iniciando meu processo por naturalizacao, porem estou confuso com referencia aos documentos necessarios: Nao tenho a certidao do meu avo Portugues e sim, um documento que Portugal me mandou e que tah escrito a mao dizendo que ele nasceu em Pontugal, data e local de nascimento e assento. Poderia manda-lo para o seu email para vossa conferencia? Esse documento seria a certidao? Recebi esse tal documento em Outubro 2009, seria necessario solicitar outro, pois jah passou 180 dias? Seria necessario mandar esse documento para Brasilia junto com os outros documentos? Fabio
Salgueiro, nao se assuste: meus avós nasceram nos idos de 1899...todas as certidoes escritas a mao, numa letra quase ilegivel, nomes sem sobrenomes....não fui nem questionado pela CRC sobre a autenticidade!
Não, eles não irão fazer nada pois esse documento é emitido em Portugal. Em Brasilia eles apenas reconhecem a assinatura do cartório emitente de certidão!
Opa Raphael, Entao, nao preciso tirar uma certidao do meu avo, esse papel eh a certidao dele? Vou mandar para Brasilia as certidoes (meu pai e a minha, junto com o antecedente criminal do Brasil) eh isso? Mais nada? Cara..., obrigado pela ajuda, to perdidao....!!
Agora entendi, a certidao em copia integral (como sao chamadas) do meu avo parecia uma copia de papel higienico. KKKK. Outra coisa.... Antencedente criminal nao precisa ir ao itamaraty. So as certidoes brasileiras
Com a devida venia ao Maestro, eu entendo que sim, as certidoes de antecedentes devem ser reconhecidas em Brasilia, mas elas não são necessárias para nacionalidade (ou mudaram a regra nos ultimos dias?)
Eu as tirei com a SSP, reconheci firma em cartório e as enviei para o Ministerio de Relacoes Exteriores mas com um proposito especifico para registro no órgão de classe.
Para processo de nacionalidade por naturalizacao, precisa sim do atestado de antecedentes criminais ( valido por 90 dias ), mas como ja disse o maestro, nao precisa enviar para o Itamaraty ( este so faz legalizacoes de certidoes brasileiras ) e tambem nao precisa de legalizacao consular no atestado.
Ok..., estarei mandando para Brasilia somente as certidoes, porem, juntarei no processo as certidoes, certificado escolar, antecedente criminal + o assento, eh isso? Tah certinho?
Comentários
reconhece a firma, reforca. A minha estava reconhecida
obrigada pelas informações!!!
Estou conferindo os documentos para serem enviados por correio à CRC e surgiu uma dúvida: preciso enviar fotocópias autenticadas das certidões junto com as originais?
Um abraço,
Carlos
as certidões brasileiras devem ser 2a.via original. nao tem necessidade de enviar copia autenticada junto.
tudo bem ? eu preciso providenciar neh amigo !!!! ultimamente ando esquecidinha , mas vou colocar sim .
Para aqueles que se casaram antes de 1981 e querem dar entrada na aquisição de nacionalidade portuguesa quais seriam os documentos e procedimentos necessários????
Abaixo os documentos pedidos pelo Consulado Portugues em Sao Paulo para que te sirvam de base:
Requerimento de nacionalidade portuguesa pelo casamento - Base X
A cidadã brasileira que tenha se casado com cidadão português antes de 03 de Outubro de 1981 poderá adquirir a nacionalidade portuguesa (mas apenas as mulheres) desde que o casamento já esteja averbado na certidão de nascimento portuguesa do marido, ou seja, desde que já tenha feito a transcrição do casamento para Portugal (para providenciar este averbamento clique aqui).
Deve enviar os seguintes documentos:
Uma fotocópia simples e uma autenticada de um documento de identificação do requerente, actual (RG - com fotografia actualizada);
Requerimento da nacionalidade devidamente preenchido (clique aqui para obter o modelo);
2ª Via da Certidão de Nascimento da nubente brasileira emitida há menos de 1 ano (original) com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido e uma fotocópia simples da mesma.
envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário;
Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado: original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica (em nome da requerente ou do marido);
Atenção: As certidões de nascimento brasileiras destinadas a instruir os processos de nacionalidade devem ser previamente reconhecidas pelo Itamaraty. Caso queira pedir as referidas certidões pela internet, clique aqui. Para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty clique aqui.
Pagamento
Para efectuar o pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", no valor de R$ 290,00.
INSTRUÇÕES DE ENVIO
Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
"Nacionalidade pelo casamento - BASE X"
Caixa Postal 72358
CEP 01427-970
São Paulo - SP - Brasil
(atenção ao número da caixa postal, pois ela pode ser diferente para diferentes assuntos)
Após o recebimento, os documentos serão verificados e quando o processo for concluído será informado por telefone ou carta.
Não existe prazo definido para conclusão do processo, que fica a cargo da Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, a média é 4 meses, podendo demorar mais por motivos alheios a nossa vontade, por isso, aguarde o nosso contacto.
O requerente pode enviar seus documentos directamente, sem a necessidade de recorrer a intermediários.
São poucos documentos, mas não é necessário enviar a certidão de casamento então????
Estes sao os documentos que aparecem no site do consulado de Portugal em Sampa.
Nao sei se em Salvador sao os mesmos. Pergunte ao "seu amigo" o Sr. Iglesias so para confirmar.
Vou ter que conversar com o "meu amigo" Sr Igreja essa semana e aproveito e pergunto como é o procedimento aqui ( depois de muitas idas e vindas é claro, heheheehe )
Leva a lista do consulado de Sampa como base de conversa!
Boa Sorte!
Maestro,
Estou iniciando meu processo por naturalizacao, porem estou confuso com referencia aos documentos necessarios:
Nao tenho a certidao do meu avo Portugues e sim, um documento que Portugal me mandou e que tah escrito a mao dizendo que ele nasceu em Pontugal, data e local de nascimento e assento. Poderia manda-lo para o seu email para vossa conferencia?
Esse documento seria a certidao? Recebi esse tal documento em Outubro 2009, seria necessario solicitar outro, pois jah passou 180 dias?
Seria necessario mandar esse documento para Brasilia junto com os outros documentos?
Fabio
Me diz com ais detalhes, como freguesia, Conselho e Distrito
quanto tempo está demorando mais ou menos agora a naturalização ????
antes era 10meses mais ou menos , ainda continua esse prazo?
Minha duvida eh se eu tenho que mandar esse papel (assento) para Brasilia junto com as certidoes?
Obrigado
Não, eles não irão fazer nada pois esse documento é emitido em Portugal. Em Brasilia eles apenas reconhecem a assinatura do cartório emitente de certidão!
Entao, nao preciso tirar uma certidao do meu avo, esse papel eh a certidao dele?
Vou mandar para Brasilia as certidoes (meu pai e a minha, junto com o antecedente criminal do Brasil) eh isso? Mais nada?
Cara..., obrigado pela ajuda, to perdidao....!!
Agora entendi, a certidao em copia integral (como sao chamadas) do meu avo parecia uma copia de papel higienico. KKKK. Outra coisa.... Antencedente criminal nao precisa ir ao itamaraty. So as certidoes brasileiras
Eu as tirei com a SSP, reconheci firma em cartório e as enviei para o Ministerio de Relacoes Exteriores mas com um proposito especifico para registro no órgão de classe.
Esclarecido!!
Na proxima sexta feira, vou mandar as certidoes (minha e do meu pai) pra Brasilia e aguardar o proximo step...!!
Brigadao mais uma vez a vcs e a comunidade!!
Ok..., estarei mandando para Brasilia somente as certidoes, porem, juntarei no processo as certidoes, certificado escolar, antecedente criminal + o assento, eh isso? Tah certinho?
Grato.
RG mandar pra Brasilia? ou no final do processo mandar pra Portugal?
Ficou confuso agora...
Grato
Esclarecido!!
Obrigado.