DOCS PARA NATURALIZACAO 2 (A VINGANCA)KK

VAI AQUI DE NOVO BEM FRESQUINHO OS DOCUMENTOS PARA NATURALIZACAO PARA AQUELES QUE ESTAO MAL ACOSTUMADOS A TER TUDO NA MAO E FAZEM PERGUNTAS REDUNDANTES. TAVA TUDO LA, MAS NINGUEM QUER PESQUISAR. ESPORRO BASICO

DOCUMENTOS PARA A AQUISICÃO DE NACIONALIDAE
Vai aqui a lista para os documentos para o processo de Aquisicao d Nacionalidade Portuguêsa por Naturalizacão:
- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)- 180 dias
- Certidão de nascimento do filho(a) do português(a), solteiro(a)*
- Sua Certidão de nascimento, solteiro(a)*
* As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil
- Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento(Eu mandei o historico escolar, tem as notas de português). Nao precisa de selo consular. Tem gente que acha que tem. Entao acha, eu nao precisei, eu certo.
- Antecedentes Criminais da Policia Federal, só serve este para efeito Não precisa de selo consular. Tem gente que acha que tem, eu nao precisei botar selo, por instruçao da propria CRC.
- Requerimento preenchido com autenticaçao da assinatura no Consulado, xerox dos documentos, eu coloquei o passaporte, é seu documento internacional, deu certo
- O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado dai ou pelo Sedex com cheque nominal as CRCs. Serve vale postal em nome das CRCs.

OBS: Aconselho começar pelas certidões que duram 180 dias, depois historico escolar que é aquela frescura nos colegios para te darem, dai então os antecedentes que duram 90 dias.

Foi assim que fiz, deu certo, mas fui direto da Suiça para Lisboa. Mas antes de tudo tenham coragem, façam como Jesus disse, basta cada dia seu mal, vocês vão ver que vitoria o Mestre pode te dar. Passo a passo é certeiro. Deus os abençoem
«1345

Comentários

• Só para completar...A Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)- não precisa enviar desde que vc coloque no requerimento o nº do assento, o ano, a conservaória, o Concelho e a Freguesia onde a certidão se encontra.
  • E ainda pra quem mora fora

Certidao de antecedentes criminais dos paises em que morou. Traduzida e legalizada.

Ta la no site da DRGN :

"Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira. O interessado está dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos serviços. "

Como eu disse em outro post, eu acabei legalizando as minhas traducoes de antecedentes num cartorio notarial em Lisboa.

http://www.dgrn.mj.pt/rcentr/traducao.asp

Abracos a todos.
  • A Torre

Adivinha! :-)
  • Poderia colocar o link desse tópico direto na descrição da comunidade, seria legal colocar os documentos para atribuição em outro tópico e colocar os dois links na descrição, assim ajudaria os novatos (como se eu fosse muito experiente).
  • Serginho

Gostei da sua ideia... aproveito e peco ao Bro que faca isso, se possivel, pois meu tempo na net e curto.

Obrigado.
  • Bro

Tem que ser você mesmo, nao encontro essas ferramentas, acho que nao tenho permissão, me coloca co co-proprietario que poderei. Valeu
  • Para ficar mais visivel
  • Histórico escolar

Fui hoje carimbar meu documentos no consulado e me obrigaram a colocar o selo branco em todos os documentos , e o atestado de antecedentes criminais e histórico escolar , só dão o selo branco se tiver o reconhecimento de firma.

Impressionante, cada carimbo 11 euros.
  • Qual a maneira mais facil de pagar os 175,00 euros para a crc ,estando aqui no brasil ?

Seria valepostal pelo correio ,ou tem outra forma melhor?
  • RE

É o vale postal do correio mesmo, o nome é DINHEIRO CERTO.
  • Jorge

Inventaram isso pra ganhar grana no Rio. Entrei direto em portgual e não me exigiram nada, alias a Vice Conservadora da CRCs disse isso. Esta em meu Email. Bom, selo branco era apenas para certidões. Antecedentes criminais é documento valido em territorio Português e historico escolar eles telefonam em caso de duvidas ao ME Brasileiroe, eu mandei um documento antigo e aceitaram . Bem, faze o que? Eles dão as cartas, e quanto mais o tempo passa iventam mais coisas para impedir.
  • Como é que utiliza esse Dinheiro certo? qual é a conta q eu devo mandar esse dinheiro?
  • Serginho

É so vc ir no correio e dar o nome da CRC completo, endereço completo, seu nome, endereço e seu cpf, no formulario que vc preenche, tem na ultima pagina, abaixo da sua assinatura, um campo para vc colocar o numero do vale postal, daí vc pede uma copia no correio na hora que vc paga e manda junto, foi assim que fiz.Abraços
  • Informa no correio tambem o numero do tel da CRC.
  • Obrigado

Então eu mando para a conservatória de Cantanhede onde está a certidão do meu avô ou eu mando para a central em Lisboa?
  • Serginho

Nao entendi direito sua pergunta, se você vai entrar com o processo definitivo você tem que mandar pras CRCs meu jovem. Se for averbar o casamento manda pra Conservatoria do português. Espero ter ajudado
  • Valeu alex

A dúvida era essa mesma.

abraço
  • o histórico escolar tem que ser com data de emissão nos ultimos 180 tambem? ou pode ser antigo?

ps. eu tenho um de 2004 com firma reconhecida...
  • Rafael

Não, eu mandei um de 1982 da faculdade, tenho pra mim que como eles consideram o Brasil como Pais de lingua oficial portuguêsa e que somente usa esta,não esquentam muito a cabeça com este item. Apenas burocracia...Vlw
  • Por favor

Para tirar por atribuicao, tbem é necessario o historico escolar e a certidao de antecedentes criminais?
    Tem que ser com firma reconhecida e selo branco?
    Obrigado
  • Por atribuição não é preciso o histórico nem antecedentes criminais.
  • Serginho,
    Muito obrigado...mesmo...

Rubens
  • Serginho

Vixi, que pergunta...mas é normal. Gostei do cabelo eletrocutado. Foi quanto, 110 ou 220? kkkk..Valeu
  • Um certo time de futebol fez isso comigo, agora o que me resta é torcer para Portugal na Euro Copa
  • Serginho

Por enquanto estamos ganhando. Estou aqui em Genebra este mês. Os estadios estão cheios. Só da portugal, a maior comunidade estrangeira na Suiça. Eu tenho bandeira, boné e camisa da minha seleção. Viva Portugal
  • Queria muito estar aí para ver um jogo da nossa seleção.

Por isso que eu digo... não basta ser Ronaldo tem que ser Cristiano Ronaldo.

Mas a Holanda e Croácia estão muito bem tbm.
  • COMUNIDADE PORTUGUESA EM GENEBRA

Bonjour Alex,

Eu imagino como está a torcida portuguesa em Genebra. Lembro-me da agitação do povo português na Euro-Copa de 2004.

Infelizmente não estou por ai para festejar, ir aos jogos, comemorar a minha cidadania e torcer como luso-brasileiro. De qualquer forma estou torcendo via televisão.

Espero ter a oportunidade de conhecer-te assim que eu chegar em Genebra.

Um grande abraço,

Peter
  • já li o tópico, sobraram algumas dúvidas......

oi pessoal! sou nova na comunidade. Sou neta de portugueses por parte de pai e filha de brasileiros. Minha avó portuguesa ainda está viva, meu pai brasileiro tb. Pretendo obter a nacionalidade portuguesa direto de minha avó (sem passar pelo meu pai).

Minhas dúvidas:

a) no momento moro na Holanda, preciso levar o formulário de requerimento já preenchido para ser legalizado no consulado de Portugal aqui na Holanda? É isso mesmo? É o consulado que vai reconhecer minha firma?

b) pretendo incluir os dados do meu passaporte no formulário e enviar cópia xerox do mesmo. A cópia é simples mesmo? ou precisa ser autenticada?

c) antecedentes criminais: no momento moro na Holanda. Algum familiar meu pode pegar essa declaração por mim na Polícia Federal no Brasil?

d) ainda antecedentes criminais: a declaração que eu pegar aqui na Holanda além de traduzida por tradutor juramentado tb vai precisar de algum tipo de autenticação/legalização prévia no documento original (reconhecer firma desse documento), como funciona isso direito?

e) no formulário de requerimento consta a opção "outros documentos". É necessário QUALQUER outro documento? meu ou de minha avó/ meu pai? outras certidões, cópia de cpf, rg, essas coisas, ou isso não é necessário?

f) se eu for a Lisboa, posso pagar a taxa de 175 euros pessoalmente lá?

Gente, muita obrigada pela ajuda!!
  • Lara

a) não, vc nasceu no Brasil então vc tem que pegar as certidões, legalizar no consulado e depois junto com o requerimento vc coloca o selo no consulado de Portugal no Brasil.

b) No mínimo autenticada, para garantir vc tbm pode colocar o selo Branco.

c) Podem pegar pra vc sim, basta uma procuração no nome da pessoa e tbm uma xérox do RG.

d) Essa eu não sei

e) Vc coloca os documentos que irá mandar além dos já especificados, como RG, passaporte, CPF, etc...

f) Pode pagar direto em lisboa, nesse caso nem precisa colocar o selo Branco do Consulado, basta assinar na frente deles.
  • Serginho

obrigada pelas respostas super rápidas!!

a) sobre as certidões minha e de meu pai eu já entendi que preciso legalizar no consulado no Brasil mesmo, sem problema. A dúvida era mais com relação ao formulário... se eu for pessoalmente em Lisboa e assinar o requerimento lá na frente deles então não preciso legalizar antes no consulado português, é isso?

b) mas eles colocam selo branco em cópias xerox/documentos que não são originais??

c) ok! vou providenciar a procuração!

d) ok, aguardo a possível ajuda de alguém que tb precisou de registro criminal de outro país...

e) mas além das certidões de nascimento, é obrigatório mandar cópia RG, CPF quando o pedido é feito direto em Portugal? não vou fazer o pedido via consulado não, pretendo ir direto lá em Lisboa...

f) ok, ótimo!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.