DOCS PARA NATURALIZACAO 2 (A VINGANCA)KK

245

Comentários

  • Por favor, ajudem a Lara nas respostas q não sei

    a) Exatamente

    b) Essa eu não tenho certeza, mas eu acho que sim desde que seja autenticada. (mesmo assim dizem que não há necessidade do selo Branco além das certidões de nascimento)

    c) ok!

    d) Ajudem a Lara

    e) Na verdade RG, CPF, Passaporte não é obrigatório, mas mande uma cópia autenticada do RG ou Passaporte (já que é um documento internacional)

    f) ok!
  • Outra coisa, pense bem... vc tem possibilidade de fazer por atribuição, a quantidade de documentos é menor e o processo é bem mais rápido.
  • putz, mais rápido e menos documentos? hmm.. preciso me informar melhor sobre o lance de atribuição... meu pai tem que se naturalizar primeiro, né? será que eu posso fazer isso por ele em portugal? eu vou tentar ler mais a respeito antes de fazer perguntas que vcs já responderam
  • Vc pode fazer por ele em Portugal sim.

    vc vai precisar do nº e ano do assento de nascimento da sua avó, certidão de nascimento do seu pai e o requerimento preenchido (modelo 1c) e pagar os 175 Euros.

    Depois que sair a dele vc pede a sua através do nº do assento do seu pai e com a sua certidão de nascimento e o requerimento mais 175 Euros.
    (é basicamente isso)

    Mas aí tem que ver os nomes nas certidões se estão corretos. Vai lendo os tópicos e conforme surgirem as dúvidas vc pergunta.
  • Serginho, vc que já está numa fase mais avançada, rs. E o casamento dos meus avós e pais, onde entra nessa parada? Meus avós se casaram no Brasil e meu pai é divorciado.

    Ainda não consegui chegar a conlusão de qual seria o jeito mais rápido/facil, naturalização direto via minha avó ou atribuição, primeiro meu pai, depois eu.
  • Antecedentes Criminais em outro Pais

    d) ainda antecedentes criminais: a declaração que eu pegar aqui na Holanda além de traduzida por tradutor juramentado tb vai precisar de algum tipo de autenticação/legalização prévia no documento original (reconhecer firma desse documento), como funciona isso direito?

    Oi Lara,

    Esse foi meu caso. Fora o Brasil, eu morei em dois paises diferentes. Assim tive que pedir duas certidoes de antecedentes criminais, alem da brasilera.


    No caso eu me baseei nas informacoes contidas no site do IRN, I.P. - Instituto dos Registos e do Notariado
    http://www.dgrn.mj.pt/rcentr/traducao.asp

    Onde dizem :

    " Tradução de documentos para instruir ou basear actos de registo



    Pode ser feita nos seguintes serviços ou entidades:



    1- Cartório Notarial Português;

    2- Consulado Português;

    3- Consulado que represente em Portugal o país onde o documento foi emitido;

    4- Câmaras de Comércio e Indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de Outubro;

    5- Advogados e Solicitadores;

    6- Qualquer Conservatória.


    Pode ainda ser feita por tradutor idóneo e certificada por qualquer um dos serviços ou entidades anteriormente referidas.

    Não pode intervir como tradutor aquele a quem o documento respeita, o seu cônjuge, ou os familiares referidos na al. e) do n.º 1 do art.º 68º do Código do Notariado, por serem inábeis."

    Eu fiz as traducoes por tradutor juramentado no Brasil (quando estive por la) e as levei pra Lisboa. Ja que a principio, vi que poderia fazer em cartorio notarial portugues, decidi fazer tudo num lugar so, pra nao ter que ir a dois consulados diferentes em Lisboa (ou aqui na Franca, mas a uma hora e pouco daqui). Nao sei se foi a melhor opcao.

    Cheguei no cartorio e eles, pra autenticar os certificados, disseram so poderiam faze-lo se a tradutora tivesse sua firma registrada por la. Como nao era o caso, tive que procurar uma escola de linguas la perto, que pegasse minhas traducoes e as refizessem. (continua =>)
  • Antecedentes Criminais em Outro Pais

    Dessa maneira, depois fui ao cartorio com a tradutora, para reconhecer sua assinatura. E ai deu tudo certo. Fui na CNAI e dei entrada no processo.

    No seu caso, talvez seja melhor mesmo fazer a traducao ai mesmo na Holanda e depois passar no consulado de Portugal da sua cidade para autentica-la.

    Aqui vai a descricao completa do meu perrengue la em Lisboa:

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5205394118236460803&na=3&nst=11&nid=31227596-5205394118236460803-5205713096799415695


    Seguem tb os enderecos do cartorio notarial e da escola de linguas:
    (sao relativamente proximos um do outro)

    Cartorio Notarial de Isabel Catarina Ferreira
    Av Almirante Reis 202
    1000-055 Alto do Pina - Lisboa
    tel: +351 21 842 18 60

    Centro Europeu de Linguas
    Avenida Padre Manoel de Nobrega 3A
    1000-222 - Lisboa
    tel: +351 21 840 74 25

    Boa sorte e espero ter ajudado!

    Mauricio.
  • Lara

    Então, desde que entrei na comunidade pensei em fazer por naturalização, mas depois que soube que há uma grande dificuldade para atribuir a cidadania para filhos já nascidos (não é o meu caso, mas das minhas irmãs) aí resolvi fazer por atribuição.
    Desde o início eu achava que era obrigado a averbar o casamento isso dificultava muito já que a certidão de nascimento da minha avó brasileira eu não consigo localizar de jeito nenhum.
    Foi aí que a Dani disse que fez a atribuição da avó dela sem averbar o casamento, disse que o importante é ter na certidão de nascimento do interessado os nomes do pai e da mãe e o pai como declarante. Isso facilitou muito as coisas.

    Sobre Naturalização já estava quase formado, sei bastante coisa. Sobre atribuição ainda estou aprendendo, mas espero me "formar" nessa área tbm para poder ajudar nossos irmãos lusitanos.

    A sua pergunta sobre os Antecedentes criminais foi respondida pelo Maurício, dá uma lida.

    Boa sorte
  • oi Mauricio!

    muito obrigada pelas informações! Sua experiência 'internacional' vai me ajudar muito! Vou fazer o seguinte então: tirar a declaração de antecedentes criminais aqui na Holanda (ainda não faço a menor ideia de onde ir, mas já vou logo) e traduzir com um tradutor juramentado que seja certificado junto ao consulado de portugal aqui, daí levo a declaração junto com a tradução pra serem legalizadas no consulado de Portugal aqui. Acho que é isso, né? Daí o documento já vai estar prontinho pra quando eu for dar entrada na CNAI... espero... hehe. De qq forma é bom ter esses seus endereços em caso de emergência!!

    Vc já sabe como tá o andamento do seu processo em Lisboa?

    acho que vou abrir um tópico aqui na comunidade pro meu "dossiê"...

    Serginho, to achando que vou fazer tudo de uma vez só via naturalização avó->neta..
  • Serginho

    postamos ao mesmo tempo!! rsrs

    Bom, eu não tenho filhos, então não estou preocupada no momento em passar a cidadania pra eles...

    por atribuição eu teria que levantar tb a certidão de nascimento de meu avô (ele tb era portuga, mas já é falecido) de casamento e óbito tb, é isso? Vou continuar pesquisando mais sobre os dois métodos
  • Lara

    Eu acho que é isso mesmo! É claro que voce pode verificar antes com o consulado portugues, mas reconhecimento de traducao deve ser um processo corriqueiro por la.

    Por aqui, da pra pedir os antecedentes via correio. Voce pega o formulario no site, preenche e manda pra eles. Eu mandei via fax e recebi em menos de uma semana. Deve ter algo parecido por ai.

    Quanto ao meu processo, no CNAI, me passaram um numero de telefone para verificacao de seu andamento. Eu liguei pra la, e é claro que ainda é muito cedo pra ter andado muita coisa, mas serviu ao menos pra conseguir numero definitivo do processo e o numero telefonico "direto" pra verifica-lo.

    Boa sorte!
  • Lara

    Por naturalização já que os dois avós são portugueses vc pode optar.
    O primeiro passo é saber o concelho, freguesia e o número do assento e o ano da certidão de nascimento da sua avó ou avô.

    me informe se já tem esses dados e vamos para a segunda etapa
  • Se vc souber dos dados acima, não precisa pedir a certidão, basta colocar no requerimento essas informações, tanto para atribuição como para naturalização.
    se seus avós casaram em Portugal fica mais fácil ainda.
  • Ah ta, seus avós casaram no Brasil, já li. Foi falta de atenção.
  • Como já disse anteriormente, eu sei muito mais sobre naturalização do que atribuição, mas no seu caso acho que ficaria mais barato e seria mais rápido por atribuição. Peço para o Paulo, Dani e Sandra entre outros especialistas em atribuições darem uma olhada.
    Pense bem, levantar e traduzir documentos, ainda ter q legalizar um monte de documentos vai levar um tempo e consumir uma graninha.
  • Mauricio, já descobri onde fazer a minha declaração de antecendentes, tenho que baixar um formulário na net, preencher e levar na prefeitura da cidade onde eu moro aqui na Holanda. Eles dão um prazo de até 4 semanas pra enviar o documento final, então vou correr com isso.

    Serginho, estou levantando os dados da minha avó no momento! Eu sei que ela é da Guarda, vou tentar pegar os detalhes do registro dela o mais rápido possível tb!

    E fora isso tb vou ter que providenciar a minha procuração no consulado do Brasil aqui, pra minha mãe poder tirar meus antecedentes lá no Brasil. Gente, eu li que precisa levar meu RG original e uma cópia. Será que vou precisar mandar meu RG original pra minha mãe no Brasil?? Ela tem uma cópia autenticada, será que não serve?
  • Lara

    Cuidado, no caso do Brasil, somente os antecedentes criminais da Policia Federal serve como efeito, e essas so se pedem pessoalmente ou procuraçao no Brasil, portanto se você pensa em pedir alguma outro metodo vai cair em exigencia. Vao pedir a da policia Federal. E no caso seu da Holanda, acho melhor fazer essa mesma pergunta via Email as CRCs, eles tem a resposta oficial e clara, aqui nao temos. Eles saberão te dizer qual modelo Holandes. Se for o mesmo parabéns, mas essas coisas costumam ser mais complicadas que parece.

    E atenção as respostas do Serginho. Ele esta tentando ajuda-la com propriedade. Leia

    Bem, é isso
  • Maestro Alex, obrigada pelo alerta! então, estou me baseado tb na experiência do Mauricio. Se eu fizer o processo por naturalizaçõa, vou mandar procuração pra minha mãe ir até a Polícia Federal. Com relação ao atestado de antecedentes aqui da Holanda, eu traduziria e legalizaria no consulado de Portugal (eles colocariam o tal selo branco) aqui antes de dar entrada no requerimento em Lisboa, daí acredito que não teria problemas com a validade do documento holandês...
  • Alex e Lara

    Cada pais tem seu metodo com relacao aos antecedentes. No Brasil pedimos pela policia federal. No Canada pedimos ao Royal Mounted Police ou atraves de alguns empresas privadas que tenham convenio com a mesma. Na França voce pede pela internet o formulario e mandar pro Casier Judiciare National por carta.

    No mesmo site frances https://www.cjn.justice.gouv.fr/cjn/b3/eje20 voce tem a lista dos lugares pra pedir o seu nada consta por pais europeu.

    No caso da Holanda:

    " PAYS-BAS
    Adressez-vous à
    la mairie de votre dernier domicile aux Pays-Bas
    ou au Centrale Justitiële Documentatie
    PO Box 337
    7600 AH ALMELO - PAYS-BAS L'extrait de casier judiciaire se nomme
    "Certificate of good behaviour" (VOG)

    http://www.justitie.nl/"

    O brabo eh que nesse site do ministerio da justica holandes, ta tudo escrito nesse raio de lingua que eu nao entendo.

    Abraços!
  • Lara e Alex

    No caso da minha certidao de antecedentes criminais brasileira, eu mesmo fiz o pedido pessoalmente junto a policia federal do Rio de Janeiro quando la estive de ferias. Precisei fazer procuracao depois pra autorizar um parente a pega-la, ja que quando ficou pronta eu ja estava fora do Brasil novamente.

    Abraços.
  • Lara

    Traduzindo rapidamente:

    PAYS-BAS
    Adressez-vous à
    la mairie de votre dernier domicile aux Pays-Bas
    ou au Centrale Justitiële Documentatie
    PO Box 337
    7600 AH ALMELO - PAYS-BAS L'extrait de casier judiciaire se nomme
    "Certificate of good behaviour" (VOG)

    Holanda
    Se endereçar à Prefeitura do seu ultimo domicilio na Holanda
    ou à Centrale Justitiële Documentatie
    -- endereço --
    O seu certificado de antecendentes criminais se chama
    "certificado de bom comportamento" (VOG)

    Abraços.
  • oi Mauricio, obrigada. pois é, eu descobri tb que é na prefeitura aqui que eu preciso ir pra tirar o atestado de antecedentes ("bom comportamento"), o prazo pra receber o documento final (que eles enviam ao ministério da justiça) é de até 4 semanas... eu vi tb que parece que eu preciso especificar o motivo da solicitação, vc tb precisou tb? dizer que é para o processo de naturalização portuguesa ou algo do gênero?

    meu cérebro tá fundindo já pq eu não consegui ainda descobrir se por atribuição seria mais fácil/rápido no meu caso...rs. mas eu chego lá! só precisava resolver logo pra eu começar agilizar os documentos...
  • Lara

    Precisei dar o motivo sim e foi justamente esse que voce ja cogitou: Para instruir processo de naturalizacao portuguesa.

    No meu caso nao tive escolha. So poderia fazer por naturalizacao, ja que minha mae (filha de portugues) eh falecida. Acho que no seu caso, vale considerar os custos de uma ou outra opcao, seus os prazos de conclusao (nao sei em atribuicao mas em aquisicao leva 8 meses em media), a dificuldade de conseguir a documentacao completa para um processo ou outro e o quanto tempo voce esta disposta a esperar.

    No mais, como voce ja disse nao ter filhos, nao fara muita diferenca nesse quesito. Caso queira no futuro passar a cidadania a futuros descendentes, voce podera sem problemas, mesmo tendo conseguido por naturalizacao.

    Abraço.
  • Mauricio

    valeu! bom saber o que escrever no pedido do atestado de antecedentes por aqui.

    agora já estou em condições de escolher melhor entre naturalização e atribuição. vou discutir com minha família. para mim o crucial seria a questão de tempo mesmo, o que for mais rápido seria melhor pra mim.

    8 meses vc diz é o prazo aproximado a partir do momento que o requerimento de naturalização é oficializado na CNAI? ou é o prazo total, contando o tempo pra levantar todos os docs?
  • Lara

    É o prazo de tratamento do processo mesmo. Afinal, o tempo que se demora a conseguir os documentos é pra la de variavel. Varia de caso a caso.

    Abraço.
  • poxa, 8 meses..

    eu vi aqui na comunidade umas duas pessoas que conseguiram a naturalização recentemente em cerca de 6 meses (entrada em dez 2007 e processo aprovado em maio 2008). mas realmente, depende de vários fatores.

    bom, talvez por atribuição seja um pouquinho mais rápido. vou consultar meus "búzios" rs... minha meta ideal seria conseguir até jan/fev de 2009! estou meio apertada com relação a tempo... poderia ter começado antes, mas... tudo acontece na hora certa. estou confiante!
  • Lara

    Aonde? Me diz que eu aceito.

    O meu depois de seis mêses de preparatorio e ainda no tempo que a lei nao tinha sido nem assinada, nem regulamentada e nem detalhada na internet, eu finalmente entrei em junho de 2007, dai só em fevereiro. Portanto, mais de 1 ano no total. E o meu processo em si durou 6 mêses, um recorde. Mas nâo caiu nada em exigência. tenha calma maninha, é a arma desse processo. Somente para portugas pacientes. Você só tem 8 mêses. Voe alto e veja sua cidadania, somente ela que te interessa, o resto são pedras a serem chutadas
  • Lara

    Esse foi o prazo que eles me deram na CNAI. Eh claro que pode demorar mais (se cair em exigencia) ou menos (como no caso de algumas pessoas da comunidade). O prazo de 8 meses eh na media.

    Ja tem quase 3 meses que eu mandei e parece que foi outro dia. Passa rapido!

    Abraço.
  • Prazo

    Por isso e que eu digo sempre.
    Nao podemos generalizar essa questao e assim podemos apenas dizer : "entre 6 e 8 meses" (por exemplo). Afirmar um prazo e complicado.
  • Paulo

    Sim e verdade. So se perde a cidadania (inclusive a brasileira) se voce manifestar seu desejo por escrito.
    Portanto nao se preocupe, pois se seu Pai nao o fez, entao Portugal ainda nao sabe e nem precisa saber.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.