Cidadania Portuguesa

1235»

Comentários

• Doug
    Legal que ja tenha saido o assento do seu pai.
    Atualmente a CRC esta pedindo a transcricao de casamento e em caso de divorcio a homolagacao do mesmo. Sao dois processos e se fazem por separado, sendo que a transcricao pode ser feita em alguns consulados, mas a homologacao so em Portugal e precisa de advogado.
    Teria que ver se aceitam o seu processo so com a transcricao do casamnto deles.
  • obrigado pela ajuda Denise, mais uma coisa pra complicar a nossa vida!

com o numero de assento do meu pai, posso pedir a certidão de nascimento dele em portugal agora?

que passos sigo para fazer a transcrição de casamento deles?
  • ah, e quanto que demora mais ou menos para sair a transcição e o divorcio?
  • mais uma duvida, entrei no portal do cidadao para pedir a certidao do meu pai, que localidade devo selecionar? o assento dele saiu faz 2 semanas nao sei como proseguir
  • Doug,

o local de nascimento e' a cidade e o estado que ele nasceu no Brasil.

Concelho=Estado
    Freguesia=Cidade.

A transcricao de casamento tera que ser feita ou no Consulado ou direto em Portugal, pessoalmente ou atraves de procurador, nao pode ser enviada pelo correio, e nao precisa fazer a homologacao do divorcio nesse momento, faca apenas a transcricao e entre com o seu pedido de nacionalidade, seu pai vai precisar da homologacao apenas se quiser os documentos dele atualizados, e a homologacao precisa de advogado em Portugal e custa caro, pode chegar a 800 euros.
  • Ah, com o numero do assento ja e' possivel pedir a certidao.

Pra transcricao, vai precisar:

1. certidao portuguesa d enascimento do seu pai.
    2. certidao de nascimento de inteiro teor da sua mae, legalizada no itamaraty e consulado.
    3. certidao de casamento de inteiro teor, legalizada no consulado.

so isso.

caso tenha algum conhecido em portugal, e queira fazer por la, seu pai tera que fazer uma procuracao publica pra pessoa e legaliza-la no consulado.
  • Só para completar a informacao da Cibele: antes de pedir a certidao em inteiro teor da sua mae, verifique se o casamento está averbado. Ha casos em que os cartorios nao se comunicam. Se isso aconteceu é só pedir ao cartorio onde casaram que mande uma notificacao para o cartorio onde ela foi registrada. Só entao peca a certidao em inteiro teor.
    Boa Sorte!
  • consegui era isso mesmo! obrigado pela ajuda pessoal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.