Cidadania Portuguesa

Cidadania Portuguesa
Ae galera! Como o tópico já diz, estou atrás da minha cidadania. Minha família inteira por parte de pai são portugueses, menos ele que já nasceu no brasil e eu. Convivi sempre com eles e acho a cultura portuguesa bárbara, a lingua as histórias, seu jeito de viver e ajudar os outros, meus avós me ensinaram muito, inclusive ainda tenho familiares em portugal como meu bizavô, que já veio para o brasil nos visitar, e outros que eu não conheço ainda.
Esse é um dos principais motivos para eu querer tirar a cidadania, para eu me sentir um pouco mais portugues do que eu já sou. Meu caso é o seguinte:
Meus 2 avós por parte de pai são portugueses, o casamento deles ocorreu aqui no brasil, porém minha vó já faleceu. Ainda não estou em posse dos documentos necessários, mas acredito que esteja tudo certinho pois minha vó gostava de ter os documentos de portugal tudo certinho.
Já que irei atrás de todos documentos que se encontram em outra cidade, onde meus avô mora, para não perder a viagem, preciso saber certinho o que eu preciso trazer de lá para não ter erro! E depois disso como proceder com o consulado.
Obrigado!
«1345

Comentários

• Doug,

vou responder por aqui.

Aqui na comunidade nos recomendamos enviar o processo de cidadania pelo correio, nao se usa o Consulado, a nao ser para transcricoes de casamento, quando necessario e legalizacoes de documentos.

Ja sei que seu avo eh quem declarou o nascimento do seu pai, entao eh bem simples, faca por atribuicao, voce sera considerado um portugues nato, como voce ja se sente ! rsrsr Mas primeiro seu pai tem que se tornar portugues pra depois voce.

Muito facil, fazendo pelo correio voce soh precisa mandar 4 documentos para atribuicao do seu pai:

1. Certidao de nascimento portuguesa do seu avo.
    2. Certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, legalizada pelo Itamaraty e Consulado.
    3. Copia autenticada do Rg ou passaporte do seu pai, legalizada no Consulado.
    4. Formulario 1C de atribuicao, preenchido e assinado presencialmente no Cartorio e legalizado no Consulado ( tem o link do formulario no guia de ajuda aqui da comunidade )

Somente isso !

Com os documentos em maos, voce vai no correio, faz o pagamento referente ao processo no valor de 175 euros, atraves de vale postal chamado dinheiro certo e ai eh soh enviar para a CRC em Lisboa.
  • Doug

foi seu avo portugues quem declarou o nascimento de seu pai?
    foi seu pai quem declarou seu nascimento?
  • Cibele, obrigado estarei agilizando os documentos e volto a postar quando tiver mais dúvidas e para atualizar como está o andamento!

Lara, meu pai declarou meu nascimento, mas não sei ainda se meu avô que declarou o dele, provavelmente sim, hoje de tarde me encontrarei com ele e perguntarei isto! Volto a postar mais tarde. Obrigado pela atenção de vocês!
  • Estou saindo para almoçar com meu pai, mais tarde estarei ai, só por dúvida, quanto tempo mais ou menos demora para sair a cidadania após enviar os documentos por correio pra lisboa?
  • 2. Certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, legalizada pelo Itamaraty e Consulado.

ah só mais uma pergunta, o que seria uma certidão de nascimento de inteiro teor?
    é uma certidão de nascimento normal? :P
  • Atualizando: descobri o que é uma certidão de nascimento de inteiro teor.
    Olhando minha certidão Original aqui, ela consta:
    -dia que meu pai me registrou
    -nome do meu pai que me registrou
    -hospital que eu nasci
    -cidade que eu nasci
    -dia do meu nascimento
    -hora do meu nascimento
    -meu nome
    -nome da minha mãe
    -fala que eles eram casados e o local e tals
    -fala o nome dos meus quatro avós

Li na internet que tinha que ter descrição da pessoa, seria uma certidão desta que eu preciso? Onde tiro uma cópia dela? Pode ser autenticada pelo tabelionato ou só pelo Itamaraty?
  • esta certidão você consegue no cartório onde foi registrado...só fazer o pedido e pagar por ela....ela é bem mais detalhada do que a original, essa que a gente recebe quando nasce...
  • Doug,

a certidao de nascimento de inteiro teor nao eh uma certidao normal como aquelas que todo mundo tem guardado em casa, tem que pedir no cartorio e especificar que quer de INTEIRO TEOR, agora, da uma olhada na certidao que voce tem em maos, se no titulo dela estiver escrito que eh de inteiro teor, entao eh essa.

Pelo correio a media de 2 a 3 meses pra sair a atribuicao.
  • E essa certidao precisa sair com a assinatura do tabeliao autenticada e depois deve ser legalizada no Itamaraty e Consulado.
  • Muito obrigado pela ajuda de vocês, sem ela eu estaria completamente perdido haha!

Olhando minha certidão, percebi que as nossas certidões realmente não são de inteiro teor e terei que tirá-las. Problema que eu não resido na cidade onde nasci, terei que ir até lá, correto?

Respondendo a dúvida anterior, meu avô que declarou o nascimento do meu pai, vi na certidão dele, e meu pai declarou o meu.

Meu velho me disse que tem a certidão de nascimento do meu avô, porém não conseguir ter acesso a ela hoje ainda, semana que vem pegarei. Ela também precisa ser de inteiro teor? E caso eu necessite tirar uma nova certidão do meu avô como devo proceder?

Outras dúvidas, não entendo muito bem ainda de documentos, mas estou me familiarizando aos poucos, as certidões, minha e do meu pai, devem ser Autenticadas pelo cartório, e legalizadas pelo itamaraty e pelo consulado, certo? Pelo que li, elas devem ter no máximo 6 meses até chegarem as mãos dos portugueses. Estes seis meses são desde a autenticação no cartório, ou legalização do itamaraty ou consulado?

E quanto ao envio dos documentos, primeiramente devo enviar a certidão do meu avô, a do meu pai, e outros documentos necessários, até ele conseguir a cidadania dele, e após isso, devo enviar a certidão do meu pai e a minha para fazer a minha cidadania? Não precisarei enviar a do meu avô de novo? Ou posso enviar tudo de uma só vez?

Desculpem pela quantidade de dúvidas, mas agradeço muito pela atenção de vocês em ajudarem todos nós que estamos passando pelo que vocês já passaram! Obrigado!
  • Só para constar, meu avô me falou que se naturalizou brasileiro a muito tempo atrás, e que perdeu a cidadania portuguesa, isso procede? Pelo fato dele ter se naturalizado ele perderia a portuguesa? E isso pode me prejudicar em algo?
  • Doug, ótimo que foram seu avô e seu pai os declarantes dos nascimentos, isso facilita bastante as coisas pois vc não precisará transcrever nenhum casamento.

Sua certidão de inteiro teor vc pode pedir ligando pro cartório e se eles foram gente boa te mandam pelo correio mesmo, vc paga via depósito bancário.

Se o seu pai tiver a certidÃo de seu avô vc não vai precisar tirar outra, vc vai poder usar todos os dados que constam nela e preencher no formulário de pedido de atribuição pro seu pai e lá na CRC eles vão pegar uma certidão nova de seu avô por conta deles mesmo. Basta vc informar direito o número de assento, conservatória, freguesia e concelho.

Sobre as certidões, não se preocupe, depois que eles forem legalizadas no Itamaraty e no consulado elas não perderão mais a validade.

E sim, vc fará primeiro o processo de seu pai e assim que for aprovado e tiver saído o número de assento de nascimento dele, vc já pode mandar o seu processo logo em seguida.

qq outra dúvida é só falar!
  • Ah, sobre o fato de ele ter se naturalizado brasileiro então vc deverá fazer o seguinte. Quando seu pai providenciar a certidão de seu avô, vc deverá entrar no Portal do Cidadão e pedir uma nova certidão do seu avô pela internet. Quando ela chegar na sua casa vc poderá ver se foi feita alguma averbação indicando que ele se tornou brasileiro. Se não constar nada (o que é o mais comum), então não terá problema nenhum.
  • Lara, muito obrigado pelos conselhos! Entrei no Portal do Cidadão para já conhecer, e não me encontrei muito bem lá, você poderia me ajudar? Não achei a parte onde eu faço o pedido da certidão!
  • Olhando minha certidão, percebi que as nossas certidões realmente não são de inteiro teor e terei que tirá-las.....

Resp.: Veja se o cartório onde foi registrado pode mandar a certidão via correio, assim evita a viagem. Antes de viajar ligue, pois esta certidão não sai imediatamente.
    Respondendo a dúvida anterior, meu avô que declarou o nascimento do meu pai, vi na certidão dele, e meu pai declarou o meu.

Resp.: Isso facilita os seus procesos, porque não terá que fazer as transcrições de casamento, caso opte por enviar os documentos via correio. Caso decida usar o consulado deverá fazer as transcrições.

Meu velho me disse que tem a certidão de nascimento do meu avô....

Resp.: Você necessita os dados da certidão do seu avô para preencher o formulario C1. Pode mandar a certidão ou uma cópia simples desta só para que a CRC comprove os dados. Caso queira uma nova certidão do avô entre no Portal do Cidadão.

Outras dúvidas, não entendo muito bem ainda de documentos...

Resp.: As certidões brasileiras devem sair do cartório com a firma reconhecida. Dai tem que ser enviadas ao Itamaraty e depois ao Consulado para legalização. Agora duram 1 ano. Entre na guía de ajuda e vera como legalizar no Itamaraty e no Consulado. Dependo de estado onde voce mora e onde foram registrados. Em São Paulo tudo é feito pelo correio. No Rio presencialmente.
  • Continuação....

E quanto ao envio dos documentos, primeiramente devo enviar a certidão do meu avô, a do meu pai, e outros documentos necessários...

Resp.: Terá que fazer um proceso de cada vez. Primeiro o do seu pai e quando ele ja seja portugués, o seu. A certidão do seu avó só será usada no proceso do seu pai.
  • HAHAHAHA!!!!
    Respondi junto com a Lara....
    Mas respondido impossível!!!!
    Abraços.
  • Doug

olha o link direto, é na seção de certidões online
    https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true
  • pois é, Denise! rssss. Mas melhor assim? imagine se as pessoas colocassem as dúvidas aqui e ninguém tivesse paciência pra responder! :)
  • Meninas vocês são tudo hahaha!
    Lara entrei, muito obrigado, devo clicar em Certidão de Registro Civil e depois logar com um cadastro feito em meu nome isso?
  • isso mesmo. só que pra finalizar o pedido vc vai precisar de algumas informações sobre seu avô, freguesia, concelho, data de nascimento, nome de seus bisavós e se souber o número de assento de nascimento (que deve constar na certidão antiga) é ainda melhor.

seu avô nasceu em que ano?
  • Já me cadastrei, preciso agora dos dados que estão na certidão do meu avô.
    Enquanto não os tenho, continuarei em busca de mais informações. Sei que meu avô era da Serra da Estrela, Vila do Mato, não sei se isso são freguesias, conselhos, distritos, alguém já ouviu falar disto?
  • Lara, se não me engano ele é de 1939
  • Surgiu um grande problema!
    Fiquei sabendo que meu vo teve que abdicar de ser português na época que ele veio para o brasil e se naturalizou, era numa época que as pessoas tinham que fazer isso meio que na guerra não lembro. Fiquei sabendo de um caso parecido que até chamaram o senhor de bastardo por ter feito isso.
    Será que isso me trará problemas? Obrigado!
  • Doug, como eu disse, vc precisa ver se isso foi passado em Portugal, o único jeito é ver se foi feita alguma averbação (anotação) no registro dele em Portugal referente a naturalização, vc vai ficar sabendo quando chegar a certidão dele.

Na maioria dos casos os naturalizados não formalizaram a perda de nacionalidade em Portugal, então nesse caso não tem que se preocupar.
  • Ae Lara, desculpa por repetir, é que vi isso hoje de tarde novamente e me deu um pavor haha!
    Com a certidão dele em mãos, pedirei uma nova no Portal do Cidadão e verei como está a situação dele.
    Caso seja confirmado isso, o que devo fazer?
  • Doug,

o mais provavel eh que ele nao perdeu a cidadania portuguesa, a confirmacao vira na certidao que vc esta pedindo no portal, agora, enquanto a certidao nao chega, ja providencia os documentos que te passei nos primeiros posts, e quando estiver com todos os documentos em maos devidamente legalizados, eh soh enviar pra CRC.

Eh simples assim !
  • Dae cibele! Estou com a certidão do meu avô em mãos!
    A certidão original, de 1955, será que posso usar ela? Ou preciso de uma nova? Ela está meio estragada e tals.

Vou passar os dados para vocês me ajudarem a proseguir.

No canto esquerdo fala que a certidão de nascimento é NARRATIVA.

Diz aqui: Registrada no livro de emolumentos sob n° (tem um numero que não entendo direito e uma assinatura mas parece ser 609)

Conservatoria do Registro Civil de Tábua

Ano de Nascimento: 1939
    Dia do Nascimento: 20 de maio
    Freguesia de Midões
    Conselho de Tábua
    Nome: Antonio Chaves Borges
    Filho de: Mario Borges de Brito e Arlinda Nunes Chaves

Em baixo tá escrito:
    Conservatória de Registro Civil de Tábua, vinte e seis de Fevereiro de mil novecentos e cinquenta e cinco.

Agora que tenho ela em mãos o que devo fazer? Peço a Portuguesa, ou continuo com esta daqui? Ela tem poucos rasguinhos nos cantos, o que mais atrapalha é uma dobra que ela tem no meio.
  • Olando aqui no site da ANAFRE, descobri que o distrito é o de Coimbra.
  • Doug,

nao precisa de uma nova, tambem nao precisa e nao deve mandar a original, tira uma copia simples dessa certidao e anota os dados no formulario 1C ( freguesia, concelho, ano e numero do assento de nascimento e a conservatoria que esta arquivada ).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.