Cidadania Portuguesa

245

Comentários

• Estou no Portal do Cidadão tentando fazer o pedido da certidão.

Me bateu algumas dúvidas:

Tipo de Certidão: Narrativa
    Certidão de: Nascimento
    Fim a que se destina: Fins diversos
    Nome da Pessoa a quem respeita: (Aqui tem que ser o nome do meu avô?) Antonio Chaves Borges
    Número e ano do assento: (o que é isso?)
    Data de nascimento: 20/05/1939
    Freguesia: Midões
    Concelho: Tábua
    País: (Devo colocar Brasil aqui?)
    Filiação: Pai: Mario Borges de Brito
    Filiação: Mãe: Arlinda Nunes Chaves
    Casou com: (como o casamento foi no Brasil, e eu acho que eles não informaram Portgual, preciso informar?)

E os dados posteriores sobre data de casamento, data de óbito do conjugue e data de óbito precisam ser informadas? Ou posso deixar em branco?

E quanto ao número de exemplares, precisarei de 1 para meu pai e 1 para mim? Obrigado!
  • Cibele, eu sou muito grato a ti, sempre nos ajudando o mais rápido possível!

Meu pai e meu avô batem o pé e dizem que ele perdeu a cidadania, muitos aqui dizem que é improvavel mas não sei, uma vez que ele foi pra Portugal até precisou pagar uma multa. Como temos essa dúvida, devo pedir uma certidão nova só pra confirmar ou posso ir agilizando tudo e já enviando os documentos tranquilo?

Quero tirar uma certidão nova para meu avô ter, mesmo não usando nesse processo, ela demora quanto tempo para vir? Tenho que pagar algo ao portal do cidadão?

E o número de assento o que é? Aqui no canto esquerdo da certidão tem: Ano 1939 N° 179 Fls: 90. Seria isso? Ou seria o número que tem no lado direito superior onde fala:
    Registrada no livro de emolumentos sob n° xxx (não consigo ler direito) e uma assinatura do lado?
  • Tipo de Certidão: Narrativa
    Certidão de: Nascimento
    Fim a que se destina: Atribuicao de Menores
    Nome da Pessoa a quem respeita: Antonio Chaves Borges ( sim o nome do seu avo )
    Número e ano do assento: numero 179 do ano de 1939
    Data de nascimento: 20/05/1939
    Freguesia: Midões
    Concelho: Tábua
    País: Portugal
    Filiação: Pai: Mario Borges de Brito
    Filiação: Mãe: Arlinda Nunes Chaves
    Casou com: nao precisa informar

O fim a que se destina coloca para menores, porque eh de graca e nao se preocupe com isso, peca apenas uma copia, eh suficiente, para o seu processo voce nao vai mais precisar da certidao do seu avo, a media eh de 15 a 20 dias pra voce receber a certidao, mas ja teve casos aqui que chegou em 3 dias, entao espere ateh 20 dias que a qualquer momento chega ( rsrsr ).
  • Tu tens algum conselho para mim por no Modo de envio? Correio normal, Correio Azul, Cobrança Postal, Correio Registrado Simples, Correio Registrado em mão?
  • Ah, e outra, ele pediu apenas meu CEP? onde coloco meu endereço?
  • O meu conselho eh aquele que nao precisa pagar, confere se eh o correio normal.
  • Tem algum lugar que voce coloca os dados de envio, eles pedem o endereco completo.
    Ja achou ?
  • Coloquei este, só não achei memso onde colocar meu endereço. Cibele estou impressionado com vocês mesmo, muito obrigado! Com certeza ajudarei os outros nesta comunidade quando for possível. O auxílio de vocês é muito importante!
  • Não encontrei, ele pede apenas meu CEP, vou procurar novamente, pera ai.
  • Tem um local escrito Morada, coloquei a cidade seria meu endereço? Como devo preencher?
  • Quando chegar na pagina do modo de envio, embaixo vai estar pedindo os dados de envio, la voce bota seu endereco.
  • Doug,
    Para tirar a teima sobre se ele perdeu a nacionalidade, você pode pedir a certidao narrativa ao Portal.
    Caso não conste a perda da cidadania você poderá usar os DADOS da nova certidão para preencher o formulario C1 e enviar apenas uma cópia simples da mesma. Não é necessário enviar a certidão original. Dá de presente para o seu avô.
    O tempo varia segundo o que dizem os companheiros que pediram: entre 8 e 20 dias.
    O preço é 16.00 euros mais gastos de correio.
    O assento: N° 179 Fls: 90
  • Morada é o mesmo que endereço.
  • E como a querida Cibele disse, pode pedir a para menores que é grátis, mas nesse caso não coloque cópia junto com os documentos quando os envie. Pegaria mal!!! rsrsrsr
  • Muito obrigado! Fiz o pedido. Agora é só esperar, enquanto isso vou ver se consigo a certidão minha e do meu pai de inteiro teor.

Estou ansioso
  • Oi, andei dando uma pesquisada e vi que a certidão de nascimento de inteiro teor tem que ser com firma o que seria esse com firma? Grato!
  • firma = assinatura
  • Obrigado gurias!
    Ainda estou esperando a certidão que virá do Portal do Cidadão. Vi em um outro tópico alguém falando que virá um novo número de assento, dai no 1C eu uso o antigo ou o novo?

Falando em 1C, em que tipo de folha devo imprimir ele?
    Grato!
  • e imprima colorido!!
  • Papel sulfite não é muito fino? Muito obrigado!

Ah, e amanhã estou indo para minha cidade, fazer o pedido das certidões, minha e do meu pai. Estou com uma dúvida, não consigo descobrir em que cartório ele fez a dele, a certidão dele ta meio destruída, alguém tem alguma idéia?
  • Doug,

papel sulfite é perfeito!

já perguntou pro seu pai? ele mesmo não sabe onde foi registrado? próximo passo seria perguntar pra família tb. ele nasceu em uma cidade grande ou pequena?
  • Doug,

eh so um formulario, nao precisa de folha com alta gramatura, papel canson, nao vale nota a apresentacao, rsrsrsrs.

Em qualquer cidade grande ou pequena voce deve comecar procurando a certidao no cartorio mais proximo de onde ele nasceu, ( se foi no hospital, os cartorios mais proximos, e se foi em casa, nos cartorios proximos de casa ), tende a ser feito o registro no mesmo bairro, mas vc nao consegue ler nada na certidao que tem em maos ?
  • hahahah foi boa a piada :P

Eu consigo ler um pouco, mas eu não encontrei nenhuma informação sobre esse cartório na internet, talvez exista, quando eu chegar na cidade procurarei.

Ok, não tive tempo de falar com ele ainda, só estava me adiantando, mas hoje 'desvendo' isso. Se eu der uma 'chorada' será que eu consigo sair dos cartórios, hoje, com as certidões comigo?
  • Doug,

acho que nao consegue, essa certidao de inteiro teor eh mais demoradinha, mas chorar nao custa ......
  • Doug

se vc pagar na hora, pode pedir pra eles te enviarem por Sedex, dai vc nao precisa voltar nos cartorios! A maioria aceita fazer isso. Boa sorte!
  • fazia tempo que nao via um verbo conjugado no futuro do presente do indicativo .....
  • Ae voltei!
    Foi demorada a viagem, 3h de ida e 3 de volta, mas valeu muito a pena, dei sorte! Primeiramente tentamos pegar a minha certidão em um cartório, e ela ficará pronta na quarta feira. Depois fui no cartório para pegar a do meu pai, o cara lá foi muito burocrático, mandou eu ir em um tabelionato só para pegar um 'carimbo' para que ele podesse me entragar a certidão. Eu achava que nesse cartório tinha me ferrado, mas não, o cara foi muito gente boa e consegui sair de lá com a certidão prontinha, logo a do meu pai que eu preciso antes. Agora é só enviar pro itamaraty, alguém pode me ajudar a proceder nisso? Como enviar, dicas, etc...
  • aí é pesquisar na comunidade, né amigao?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.