Cidadania Portuguesa

124

Comentários

• alguém sabe ajudar?
  • Doug,
    O que voce precisa?
    Se é o prazo para que as certidoes solicitadas no Portal cheguem, ja te disseram. Depende do tipo de correio que voce pagou e tambem de como anda o correio na sua regiao. Correio comum pense nuns 15 dias. Correio azul uns 7.
    Entre no site do Portal e veja o status da sua certidao. Aparecerá quando foi enviada.
  • Eu pedi uma no Portal do Cidadão ontem, hoje pela manha aqui no Brasil já estava com o estatus de Certidão Enviada, pedi Correio Azul, quando chegar eu posto aqui.
  • isso que eu queria saber, muito obrigado, porq aqui aparece sempre pedido em processamento e nunca sai disso!
    da outra vez que pedi, ficou nisso 1 mes e sumiu meu pedido!
  • já faz 1 semana que pedi e continua na mesma
  • Doug,
    Nesse caso, envie um e-mail a eles perguntando se ha algum problema com seu pedido.
    Sao muito atenciosos, sempre respondem. Inclusive a mim me escreveram perguntando umas coisas antes de mandar a certidao da minha mae.
  • Muito obrigado pelas informações pessoal, vocês fazem nos sentirmos mais seguros! Sabe me dizer o email deles?
  • Contatei eles pelo próprio site, vamos esperar uma resposta agora :D obrigado!
  • Quando pedi a do meu avô ficou em "Em processamento", a certidão chegou e continuava em processamento. A minha eu pedi em um dia no outros já estava com estatus de "Enviada"
  • O QUE FAÇO AGORA?

Olá!!
    Bom, ja recebi algumas orientações nesta comu, mas ainda restam duvidas...
    Meu caso é o seguinte: sou bisneta de portugues ja falecido. Meu bisavô portugues veio para o brasil, casou-se com minha bisavó brasileira somente no religioso e desta união nasceu, dentre outros filhos, minha avó, que ainda é viva. Gostariamos, eu e minha família de ter direito a cidadania portuguesa e sei que devemos começar pelo processo de atribuição de minha avó.
    Os documentos que possuo são: certidão de nascimento de meu bisavô portugues (original e uma copia que recebi do CRC em 2006), certidão de nascimento de inteiro teor de minha avó e seus outros documentos pessoais: RG, CPF, Certidão de casamento (ela não tem passaporte), Formulário modelo 1C.
    As duvidas são as seguintes:
    *como meus bisavós não são oficialmente casados como devo proceder em relação a averbação do casamento?
    *Devo solicitar outra certidão de nascimento do meu bisavô em Portugal?
    *Na instrução de preenchimento do formulário 1C (quadro 1, item 4) determina como documento de identificação passaporte, autorização de residencia ou outro documento equivalente emitido por autoridade competente de um dos países da união europeia. Quais seriam estes documentos? Minha avó só tem documentes brasileiros RG, CPF.
    *Como proceder no geral deste processo?
    Acho que já chega, né?
    Agradeço muito se alguem puder me instruir.
    Abraços.
    Clara
  • continuando

ah, tem outras duas coisas importantes:
    *quem declarou o nascimento de minha avó foi o seu pai (meu bisavô portugues). Ela foi declarada como "filha ilegitima do ilegitimo casal" ja que nao eram oficialmente cassados.
    *Na certidão de nascimento de minha avó o nome de seu pai consta como ALEXANDRE PEDRO, e na certidão de nascimento dele foi registrado apenas como ALEXANDRE. (o pai do meu bisavo se chamava jose pedro), será que isto causa algum problema?
    Obrigada mais uma vez
  • Clarinha, realmente é um caso enrrolado mais não impossível. Vou dar uma orientada no que eu sei e o pessoal mais experiente te ajuda no resto dos procedimentos.
    Bom, seu bisavô sendo o declarente de sua avó facilita as coisas, não sendo necessário nenhum tipo de averbamento, mesmo não sendo casados. Sobre o fato de "filho ilegítimo" desconheço sobre, melhor esperar alguem se pronunciar. Sobre o documento, é o RG daqui mesmo ou passaporte, os dois servem, não fiquei grilada com isso. Sobre a falta do sobre nome, já vi gente aqui falando que cetidões muito antigas eram assim, espera alguem também se pronunciar. Você já tem o mais difícil que são as certidões. Não sei o estado de saúde de sua avó, mais o destino a Deus pertence, então aconselho a correr e dar logo entrada no processo dela e garantir o seu direto.
    Boa sorte!!!!!!!
  • Obrigada pela atenção Mario. Pretendo sim, andar pra frente com este processo agora, pq desde 2006 estou tentando, mas nunca soube o que fazer direito. Tenho certeza que vcs aki da comu serão muitissimo importantes pra que eu faça as coisas de modo correto. Abraços!

Ah, FELIZ DIA DAS MÃES PRA TODAS AS MAMÃES DESTA COMU.
  • Clarinha

Tenta tirar uma certidao de inteiro teor de sua avo nova, pra ver o que aparece no declarante, dai podemos ver como ajudar.
  • A certidão de nascimento de inteiro teor de minha avó foi tirada a pouco + de 1 mês, e o declarante é o pai dela (no caso, o meu bisavô, que é portugues)
  • Mas nessa certidao consta como filha ilegitima de pais ilegitimos?
  • É isso msm, Sandra!! Mas já me disseram que essa historia de filha ilegitima de casal ilegitimo se deve ao fato de que meus bisavós não se casaram no cartório, só no religioso, então a união do casal não é oficialmente reconhecida. Será isso msm? Já me disseram inclusive que isso é bom, pq não preciso me preocupar com a averbação do casamento. O q vc acha?
  • Clarinha

Sinceramente, nao sei te dizer, ja tentou ligar na CRC e perguntar?Se ninguem aqui souber te responder, pode perguntar no consulado tambem se bem que no consulado ele sempre complicam mais, ou entao o negocio eh arriscar e mandar tudo assim mesmo e esperar para ver o que a CRC fala, manda uma carta junto explicando o caso, pode dar certo.
  • Éhh, acho que vou tentar com os documentos que tenho, msm!!
    Mas a duvida agora é em qual ordem proceder. Primeiro eu devo enviar a certidão de nascimento de inteiro teor da minha avó pra autenticar lá naquele orgão de Brasilia (eskeci o nome)? E essa historia de assinar os documentos na presença de um funcionario do consulado? E quanto a procuração pra eu ter o poder de resolver as coisas pela minha avó? Acho que esses são os primeiros passos, né?!
  • pedi 2 certidões, uma da minha avó e uma do meua vô.
    a primeira foi enviada dia 4 e a segunda agora dia 14..
    to só na espera, infelizmente coloquei correio azul, vai demorar :T
    mas to na espectativa :D obrigado por todos que ajudam e nos apoiam paranão desistir
  • Chegou a certidão da minha avó, só achei estranho pois veio apenas um xerox da certidão manuescrita original e uma outra folha grampeada escrito o seguinte:

Que o presente documento est[a conforme o original n° 509 do ano de 1936 da conservatória de Registro Civil de Estarreja. Substitui a certidão de cópia integral aseente de Nascimento para Outros fins.
    Conservatória do registro Civil/Predial/Comercial de Arouca, 2010-05-04 11:05

Escrituário Superior, Isabel Maria Costa Ferreia Pinho

e um carimbo em relevo

achei que viria uma certidão mesmo! está certo?
  • Denise, valeu a informação! Vocês são os conhecedores sobre o assunto!
  • certidões

respondendo a Cibele....
    Cibele,adorei a resposta pra o Doug....
    Li suas respostas e ampliou meus horizontes.Esta Comunidade é genial!
    Achei que seria muito necessário as certidões dos meus 2 avós portugueses.Agora fica mais um pouco fácil começar com apenas meu avô portugues e passar por atribuição pro meu pai e depois pra mim....Achei isso fundamental e melhor para a minha saga!
    Agora preciso buscar e encontrar as certidões de 1907 em Lisboa pq no CRC não as encontro.
    Obriagada a esta comunidade maravilhosa!
    Fatima
  • dae pessoal!
    estou com a certidão do meu pai em mãos, já está até legalizada pelo itamaraty e com a do meu avô agora é só esperar o dinheiro para entrar com o processo :D obrigado a todos que ajudaram! alguem de porto alegre ai sabe me dizer quanto tempo demorou pelo consulado daqui?
  • Doug,

melhor enviar direto pra CRC.
  • dae cibele, em questão de diferença de tempo, qual que é mais ou menos? e como devo prosseguir para enviar direto ao CRC?
  • bom, faz mais ou menos 1 mes que entrei com o processo de atribuição. Como faço para acompanhar a situação e como está andando ele?

obrigado
  • Doug,
    Ligue para: 00(XX) 351211544475 ou escreva para: [crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt.
    De nada server ligar agora. Está tudo meio lento dada a quantidade de processos. Ligue ou escreva dentro de um mes e aproveite para pedir o numero do seu processo para futuras consulas.
  • obrigado pela ajuda Denise!

olha só, ligaram para o meu pai do consulado para ele ir buscar uma carta avisando sobre a cidadania dele. Pelo que ele me falou é o numero do assento dele!

agora vem minha dúvida, a mulher no consulado disse que o próximo passo agora seria enviar as certidoes de casamento dos meus pais e de divorcio! isso me levaria muito tempo, é realmente necessário?

posso prosseguir com minha atribuicao como? preciso pedir a certidão dele de portugal antes de enviar os documentos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.