olá pessoal!!! já estou de posse da minha certidão de nascimento portuguesa e quero dar entrada no BI e passaporte na próxima semana. dúvidas: casei em janeiro agora, tenho que fazer a transcrição do casamento ou tiro toda a documentação como solteira?
depois do topico do Kadinho, parece que eles so emitem documentos depois de feita a transcricao de casamento ( apesar de eu achar que eles tem obrigacao de emitir documentos independente de atualizar o estado civil, mas ...... ). Como sua nacionalidade saiu antes do casamento, e nao havia mencao de casamento, tudo ainda esta muito "fresco", eh bem provavel que consiga tirar os documentos, mas vai sair com nome de solteira ( se eh que voce mudou seu nome depois de casada ) e nao pode mencionar que eh casada no requerimento, porque ai ja viu ....... para o pedido basta o requerimento, fotos, copia de conta telefonica, certidao de nascimento portuguesa, e cheque nominal, da uma olhada no site do consulado que tem todo o procedimento.
Acho meio sem proposito a sua questao acima, o casamento dela nao interfer em nada o processo de cidadania dela, um nao depende do outro, e com certeza eh mais facil vc adiar a entrada de um processo de cidadania ,do que trocar a data de um casamneto, que ja devia estar agenda ha algum tempo.
BOM, VAMOS LÁ!!! ESTOU COM A CERTIDÃO EM MÃOS!!!! MINHAS DÚVIDAS SÃO: SE EU FIZER A MINHA DOCUMENTAÇÃO ( BI E PASSAPORTE) COMO SOLTEIRA TEREI ALGUM PROBLEMA EM LONDRES COM DOCUMENTAÇÃO LÁ? O MEU MARIDO JÁ TEM CIDADANIA TB, MAS LITUÂNIA!!! SERIA INTERESSANTE EU FAZER AS DOCUMENTAÇÕES COMO CASADA, ISSO LEVARIA QUANTO TEMPO AQUI NO CONSULADO DE SP? VCS JÁ ME REPONDERAM MAS AINDA FIQUEI MEIO CONFUSA, DESCULPAS!!!!
Maria Carolina, Veja o poste Novidadeeee. Ai a Janaina nos conta que as trasncricoes de casamento no consulado de SP estao demorando entre 5 e 15 dias uteis. Se voce tiver todos os documentos completos, podera fazer tudo no consulado (transcricao, BI e passaporte). Entre no site: www.consuladoportugalsp.org.br onde explicam tudo e aparecem também os custos. Boa Sorte!
kkkkkkkkkkkkkkk eu poderia ter colocado o titulo do post de "transcrições" neh ? hahahahah é q na hora eu fiquei tão feliz com a novidadade q me empolguei.
agora imagina quando sair meu processo? saiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu ahahahahah
tomara q o consulado aceite uma procuração neh , poxa nao faz sentido eles nao aceitarem seu caso poxa. tô na torcida. se precisar de algo é só chamar
TENHO NOVIDADES!!!!! QUARTA-FEIRA PASSADA FUI AO CONSULADO ASSINAR E PEGAR MEU BI E ACHO QUE ESTA SEMANA O PASSAPORTE JÁ CHEGA AQUI EM CASA...... FIZ A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO E JÁ SAIU TUDO CERTINHO COM O NOME DE CASADA, DEMOROU MENOS DE 10 DIAS.......... QUERO AGRADECER A TODOS QUE ME AJUDARAM NESTA COMUNIDADE, AGRADEÇO A DEUS PELA VIDA DE VCS. PRÓXIMO MÊS ESTAREI INDO PARA LONDRES JUNTO COM O MEU ESPOSO..... OBRIGADO COMUNIDADE
Segui à risca as dicas desse tópico pois o meu caso é semelhante com o da Maria Carolina (criadora deste tópico). A diferença é que moro na região Centro Oeste e tive que mandar legalizar os documentos no consulado em Brasília.
DEPOIS DE IDA E VINDAS DAS PAPELADAS E UMA ANSIOSA ESPERA PRA QUE TUDO CERTO HOJE VENHO CONTAR PRA VCS QUE JA ESTOU EM LONDRES! FOI MUITO BOM, AO CHEGAR NO AEROPORTO, PEGAR UMA PEQUENA FILA PARA OS CIDADAOS EUROPEUS AO INVES DE SEGUIR POR UMA OUTRA FILA GIGANTESCA COM PESSOAS QUE NEM SABEM SE CONSEGUIRAO ENTRAR NO PAIS. DEVO MUITOS AGRADECIMENTOS A ESSA COMUNIDADE MARAVILHOSA QUE ME AJUDOU E MUITO COM TODOVO PROCESSO. QUE DEUS ABENCOE MUITO A TODOS E UM FELIZ NATAL CHEIO DA PRESENCA DE DEUS NAS FAMILIAS DE CADA UM. UM GRANDE ABRACO CAROL
Estou muito confusa... Meu avô materno é Português. Minha tia (filha dele) já conseguiu a nacionalidade portuguesa inclusive para seus filhos. Ela me disse que a documentação dele já está registrada no consulado daqui e que ficaria mais fácil para eu conseguir a minha... Seria possível eu conseguir direto do meu avô (falecido) a minha cidadania? Ou teria que fazer primeiro o processo da minha mãe?
Gil, Pode pedir diretamente do seu avo, porem se ja tem filhos estes nao terao direito. De que consulado voce esta falando? Se for o de Sao Paulo voce podera fazer tudo atraves dele. Caso contrario podera fazer por correio. Na guia de ajuda da comunidade voce encontrara a lista de documentos necessarios caso opte pelo correio.
Obrigada pela sua atenção!!Estou me referindo ao consulado do RJ. Eu tenho dois filhos e gostaria muito que eles viessem a ter tb a cidadania, pois são jovens (20 e 15 anos) e tem uma vida pela frente. Logo, para mim, este não é o melhor caminho... Devo, certamente que começar pelo processo da minha mãe... Vou procurar na comunidade a relação de documentos a que vc se referiu e qualquer dúvida eu te contacto novamente! Pode ser?
Gil, Definitivamente para que seus filhos tenham direito tera que solicitar em primeiro lugar a da sua mae. Estando os documentos do seu avo em ordem fica tudo mais facil. O passo a passo é o seguinte: 1- Cidadania por atribuicao da sua mae 2- Transcricao de casamento da sua mae 3- Cidadania por atribuicao sua 4- Transcricao do seu casamento 5- Cidadania dos filhos. Lembrando que se voce solicita a do seu filho menor antes dos 18 anos é gratuita. Use o Consulado do Rio apenas para autenticar os documentos, pois segundo depoimentos aqui os processos neste consulado demoram muito. Peca ajuda para a sua tia e maos à obra. Boa Sorte!
Só para atualizar aqui pois não abri um tópico só pr a mim, segui os passos da Maria Carolina, criadora deste tópico pois o meu processo era de atribuição como o dela, um caso bem simples, meu pai já tinha feito a atribuição dele e também minhas duas irmãs. Só faltávamos eu e meu irmão.
Enviei meus documentodo processo de atribuição para a CRC em Portugal dia 11/05/2010, chegaram lá em Portugal em 19/05/10.
Enviei um email [CRC Lisboa Portugal (crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt) ] dia 09/01/2011 e no dia seguinte já recebi uma resposta deles dizendo que as certidões já estão prontas, agora só estou aguardando as certidões chegarem!
Teor do email:
"Informa-se que ambos os processos já se encontram concluidos tendo os registos de Renata e Juliano sido lavrados sob o nº 24 e 17 de 2011, respectivamente. De tal facto foi dado conhecimento aos interessados devendo aguarda a chegado dos respectivos oficios. A ajudante Ana Cristina Pires da Silva"
Agradeço o pessoal da comunidade e desejo boa sorte aos que estão na luta pela cidadania portuguesa!
Comentários
já estou de posse da minha certidão de nascimento portuguesa e quero dar entrada no BI e passaporte na próxima semana.
dúvidas: casei em janeiro agora, tenho que fazer a transcrição do casamento ou tiro toda a documentação como solteira?
depois do topico do Kadinho, parece que eles so emitem documentos depois de feita a transcricao de casamento ( apesar de eu achar que eles tem obrigacao de emitir documentos independente de atualizar o estado civil, mas ...... ). Como sua nacionalidade saiu antes do casamento, e nao havia mencao de casamento, tudo ainda esta muito "fresco", eh bem provavel que consiga tirar os documentos, mas vai sair com nome de solteira ( se eh que voce mudou seu nome depois de casada ) e nao pode mencionar que eh casada no requerimento, porque ai ja viu ....... para o pedido basta o requerimento, fotos, copia de conta telefonica, certidao de nascimento portuguesa, e cheque nominal, da uma olhada no site do consulado que tem todo o procedimento.
Acho meio sem proposito a sua questao acima, o casamento dela nao interfer em nada o processo de cidadania dela, um nao depende do outro, e com certeza eh mais facil vc adiar a entrada de um processo de cidadania ,do que trocar a data de um casamneto, que ja devia estar agenda ha algum tempo.
ESTOU COM A CERTIDÃO EM MÃOS!!!!
MINHAS DÚVIDAS SÃO:
SE EU FIZER A MINHA DOCUMENTAÇÃO ( BI E PASSAPORTE) COMO SOLTEIRA TEREI ALGUM PROBLEMA EM LONDRES COM DOCUMENTAÇÃO LÁ?
O MEU MARIDO JÁ TEM CIDADANIA TB, MAS LITUÂNIA!!!
SERIA INTERESSANTE EU FAZER AS DOCUMENTAÇÕES COMO CASADA, ISSO LEVARIA QUANTO TEMPO AQUI NO CONSULADO DE SP?
VCS JÁ ME REPONDERAM MAS AINDA FIQUEI MEIO CONFUSA, DESCULPAS!!!!
Veja o poste Novidadeeee. Ai a Janaina nos conta que as trasncricoes de casamento no consulado de SP estao demorando entre 5 e 15 dias uteis.
Se voce tiver todos os documentos completos, podera fazer tudo no consulado (transcricao, BI e passaporte).
Entre no site: www.consuladoportugalsp.org.br onde explicam tudo e aparecem também os custos.
Boa Sorte!
kkkkkkkkkkkkkkk eu poderia ter colocado o titulo do post de "transcrições" neh ?
hahahahah é q na hora eu fiquei tão feliz com a novidadade q me empolguei.
agora imagina quando sair meu processo? saiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
tomara q o consulado aceite uma procuração neh , poxa nao faz sentido eles nao aceitarem seu caso poxa. tô na torcida. se precisar de algo é só chamar
boa sorte
Obrigada de novo.
QUARTA-FEIRA PASSADA FUI AO CONSULADO ASSINAR E PEGAR MEU BI E ACHO QUE ESTA SEMANA O PASSAPORTE JÁ CHEGA AQUI EM CASA......
FIZ A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO E JÁ SAIU TUDO CERTINHO COM O NOME DE CASADA, DEMOROU MENOS DE 10 DIAS..........
QUERO AGRADECER A TODOS QUE ME AJUDARAM NESTA COMUNIDADE, AGRADEÇO A DEUS PELA VIDA DE VCS.
PRÓXIMO MÊS ESTAREI INDO PARA LONDRES JUNTO COM O MEU ESPOSO.....
OBRIGADO COMUNIDADE
Que bom que tudo deu certo!!!
Felicidades na nova vida em Londres!!!
Segui à risca as dicas desse tópico pois o meu caso é semelhante com o da Maria Carolina (criadora deste tópico). A diferença é que moro na região Centro Oeste e tive que mandar legalizar os documentos no consulado em Brasília.
Agora é só aguardar!!!
Ansiosaaaaaaa!
Obrigada por a todos que me ajudaram até aqui!
Esta comunidade é o máximo!
AH! PARECE UMA MIRAGEM QUANDO OLHO PARA O BI E PASSAPORTE, ELES ESTÃO NAS MINHAS MÃOS, GRAÇAS A ESSA COMUNIDADE MARAVILHOSA!!!!
Às vezes tbm me flagro admirando o meu passaorte cor de vinho, ele é lindo. Tbm agradeço a comunidade.
Meus documentos já chegaram em Portugal dia 19/05. Vamos ver qto tempo demorará pra eu ter um retorno.
Abraço a todos!
DEPOIS DE IDA E VINDAS DAS PAPELADAS E UMA ANSIOSA ESPERA PRA QUE TUDO CERTO HOJE VENHO CONTAR PRA VCS QUE JA ESTOU EM LONDRES!
FOI MUITO BOM, AO CHEGAR NO AEROPORTO, PEGAR UMA PEQUENA FILA PARA OS CIDADAOS EUROPEUS AO INVES DE SEGUIR POR UMA OUTRA FILA GIGANTESCA COM PESSOAS QUE NEM SABEM SE CONSEGUIRAO ENTRAR NO PAIS.
DEVO MUITOS AGRADECIMENTOS A ESSA COMUNIDADE MARAVILHOSA QUE ME AJUDOU E MUITO COM TODOVO PROCESSO.
QUE DEUS ABENCOE MUITO A TODOS E UM FELIZ NATAL CHEIO DA PRESENCA DE DEUS NAS FAMILIAS DE CADA UM.
UM GRANDE ABRACO
CAROL
Felicidades!
Estou muito confusa... Meu avô materno é Português. Minha tia (filha dele) já conseguiu a nacionalidade portuguesa inclusive para seus filhos. Ela me disse que a documentação dele já está registrada no consulado daqui e que ficaria mais fácil para eu conseguir a minha... Seria possível eu conseguir direto do meu avô (falecido) a minha cidadania? Ou teria que fazer primeiro o processo da minha mãe?
Pode pedir diretamente do seu avo, porem se ja tem filhos estes nao terao direito.
De que consulado voce esta falando? Se for o de Sao Paulo voce podera fazer tudo atraves dele. Caso contrario podera fazer por correio. Na guia de ajuda da comunidade voce encontrara a lista de documentos necessarios caso opte pelo correio.
Obrigada pela sua atenção!!Estou me referindo ao consulado do RJ. Eu tenho dois filhos e gostaria muito que eles viessem a ter tb a cidadania, pois são jovens (20 e 15 anos) e tem uma vida pela frente. Logo, para mim, este não é o melhor caminho... Devo, certamente que começar pelo processo da minha mãe... Vou procurar na comunidade a relação de documentos a que vc se referiu e qualquer dúvida eu te contacto novamente! Pode ser?
Definitivamente para que seus filhos tenham direito tera que solicitar em primeiro lugar a da sua mae. Estando os documentos do seu avo em ordem fica tudo mais facil.
O passo a passo é o seguinte:
1- Cidadania por atribuicao da sua mae
2- Transcricao de casamento da sua mae
3- Cidadania por atribuicao sua
4- Transcricao do seu casamento
5- Cidadania dos filhos. Lembrando que se voce solicita a do seu filho menor antes dos 18 anos é gratuita.
Use o Consulado do Rio apenas para autenticar os documentos, pois segundo depoimentos aqui os processos neste consulado demoram muito.
Peca ajuda para a sua tia e maos à obra.
Boa Sorte!
Veja:http://www.orkut.com/Main#CommM
Só para atualizar aqui pois não abri um tópico só pr a mim, segui os passos da Maria Carolina, criadora deste tópico pois o meu processo era de atribuição como o dela, um caso bem simples, meu pai já tinha feito a atribuição dele e também minhas duas irmãs. Só faltávamos eu e meu irmão.
Enviei meus documentodo processo de atribuição para a CRC em Portugal dia 11/05/2010, chegaram lá em Portugal em 19/05/10.
Enviei um email [CRC Lisboa Portugal (crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt) ] dia 09/01/2011 e no dia seguinte já recebi uma resposta deles dizendo que as certidões já estão prontas, agora só estou aguardando as certidões chegarem!
Teor do email:
"Informa-se que ambos os processos já se encontram concluidos tendo os registos de Renata e Juliano sido lavrados sob o nº 24 e 17 de 2011, respectivamente. De tal facto foi dado conhecimento aos interessados devendo aguarda a chegado dos respectivos oficios.
A ajudante
Ana Cristina Pires da Silva"
Agradeço o pessoal da comunidade e desejo boa sorte aos que estão na luta pela cidadania portuguesa!
FICO FELIZ POR MEU TOPICO TER AJUDADO VOCE!
DEUS TE ABENCOE!
CAROL