PRECISO DE AJUDA!!!!

2456

Comentários

• acho que já estou querendo demais, mas se alguém souber, me ajude:

o meu cunhado precisa legalizar a certidão de nascimento dele no ERESP / ITAMARATY, mas a dele é italiana. será que posso mandar no mesmo envelope que a minha que é pra portugal, já que lá vai escrito que podem ser enviados 5 documentos por carta constando uma pequena cartinha falando para que vamos precisar.... ou será que para cada país vai para um escritório diferente......
    Acho que estou querendo demais, mais se alguém souber......
    obrigada
  • Maria Carolina, o itamaraty de SP legaliza qq documento com firma reconhecida emitido por qq cartório do estado de SP, não importa qual a finalidade do documento. Se vc mandar as duas certidões de nascimento juntas não tem problema, se o endereço de retorno é o mesmo tb. o carimbo é sempre o mesmo, e é tudo feito no mesmo lugar.
  • alguém tem alguma sugestão para uma pessoa que deseja fazer um levantamento de documentos para a cidadania italiana.
    será que os italianos tem uma comunidade tão abençoada como esta que ajuda a nós todos!!!!
    acho que estou pedindo demais.
    obrigada
  • tem sim, eu acho que foi o Paulo quem recomendou uma comunidade parecida com a nossa, mas pra nacionalidade italiana!
  • Pessoal, uma dúvida! Estou faznedo a Atribuição do meu pai, ele não tem identidade, vai ter que tirar uma nova, e aqui no RJ isso leva até 40 dias. Porem, ele tem a carteira de motorista recem tirada, vi que pode outros documentos de identificação, a carteira de motorista é valida, tendo em vista que consta o numero do RG, CPF e etc?
    se não tiver como vou esperar ele tirar a de Identidade mesmo.

Abraço
  • Mario,

pode ser a habilitacao, tambem e valida.
  • Mario, não tem "Poupatempo" aí no Rio? Eu lembro que uns 5 anos atrás eu precisei tirar um novo RG pra mim e ficou pronto em 1 dia... isso foi no Poupatempo de SP.
  • Acho que se o pai dele tiver passaporte tb serve, ou melhor, na CRC me disseram q o melhor documento de identificacao para eles eh o passaporte. Essa coisa de CIC, Titulo de eleitor nao tem valia pra eles.Quem acaba mandadno esta gastando dinhero a mais na legalizacao

Importante: sempre tem q ser um documeto com fotografia. A carteira de motorista antiga nao tinha foto.

abs
  • é verdade, passaporte é o documento ideal, mas como muitos brasileiros não tem passaporte, RG tb é aceito pela CRC sem problemas.
  • Eu nao uso RG ha muito tempo no Brasil, so uso a habilitacao como documento de identificacao, inclusive pra tirar o BI em PT, tive que apresentar dois documentos de identificacao, alem do passaporte o outro foi a habilitacao.

Mas se tiver poupatempo no Rio, nao custa tirar o RG, nao eh caro.
  • não tem, aqui é 40 dias! um atraso de vida pra uma civilização que vive no ano de 2009. Vou mandar com a carteira de motorista e meu pai vai adiantando o Rg pra se contestarem ja ter tirado e enviar!!

Mais umas vez vocês foram 10!

Muito obrigado
  • OI GENTE, JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE ESCREVER PARA VCS DANDO NOTICIAS!
    DIA 20/08 PEGUEI A MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR, DEMOROU UM MÊS! JÁ ESTAVA AGUNIADA...
    NA SEGUNDA FEIRA VOU ENVIAR PARA O ITAMARATY, É SÓ A CERTIDÃO QUE PRECISA?
    TENHO QUE ESCREVER UMA "CARTINHA" COM AQUELES DADOS QUE VCS ME FORNECERAM, TIPO, LOCAL QUE O DOCUMENTO VAI SER APRESENTADO, QUE MAIS MESMO?
    ENVIO POR SEDEX OU CARTA REGISTRADA? O QUE É MELHOR?

DEPOIS QUE VOLTAR TENHO QUE ENVIAR PARA O CONSULADO DE SP, É PELO CORREIO TB? TEM QUE MARCAR DIA PARA IR LÁ, É POR TELEFONE QUE AGENDA ?

OBRIGADA
  • isso mesmo Vivi, vc faz uma cópia xerox autenticada do documento e depois legaliza no consulado. é o mesmo procedimento da cópia do RG.
  • Vivi , Deixei um recado pra vc ontem na comunidade emoutro topico. Qdo liguei aproveitei e pedi as informacoes do pessoal que havia me pedido para entrar em contato na CRC.

Ele falaram que o processo da dona Emilia estava pendente pois eles haviam pedido documento e ainda nao receberam retorno. Portanto eh importante agilizar.

bjs
  • ALGUEM TEM ALGUM RETORNO PARA MIM? E QUE USARAM O MEU TÓPICO E ACABEI FICANDO SEM A RESPOSTA QUE PRECISAVA!
    DESCULPA,
    CAROL
  • Vivi,

fica despreocupada, eu tambem fiz retificacoes, e no processo de nacionalidade da minha avo a CRC tambem mandou uma carta pedindo o mesmo que pra voce, entao eh so mesmo tirar copias autenticadas do processo e legalizar no consulado.
  • respondendo.

NA SEGUNDA FEIRA VOU ENVIAR PARA O ITAMARATY, É SÓ A CERTIDÃO QUE PRECISA? sim eh so a certidao veja a intrucoes no site do Itamaraty de Sao Paulo
    http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/estado-de-sao-paulo-1

ENVIO POR SEDEX OU CARTA REGISTRADA?
    Eu mandaria por sedex. Mas ligue pra la que eles te inofrmam melhor. Esse pessoal sempre ta mudando.por la

DEPOIS QUE VOLTAR TENHO QUE ENVIAR PARA O CONSULADO DE SP, É PELO CORREIO TB? Sim dai vc manda tb o Copia de seu RG autenticado.

TEM QUE MARCAR DIA PARA IR LÁ, É POR TELEFONE QUE AGENDA ? Sim ligue para esse telefone (3084-1800) aproveita ve se eles tb aceitam que vc leve os documentos e legalize junto com a assinatura presencial do formulario 1C. Quem sabe ne?

Normalmente vc manda os documentos por correio para legalizar e agunda separado para assinar o 1C presencialmente. Mas nunca pensei q se caso pedir para fazer tiudo junto se eles aceitam. No Rio sei que acietam.

Bom eh isso. qualquer coisa pergunte. abs

fatima
  • TIRE UMA DUVIDA:

O IRMAO DE SEU PAI TA EM PT?

SE TIVER EH MAIS FACIL ELE FAZER POR LA ATRAVES DE PROCURACAO .

OUTRA COISA ACHO QUE SUA MAE TEM DIREITO DE SE NATURALIZAR TB SE ELA FOI CASADA ANTES DE 1981.

ABS

FATIMA
  • Vou falar o q eu faria e vc depois decide.

A trancricao de casamento via consulado esta levando em media 6 a 8 meses pelo que o pessoal tem passado.E eu tb, recentemente e desisti de fazer por la . Sera que vc nao encontra ninguem da familia do seu pai ou algum conhecido q faca essa trancricao para ele?
    La em PT leva menos tempo maximo de 1 mes.

Mas ja que seu pai vai a Portugal ano que vem na ha problema ele tirar o BI e passaporte dele com o estado civil trancado ou Omisso como eles falam la em PT . Em Pt eu tirei , mas nao sei no consulado. dai depois que ele tirar o Bi e Passaporte e viajaar para la la ele da entrada na transcricao do casamaento e sua mae nao tera problema de entrar em PT estando junto com ele.

Mas checa no consulado se eles fazem assim o BI e passaporte com o estado civil trancado.

Vamos aguardar q alguem respoda essa questao por aqui tb.

Bjs

Ps sua me pode se Naturalizar se quiser.
  • FLOR, OBRIGADA PELAS ORIENTAÇÕES!!!!

AH! LEMBREI DE UMA COISA! PRETENDO TIRAR O MEU BI E PASSAPORTE EM PT QUANDO FOR PARA LONDRES, SERÁ QUE EU PODERIA FAZER ISTO POR ELE QDO EU FOR LÁ?

MAS, PENSANDO BEM, SEI LÁ O QUE FAÇO, ELE NÃO TEM MUITA PRESSA, PODERIA TIRAR PELO CONSULADO MESMO NÉ, NÃO SEI, DÚVIDAS!!!
    E SE EU FIZESSE PELO CONSULADO AQUI VCS SABEM COMO FICARIA O CASO DA MINHA MÃE? SERIA UM OUTRO PROCESSO QUE TERIA QUE FAZER OU ENTRARIA JUNTO COM O DO MEU PAI. GOSTARIA QUE ELA FIZESSE A DOCUMENTAÇÃO PARA QUANDO FOR ME VISITAR NÃO TER PROBLEMA NENHUM PARA ENTAR EM LONDRES.

AGUARDO,
    BEIJOS E OBRIGADA.
  • Maria Carolina,
    Trancrições de casamento só podem ser feitas em Portugal ou no Consulado. Em Portugal pode ser por procuração.
    O BI e o Passaporte tem que ser presenciais.
    Se ele não tem pressa poderia fazer no Consulado mesmo.
    Quanto à sua mãe que tem direito a se naturalizar porque casou antes de 1981 procurem informação para que preparem os documentos. Lembrando que primeiro tem que ser a transcrição.
  • Cristiane,

coloca os dados no topico de busca de certidoes, nos te ajudamos, se ela nasceu ha menos de 100 anos e voce sabe a data de nascimento, concelho e freguesia, e em qual conservatoria esta arquivada, voce pode pedir pelo portal do cidadao, se tiver mais de 100 anos, eh provavel que esteja no arquivo distrital da regiao de nascimento.
  • Maria Carolina,

minha tia tambem esta fazendo o processo de naturalizacao por ter casado antes de 1981, ela nao tem pressa e deu entrada no consulado de sp, ja fez o pedido de transcricao de casamento e BI para o meu tio e em seguida vai dar entrada na naturalizacao, parece que esse tipo de processo eh mais rapido, uns 4 meses, se nao tem pressa, o consulado eh uma boa opcao.
  • OI GENTE, ESTOU DE VOLTA COM BOAS NOTICIAS!!! GRAÇAS A ESSA COMUNIDADE QUE É UMA BENÇÃO PARA A MINHA VIDA!
    A MINHA CERTIDÃO CHEGOU DO ITAMARATY, EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!! ATÉ QUE FOI RÁPIDO, ENVIEI NO DIA 26/08 E NO DIA 01/09 A CERTIDÃO JÁ ESTAVA LEGALIZADA NA MINHA CASA!!!! AH! MANDEI POR CARTA REGISTRADA QUE FOI METADE DO VALOR DO SEDEX!!!! QUE BOM NÉ , ECONOMIZEI UM CENTAVINHOS!

AGORA É SÓ AGENDAR NO CONSULADO PARA ASSINAR O 1c CERTO? ESSE AGENDAMENTO É POR TELEFONE OU POR EMAIL?
  • Consulado de Sp, agendamento por telefone.
  • HOJE LIGUEI NO CONSULADO E A ATENDENTE ME FEZ VÁRIAS PERGUNTAS, TIPO O MEU ESTADO CIVIL, ETC......
    O RG E A CERTIDÃO DEVEM SER ENVIADAS PELO CORREIOANTES E SÓ O FORMULÁRIO ASSINADO NA HORA?
    COMO PROCEDER COM O CONSULADO, PQ QUANDO EU DISSE QUE GOSTARIA DE LEGALIZAR ESSES TRÊS DOCUMENTOS ELA DISSE QUE ERA MELHOR EU FAZER PELO CONSULADO, ACHO QUE ELA PUXOU SARDINHA, OPS! BACALHAU PARA O LADO DELES!!! FIQUEI CONFUSA!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.