PRECISO DE AJUDA!!!!

1246

Comentários

• Clow, vcs não tem a certidão de nascimento de seu avô português? Que transcrições são essas que foram feitas? Precisa sim do do número de assento de nascimento de seu avô, precisa tb saber os demais dados do registro dele (freguesia, concelho, conservatoria, ano de nascimento, etc).
  • Lara .. foram feitas as transcriçoes de casamento e obito do meu avo em portugal ... ja foram feitas as transcriçoes mas os documentos de meu vo permanecem em portugal... freguesia etc tudo isso nós temos , soh nao temos o numero de assento dele nem o bi ... meu pai deve ter alguma certidao sim ja que para ser feitas as transcriçoes em portugal foram necessarias... mas na certidao nao consta assento...
  • Clow,
    Peça ao seu pai que revise BEM a certidão do seu avô, pois ai deve aparecer o número sob o qual ele foi registrado, livro, folha, etc.
  • Denise

Ja mandei um email pra ele falando pra olhar se tem qualquer numero la.. brigado.
  • Olha falei pra ele que nao precisa do BI do meu avo , soh as informaçoes que estao na certidao , como freguesia , conselho aquelas coisas e o numero de assento que deve estar la em algum lugar... e caso ele nao achasse para ligar no CRC ou na conservatoria do meu avo la e pedir o numero .. disse tb a ele que pelo que entendi ele nao precisa ja fazer o pedido pelo consulado dos documentos como certidao , bi e passaporte .. ele pode soh pedir a atribuiçao e assim que a dele sair eu posso fazer o pedido da minha.. e os documentos agente pode ir em portugal retirar direto ... espero que eu tenha acertado nas informaçoes que passei para ele..

Obrigado.
  • Clow,
    Necessita os dados que aparecem na certidão do seu avô: número de assento, freguesia, etc. para preencher o formulário 1C que deverá ser assinado presencilamente por seu pai no Consulado.
    Em resumo para o processo do seu pai se necessita:
    - certidão de nascimento em inteiro teor legalizada no Itamaraty e legalizada no consulado portuguës da sua região
    - copia autenticada do RG do seu pai legalizada no consulado.
    - formulário 1 C assinado presencialmente no consulado
    Com esses documentos em mãos você irá ao correio para mandá-los diretamente à Conservatóiria dos Registros Centrai (CRC) cujo endereço está no formulário 1C.
    No mesmo correio ele paga o Dinheiro Certo no valor de 175 euros. Coloca o número desse vale no formulário 1C ,coloqca uma cópia do mesmo dentro do envelope com os documentos e envia por SEDEX.

DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
    Postado pela Sandra.
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]
  • Denise.. muito obrigado .. meu pai esta no processo de mandar os documentos para legalizar no consulado .. e assinar o 1C ....

Obrigado pelas informaçoes.

Abraços.
  • COM LICENÇA, SERÁ QUE POSSO ENTRAR NO MEU TÓPICO? RSRSRSRRSRSRSR! BRINCADEIRA!

CONFORME OS CORREIOS, MEUS DOCUMENTOS JÁ FORAM ENTREGUES NO CONSULADO EM PORTUGAL. O QUE EU DEVO FAZER AGORA? É SÓ AGUARDAR OU TENHO QUE LIGAR LÁ PARA SABER O ANDAMENTO?

OBRIGADO COMUNIDADE,
    CAROL
  • Maria Carolina .. pelo que andei lendo eh bom ligar la de mes em mes ou de 15 em 15 dias ... de mes em mes de acordo com o CRC e de 15 em 15 de acordo com a nossa ansiedade.. hahahah.

Boa Sorte..

Ps.: Eu soh to utilizando o seu tópico pq acho besteira ficar criando um monte .. hehehe. obrigado pelo aval .. heheh
  • Maria Carolina,
    Você tem razão e na verdade os amigos aqui da comunidade tem pedido pra cada pessoa abrir seu tópico para concentrar as dúvidas e respostas de cada quem, mas nos emocionamos e respondemos sem avisar aos novos. Enfim... o importante no final das contas é que esta comunidade funciona!!!
    Com relação à sua pergunta, dentro de 15 ou 20 dias você liga para a CRC e pergunta sobre o número de seu processo. Com esse número você poderá depois controlar via telefone depois de 2 meses o andamento do mesmo uma vez por mes para não ser muito maçante.
  • Que informacao errada ! Claro que pode, cidadao portugues tem direito de viver no Reino Unido e exercer seus direitos.
  • BOM GENTE, JÁ TEM UM MÊS QUE ENVIEI OS DOCUMENTOS PARA CRC. TENTE LIGAR LÁ ESSA SEMANA, FIZ VÁRIAS TENTATIVAS, MAS NINGUÉM ATENDE.
    MANDEI UM EMAIL CONFORME SUGESTÃO DE UMA PESSOA AQUI DA COMUNIDADE, ESTOU AGUARDANDO O RETORNO!

O RNE DO MEU PAI JÁ FICOU PRONTO A SEMANA PASSADA. AGORA POSSO DAR ENTRADA NA DOCUMENTAÇÃO DELE NÉ! PQ ELE SÓ TEM MESMO O RNE, NUNCA FOI ATRAS DE TIRAR BI, PASSAPORTE, ETC......

COMO NÃO TEMOS MUITA PRESSA DE TIRAR A DOCUMENTAÇÃO DELE POSSO FAZER PELO CONSULADO OU DÁ PRA FAZER DIRETO IGUAL EU FIZ? MANDAR DIRETO PARA CRC.

PRECISAMOS TRANSCREVER O CASAMENTO DELE COM A MINHA MÃE, ELA TEM DIREITO TB A CIDADANIA? ELES CASARAM EM JANEIRO DE 1980.

OBRIGADA
  • Maria Carolina,

sua mae tem direito a cidadania sim, o ideal eh fazer tudo atraves do Consulado, em Sao Paulo seu pai pode entrar com pedido de transcricao de casamento + BI + Passaporte, meu tio conseguiu esses processo em dois meses e meio, e so entao, sua mae podera entrar com o pedido de naturalizacao.
  • OI GENTE!

ENVIEI OS DOCUMENTOS NO DIA 05 DE OUTUBRO PARA CRC. NO DIA 02 DE NOVEMBRO QUE FOI FERIADO AQUI NO BRASIL TENTEI LIGAR LÁ EM PT MAS NÃO OBTIVE NENHUM RETORNO! SÓ CHAMAVA E NG ATENDIA!
    SEGUI A ORIENTAÇÃO DE UM TÓPICO AQUI E ENVIEI UM EMAIL PARA QUE EU PELO MENOS SOUBESSE O NÚMERO DO PROCESSO PARA IR ACOMPANHANDO, ALIAS, QDO TIVER O NÚMERO, QUAL SITE QUE DEVO ENTRAR?
    ALGUÉM SABE ME DIZER SE O FERIADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO É SÓ AQUI NO BRASIL? VOU TENTAR LIGAR LÁ O DIA INTEIRO PARA SABER DE ALGUM RESULTADO.

OBRIGADA,
    CAROL
  • 20 de novembro

Carol, lá não é feriado não, tá? Pode ligar!
  • Maria Carolina,
    Ligue para: 351 21 381 7603.
    Para acompanhar terá que ficar ligando, pois não há consulta on line.
    A única vantagem de ter o número do processo é que você perguntará já com este em mãos!!!
    A sua cidadania, se por atribuição e com tudo correto, deverá estar saindo mais ou menos em janeiro.
  • OBRIGADA VIRGINIA E DENISE !!!!!

DENISE QUE DEUS TE OUÇA E ESSES DOCUMENTOS FIQUEM PRONTOS ATÉ JANEIRO, POIS CASO NO DIA 16 E LOGO DEPOIS VOU PARA LONDRES.

OBRIGADA,
    CAROL
  • Fé, vai dar tudo certo!
  • oi gente!
    hoje consegui ligar na CRC e pegar o número do meu proceso, graças a Deus!
    vou deixar passar mais uns 20 dias e ligar de novo para saber se tem alguma novidad.
    Obrigada po tudo,
    carol
  • Maravilha, Carol! Continua assim!!!
  • Olá!
    Hoje li toda as dúvidas da Maria Carolina, bem como as respostas, fiquei muito feliz pois está me ajudando muito, tenho esclarecido muitas dúvidas minhas.
    Mas preciso saber só uma coisinha( para começar), como sou casada devo solicitar a certidão de inteiro teor no cartório onde casei, correto?
    Agradecida, abraços.

Luiza
  • luiza

boa noite,
    se tua intencao ee comecar um processo de atribuicao ou aquisicao, vc tera que solicitar uma certidao de nascimento de inteiro teor diretamente ao cartorio onde vc foi registrada no nascimento.
  • OI LUIZA, FICO FELIZ EM SABER QUE AS MINHAS DÚVIDAS DURANTE TODO O MEU PROCESSO ESTÃO TE AJUDANDO! SÓ TE FALO UMA COISA, SIGA PASSO A PASSO O QUE O PESSOAL TE FALA QUE DÁ TUDO CERTO! E SE TIVER UMA MINIMA DÚVIDA ESCREVA POIS ELE RESPONDEM NA HORA!
    APROVEITO PARA AGRADECER Á TODOS QUE ESTÃO ME AJUDANDO ATÉ HOJE! LOGO ENTRO PRA DIZER QUE SSSSSSSSSSSSSSSSSSSAAAAAAAAAAAAIIIIIIUUUUUUUUUUUUU!

BOA SEMANA A TODOS!
  • Carlos, boa noite! Primeiramente gostaria agradecer sua atenção, preciso saber qual a diferença entre atribuição e aquisição.
    Luiza
  • Maria Carolina, boa noite!
    Sim vc me ajudou muito, me incentivou a perguntar.
    Esta comunidade é muito interessante, antes dela estava perdendo a esperança de conseguir alguma coisa, todos são muito atenciosos e principalmente pacientes.
  • Luiza

Atribuição- é quando passa de pai/mãe portugues para o filho/a e a pessoa passa a ser portuguesa desde a data de nascimento e pode passar para proxima geração e assim por diante.

Aquisição ou naturalização - é quando passa de avô/avó para neto/a e a pessoa passa a ser portuguesa à partir da data da naturalização e so tem direito a passar sem precisar provar nada ,para filhos nascimento apos essa data, caso contrario ,os filhos terão que provar laços afetivos com Portugal.
  • Sandra, boa noite, agradecida pelo esclarecimento.
    Agora tenho que ler mais e estudar o que quero, e posso, requerer.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.