Judeus Sefarditas - Informações e processos

16768707273155

Comentários

  • @ALage

    Cada país somente apostila os documentos que forem certificados no país.

    Ele quis dizer que o advogado apostilou em PT a tradução feita em PT.

    O documento original emitido em USA, é apostilado em USA.

  • Gostaria de uma ajuda, se alguém souber..

    Meu filho vai aplicar para a cidadania portuguesa. O problema é que ele fez intercambio na Irlanda em 2018, por 8 meses, por isso, ele precisa de um registro de Antecedentes Criminais da Irlanda. Já enviamos e-mail para a Garda mas não responderam. Depois vai precisar apostilar lá mesmo né?

    Ele está "travado" nisso, pois não sabemos como fazer . Será que a solicitação e a emissão desse documento poderia ser feito por email ou só pessoalmente?

    Agradeço a quem puder ajudar.

  • Boa tarde, sou novo aqui no site, não sei bem como funcionam os fóruns e se isso deve ser postado aqui neste tópico. Mas é o seguinte:

    Tenho um primo distante que conseguiu o certificado da CIL, minha trisavó é irmã do bisavô dele, e eu queria saber até que ponto eu posso aproveitar o processo dele, terei que fazer um novo relatório? Ele já disse que assina uma autorização para que eu faça o uso do processo dele.

    Outro ponto, sobre documentos: Eu possuo apenas a certidão de óbito de minha trisavó, e nela não consta a data de nascimento, apenas os pais, local de nascimento e data do óbito. Isso é um problema ou já é suficiente?

    Estou bem perdido pra arrumar a documentação, não sei o que é necessário e como estou trabalhando e fazendo faculdade é difícil tirar um tempo pra pesquisar.

  • Olá, enviei meus documentos para análise a comunidade israelita de Lisboa. Alguém sabe me dizer o prazo para recebimento de aviso de aprovação preliminar? Eu aguardo esse email para efetuar a doação? Fiz com parente próximo certificado. Meu processo recebe o mesmo número do processo desse parente que foi certificado? Obrigado a todos que puderem ajudar nas dúvidas e boa sorte!

  • JardelJardel Member
    editado May 2021

    Olá @dricafaria! Também morei na Irlanda, entre 2017 e 2019, recentemente passei por esse processo. Na Irlanda tem 2 formas de conseguir os antecedentes, sendo o "Garda Vetting" apenas para empresas em caso de contratações ou emissão de visto, o que eu acredito que não seja o seu caso. E a outra forma seria o "Police Certificate", que seria para as demais opções, seu filho deve procurar o contato da delegacia de polícia mais próxima de onde ele morou na Irlanda, através desse site: https://www.garda.ie/en/contact-us/station-directory/

    Neste site, ele irá conseguir entrar em contato com o superintendente da região que ele morou e vão pedir algumas informações como endereços, cópia do passaporte, motivo da emissão e etc... Eles foram super solícitos e rápidos no meu caso, dentro de 24 horas eles já tinham me mandando um e-mail com a cópia do meu certificado e teriam mandado o original pelo correio, porém, já fazem 2 meses e este ainda não chegou. Nesta semana enviei outro e-mail pedindo um possível reenvio, mas ainda aguardo resposta por parte deles. Como no meu processo estou enviando também o da minha mãe e irmã, decidi por não esperar o certicado original, enviei somente a cópia que me enviaram por e-mail e com uma tradução juramentada e estou com os dedos cruzados que dê certo. Li postagens no facebook de pessoas em situações similares, sendo que um colega enviou desta mesma forma e pediram para que enviassem o original apostilado no Brasil mesmo, outras pessoas já disseram que apenas o original foi enviado sem apostilar, somente com a tradução e deu certo. Então, acredito que isto também dependa da CRC e da pessoa que está analisando seu processo. Espero que tenha ficado claro. Abraços!

  • @AlexGC02 Você poderá aproveitar o processo desse parente distante se a linhagem que concedeu a ele a certificação seja a mesma que a sua, ainda que distante. É necessário vc fazer uma busca melhor para ver se encontra uma certidão de batismo, registros em livros como fontes históricas e aproveitar até o ponto do bisavô dele o relatório para fazer o seu, necessitando comprovar a existência da sua trisavó como filha do descendente judeu, a existência dos seus bisavós, avós, pai e mãe e a sua, comprovando o parentesco. Boa sorte. É interessante saber que embora sejam buscas por cidadania, somos todos aqui neste fórum judeus de sangue, escolhidos, mesma raiz, temos uma ligação que só quem entende o significado consegue compreender.

  • Obrigada @Jardel !

  • @MalloneBarros Olá, quanto a numeração, você receberá outro número, sempre é individual. Normalmente acredito que o mais correto é esperar o e-mail da pré-aprovação, dai sim vc efetuar o pagamento. Tem pessoas que pagam antes mas não sei se é um problema e se isso ajuda ou atrapalha. Já vi casos de ambas situações. espero ter ajudado.

  • editado May 2021

    Ola gente, tudo blz com vcs ? Meu processo está na bolinha 04 com a seguinte msg "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Meu processo está no ACP desde Junho de 2020, vcs saberiam em média quanto tempo leva para a finalização do processo?

    Desde já agradeço, abraços

  • editado May 2021

    @cubasdrummer

    Faltou você explicar que seu processo é art-6.7. (na verdade você disse, ao escolher o tópico, e eu comi mosca)

    Pelos processos concluídos recentemente, a previsão seria em torno de 15/maio/21, o que obviamente não se concretizou. Eu penso que seu despacho deve sair nos próximos dias, quem sabe segunda feira? (eles gostam de entrar na estatística do mês).

    Provavelmente sua aprovação deve sair a qualquer momento, e seu assento para o final de Julho/21

  • @gandalf realmente falhei em não ter falado o artigo meu amigo, me perdoe.

    D'us te ouça meu querido, pretendo ir para a Europa com minha esposa no inicio de 2022, seria excelente obter a documentação antes disso, agradeço a atenção, muito obrigado.


    Abração meu querido !

  • EvenunEvenun Member

    Boa noite,

    Agradeço todas as respostas e auxílio.

    Com o certificado da CIL a opção de Conservatória para enviar os documentos se restringe à CRC em Lisboa?

    Como vcs acompanham diversas pessoas nos diversos fóruns, poderiam esclarecer se enviar para outras conservatórias tem sido arriscado? Pois li em alguns tópicos que somente algumas recebem pelos correios e vi até uma lista das que recebem... Mas parece, pelo que entendi, que algumas menores enviam para a central em Lisboa ou exigem outros documentos, como três comprovantes de endereço e outras exigências particulares de cada conservatória...


    Se puderem me esclarecer como está ultimamente, pelos relatos que recebem, eu agradeço muitíssimo.

  • Olá @Evenun, somente as conservatórios de Lisboa e Porto tem competência para receberem processos de nacionalidade sefardita. No requerimento vai constar somente o endereço de Lisboa, mas pode ser enviado para Porto também.

    São essas conservatórias que fazem a distribuição para outras conservatórias, mas não podemos escolher já mandar direto para outras além dessas, é loteria.

  • Marco_BezerraMarco_Bezerra Member
    editado June 2021

    Olá pessoal, mandei meus documentos para a conservatória de Porto em 25/05/21, chegou dia 31/05 e hoje (04/06) recebi a minha chave de acesso ao processo. Agora é aguardar o andamento do processo e das bolinhas. Gostaria de agradecer à todos que ajudaram com algumas dúvidas pontuais.

    Uma dúvida: em média quanto tempo aproximadamente está sendo cada bolinha ou fase do processo?

  • Alguém que já morou em Vancouver, BC, Canadá para me ajudar com Certidão de nada consta criminal? Obrigado

  • @Marco_Bezerra o meu processo no ACP levou por volta de 10 meses para ir para a bolinha 02 e depois mais 2 meses para ir para a bolinha 04.

    Meu processo chegou na conservatória em Junho de 2020.

  • Obrigado a todos neste site por toda a maravilhosa informação e apoio ao longo do processo! A minha candidatura à cidadania sefárdica acaba de chegar ao baile 7, e estou a aguardar a inscrição. Alguém tem alguma ideia de quanto tempo isso está a demorar nestes dias?

    Aqui está a minha linha temporal, se for útil:

    Requerimento apresentado - 8/2020

    Urgência solicitada (relacionada com o trabalho) - 4/2021

    Bola 3 - 5/2021

    Bola 7 (castanha) - 6/2021 ("O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português")


    Muito obrigado e boa sorte!!!

  • @cubasdrummer obrigado pela informação. Tomara que o processo também ande mais ou menos nesse ritmo.

  • @Marco_Bezerra Disponha! Se D'us quiser logo os processos vão anda!!

  • EvenunEvenun Member

    @lalmeida

    Obrigada pela informação.

  • Oii gente, tudo bem?

    Estou aguardando a aprovação da CIL para eu e minhas irmãs. Minha irmã mais nova tem 15 anos (irá completar 16 em dezembro), como a cidadania sefardita só pode ser solicitada por aqueles que são maiores de idade, teríamos que esperar... A questão é: Vocês acham que é okay esperar mesmo com a possibilidade de mudança de lei ou devemos pensar em uma emancipação?

  • editado June 2021

    @amaiusculo

    Não necessariamente. Sendo menor, a irmã menor pode pedir nacionalidade pelo Art-2, caso se qualifique (requer prova de ligação efetiva, mas como Sefardita também requer).

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art2/

    Pode ser também por art-6.1 (residência legal por 6 anos), e art-6.2 (menores nascidos em solo português, matriculado na escola por 1 ano).

    Se não houverem nenhuma dessas condições básicas, o art-6.7 dispensa as formas de ligação efetiva mencionadas, e aceita somente a declaração do CIL, CIP, CJB, mas somente para maiores de 18. (entendo que está pensando é nessa modalidade)

  • Marco_BezerraMarco_Bezerra Member
    editado June 2021

    Pessoal, alguém já passou por isso? Enviou os documentos para a conservatória do Porto e depois de uma semana que a DHL entregou não recebeu a chave de acesso do processo? Lhes pergunto, pois a que eu encaminhei chegou e recebi depois de dois a três dias praticamente recebi minha chave. Já a minha irmã que mandou um dia depois do meu e chegou lá na conservatória do Porto também dois dias depois do meu. Até agora ela não recebeu nada a respeito sobre o recebimento dos documentos e a chave de acesso. O dela já vai para mais de uma semana que chegou e nada.

  • Prezados, preciso de ajuda

    Desejo obter a cidadania portuguesa para minha esposa que é judia askenazi. Já consegui, orgulhosamente, a minha Carteira de Cidadão Português bem como para os meus 2 filhos. Sou Judeu Sefardita . Já tenho a Certidão de Casamento Inteiro Teor (Meu casamento com minha esposa foi em 26-12-1981) devidamente reconhecido por semelhança, pelo cartório que casamos e também devidamente apostilhado em 01/06/ 2021.

    Onde posso obter mais informações para seguir com o meu processo?

    Qual é o próximo passo ? Como devo proceder para continuar com o processo ?

    Aguardo uma ajuda que se faz necessária.

    Clément I.B .

  • @Clement , o caso dos meus pais é similar ao teu. Dei entrada ao processo da minha mãe "via casamento" após a finalização do processo "via sefardita" do meu pai. Fica à vontade de me contactar por "direct" para mais detalhes.

    Shabat shalom!

  • Olá pessoal,

    Parece que os processos que deram entrada depois de julho/2020, que é meu caso (sem urgência na CRC), não começaram a andar, conversando com colegas que mandaram na época e observando a planilha de status.

    Alguma coisa deve ter mudado, lembro que quando enviei o processo, o sistema de consulta ficou uns 15 dias fora, depois que voltou nunca mais teve novidade. Hoje completou 11 meses do recebimento da chave, extrapolando o prazo informado de 9-11 meses para início da análise.

    Alguém tem alguma informação de algo que mudou? Ou em que mês as conservatórias (especialmente a CRC) estão trabalhando?

    Sugiro para quem está entrando por essa época deve prever um tempo mais de conclusão.

  • @lalmeida

    Sim, algo mudou. Com a mudança na lei em 15/Nov/2020 passaram a concluir os processos sefarditas (art-6.7) e de netos (art-1D) que estavam retidos pela exigência de ligação efetiva, a partir de 15/set/2020. Como pode ver, desde então têm processado o dobro de processos de aquisição do que faziam antes. Não são processos novos. São processos que estavam retidos pendentes, ou com defesa. https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Cadernos-Tematicos/Nacionalidade

    O ritmo dos processos de netos a partir de dezembro aumentou um pouco, mas o aumento de processos Sefarditas foi muito mais intenso.

    O seu processo está esperando esse backlog, porque processos antigos têm precedência sobre processos mais recentes.

  • @Clement

    Pelo meu entendimento, o direito da esposa de Judeu Sefardita pode se dar tanto pelo art-3 (se o casamento foi posterior á nacionalidade) como pelo art-6.7 (se o casamento foi anterior à concessão da nacionalidade do cônjuge).

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-da8318/

    A quem se aplica? Aos descendentes de judeus sefarditas portugueses, através da demonstração da tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar, descendência direta ou colateral, desde que sejam maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, não tenham sido condenados [...]

    Pelo art-3 o processo é mais simples e custa menos. Mas não se aplica a todos. Em geral se aplica aos filhos que se casarem depois.

  • @gandalf

    Obrigado pela explicação, faz todo sentido!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.