Judeus Sefarditas - Informações e processos

1666769717278

Comentários

  • lalmeidalalmeida Member
    editado May 19

    Também enviei meu processo pra CRC em julho, chegou em Lisboa dia 13/jul, recebi a chave em 13/jul, e também estou na bolinha 1.

    Quando mandei o processo, vi que os casos estavam concluindo com 12-14 meses, quando acessei a consulta do site pela primeira vez vi o prazo de início que leva de 9-11 meses para iniciar o processo e duvidei, mas pelo jeito estão cumprindo, e cono o @gandalf mencionou deve levar em torno de 2 anos mesmo.

    O que tenho a impressão é que estão trabalhando nos casos de urgência, que vejo que concluem em 2-4 meses.

  • diegoabqdiegoabq Member

    @gandalf preenchi a planilha com os dados que eu tenho. Desculpe se ficou faltando algum dado. Obrigado pelas informações.

  • gandalfgandalf Member

    @diegoabq

    Mandou pela CRC Porto (ACP), ou pela CRC Lisboa (CRCentrais)? Preencha em Observações.

  • diegoabqdiegoabq Member

    @gandalf CRC Lisboa. Preenchido na tabela. Tks

  • annekannek Member

    Boa noite, fórum!

    Estou com uma dúvida. Dia 13 enviei para a CIL minha documentação. Recebi um email com os dados que forneci no formulário do site. Pelo que eu entendi essa não é a confirmação de download do arquivo, certo? Eu deveria ter recebido algum outro email? Vi na planilha de acompanhamento do fórum que em questão de dois ou 3 dias as pessoas tem a confirmação do download... será que deu alguma coisa errada? Estou pensando em enviar um email pra me informar sobre isso, mas antes quero checar aqui com vcs sobre essa confirmação.

  • @annek Oi, até onde sei, quando a CIL baixa o formulário, vc recebe um e-mail da We Transfer, pois quando vc mandou pra CIL por este site creio que vc deve ter feito um cadastro com teu e-mail, certo? Se vc não recebeu é que ainda não baixaram. Se passar sete dias e a CIL não baixar, vc precisa mandar novamente. Pelo que sei é assim. Se alguém tiver mais alguma informação ajudaria!

  • TRZ001TRZ001 Member

    Bom dia pessoal!

    Estou fazendo o processo da minha família e achei meus bisavós e trisavós no livro "Cronologia Genealógica Massapeense" de Assis Arruda e  Evilásio Carvalho , posso usar ele como fonte? Tenho amigos com processos aprovados que utilizaram livros de Assis Arruda como fonte também, mas não esse livro em específico e fiquei com receio por ele não ter ISBN (pelo menos eu não achei).. Alguém já usou ele como fonte?

  • @TRZ001 olá amigo, já tentou contato com o autor? ele pode ter trabalhos publicados e com ISBN que contemplam essa árvore, o Assis Arruda é bem conceituado na área genealógica, principalmente na região norte do Ceará.

  • annekannek Member

    @glcossalter pois é... já tinha usado o we transfer algumas vezes e sempre recebi um email de confirmação do download. Devem ter deixado o link expirar. Enviei um email para a CIL. Espero que me respondam com alguma orientação. Alguém mais passou por isso?

  • NexpomanNexpoman Member
    editado May 24

    @ALage

    "seu certificado criminal dos Estados Unidos quando entregue tinha quantos meses da data de emissao? O meu já tinha 5 meses e espero que não pecam para eu enviar outro, até porque não tem ninguém viajando. Abraço."

    I hope that it's OK if I write this in English; I'm assuming that since you've lived in the US, that you speak it :) First, my apologies for taking so long to respond! My criminal report was only one month old, so I hope that you were able to use yor five-month-old report. If not, the reports themselves are available quite quickly after they receive your fingerprints, the issue is that the federal apostilles currently seem to be backlogged. Please let me know if I can help with any more information. Abraço!

    [edito: também, veja o mensage que escribi abaixo]

  • NexpomanNexpoman Member
    editado May 24

    Oi todos! A minha pergunta é se precisarei ou não de um novo certificado criminal dentro de pouco tempo, e se precisarei dele, cuando devo procurar recebê-lo (quando receber, não apresentar o pedido).


    Hoje, notei na minha conta do CRC que a bola número 6 ficou verde, e a número 7 está marrom, e a seguinte mensagem aparece:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português".

    São boas notícias!


    O assunto é que nos Estados Unidos, as apostilhas federais estão atrasadas atualmente muito mais que o normal. Se eu precisar de um novo certificado criminal, terei que recibê-lo cedo o suficiente para entregá-lo depois que o registro civil for processado, mas tarde o suficiente para que não caduque anteriormente.

    Alguém tem sugetões sobre quando eu deverei procurar receber o meu novo certificado criminal (se preciso dele). Obrigado. Abraço!

  • gandalfgandalf Member
    editado May 24

    @Nexpoman

    Bolinha 6 verde já recebeu o Despacho de aprovação (como o texto indica). A documentação que enviou foi considerada OK.

    Parabéns!

    Agora é só esperar o assento. Para Sefarditas demora bastante, mas devido as mudanças da lei em Nov/2020 e pelos poucos relatos, não sei dizer quanto tempo seria.

  • NexpomanNexpoman Member

    Obrigado, @gandalf, como sempre!

  • EvenunEvenun Member

    Boa tarde @gandalf

    Gostaria de um auxílio. Pelo site da embaixada fala que precisa da antecedência criminal se residiu por mais de um ano em algum país após os 16 anos.

    No caso morei por um período menor que um ano em alguns lugares, quase que no estilo longo mochilao.... Três meses num país, seis meses em outro, etc...


    Como acha que devo proceder sobre o formulario de países que morei? Não trabalhei nem me registrei em nenhum exceto para um curso de verão em um por pouco mais de um mês.

    Aguardo suas considerações.

  • gandalfgandalf Member
    editado May 24

    @Evenun

    Em geral, o "estilo mochilão" se enquadra mais como turismo ao redor do mundo.

    Desde que não tenha excedido mais de 3 meses em um país, tempo em que se considera "turismo", não teria que declarar. No entanto, se permaneceu no país por mais que isso, ainda que em diferentes cidades, teria vencido seu "visto de turista".

    Esse tempo de um ano me parece muito flexível e dilatado. Em geral para muitas coisas se considera mais de 183 dias, mas para nacionalidade, ter que apresentar o nada consta seria bem menos, algo como 3 meses, como já disse.

    Lembra do nadador Ryan Lochte? Nem precisou 3 meses para cometer um crime no BR. :-) https://en.wikipedia.org/wiki/Ryan_Lochte

    Eles vão fazer uma varredura, e se acharem que você omitiu permanências, estaria mentindo e poderia estar cometendo perjúrio. Uma pessoa pode ser um andarilho, e não tem nada errado com isso. Alguém pode ter se esquecido algum detalhe, e seria ok. Mas se te pegarem mentindo sobre isso, seria crime.

    Eu creio que você deveria buscar o nada consta de todos os países em que permaneceu por mais de 90 dias. Junte uma carta explicando o motivo de ter tantos lugares, se for o caso. Principalmente se forem países da União Europeia, EUA e Canadá, porque esses irão aparecer mais facilmente na varredura.

    Sim, vai te dar trabalho juntar todos esses documentos, de forma coordenada, dentro dos prazo de validade estabelecido de 90 dias.

    Talvez tenha que enviar em lotes. Lista todos os lugares. Os que ficarem prontos, vão na primeira rodada. Os outros vão sendo mandados a medida que conseguir os documentos.

    Note que não somente dos países em que permaneceu, mas também de seu país de nascimento, e de outros países você que tenha nacionalidade. Mesmo que nunca tivesse voltado ao país de nascimento depois dos 16, teria que enviar mesmo assim.

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Evenun , nenhum desses prazos que você listou é considerado residência. São viagens turísticas! Não precisa de atestados desses países.

  • Pessoal alguém teve problema na hora de fazer o pagamento com o cartão no IRN? Estou tentando pagar os 250 euros e só da esse erro.


  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Marco_Bezerra , é um problema de incompatibilidade entre o sistema de segurança usado pelo IRN e o suportado por seu banco!

    Faça o pagamento por celular, usando o app do seu banco ou algum cartão tipo Nubank. Pelo celular, há etapas de verificação mais sofisticadas que as do cartão físico.

  • ALageALage Member

    @Nexpoman first of all great news! Congratulations! I am still early in the process (stage 1) and no formal feedback on my documentation yet. So just to confirm, if I need to issue an updated criminal records report I do not have to send the fingerprints again? How should I proceed then? Do you know? My attorney in Portugal had it translated to Portuguese and apostilled in Lisbon, so no time constraints. Obrigado.

  • @Leticialele obrigado pela ajuda. Mas me diz uma coisa que não entendi. Você disse: "Faça o pagamento por celular, usando o app do seu banco ou algum cartão tipo Nubank. Pelo celular, há etapas de verificação mais sofisticadas que as do cartão físico." Como fazer o pagamento pelo app do meu banco? Você diz fazendo aqueles cartões de crédito virtuais? É isso?

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Marco_Bezerra , exato!! Use um cartão de crédito virtual, usando o celular.

  • NexpomanNexpoman Member

    @ALage

    First of all, thank you for your congrats!

    And before anything else, I'm hope that I'm not overstepping my bounds here, but please think about changing your lawyer. Translations for documents in any of English, Spanish, or French have NOT been necessary since early 2020 - over a year ago. It sounds like your lawyer might be trying to jack your bill up. In any event, there's no excuse for an immigration laywer not knowing about that translations are not necessary for documents in those three languages. I did have translations done for pre-2020 documents (I didn't use a lawyer for my application), but after the new rule, I submitted documents in English and Spanish - both in person at the CRC and by correo - with no issues at all.

    As for the more pressing of your concerns - new FBI reports - you will either not need them at all, or you will need them only after your application in approved in about 18 to 24 months. Either way, definitely hold off for now, since the three-month validity of those reports will expire over a year before you get your final approval.

    Also, I'm curious about your apostilles. Did the CRC accept a Portuguese apostille on a US federal document? I wouldn't have thought that possible. This is good news! US federal apostilles before covid took only about three weeks, four maximum, but now they're backlogged so far that they three months could conceivably pass before you even receive the apostille. Correct me if I'm wrong, but Portuguese apostilles tend to processed quicker than that.

    In light of the information that you've provided about your experiece, though, you could just request an FBI Identity History Summary online, take you fingerprints yourself with a 5 euro ink stamp and PDFs of the fingerprint cards, mail your fingerprint cards to the FBI, and wait to receive the report by email. Incredibly, a printed-out email of the report is a 100% legal federal document, at least in the US, and the State Department will issue a federal apostille for it. Assuming that Portugal will, too, then you could have an apostilled report very shortly after you receive the email from the FBI, and it would be valid for almost all of the three-month window. Thank you for this information!

  • NexpomanNexpoman Member
    editado May 25

    @gandalf

    "Bolinha 6 verde já recebeu o Despacho de aprovação (como o texto indica). A documentação que enviou foi considerada OK. Parabéns! Agora é só esperar o assento. Para Sefarditas demora bastante, mas devido as mudanças da lei em Nov/2020 e pelos poucos relatos, não sei dizer quanto tempo seria."

    ______________________

    É incrível, mas ontem à noite, a bolinha 7 ficou verde só 12 horas após do que a bolinha 6 tinha ficado verde, e a número 7 tinha ficado marrom! Eu me preparava esperar mais um ano por isto, já que o número 6 ficou verde apenas ontem!


    Parece que tenho a boa sorte de precisar de fazer minha pergunta anterior de novo (e umas duas ou três outras), à luz deste novo acontecimento:) Vou precisar de novos certificados criminais depois de receber meu registro civil?


    E mais uma ou duas outras preguntas, todas mas ou menos sobre ou que fazer agora. Não intento distrair do tópico da lista para nos que ainda aguardamos resultados, mas se achar que sería interesante para alguns de nós, tal vez poda responder aqui - ou tal vez noutro lugar.


    Da minha cidade, os vôos ao Porto estão MUITO baratos neste momento. Costará menos viajar em avião ao Porto que ir por comboio ao consulado português. Acha que devo reservar um vôo ao Porto daqui a duas semanas para tramitar tudo? (ou tem vantagens de fazê-lo na Lisboa?).


    Por último, poderia alguém aconselhar uma página ou outra da web com instruções sobre o que e como tramitar a cartão de cidadão depois de receber meu registro?


    Obrigado a todos vocês pela sua ajuda durante os últimos 19 meses!

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Nexpoman , não vai precisar de novos certificados criminais! Já pode pedir sua certidão portuguesa pelo civil online.

    Quanto a Portugal, verifique, antes de viajar, as condições exigidas para cidadãos provenientes do Brasil! No momento, se você não tem residência lá, exigem uma quarentena de 14 dias em local determinado pelo Governo. Talvez por isso os voos esteja, tão baratos!!

  • NexpomanNexpoman Member
    editado May 25

    @Leticialele

    "não vai precisar de novos certificados criminais!" (importante para @ALage, também)

    Que boas noticias!

    ____________________________

    E obrigado pelas suas preocupações sobre o viajar do brasil, mas não sou brasileiro, sou dos EEUU :)

    Já que estou agora na Europa para fazer pesquisas até o julho, o viajar a Portugal não será problema. Mas obrigado por caso fosse problema.

    ____________________________

    Você tem alguma informação sobre como pedir a certidão portuguesa pelo civil online? Tenho buscado várias vezes. mas não encontrei nada outro que o sitio "Civil Online"; sei não se es legítimo. No entanto, parece dificil sem Código de Acesso ou um NIF (Número de Identificação Fiscal) do Portugal. Claro, tenho o número da minha aplicação. Até breve, espero!

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Nexpoman , é muito fácil pedir a certidão pelo civil online, e não precisa de NIF! Tenho cartão cidadão e não tenho NIF! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Marco_BezerraMarco_Bezerra Member
    editado May 25

    @Leticialele deu certo com o cartão virtual. Obrigado pela ajuda. @glcossalter me diz uma coisa. Com relação ao certificado criminal no Brasil o do site da PF é o suficiente ou tem que solicitar na PF assinado e reconhecer firma em cartório? Estou parar enviar os documentos. Eu tirei o do site, mas o meu sobrinho fez da maneira como descrevi acima.

    Outra coisa, alguém sabe qual a conservatória que está indo um pouco mais rápido na análise dos documentos.

  • gandalfgandalf Member
    editado May 25

    @Nexpoman

    Que bom! Parabéns.

    Como disse a Leticialele, você já pode pedir o assento português pelo civilonline. As possíveis pendências já ficaram pra trás. Desde que a bolinha-6 ficou verde, não haveria mais nenhuma exigência. Era só uma questão de tempo pra sair o registo.

    Eu achei que demoraria de 1 a 3 meses, mas fico feliz que demorou só 1 dia.

    Se você mora próximo de Newark, pode pedir seu Cartão do Cidadão pelo consulado ali. Tem que marcar, e demora uns 30 dias. Quando for buscar o CC, já pede o passaporte (PEP), e lhe mandam em casa pelo correio em 1 semana.

    Apenas para sua informação:

    Desde a troca do Embaixador no início de 2020, a situação de vários consulados ficou bastante complicada. Vários Consulados não concordam com a indicação, houve grande desavença política, e consulados fecharam as portas. Creio que Newark, NYC e Boston continuam abertos. Você terá que ligar por telefone, e verificar com o seu consulado. Geralmente o agendamento se faz por telefone.

    Vários oficiais de Cônsules saíram após a indicação. Creio que o Cônsul de Newark e de Chicago foram substituídos. Alguns consulados (como Palm Coast) encerraram a atividade com bastante ruído. Ainda está um pouco tumultuado, mas outros estão em funcionamento.

    In May 2020, DePaço resigned from his position of Honorary Consul, citing irreconcilable differences with the Portuguese Ambassador to the United States, Domingos Fezas Vital, on matters concerning Portuguese national interest and foreign policy, stating that "I leave because I cannot compromise my principles and I will not overlook unacceptable conduct." https://en.wikipedia.org/wiki/Honorary_Consulate_of_Portugal,_Palm_Coast

    https://lusoamericano.com/consul-honorario-de-portugal-em-palm-coast-apresenta-demissao-reabertura-do-consulado-depende-do-governo-portugues-adianta/

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Marco_Bezerra , mande o processo para o Arquivo Central do Porto.

    O atestado de antecedentes criminais é o emitido no site da PF, imprima o atestado na frente e a validação atrás. Não precisa ser assinado nem apostilado.

  • @Leticialele obrigado novamente. Só confirmando os dados de lá

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    E-mail: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt

    Telefone: (351) 225 573 840

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.