Ola Camila, como que voce fez ? A minha duvida é entender o processo desta etapa inicial , o resto eu conheço pois fiz via neto de portugues. Nao entendi muito bem, o que precisa : carta de uma sinagoga local ? , alguma carta de sinagoga de lisboa ou porto (como iniciar) ? , montar uma arvore com um especialista (como fazer ?)? Muito Obrigado !
@balaci85 Olá, primeiro você precisa montar sua árvore genealógica no Family Search e ir alimentando a sua árvore com informações até ver a possibilidade de se deparar com um ancestral Sefardita, se encontrar vc deve produzir um relatório genealógico e enviar pra Comunidade Israelita de Lisboa e sendo Certificada daí sim vc entra na etapa da Conservatória, mas são etapas todas que vc precisa cumprir, encontrar esse ancestral Sefardita, é o primeiro passo!!!! No Nordeste temos Branca Dias, Antonio Bicudo em SP, Antonio Fernandes, o Pé de Açúcar em SC, Leonor Henriques(Luis Henriques de Carvalho no RS) e tantos outros, é um caminho de pesquisa e paciência. nem todo mundo consegue encontrar, mas o importante é iniciar essa pesquisa, comece por você, seus pais, avós e vai subindo de geração em geração. Mais ou menos é um caminho assim que deves trilhar para conseguir, certo!? Boa sorte.
Ola , entendi, eu sou do Rio de Janeiro... Talvez uma sinagoga local seja um caminho pois devem já ter esta arvore com base na cidade do rio de janeiro
1) Este link fala em ´Um certificado passado por uma comunidade judaica em Portugal: a entidade deve ter estatuto de pessoa coletiva religiosa (como a Comunidade Israelita de Lisboa e a Comunidade Israelita do Porto) ou um documento que prove que pertence a uma comunidade judaica sefardita de ascendência portuguesa
==> nao fica muito claro se pode ser um documento daqui. Estanho que neste link nada fala sobre o family search ou mostrar a arvore genealogica e nem fica muito claro se pode ser um documento de uma sinagoga local (ele ate fala em certificado PASSADO por um comunidade judaica em Portugal, mas nao está claro o que é ´passado´
2) Uma outra coisa que nao entendi é que lá fala em fazer um ´ requerimento dirigido ao/à Ministro/a da Justiça´ , mas nao entendi se isso é somente para enviar para a convervatória (igual envia minha certidao de nascimento) e eles direcionam internamente ou se devo fazer algo diferente de preencher e eu assinar
3) No processo de cidadania por neto de portugues, tem que preencher um formulário. Aqui neste caso, nao sei se o formulário é o item (2) acima ou se é algum outro formulário que será enviado depois de pagar a taxa...
@balaci85 , o meu processo foi bem simples, na verdade! Digamos que nao fiz nenhuma pesquisa!
Aqui em Fortaleza (Ceará) temos 2 Historiadores bem conhecidos em já fazer todo o estudo para o processo por via Sefardita. Entrei em contato com 1 deles e ele me pediu os nomes dos meus pais, avôs e bisavôs... todos os nomes que eu tivesse conhecimento. Fiz uma esquemazinho simples (word mesmo) e enviei pra ele. Ele analisou (na base da dados dele) e me disse que eu tinha viabilidade para o processo e que meu ascendente é a Branca Dias.
Só após essa primeira analise dele, foi que contratei o seu serviço (normalmente, eles não cobram para ver a viabilidade, só se vc quiser contratar para fazer o estudo). Depois de contratado, ele me solicitou algumas certidoes que pedi em cartório e ele fez o estudo. Com 15 dias me entregou, ja nos moldes que a CIL solicita. No meu caso valeu muito a pensa contrata-lo. Ele dar orientação de como iniciar o processo na CIL e dá assistencia até o certificado ser emitido (nesse meio do caminho, a CIL pode solicitar algumas informações extras e ele é o responsável em providenciar).
Então foi bem simples! Eu realmente acho que vale a pensa dispor dessa quantia a mais (não foi caro) e deixar ele responsável, afinal não queria correr o risco de ser indeferido ou algo do tipo.
Nesse momento, estou aguardando o certificado e daqui pra frente o processo irei fazer sozinha.
Boa tarde,sou nova no fórum, no entanto já li e reli bastante conteúdo para me informar.
Gostaria que me instruissem sobre o pagamento das custas do CRC, já é possível pagar pelo site do IRN através de cartão de crédito?
Vasculhei um pouco o novo site IRN e não encontrei a sessão pagamento.
Mais algumas perguntas, para enviar dos documentos apostilados a melhor forma constatada pelos demais colegas do fórum foi o envio por Correios ou DHL? Tiro uma cópia do comprovante de pagamento por cartão de crédito e envio junto com os documentos? Tenho que enviar o relatório original da CIL junto?
São diversas as perguntas, agradeço pela atenção de todos.
@balaci85 , caso você seja membro de uma comunidade judaica no Brasil e consiga através deles um documento comprovativo da tua filiação, podes dar entrada pela CIP (Porto), que costuma ser muito mais rápida na emissão do certificado necessário para o início do processo. Enquanto Lisboa costuma demorar meses p emissão, em Porto minha família conseguiu em alguns dias.
Outra alternativa é enviar para Porto uma ketubá (contrato de casamento judaico) teu ou de teus pais, atestado de bar/bat mitzvah ou qq outro documento que comprove a ligação com uma comunidade judaica.
@rbgans Bom dia amiga! Que legal essa informação para a @balaci! Fantástica essa opção, né! Muito bacana!!!! Não sabia dessa rapidez, realmente rapidíssimo se comparar com a CIL em Lisboa!!!! Quem tem essa possibilidade deve optar por essa sem dúvida! Parabéns por disponibilizar essa informação! Abraço
@Evenun Bom dia, não envie seu Certificado original, na verdade quando vc recebe ele, vc recebe ele por e-mail apenas, digitalmente. A CIL não envia um original. Vc salva, claro em seu PC, imprime um frente e verso de preferência em um papel couchet, acho que é assim que se diz, um papel mais grossinho digamos, mais bonito, faz um pra vc se quiser e um frente e verso(no verso) vai sua linhagem Sefardita e não precisa autenticar e nem apostilar esse Certificado quando vc for juntar com todos os outros documentos pra vc enviar pra CRC de Lisboa.
Eu sugiro enviar sempre pela DHL pela confiança, eu não arriscaria usar os Correios não, se fosse 10, 15 anos atrás quando os serviços eram bons tudo bem, mas hoje em dia não dá em hipótese alguma usar esses serviço, prefira sempre a DHL. Não trabalho lá, mas é por experiência rsrsrsrsr
O antecedente criminal tem validade apenas de 90 dias, deixe para emitir por último. Se vc emitir agora esse documento e não sair em breve teu Certificado, depois vc vai ter que emitir novamente, certo!?
Acho que em 15 dias vc consegue juntar todos os documentos para a Conservatória, espere sair teu Certificado antes.
@Evenun No check list tem a informação sobre o pagamento por cartão de crédito para a Conservatória. Você vai entrar no link, efetuar o pagamento e vc vai receber por e-mail um documento para imprimir e vai constar seus dados de pagamento no canto esquerdo superior dessa
folha, sao duas. Vc imprime, preenche e deixar pra assinar apenas na frente do escrivão no tabelionato onde vc vai reconhecer firma de
sua assinatura, e apostilar esse documento, tem essa info no check list.
Aos poucos vc vai dominando todas as etapas de juntar a documentação pra enviar pra Conservatória de Lisboa, é tranquilo, fiz sozinho,
Bom dia. Enviei meu processo de cidadania para CRC Lisboa em julho/20 e recebi a chave de acesso em 18/08. Faz 9 meses que o processo está na bolinha 1 verde. Alguém tem noção quanto tempo em média o processo passa nessa primeira bolinha. E após vencer essa primeira etapa, o tempo médio para chegar até a bolinha 7 sem intercorrências.
Também enviei meu processo pra CRC em julho, chegou em Lisboa dia 13/jul, recebi a chave em 13/jul, e também estou na bolinha 1.
Quando mandei o processo, vi que os casos estavam concluindo com 12-14 meses, quando acessei a consulta do site pela primeira vez vi o prazo de início que leva de 9-11 meses para iniciar o processo e duvidei, mas pelo jeito estão cumprindo, e cono o @gandalf mencionou deve levar em torno de 2 anos mesmo.
O que tenho a impressão é que estão trabalhando nos casos de urgência, que vejo que concluem em 2-4 meses.
Estou com uma dúvida. Dia 13 enviei para a CIL minha documentação. Recebi um email com os dados que forneci no formulário do site. Pelo que eu entendi essa não é a confirmação de download do arquivo, certo? Eu deveria ter recebido algum outro email? Vi na planilha de acompanhamento do fórum que em questão de dois ou 3 dias as pessoas tem a confirmação do download... será que deu alguma coisa errada? Estou pensando em enviar um email pra me informar sobre isso, mas antes quero checar aqui com vcs sobre essa confirmação.
@annek Oi, até onde sei, quando a CIL baixa o formulário, vc recebe um e-mail da We Transfer, pois quando vc mandou pra CIL por este site creio que vc deve ter feito um cadastro com teu e-mail, certo? Se vc não recebeu é que ainda não baixaram. Se passar sete dias e a CIL não baixar, vc precisa mandar novamente. Pelo que sei é assim. Se alguém tiver mais alguma informação ajudaria!
Estou fazendo o processo da minha família e achei meus bisavós e trisavós no livro "Cronologia Genealógica Massapeense" de Assis Arruda e Evilásio Carvalho , posso usar ele como fonte? Tenho amigos com processos aprovados que utilizaram livros de Assis Arruda como fonte também, mas não esse livro em específico e fiquei com receio por ele não ter ISBN (pelo menos eu não achei).. Alguém já usou ele como fonte?
@TRZ001 olá amigo, já tentou contato com o autor? ele pode ter trabalhos publicados e com ISBN que contemplam essa árvore, o Assis Arruda é bem conceituado na área genealógica, principalmente na região norte do Ceará.
Comentários
@CAMILLAPC Normalmente as pessoas enviam para a CRC Lisboa, e tem a opção de Porto. Não sei lhe dizer qual é a mais rápida, dizem que
a de Lisboa é mais lotada. Eu mandei para Lisboa e deu tudo certo.
Ola Camila, como que voce fez ? A minha duvida é entender o processo desta etapa inicial , o resto eu conheço pois fiz via neto de portugues. Nao entendi muito bem, o que precisa : carta de uma sinagoga local ? , alguma carta de sinagoga de lisboa ou porto (como iniciar) ? , montar uma arvore com um especialista (como fazer ?)? Muito Obrigado !
@balaci85 Olá, primeiro você precisa montar sua árvore genealógica no Family Search e ir alimentando a sua árvore com informações até ver a possibilidade de se deparar com um ancestral Sefardita, se encontrar vc deve produzir um relatório genealógico e enviar pra Comunidade Israelita de Lisboa e sendo Certificada daí sim vc entra na etapa da Conservatória, mas são etapas todas que vc precisa cumprir, encontrar esse ancestral Sefardita, é o primeiro passo!!!! No Nordeste temos Branca Dias, Antonio Bicudo em SP, Antonio Fernandes, o Pé de Açúcar em SC, Leonor Henriques(Luis Henriques de Carvalho no RS) e tantos outros, é um caminho de pesquisa e paciência. nem todo mundo consegue encontrar, mas o importante é iniciar essa pesquisa, comece por você, seus pais, avós e vai subindo de geração em geração. Mais ou menos é um caminho assim que deves trilhar para conseguir, certo!? Boa sorte.
Ola , entendi, eu sou do Rio de Janeiro... Talvez uma sinagoga local seja um caminho pois devem já ter esta arvore com base na cidade do rio de janeiro
Eu fiz uma busca em algumas outras discussões e achei este link: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses
Fiquei na dúvida pois
1) Este link fala em ´Um certificado passado por uma comunidade judaica em Portugal: a entidade deve ter estatuto de pessoa coletiva religiosa (como a Comunidade Israelita de Lisboa e a Comunidade Israelita do Porto) ou um documento que prove que pertence a uma comunidade judaica sefardita de ascendência portuguesa
==> nao fica muito claro se pode ser um documento daqui. Estanho que neste link nada fala sobre o family search ou mostrar a arvore genealogica e nem fica muito claro se pode ser um documento de uma sinagoga local (ele ate fala em certificado PASSADO por um comunidade judaica em Portugal, mas nao está claro o que é ´passado´
2) Uma outra coisa que nao entendi é que lá fala em fazer um ´ requerimento dirigido ao/à Ministro/a da Justiça´ , mas nao entendi se isso é somente para enviar para a convervatória (igual envia minha certidao de nascimento) e eles direcionam internamente ou se devo fazer algo diferente de preencher e eu assinar
3) No processo de cidadania por neto de portugues, tem que preencher um formulário. Aqui neste caso, nao sei se o formulário é o item (2) acima ou se é algum outro formulário que será enviado depois de pagar a taxa...
Obrigado !
@balaci85 Este exemplo que passei seria via relatório genealógico pela Comunidade israelita de Lisboa, dai sim precisa pesquisar, etc...
Se escolher a do Porto creio que seja com essa ligação via Sinagoga, normalmente as pessoas fazem pela de Lisboa até onde sei, não tenho o
conhecimento da Comunidade Israelita do Porto, creio que se vc participar de algum grupo no face pode ajudar a ver seu caso em qual se encaixa melhor.
Pesquisa é o caminho, mas sugiro sim que inicie sua árvore para ver sua linhagem, foi o que fiz, a maioria faz dessa forma até onde sei.
mas vai postando suas dúvidas que tentamos ajudar. Verifique esse site: Comunidade Israelita de Lisboa (cilisboa.org)
@balaci85 , o meu processo foi bem simples, na verdade! Digamos que nao fiz nenhuma pesquisa!
Aqui em Fortaleza (Ceará) temos 2 Historiadores bem conhecidos em já fazer todo o estudo para o processo por via Sefardita. Entrei em contato com 1 deles e ele me pediu os nomes dos meus pais, avôs e bisavôs... todos os nomes que eu tivesse conhecimento. Fiz uma esquemazinho simples (word mesmo) e enviei pra ele. Ele analisou (na base da dados dele) e me disse que eu tinha viabilidade para o processo e que meu ascendente é a Branca Dias.
Só após essa primeira analise dele, foi que contratei o seu serviço (normalmente, eles não cobram para ver a viabilidade, só se vc quiser contratar para fazer o estudo). Depois de contratado, ele me solicitou algumas certidoes que pedi em cartório e ele fez o estudo. Com 15 dias me entregou, ja nos moldes que a CIL solicita. No meu caso valeu muito a pensa contrata-lo. Ele dar orientação de como iniciar o processo na CIL e dá assistencia até o certificado ser emitido (nesse meio do caminho, a CIL pode solicitar algumas informações extras e ele é o responsável em providenciar).
Então foi bem simples! Eu realmente acho que vale a pensa dispor dessa quantia a mais (não foi caro) e deixar ele responsável, afinal não queria correr o risco de ser indeferido ou algo do tipo.
Nesse momento, estou aguardando o certificado e daqui pra frente o processo irei fazer sozinha.
Ola Camila, seria possível me enviar o contato dele ? Obrigado
@balaci85 , claro!
Foi o André Perez - (XX) XXXXXXXXX. Tem tb o [editado pela moderação} (mas nao tenho o contato).
@CAMILLAPC , @balaci85 , solicito que troquem informações por mensagem privada! Envelope no canto superior direito da página!
@lalmeida Muito interessante! Que bom que essa cidadania para filhos menores nascidos antes da Naturalização dos pais
estão ocorrendo. Por isso estarei fazendo esse caminho em breve. caso esteja em uma situação assim e queira colaborar
estamos dividindo as nossas experiências com essa modalidade, solicitar para o filho menor pelo artigo 2º. Pelo que vejo em outros
relatos, quanto menor e de pais originários o processo é bem rápido e não tem custo para menores de 18. Pra nós no artigo 2º são 200 Euros
se não me engano.
@Leticialele Obrigado. Hoje o meu envelope com o processo de transcrição do meu casamento chegou em Ponta Delgada.
Assim que concluir eu coloco as informações de datas em algum post sobre o assunto aqui no Forum!!!!
Pessoal, seguindo a sugestão do @glcossalter, foi extraído daqui o tópico separado abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17928/cidadania-para-filhos-menores-anteriores-a-naturalizacao-por-via-sefardita
Boa tarde,sou nova no fórum, no entanto já li e reli bastante conteúdo para me informar.
Gostaria que me instruissem sobre o pagamento das custas do CRC, já é possível pagar pelo site do IRN através de cartão de crédito?
Vasculhei um pouco o novo site IRN e não encontrei a sessão pagamento.
Mais algumas perguntas, para enviar dos documentos apostilados a melhor forma constatada pelos demais colegas do fórum foi o envio por Correios ou DHL? Tiro uma cópia do comprovante de pagamento por cartão de crédito e envio junto com os documentos? Tenho que enviar o relatório original da CIL junto?
São diversas as perguntas, agradeço pela atenção de todos.
@balaci85 , caso você seja membro de uma comunidade judaica no Brasil e consiga através deles um documento comprovativo da tua filiação, podes dar entrada pela CIP (Porto), que costuma ser muito mais rápida na emissão do certificado necessário para o início do processo. Enquanto Lisboa costuma demorar meses p emissão, em Porto minha família conseguiu em alguns dias.
Outra alternativa é enviar para Porto uma ketubá (contrato de casamento judaico) teu ou de teus pais, atestado de bar/bat mitzvah ou qq outro documento que comprove a ligação com uma comunidade judaica.
@rbgans Bom dia amiga! Que legal essa informação para a @balaci! Fantástica essa opção, né! Muito bacana!!!! Não sabia dessa rapidez, realmente rapidíssimo se comparar com a CIL em Lisboa!!!! Quem tem essa possibilidade deve optar por essa sem dúvida! Parabéns por disponibilizar essa informação! Abraço
@Evenun Bom dia, não envie seu Certificado original, na verdade quando vc recebe ele, vc recebe ele por e-mail apenas, digitalmente. A CIL não envia um original. Vc salva, claro em seu PC, imprime um frente e verso de preferência em um papel couchet, acho que é assim que se diz, um papel mais grossinho digamos, mais bonito, faz um pra vc se quiser e um frente e verso(no verso) vai sua linhagem Sefardita e não precisa autenticar e nem apostilar esse Certificado quando vc for juntar com todos os outros documentos pra vc enviar pra CRC de Lisboa.
Eu sugiro enviar sempre pela DHL pela confiança, eu não arriscaria usar os Correios não, se fosse 10, 15 anos atrás quando os serviços eram bons tudo bem, mas hoje em dia não dá em hipótese alguma usar esses serviço, prefira sempre a DHL. Não trabalho lá, mas é por experiência rsrsrsrsr
O antecedente criminal tem validade apenas de 90 dias, deixe para emitir por último. Se vc emitir agora esse documento e não sair em breve teu Certificado, depois vc vai ter que emitir novamente, certo!?
Acho que em 15 dias vc consegue juntar todos os documentos para a Conservatória, espere sair teu Certificado antes.
@Evenun No check list tem a informação sobre o pagamento por cartão de crédito para a Conservatória. Você vai entrar no link, efetuar o pagamento e vc vai receber por e-mail um documento para imprimir e vai constar seus dados de pagamento no canto esquerdo superior dessa
folha, sao duas. Vc imprime, preenche e deixar pra assinar apenas na frente do escrivão no tabelionato onde vc vai reconhecer firma de
sua assinatura, e apostilar esse documento, tem essa info no check list.
Aos poucos vc vai dominando todas as etapas de juntar a documentação pra enviar pra Conservatória de Lisboa, é tranquilo, fiz sozinho,
em 15 dias vc faz tudo e enviar por DHL
Bom dia, muito obrigada pelas caras respostas glcossalter.
Agradeço pela prontidão e por me enviar o checklist.
Realmente pela data de validade dos documentos, vou aguardar até a recepção do certificado da CIL para providenciar os antecedentes criminais.
Ja estou ciente do link para a modalidade de pagamento com cartão de crédito no site IRN. Obrigada.
Agora me resta aguardar boas notícias em breve!!!
@Evenun Imagina, não precisa agradecer, a gente vai se ajudando aqui, muito bom, espero que consigas ir avançando em seu processo!!
Bom dia. Enviei meu processo de cidadania para CRC Lisboa em julho/20 e recebi a chave de acesso em 18/08. Faz 9 meses que o processo está na bolinha 1 verde. Alguém tem noção quanto tempo em média o processo passa nessa primeira bolinha. E após vencer essa primeira etapa, o tempo médio para chegar até a bolinha 7 sem intercorrências.
@diegoabq estamos exatamente na mesma. Mandei em julho para a CRC Lisboa e recebi a chave em 19/8. Boa sorte para nós hehehe
@diegoabq
Creio que estão analisando agora nov/2019. O seu tem 310 dias (10 meses). Em mais 2 meses ele deve começar a se mover.
Depois de 14-16 meses recebe o Despacho de aprovação do Conservador. Depois mais 5 meses para aprovação pelo MJ e Registo.
O tempo total tem sido em torno de 638 dias (1 ano e 9 meses) desde a recepção do processo na Conservatória, até o Assento.
Inclua seus dados ao final da planilha (da esquerda pra direita) e acompanhe ali. Alguém moverá para a ordem correta.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/
Também enviei meu processo pra CRC em julho, chegou em Lisboa dia 13/jul, recebi a chave em 13/jul, e também estou na bolinha 1.
Quando mandei o processo, vi que os casos estavam concluindo com 12-14 meses, quando acessei a consulta do site pela primeira vez vi o prazo de início que leva de 9-11 meses para iniciar o processo e duvidei, mas pelo jeito estão cumprindo, e cono o @gandalf mencionou deve levar em torno de 2 anos mesmo.
O que tenho a impressão é que estão trabalhando nos casos de urgência, que vejo que concluem em 2-4 meses.
@gandalf preenchi a planilha com os dados que eu tenho. Desculpe se ficou faltando algum dado. Obrigado pelas informações.
@diegoabq
Mandou pela CRC Porto (ACP), ou pela CRC Lisboa (CRCentrais)? Preencha em Observações.
@gandalf CRC Lisboa. Preenchido na tabela. Tks
Boa noite, fórum!
Estou com uma dúvida. Dia 13 enviei para a CIL minha documentação. Recebi um email com os dados que forneci no formulário do site. Pelo que eu entendi essa não é a confirmação de download do arquivo, certo? Eu deveria ter recebido algum outro email? Vi na planilha de acompanhamento do fórum que em questão de dois ou 3 dias as pessoas tem a confirmação do download... será que deu alguma coisa errada? Estou pensando em enviar um email pra me informar sobre isso, mas antes quero checar aqui com vcs sobre essa confirmação.
@annek Oi, até onde sei, quando a CIL baixa o formulário, vc recebe um e-mail da We Transfer, pois quando vc mandou pra CIL por este site creio que vc deve ter feito um cadastro com teu e-mail, certo? Se vc não recebeu é que ainda não baixaram. Se passar sete dias e a CIL não baixar, vc precisa mandar novamente. Pelo que sei é assim. Se alguém tiver mais alguma informação ajudaria!
Bom dia pessoal!
Estou fazendo o processo da minha família e achei meus bisavós e trisavós no livro "Cronologia Genealógica Massapeense" de Assis Arruda e Evilásio Carvalho , posso usar ele como fonte? Tenho amigos com processos aprovados que utilizaram livros de Assis Arruda como fonte também, mas não esse livro em específico e fiquei com receio por ele não ter ISBN (pelo menos eu não achei).. Alguém já usou ele como fonte?
@TRZ001 olá amigo, já tentou contato com o autor? ele pode ter trabalhos publicados e com ISBN que contemplam essa árvore, o Assis Arruda é bem conceituado na área genealógica, principalmente na região norte do Ceará.