Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente

1246724

Comentários

  • @VesgoRJ, Parabéns!!! Aproveite o Natal Portugues!! Muitas comemoraçoes!!! Abraço e Felicidades
  • Muito obrigado @M Adelaide velloso
  • @VesgoRJ e @Francisco Oliveira Jr que ótimas notícias!! Parabéns!!

    Fiz o meu agendamento para 30 de janeiro! Espero ter a mesma sorte que vcs!! :)

  • @Monique Nepomuceno Borges, boa sorte! Com os documentos certinhos, tudo vai dar certo sim!!
  • Vai dar certo sim @Monique Nepomuceno Borges

  • @M Adelaide Velloso, estive em Ovar hoje, pensei que funcionava até às 17 só que é até às 16, cheguei faltando 5 minutos para fechar.
    Peguei meu assento e consegui que a pessoa fizesse meu CV mesmo em cima da hora para fechar.
    Perguntando por seu filho a Anabela olhou no sistema e disse que estava para despacho, creio que pelo adiantar das horas não se interessou muito em explicar, mas me falou que é um processo totalmente diferente do presencial e que eles tem uma fila para despachar.
    Pelo que entendi, ainda não foi feito nada, pq ela falou que ainda ia dar entrada no sistema para fazer o assento e depois disso passar para o Conservador para colocar o carimbo em alto relevo, que equivale à assinatura dele.
    Desculpe mas não consegui mais que isso.
  • @VesgoRJ, e @Francisco Oliveira Jr, que bom que conseguiram fazer seus processos em Ovar, e que eles fazem presencialmente como Tondela fazia anteriormente.

    Então não é só 4ª CRC do Porto que fecha as 16h? Deve ser um hábito geral fechar uma hora antes. Provavelmente devem deixar esta hora para serviços administrativos.
  • @Francisco Oliveira Jr, vc deu entrada no Cartão do Cidadão para fazer o passaporte tbm?

    Quais documentos foram necessários? Ficou pronto na hora?

    Quero voltar daí com o passaporte e pelo que vi é possível fazer o CC em um dia e o passaporte no outro. Confere?

    Obrigada!
  • Para fazer o CC só precisei do assento português, se fosse de urgência precisaria de um endereço aqui em Portugal para mandarem para lá.
    Não farei o passaporte agora.
  • editado December 2016
    @Monique Nepomuceno Borges, quando estive em Portugal para fazer o CC, precisei mostrar apenas o assento de nascimento, e algum documento de identificação (no caso foi o passaporte brasileiro). Como pedi urgente, precisei de um endereço em Portugal (hotéis não podem ser usados, pois não tem número de porta), o jeito foi pedir para uma colega de curso para me emprestar o endereço temporariamente. Demorou três dias para chegar.
    De posse da carta PIN, fui levantar o CC, e fazer a troca do endereço, que precisará ser confirmada no Consulado de sua jurisdição (no meu caso o de MG).

    Quando tiver o CC, é só dirigir-se a qualquer Conservatória ou loja do cidadão para fazer o passaporte. Tem que ver os prazos, pois não deu certo de eu fazer o meu. Deixei para faze-lo quando voltei, e fiz no Consulado de MG, que demorou uma semana para chegar.

    CC e passaporte em um dia, só em Lisboa.

    Espero ter ajudado.
  • @Francisco, muito obrigada por ter perguntado!
    Fico feliz por ter conseguido finalizar o seu!
    O dele deve sair até janeiro, agora com a Lurdes de ferias complica um pouco.
    Aproveite o Natal portugues e que 2017 chegue cheio de paz e saude.
  • @VesgoRJ, e @Francisco Oliveira Jr,, muito obrigado por compartilhar a experiência de vocês. Agendei para o dia 6 de janeiro minha ida a Ovar. Minhas dúvidas:

    Mesmo feito pessoalmente, vocês tiveram que levar cópia autenticada de documento brasileiro, ou bastou apresentar o documento original? O formulário vocês preencheram e assinaram na hora, ou já levaram preenchido e apostilhado? Pela lógica, imagino que se você está lá em pessoa, pode assinar na hora, não?

    Eu vou tentar entrar com o pedido de atribuição do meu pai, transcrição do casamento dele e minha atribuição no mesmo dia. Espero que aceitem!
  • Eu levei cópia apostilada da minha identidade para não ter o perigo de ser solicitado e não ter.
    Não precisa de nenhum formulário, na realidade ela preenche tudo diretamente no sistema com as informações que tem nos documentos.
    Pediram a idade que tinham meus pais quando nasci e o endereço que eles moravam à época.
    Segundo a Anabela o processo que é feito pessoalmente é totalmente diferente do feito pelos correios.
  • Obrigado, @Francisco. Vou levar, para garantir. Quando voltar conto a experiência por aqui.

    Outra dúvida rápida. Eu tenho cópia da certidão de nascimento portuguesa da minha avó (já com as averbações) emitida por VN Gaia. Eu sei que só com os dados já é suficiente, mas tinha pensado em, antes de ir a Ovar, passar por VN Gaia para obter a certidão original. Acha que é excesso de preocupação? Você apresentou só os dados do assento?
  • VesgoRJVesgoRJ Member
    editado December 2016
    @Renato Bernardelli Para o meu processo de atribuição, feito logo após a atribuição do meu pai, Ovar não exigiu a transcrição do casamento dele (casado com brasileira), pois ele é meu declarante na certidão de nascimento (mesmo assim eu estava com a certidão de casamento dele. Lembre-se que para averbar casamento, caso necessário, você precisa tb da certidão de nascimento em inteiro teor (e tb cópia reprográfica) apostiladas do conjugê!
    Caso você leve a cópia do assento de nascimento do Português, agiliza um pouco o processo, mas apenas com o número ela consegue acessar os dados. Você não precisa ir a VNG para solicitar o assento da sua avó, em qualquer conservatória ou loja do cidadão vc consegue. Aqui vai uma dica, a certidão oficializada custa 20 euros, mas a mesma não é obrigatória para teu processo. Por 2 euros eles emitem uma "certidão", não oficializada (sem a chancela) com todos os dados que você precisa, os mesmos que constam na oficial.

    Eu particularmente recomendo que leve TODOS os documentos autenticados e inclusive apostilados, leve também os originais. Carteira de habilitação, carteiras profissionais, cpf, nada disso serve, você tem que levar a cópia do teu RG e o original. Eu levei originais RG, CNH e claro passaporte, bem como as cópias autenticadas todas apostiladas. Ela acabou que nao ficou com nenhuma minha, pegou meu RG e passaporte, xerocou na hora. Mas do meu pai ficou com a cópia do RG autenticada e apostilada.
  • @VesgoRJ, muito obrigado! Então não vou passar em VN Gaia, vai me economizar a correria, porque chego ao Porto no próprio dia 6.

    Ótima notícia que não precisa da transcrição de casamento. De qualquer jeito, estou levando tudo para fazê-la, se for necessário.

    Então falta só a cópia autenticada e apostilhada do meu RG, vou providenciar. Brigadão!!
  • VesgoRJVesgoRJ Member
    editado December 2016
    @Renato Bernardelli Leve tudo o que puder, e caso tenha dúvidas não hesite em perguntar, boa sorte!!

    só mais 1 dica, pelo o que me informaram lá, cada procedimento requer 1 agendamento. No meu caso agendei e nao sabia disso, fiz a atribuição do meu pai e acho que por gentileza a Anabela acabou pedindo que eu ligasse no dia seguinte, e acabou sendo possível eu ir lá na correria e dar entrada no meu processo. Ligue para lá e explique tudo que quer fazer, pois caso seja necessário, vc ja pode realizar um 2o agendamento, para dps do processo do seu pai ter sido feito, fazer o seu. Espero que ela aceite tudo no mesmo agendamento, mas acho que ela só vai avaliar alguma coisa da sua atribuição quando seu pai for português. Por via das dúvidas eu ligaria (toda neurose nesse caso ajuda kkkk!)
  • Eu agendei por e-mail, e no e-mail disse que seria para fazer a do meu pai e, em seguida, a minha. Não sei se consideraram isso no agendamento. Vou tentar ligar para confirmar.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado December 2016
    @Renato Bernadelli

    Para o processo do seu pai, leve o kit de documentos que enviaria normalmente pelos Correios (se o seu pai não for estar presente na CRC).

    Para o seu processo, leve o seu passaporte original e a sua Certidão de Nascimento em IT apostilhada.

    Sobre a não exigência da Transcrição do Casamento do português quando ele é o declarante do filho, pra mim é novidade. Melhor confirmar antes por email e levar o email impresso no dia do agendamento.
  • Pois é, foi como disse, no meu caso a própria atendente disse que não era necessário, mas eu levei todos os documentos. Cada caso é um caso e esteja preparado para qualquer solicitação.
  • Pessoal, estou acompanhando este topico desde o inicio e agora estou muito animado com as boas noticias. Estou planejando ir a portugal dia 9 marco, ficar 11 dias aproximadamente, resolver essa minha novela que ja perdura 8 anos. Li e reli o topico e gostaria de sumarizar as informacoes e confirmar com vcs se entendi tudo certo.

    No meu caso sou neto de portugues. Meu avo registrou meu pai, que por sua vez me registrou. Meu avo eh falecido, assim como minha avoh, mas meu pai eh vivo. Meu pai foi casado com minha mae e hoje divorciado. Sou solteiro.

    Para o processo presencialmente em Ovar devo levar entao:

    - Minha certidao de nascimento inteiro teor reprografica apostilada
    - Certidao nascimento meu pai inteiro teor reprografica apostilada
    - Copia autenticada RG meu pai apostilada
    - Copia minha CNH (nao tenho meu RG cmg, moro nos EUA) autenticada (aqui nos EUA) apostilada
    - Copia meu passaporte autenticada (aqui nos EUA) apostilada
    - Formulario 1C preenchido a parte de procuracao do meu pai e reconhecido firma apostilado
    - Formulario 1C pra mim
    - Chancela do meu avo

    - 2 agendamentos, um para cada processo. (Levar email impresso)

    Gostaria de confirmar tbm se preciso:

    - Procuracao para qualquer transcricao que deva ser feita ou para o processo de atribuicao
    - Transcrever obito do meu avo
    - Transcrever casamento dos meus avos (Nao possuo a certidao da minha avoh brasileira, so o RG)
    - Transcrever casamento dos meus pais

    Vcs acham possivel e provavel dar tudo certo nesses 11 dias +- que terei disponivel para ir la?

    Desde ja muito obrigado.

    PS: Me desculpem a ausencia de acentos.

  • @caiodib obrigada pelas informações!!

    Vou fazer o CC e o passaporte por urgência em Lisboa então, pois não terei endereço para enviar além do Hotel.

    Muito obrigada!!, :)
  • @iandan meu processo foi parecido com o seu, tb sou neto, s que no meu caso, meu avô e avó paternos eram portugueses. Logo que cheguei fiz a transcrição do casamento dos mesmos, e em todos os lugares que fui acabei recebendo a mesma informação, que a atualização dos assentos dos portugueses é prevista em lei, portanto deveria realizar a transcrição. No meu caso, eu já tinha também as certidões de óbito, mas essas em nada contam para o processo de atribuição, mesmo assim, a atendente da 4a CRC do Porto realizou para mim sem atraso no prazo da transcrição do casamento dos mesmos.
    Acredito que você precisará transcrever o casamento sim, do seu avô, só que para isso vc deverá ter a certidão de nascimento da sua avó. VEJA BEM, não tenho essa informação exata, estou apenas retratando o que aconteceu comigo, cada caso é um caso.

    Para o meu pai eu trouxe:
    - Os requerimentos 1C (assinados e assinatura reconhecida na HORA por autenticidade, dele, solicitando o processo e, dele, comigo assinando como seu procurador) - No entanto, presencialmente, nenhum dos requerimentos foi solicitado, mas eu levei assim mesmo.
    - Certidão de nascimento do meu pai, em inteiro teor, e outra com cópia reprográfica, sim 2 certidões.
    - RG autenticado (levei tb cópia do passaporte e da carteira de classe profissional, todas autenticadas tb, mas não foram utilizadas)
    - Certidão de casamento em inteiro teor (Acabou que não foi utilizada, no meu caso, acabei conseguindo a minha atribuição sem transcrever o casamento dele)
    - Instrumento de procuração Particular (levei tb uma de instrumento público, mas não foi utilizada) - Aqui cabe uma observação: existe um modelo de procuração a seguir, fornecido no site do IRN (http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade) Utilizei este modelo e incluí necessidades pessoais, como transcrever casamento.
    - Assentos de nascimentos dos meus avós (você não precisa gastar 20 euros em uma certidão oficializada. Por 2 euros vc solicita em qualquer loja do cidadão ou conservatória, dando o número do assento e consegue uma "certidão" com todas as informações. Isso serve apenas para facilitar o processo na hora com a atendente, mas caso tenha o número, ela poderá acessar pelo sistema. Eu levei os 2 assentos.
    - Meu passaporte como requerente do processo.

    Para mim, após a conclusão da atribuição do meu pai:
    - 2 certidões de nascimento, 1 em inteiro teor e a outra cópia reprográfica
    - formulário 1C
    - Passaporte, CNH e RG autenticados (somente serviu meu RG, inclusive ela pediu o original na hora e tirou uma cópia lá, assim como meu passaporte, ela tb tirou cópia)
    - Assento português do meu pai.

    Agora vamos lá:
    - não tenho informação quanto ao (seu) documento que irão aceitar lá, ainda mais sendo documentos americanos. Você é cidadão americano ou é brasileiro morando nos EUA? Caso vá dar entrada como eu, brasileiro, eles só aceitaram meu RG.
    - Você irá precisar de um instrumento particular de procuração, conforme citei, para dar entrada na atribuição do seu pai, caso queira, me passe seu email via inbox que te mando o que eu levei ok?
    - Não acredito que seja necessário transcrição de óbito não, eu apenas fiz por preciosismo, pois levei tudo que pude.
    - Acredito que você precisará transcrever o casamento do português sim, mas amigo, é apenas uma SUPOSIÇÃO, esteja preparado para isso ou então confirme com Ovar.
    - Quanto a transcrição de casamento do seu pai, eu não sei informar, no meu caso, não foi preciso.

    Quanto aos prazos, e volto a insistir, estou apenas narrando meu caso, CADA CASO É UM CASO! A transcrição do casamento dos meus avós, e os 2 óbitos foram feitos em 24hs na 4a CRC do Porto. A atribuição do meu pai foi feita em 24hs e a minha foi feita em 4 dias úteis.

    Espero ter ajudado, não hesite em perguntar!
    Boa sorte.


  • iandaniandan Member
    editado December 2016
    @VesgoRJ Muitissimo obrigado pela explicacao!! Em teoria, pelo que vi lendo no forum, nao precisaria transcrever o casamento uma vez que somente meu avo eh o portugues e foi o declarante do meu pai, no entanto, como vc msm disse, eles podem requerer pois eh a lei. Eu nao teria problema quanto a isso, entretanto, nao consegui localizar a certidao de nascimento da minha avoh (brasileira), somente o RG. O Vice-Consulado de Fortaleza, CE (Aonde morava antes de vir pros EUA) disse que iria dar um jeito de fazer a transcricao utilizando para tal soh o RG. Pedirei entao ao meu pai para transcrever o casamento por la antes de ir a portugal.

    Esse reconhecimento de firma presencial foi feito em um cartorio no brasil? Ou no consulado?

    Vc comentou que nao foi utilizada a copia da CNH, so RG e Passaporte. No caso nao estou com meu RG, vc acha que a CNH e o passaporte bastam? Ironicamente o unico documento que ficou no Brasil foi meu RG. :( Mas em ultimo caso posso pedir a minha familia para enviar pra ca.

    Em relacao aos meus documentos, eles sao brasileiros, todos os que vou apresentar, no entanto, as copias serao autenticadas pelo governo americano. Sou brasileiro e apenas moro nos EUA.

    Ficaria muito grato se pudesse enviar o modelo de procuracao por email. Vou te passar por inbox.

    Vou tambem tentar entrar em contato com Ovar, pedir para eles me enviarem uma lista com os documentos, etapas necessarias, confirmar se aceitam a CNH e confirmar se as copias podem ser autenticadas aqui nos EUA.

    A proposito, como eh dada a marcacao para os processos? Por telefone ou por email?

    Feliz natal e muito obrigado pela ajuda!
  • - Feito presencialmente no Cartório, datado e assinado na frente do funcionário.
    - Eu não arriscaria, pediria para enviarem teu RG.
    - Não sei como funciona autenticação de documentos, você poderá ter problemas para Apostilar tudo, apesar dos EUA serem signatários da Convenção de Haia, como você faria o reconhecimento do sinal público para o apostilamento?
    - Eu fiz minha marcação pelo telefone, acredito que será demorado um contato via email, liguei pelo Skype para +351 256 580 980. Acho que você pode ser mais restrito na tua solicitação de informações lá, até para nao perder muito o teu tempo nem o deles. Acho que eles não responderão sobre procedimentos de autenticação nos EUA, seria melhor ver os procedimentos ai. Tente conseguir teu RG, será mais certo!
    - Um ótimo natal, ja estou enviando o email!
  • - Entendi. Pedirei para meu pai fazer isso no cartorio entao.
    - Concordo. Vou pedir pra me enviarem o RG.
    - Liguei para o departamento de estado e eles disseram que apostilam copias notorizadas. $3 dolares cada, deve ser mais barato que no Brasil inclusive. haha
    - Vou ligar para la proxima semana entao e tentar ser o mais especifico com eles.

    Muito obrigado pela ajuda! Abs
  • @VesgoRJ vc apostilou a procuração?

    Mandei para um cartório em BH, pq em SP é bem mais caro, mas devolveram a procuração sem apostilar. A procuração está assinada com firma reconhecida por autenticidade. Será que é suficiente?

    A minha procuração é por instrumento público. Qual eles pediram pra vc?

    Obrigada e feliz Natal. :)
  • @Monique Nepomuceno Borges Eu levei os 2 modelos de procuração, instrumento particular e instrumento público. Eles pedem instrumento particular. Esse tipo, basta vc digitar no computador, com o título de INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROCURAÇÃO, imprimir com a data do dia que for levar no cartório e datar e assinar com reconhecimento da assinatura por autenticidade, na frente do funcionário do cartório.

    E sim, apostilei as 2 procurações. Para resumir, apsotilei TUDO, até as cópias autenticadas dos documentos, tudo! rsrs
  • @Vesgo...
    O custo dessa procuracao e alto ?
    Em março estarei em Portugal e pretendo dar entrada na atribuicao de minha filha maior de idade.
    Agradeço e boa semana !!!
  • @Katia Gonzaga o instrumento particular de procuração não tem custo para ser feito pois você leva ele pronto. Os custos relativos são apenas da autenticação da assinatura e do apostilamento.
    Ótima semana para você também!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.