Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente

2456724

Comentários

  • @VesgoRJ
    Você sabe me dizer se em Ovar, eles aceitam vários processos juntos?


  • Amanhã estou indo à Portugal e tentarei voltar com minha atribuição concluída, passei alguns emails solicitando informações e agendamentos, alguns cordiais outros um tanto secos e outros nem responderam.
    Vou copiá-los aqui para vocês.

    OVAR
    "Boa Tarde Francisco Jr
    Informo que o processo ficou marcado para dia 16 de dezembro (sexta-feira) às 10,30. O prcesso dará entrade na condição de que todos os documentos estarão certos. caso não estejam não se poderá dar entrada dos mesmos.
    Cps
    Lurdes Dias

    Conservatória do Registo Civil de Ovar

    www.irn.mj.pt
    Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar
    Voip: 723191 Telefone: 256580980 Fax: 256580989
    E-mail: civil.ovar@irn.mj.pt"

    "CRC Guimarães
    8 de nov

    para mim
    Exm.º Senhor Francisco Oliveira
    Informo Vossa Ex. ª que logo após a sua chegada a Portugal, poderá se dirigir a qualquer Conservatória do país ( exp. Valência ou Guimarães) onde poderá tratar do seu assunto, com os devidos documentos, que só após apreciação será efetuada um agendamento.
    Com os melhores cumprimentos
    A Esc. Sup. Carla Meireles"

    "CRC Tondela
    7 de nov

    para mim
    Ex.º Senhor
    Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
    Informamos que poderá realmente dar entrada do processo de nacionalidade presencialmente no dia 16 de dezembro; mais informamos que não podemos adiantar prazos e que os processos recebidos presencialmente demoram o mesmo tempo que os processos recebidos por correio tradicional.

    Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:

    - formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura;

    - certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;

    -cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;

    - indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);

    A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

    Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.

    O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP"

    Vi um vídeo no youtube de uma pessoa que deu entrada no Porto e levou 4 dias para ficar pronto, não sei se foi no ACP.

    Espero ainda notícias do @vesgorj, já que ainda terei um tempo até o dia 16.

    Abs




  • Em um outro grupo, li a seguinte mensagem, postada hoje:

    "Boa noite a todos, dei entrada no meu pedido de cidadania por atribuição em Lisboa no Registro da Avenida Fontes Pereira de Melo, em 01 semana recebi um telefonema ao qual foi marcado um horário no mesmo local na semana seguinte. Ou seja, hoje, duas semanas após entrar com a solicitação, fui ao horário marcado e já sai de la com minha certidão, no ato já tirei foto para a confecção do meu cartão cidadão e após receber o mesmo, já poderei emitir meu passaporte. Não sei se a informação será útil a alguém, apenas relatando como foi minha experiência, pois achei bem rápido o procedimento, se alguém precisar de alguma informação estou a disposição."

    Fizeram uma pergunta:
    "Renato será k foi rápido pq foi presencial? Pq pelo k li AK no grupo os consulados TDs manda os processos p lá"

    Resposta:
    "a atendente queria encaminhar para o registro central de Lisboa, ai quando falei com outra atendente nesse local que estava, ela me informou que existe uma portaria aprovando que não necessitava enviar, poderia ser feito tudo ali mesmo! Não sei se ocorreu rápido pelo fato de ser presencial, na verdade pessoalmente eu só fiz conferir os dados que estavam na minha certidão !"

    Pode ser uma opção...

  • @Carol Girão, não sei. Mas você quer saber se aceitam vários processos pessoalmente?

    @Francisco Oliveira Jr muito obrigado pelas informações! Espero que minha saga resulte em algo que possa lhe favorecer.

    @Monique Nepomuceno Borges, será que é verdade?! Seria interessante saber que portaria é essa, será que você consegue essa informação? Além disso, se possível, saber exatamente quais documentos e legalizações ele levou para fazer o processo assim tão rápido (ex. precisou transcrever casamentos?) Obrigado!
  • Pessoal, resumo do dia:
    Mais cedo postei o contato com a CRC de Coimbra e foi só. Não consegui mais nenhum contato. Inclusive tentei ligar para Tondela, pelo telefone 232 619 310 e caiu por 2x em uma empresa. Caso alguém tenha outro telefone e puder passar eu agradeço.

    Como havia dito, a transcrição de casamento dos meus avós estava marcada para hoje na 4a CRC do Porto, às 14h. Cheguei lá por volta das 13:30 e a atendente que havia agendado estava ocupada. Logo que terminou, mesmo antes das 14h me chamou e pediu os documentos que já citei. (Certidão de casamento, óbitos e assentos de nascimento dos meus avós e as certidões de nascimento - inteiro teor e outra com cópia reprográfica). Muito educada e paciente foi preenchendo todos os dados, pedindo que eu fosse conferindo e, às 15h, disse ter terminado tudo. No meio desse processo paguei os 120 euros e ela afirmou que amanhã a tarde tudo estaria pronto, e eu poderia ir lá buscar as certidões, inclusive com os óbitos transcritos (não há necessidade dessa transcrição, mas como eu levei essas certidões, ela mesma se prontificou em realizar o procedimento).

    Como só acredito vendo, amanhã darei a certeza para vocês de que realmente esse foi o prazo para transcrever o casamento dos meus avós e também os 2 óbitos.

    Por hoje foi só. Acho que amanhã darei um pulo no ACP, e continuarei tentando contato com Guimarães (apesar de termos a notícia de que o agendamento, aparentemente, só será feito presencialmente) e Aveiro. Essas são as minhas únicas opções no momento, até que semana que vem eu vá ao agendamento em Ovar.

    Quem sabe a Monique não possa trazer novidades quanto ao Registro de Lisboa?!

    Como de costume, aguardo sugestões e orientações pessoal. Boa terça feira a todos.

  • Sobre o vídeo que disse ter visto informações da ACP do Porto:

  • @VesgoRJ que bom a transcrição ficará pronta!! Se Ovar amanhã te atender e já der entrada as transcrições já estarão pronta! É só vc avisar que a transcrição foi feita na quarta, eles entram em contato.
  • @VesgoRJ Vou perguntar no post do grupo as informações que vc solicitou! :)

    a pessoa postou mais o seguinte:

    "é o IRN da avenida Fontes Pereira de Melo, o telefone lá é 213566260. Eu paguei 175€ pela cidadania + 15€ pelo cartão cidadão e vou pagar 65€ pelo passaporte."

    vou falar com ele, quem sabe consigo mais informações!
  • @Francisco Oliveira Jr, obrigado!

    @M Adelaide Velloso bem que eu queria que Ovar fosse amanhã, mas é só semana que vem!!

    @Monique Nepomuceno Borges, blz! Muito obrigado, fico no aguardo!


  • @Monique, em qual grupo estão essas conversas ?
    estou com a documentação da minha avó para ser enviada (só não tenho a transcrição de casamento), mas não sei se faço via correio ou pessoalmente....ou ainda se faço por Tondela ou Lisboa.
  • @Talita2701 no facebook, grupo Cidadania Portuguesa.

  • editado December 2016
    Monique - "Renato, vc levou seus documentos nessa conservatoria ou fez pelo correio? Foi atribuição?
    Estou querendo ir para Portugal para dar entrada na do meu pai e depois na minha.
    Parabéns!!"

    Renato Manso - "Monique foi por atribuição, levei meus documentos pessoalmente e em uma semana já recebi a ligação, vc pode vir e comprar um chip na Vodafone e então receber a ligação, custa mais ou menos 10€ o chip. Quanto as certidões que vc irá trazer, tem que conter um selo internacional, que funciona no mundo todo, o cartorio do Brasil sabe informar como deve ser realizada a certidão para que funcione aqui. No caso vc não tem endereço aqui, fica a opção de após pegar a cidadania pagar 35€ ao invés de 15€ no cartão cidadão, pq ai eles confeccionam em 1 dia e vc busca pessoalmente sem receber correspondência. Se tiver alguma duvida me diga, pois vou voltar lá na semana que vem para tirar meu passaporte."

    Monique - "Renato muito obrigada pelas informações!
    Tenho mais algumas duvidas, se vc puder me informar:
    - Qual é essa portaria?
    - Quais documentos vc levou? Precisou fazer transcrição de casamento?
    Toda e qualquer informação pode ser útil!
    Tenho um conhecido que está em Portugal no momento, a procura do melhor lugar (mais rápido) para dar entrada no processo! E, se tudo der certo, irei no começo do ano!
    Muito obrigada! :)"

    Monique - "Sim, os documentos aqui do Brasil precisam ser apostilados. Farei isso essa semana! Obrigada!"

    Renato Manso - "Eu não sei o numero, mas acredito que seja uma portaria ou algo do tipo, a primeira atendente queria realmente me enviar para o Registro Geral após dar entrada por la, ai veio essa outra atendente e informou isso, ela consultou e teve acesso que seria permitido, os Brasileiros por atribuição ser realizado o procedimento ali mesmo, ou seja bem mais rápido, pelo que vi somente os Brasileiros e algumas outras excessões tem esse direito, as outras nacionalidades terao que ser levadas para o registro geral/central."

    Renato Manso - "Eu levei minha certidão de nascimento (da maneira solicitada para uso no exterior) Copia e original do meu passaporte, copia e original do passaporte e cartão cidadão da minha mae que é portuguesa. (lá mesmo ela ve a copia e o original, e assina conferindo)."

    Renato Manso - "Eu não realizei transcriçao de casamento, realizei apenas quando tirei a cidadania do meu avo, ou seja minha bisavó que era portuguesa, assim como ela casou no Brasil, tive que enviar para Portugal esse casamento, para ai entao dar entrada em todas as cidadanias, entende?"

    Renato Manso - "tenha atenção, se houve alguma alteração nos nomes de uma certidão para outra, caso exista vc deve alterar, caso necessite pela justiça leva muito tempo, a lei no BRA autoriza que essa retificação seja feita via administrativa no cartório, se precisar de informacoes me diga, pois realizei dessa maneira e levou 01 mes apenas."

    Monique - "Entendi... então vc fez a transcrição de casamento antes, quando deu entrada na cidadania do seu avô, aí vc fez atribuição da sua mãe e agora a sua, certo?"

    Gilson Pereira - "Renato Manso VC se lembra do nome da atendente?"

    Monique - "No meu caso só terei que fazer a transcrição do casamento dos meus pais, eu acho - meus avós paternos eram portugueses e casaram em Portugal. Farei a atribuição para o meu pai e então a minha."

    Monique - "Já vi em alguns outros posts que a transcrição do casamento é rápida - 2, 3 dias. Então se realmente estiverem fazendo aí em 2 semanas, em 1 mês é possível pegar até o passaporte!"

    Renato Manso - "Eu realizei somente a minha atribuição aqui, a da minha mae realizei pelo brasil, mas não fiz transcrição pois no caso ela nasceu no brasil e casou no brasil, na propia socilitacao de cidadania coloquei o estado civil e a certidão de casamento dela. Somente realizei transcrição no caso da minha bisavó que foi necessário, pois como ela era a portuguesa e veio para o brasil aonde casou e morreu, não existia essas informacoes aqui em portugal, depois que informei o da minha bisavó, ai entao dei entrada na da minha mae via BRA, e a minha fiz por aqui, entende?"

    Renato Manso - "Gilson Pereira Nao me recordo, mas qualquer pessoa que vc fale lá ira te dar essa informação, quando vc solicitar que seja realizado a atribuição por la, não sei como fica no caso de não estar presente, se será possível."
  • @VesgoRJ então a princípio eu vou dar entrada no meu processo via Tondela mas como eu vou a Portugal em Janeiro, se Ovar aceitar vários processos juntos, acho que compensará....São 3 atribuições....Se puder perguntar a eles, agradeço....
  • @Monique Nepomuceno Borges muito obrigado por compartilhar essas informações.

    Bom pessoal, hoje fui buscar as transcrições e tudo correu muito bem. Realmente foi tudo feito de ontem para hoje, a transcrição de casamento e os óbitos dos meus avós. Fica a sugestão então de que na 4a CRC do Porto realiza a transcrição de casamento de um dia para o outro.

    Saí de lá e fui até o Arquivo Central do Porto, fica bem pertinho. A Sra. que me atendeu foi atenciosa e extremamente rápida. Eu disse que gostaria de informações sobre o processo de atribuição de nacionalidade para o meu pai, e ela foi logo pedindo os documentos. Olhou o assento de nascimento do meu avó apenas, perguntou se eu gostaria de ficar com o original, eu disse que sim, ela entrou no sistema e imprimiu para ela o registro. Pediu a certidão de nascimento do meu pai com cópia reprográfica, além disso apresentei o formulário 1C e disse que tinha 1 assinado pelo meu pai no Brasil e outro assinado por mim, mas no nome dele e comigo de procurador. Ela falou "Se ele assinou este não precisamos de procuração" (achei até que este formulário servia apenas para envio pelos correios). Fora isso pediu uma cópia do documento de identificação do meu pai, e nesse momento eu perguntei sobre os prazos. Infelizmente ela disse CLARAMENTE que estão recebendo muitos documentos falsificados e que agora a ordem era avaliar com MUITO critério todas as certidões. Ela disse que agora eles entravam em contato com o consulado e com outros orgãos que fossem necessários para verificar toda a documentação. Eu realmente fiquei perdido, todas essas solicitações de cópias reprográficas, selos eletrônicos e apostilamentos pelo o que eu entendi não servem de muito para eles terem a certeza de que os documentos são autênticos. Depois me disse que lá ela só poderia dar o prazo de 3 meses para a conclusão do processo, se tudo corresse bem. Novamente agradeci, peguei tudo e saí.

    Aqui vou dividir uma impressão PESSOAL com vocês: infelizmente acho que essa adesão à Convenção de Haia acabou nos prejudicando. Eu acredito que antes, com a avaliação e as autenticações feitas nos consulados no Brasil, eles recebiam com muito mais tranquilidade os documentos para os processos de nacionalidade. No entanto, como os Consulados não autenticam mais os documentos, uma coisa que era para ajudar (apostilamento) não trouxe segurança para a avaliação documental em Portugal. Dividam suas opiniões comigo pessoal, posso estar escrevendo uma tremenda besteira!!

    De qualquer maneira mais uma vez é o "justo pagando pelo pecador".

    Agora me resta Ovar na semana que vem. Amanhã é feriado...

    Alguma sugestão pessoal?
  • @Carol Girão estarei lá semana que vem, posso perguntar sim, sem problemas!
  • Puxa, que má noticia! :(

    Essa sua colocação faz todo sentido... mas eu não tenho repertório pra fazer a comparação, saber se eles ficaram mais desconfiados e etc. Tomara que não. Tomara que seja só um momento de grande fluxo.

    E tomara que semana que vem vc encontre uma conservatória que faça rapidinho!

  • Talvez ir em alguma conservatória não tão popular? Precisaria fazer uma lista...
  • um amigo esteve na de Almada semana passada e deram prazo de 6 meses. Montalegre exigiu transcrição.

    Em Gaia...primeiro disseram q teriam q transcrever o casamento mas umas 3h depois qd ja estavam retornando pra Lisboa ligaram pedindo pra ele retornar que não havia necessidade de transcrever pois o declarante foi o pai portuga.
    Ele então deu entrada por Gaia...disseram pra aguardar uns meses...rsrsrs.
    Falei que o meu está la há mais de 4 meses e se duvidar o dele sai antes....rsrs.
  • @VesgoRJ ,já tentou a Conservatória de Coimbra?
  • @VesgoRJ
    Muitíssimo obrigada!!
  • @Monique Nepomuceno Borges Essa era a minha idéia, minha lista até o momento passou por: Coimbra (Pelo telefone disseram ser intermediários), Tondela (Nao consegui contato, mas já confirmaram em outros posts que respeitam a fila dos correios), Ovar (agendado para semana que vem e pelo telefone disseram ser mais rápido pessoalmente), VNG (Estão com 200 processos), ACP (Relato de documentos falsos, pelo menos 3 meses de prazo), 4a CRC do Porto (Intermediários, enviam para a 3a CRC do Porto), Guimarães (Sem contato), Esposende (Não tem mais balcão de Nacionalidade), CNAI (Sem contato), Aveiro (Sem contato), Barreiro (Sem contato).

    @Katia Gonzaga Também estive em Vila Nova de Gaia, aonde a funcionária me disse que estavam com cerca de 200 processos para concluir.

    @Maria Nélida Liguei para Coimbra esses dias. Quando perguntei se lá faziam atribuição pessoalmente o atendente respondeu "Sim, como qualquer outra conservatória do país! (bem ríspido kkkk)" e disse ainda que são intermediários e enviam para Lisboa.
  • Olá. Alguém sabe se Pombal tem Balcão de cidadania? Queria fazzer por la, minha vó era de lá.
  • @csiman, do vc ligamdo pra lá! As vezes tem mas nao sao independentes e mandam para Lisboa, muitas sao assim,
  • Hoje fui ao CNAIM (Próximo à estação do metro de Casa da Música, aonde fica o SEF). Bom, mais uma vez lá o funcionário relatou o problema das falsificações. Disse que o processo de atribuição lá está com o prazo de 1 ano (problema das falsificações e também o grande volume de processos). Eu pessoalmente não acreditei, até por que mesmo se fazendo pelo consulado no RJ, não acredito que uma atribuição leve tanto tempo. Mas enfim, não discuti.Ficamos apenas conversando e nem apresentei os documentos.
  • @VesgoRJ, no consulado está levando de 8 meses a 1ano sim
  • @M Adelaide Velloso, bom então lá falaram a verdade. As Conservatórias centrais estão lotadas! Achei estranho por ele ter dado esse prazo de 1 ano para ATRIBUIÇÃO e 6-8 meses para AQUISIÇÃO. Vlw pelo orientação!!
  • Dei entrada no processo, do Avô de minha esposa, por um escritório, especializado, aqui no Rio, o acento de nascimento dele, saiu em 3 meses. Estou agora no processo, do Pai de minha esposa, mas parece que vai levar, muito mais tempo, pelo visto, devido ao que o Vesgo descobriu sobre as documentações falsas e a estarem mais criteriosos. Para o assento de minha esposa, estou pensando em fazermos diretamente aí. Vou acompanhar a novela do Vesgo, para ter mais base, para decidir.
  • @VesgoRJ,

    Já tentou os Espaços de Registos?

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-de-servicos-de/

    Comece pelo Espaço de Registos de Lisboa em Benfica.
  • @VesgoRJ, tente as lojas do cidadão de Aveiro, Braga e Gondomar. Ficam próximas a Porto: https://www.portaldocidadao.pt/web/lojas-edc

    Esta demora extra para executar os processos devido as falsificações, começou uns dois meses antes do apostilamento entrar em vigor.. Naquela fatídica segunda-feira 20 de junho de 2016. De lá para cá, os processos começaram a demorar mais para serem analisados e despachados, mas o número de processos que continuaram chegando, manteve o mesmo ritmo.
    As Conservatórias estão lotadas e os processos continuam chegando, ou seja, vai demorar cada vez mais.

    Sugiro que faça os processos no local que mais tiver confiança, e que o prazo seja algo em torno de três meses. Nem Tondela está fazendo processos em menos de 60 dias.
    Embora Ovar exija todas as transcrições, tenho a impressão de que vai acabar fazendo por lá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.