Aquisição/Naturalização -Tondela - passo a passo - dúvidas e informações

11314151719

Comentários

• @vlad pen, SOCORRO!!! Qual endereço para enviar atribuições de menores de 18anos maiores de 14anos?!!! Estou nos correios e esqueci de ver isso! Obrigada
  • Gente, por favor endereço de Tondela para postagem de atribuição de Manoel de 18 e maior de 14 anos!!! Socorrooo
  • @Rita Conservatória do Registo Civil de Tondela. Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57, 3460-584 Tondela. HORÁRIO. Das 9h às 16h. CONTACTOS.
  • @Helio fase de registro quer dizer q seu processo está prestes a ser concluido.
  • PRN, Bom dia PRN, isso que eu gostaria de receber o numero de envio dos correios, se e´que eles enviam registrado, já houvi dizer que não onde poderia conseguir esse numero?
    Ou eles mandam por email na ocasião do envio do Assento para o Brasil?
  • Informaram por email que foi enviado o assento, mas não informaram o numero de envio para poder rastrear. isso ha quase 2 meses.
  • para quem se tornou cidadão agora, seu conjuje em casamentos antes de 1981 , precisa comprovar vinculo com Portugal?Onde encontro informaçôes de como faze-lo.
  • @rita,

as conservatórias enviam carta comum. Não informam qq número para rastreio.
    Se já tem quase 2 meses, grande chance de ter sido extraviado (ou pelos correios, ou até a própria conservatória enviou errado - isso aconteceu algumas vezes).

Sugiro que escreva para Tondela, colocando seu nome, endereço completo, número do processo.
    Peça para verificarem se a certidão foi enviada para o endereço certo.
    Veja se podem reenviar.

Com relação ao cônjuge, para casamento antes de 1981, não precisa provar vínculos, visto que está casado(a) com nacional português há mais de 5 anos. Adicionalmente, se o cônjuge for mulher, o processo é gratuito. Obviamente, antes de enviar o processo do cônjuge tem que transcrever o casamento.

• Marcia, obrigada pelas respostas.
    Acabou de chegar a correspondência com o assento.
    Obrigada! Estamos muito felizes.

No caso de filhos maiores de 18 anos, para iniciarem o processo, é necessário provar vinculo?
  • Que bom rita! Acabou tudo bem!
  • Bom dia !
    para filhos maiores de 18 anos é necessário provar vínculo?
  • Para esposa e filhos maiores de 18 anos posso entrar por Tondela?
  • Posso aplicar pessoalmente em Tondela ou é mais fácil do Brasil?
  • @Rita , nacionalidade pelo casamento somente pela CRC Lisboa.Sendo seu marido português originário,os filhos maiores podem tb pedir a atribuição.
  • Será que alguém poderia me indicar um advogado em Tondela? Obrigada !!!
  • @Ane aqui no fórum é proibido indicar ou citar nomes de advogados ou despachantes. Se precisar de ajuda ou orientação pode pedir aqui no fórum q é tudo de graça.
  • Vlad Pen, não consigo entender qua a diferença entre aquisição e atribuição.
    Meu pai é português por aquisição; eu e meus irmãos maiores de 18 anos e meus filhos menores, podemos conseguir a nacionalidade através dele ?
  • editado November 2017
    @Rita se seu pai adquiriu a nacionalidade pelo antigo processo de Aquisição (6.4) ele terá q pedir a convolaçao da nacionalidade derivada para a nacionalidade originária e aí sim os filhos podem pedir tb.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8136/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ja-foi-naturalizado#latest

http://consuladoportugalsp.org.br/conversao-da-aquisicao-de-nacionalidade-em-atribuicao/
  • Obrigada Vlad !
    Por favor, quanto tempo leva o processo de convolação da nacionalidade,
    Por onde é mais rápido,
    Agiliza se eu ou meu pai dermos entrada pessoalmente em Portugal? Onde? Pode ser Tondela?
    (estamos pensando em ir a Europa em fevereiro)
    Posso pedir ao mesmo tempo (da Convolação, junto, ) a nacionalidade de minha mãe?

Mais uma vez grata Vlad por sua paciência e vontade de ajudar.
  • @Rita, Ninguém sabe ainda o tempo de conclusão dos processos de Convolação(conversão), pq começaram em Julho deste ano e desde a primeira pessoa a enviar , ainda não temos ninguém com processo concluido.Esse processo só pode ser feito na CRC Lisboa.Vc terá que esperar o processo de Convolação ser concluido .

P.S. No caso o convolante seria seu pai? vc perguntou sobre atribuir sua mãe? não entendi
  • Isso Vlad o convolante é meu pai. Eu fiz o processo para ele e acho que cometi algum engano ... acompanhou a certidão uma carta que diz : seu processo de aquisição da nacionalidade portuguesa POR NATURALIZAÇÃO foi deferido... anexa-se certidão do assento de nascimento com o respectivo averbamento, a qual pode ser apresentada para requerer o cartão cidadão.
    Na averbação diz: Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 6.° , n° 4, da lei n°37/81 de 3 de outubro, por decisão de 23 de agosto de 2017, da CRC Tondela.
    Pergunto:
    -Ele tem direito a passaporte português?
    -Com a aquisição por naturalização minha mãe pode requerer a nacionalidade automaticamente? que formulario usar?
    -Eu meus irmãos e meus filhos podemos pleitear a nacionalidade através dele? que formulario usar?

Quanto mais eu leio mais confusa fico. É realmente necessário fazer a convolação?
    Desculpa se eu estiver sendo repetitiva, mas realmente estou confusa. Nova lei, lei antiga...
    Obrigada por todo apoio.
  • editado November 2017
    @Rita, vamos lá..primeiro seu pai pode pedir o cartão cidadão e tb o Passaporte português da União Européia. Como eu havia lhe dito , depois que ele fizer a conversão , os filhos tb podem pedir a atribuição de nacionalidade.No caso da sua mãe, ela terá tb q esperar a conversão e pedir a nacionalidade como esposa..é outro processo e precisa ter no mínimo 3 anos de casada.

OBS.para vc e seus irmãos obterem a nacionalidade é obrigatória a conversão .
  • Olá pessoal. Vocês sabem a média de tempo para atribuição em Tondela e Ovar nesse fim de ano? Pra onde vcs aconselham enviar minha solicitação?
    Obrigada.
  • @Ana tempo médio 5 meses
  • Boa noite a todos!
    Algum solicitante de aquisição (neto, art. 6.4) que tenha a documentação chegado em Tondela no mês de junho/2017 já teve o processo concluído?
    Abs.
  • @PRN O meu está em fase de registro, acho que é a fase final rs. O meu foi numerado em 13/06
  • Liguei ontem na LR e me informaram que ainda está na fase de análise, foi numerado em 21/06/2017. O jeito é esperar.
  • Andressa Gouveia e Rodrigo TSilva, obrigado!
    Sim Andressa, é a fase final, sem dúvida, que bom.
    Recebi a informação hoje de Tondela (07/12/2017) que estão concluindo o mês de junho, para daqui a alguns dias.
    Abs.
  • PRNPRN Member
    Boa noite a todos!
    O processo de aquisição de minha mãe já teve resposta das diligências externas (polícia judiciária, SEF e etc.) e entrou novamente na fase de análise.
    Algum solicitante já teve alguma exigência após essa fase de diligências ou agora só falta mesmo aguardar a fase de despacho?
    Abs.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.