@vlad pen, SOCORRO!!! Qual endereço para enviar atribuições de menores de 18anos maiores de 14anos?!!! Estou nos correios e esqueci de ver isso! Obrigada
PRN, Bom dia PRN, isso que eu gostaria de receber o numero de envio dos correios, se e´que eles enviam registrado, já houvi dizer que não onde poderia conseguir esse numero? Ou eles mandam por email na ocasião do envio do Assento para o Brasil?
para quem se tornou cidadão agora, seu conjuje em casamentos antes de 1981 , precisa comprovar vinculo com Portugal?Onde encontro informaçôes de como faze-lo.
as conservatórias enviam carta comum. Não informam qq número para rastreio. Se já tem quase 2 meses, grande chance de ter sido extraviado (ou pelos correios, ou até a própria conservatória enviou errado - isso aconteceu algumas vezes).
Sugiro que escreva para Tondela, colocando seu nome, endereço completo, número do processo. Peça para verificarem se a certidão foi enviada para o endereço certo. Veja se podem reenviar.
Com relação ao cônjuge, para casamento antes de 1981, não precisa provar vínculos, visto que está casado(a) com nacional português há mais de 5 anos. Adicionalmente, se o cônjuge for mulher, o processo é gratuito. Obviamente, antes de enviar o processo do cônjuge tem que transcrever o casamento.
@Ane aqui no fórum é proibido indicar ou citar nomes de advogados ou despachantes. Se precisar de ajuda ou orientação pode pedir aqui no fórum q é tudo de graça.
Vlad Pen, não consigo entender qua a diferença entre aquisição e atribuição. Meu pai é português por aquisição; eu e meus irmãos maiores de 18 anos e meus filhos menores, podemos conseguir a nacionalidade através dele ?
@Rita se seu pai adquiriu a nacionalidade pelo antigo processo de Aquisição (6.4) ele terá q pedir a convolaçao da nacionalidade derivada para a nacionalidade originária e aí sim os filhos podem pedir tb.
Obrigada Vlad ! Por favor, quanto tempo leva o processo de convolação da nacionalidade, Por onde é mais rápido, Agiliza se eu ou meu pai dermos entrada pessoalmente em Portugal? Onde? Pode ser Tondela? (estamos pensando em ir a Europa em fevereiro) Posso pedir ao mesmo tempo (da Convolação, junto, ) a nacionalidade de minha mãe?
Mais uma vez grata Vlad por sua paciência e vontade de ajudar.
@Rita, Ninguém sabe ainda o tempo de conclusão dos processos de Convolação(conversão), pq começaram em Julho deste ano e desde a primeira pessoa a enviar , ainda não temos ninguém com processo concluido.Esse processo só pode ser feito na CRC Lisboa.Vc terá que esperar o processo de Convolação ser concluido .
P.S. No caso o convolante seria seu pai? vc perguntou sobre atribuir sua mãe? não entendi
Isso Vlad o convolante é meu pai. Eu fiz o processo para ele e acho que cometi algum engano ... acompanhou a certidão uma carta que diz : seu processo de aquisição da nacionalidade portuguesa POR NATURALIZAÇÃO foi deferido... anexa-se certidão do assento de nascimento com o respectivo averbamento, a qual pode ser apresentada para requerer o cartão cidadão. Na averbação diz: Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 6.° , n° 4, da lei n°37/81 de 3 de outubro, por decisão de 23 de agosto de 2017, da CRC Tondela. Pergunto: -Ele tem direito a passaporte português? -Com a aquisição por naturalização minha mãe pode requerer a nacionalidade automaticamente? que formulario usar? -Eu meus irmãos e meus filhos podemos pleitear a nacionalidade através dele? que formulario usar?
Quanto mais eu leio mais confusa fico. É realmente necessário fazer a convolação? Desculpa se eu estiver sendo repetitiva, mas realmente estou confusa. Nova lei, lei antiga... Obrigada por todo apoio.
@Rita, vamos lá..primeiro seu pai pode pedir o cartão cidadão e tb o Passaporte português da União Européia. Como eu havia lhe dito , depois que ele fizer a conversão , os filhos tb podem pedir a atribuição de nacionalidade.No caso da sua mãe, ela terá tb q esperar a conversão e pedir a nacionalidade como esposa..é outro processo e precisa ter no mínimo 3 anos de casada.
OBS.para vc e seus irmãos obterem a nacionalidade é obrigatória a conversão .
Olá pessoal. Vocês sabem a média de tempo para atribuição em Tondela e Ovar nesse fim de ano? Pra onde vcs aconselham enviar minha solicitação? Obrigada.
Boa noite a todos! Algum solicitante de aquisição (neto, art. 6.4) que tenha a documentação chegado em Tondela no mês de junho/2017 já teve o processo concluído? Abs.
Andressa Gouveia e Rodrigo TSilva, obrigado! Sim Andressa, é a fase final, sem dúvida, que bom. Recebi a informação hoje de Tondela (07/12/2017) que estão concluindo o mês de junho, para daqui a alguns dias. Abs.
Boa noite a todos! O processo de aquisição de minha mãe já teve resposta das diligências externas (polícia judiciária, SEF e etc.) e entrou novamente na fase de análise. Algum solicitante já teve alguma exigência após essa fase de diligências ou agora só falta mesmo aguardar a fase de despacho? Abs.
Comentários
Ou eles mandam por email na ocasião do envio do Assento para o Brasil?
as conservatórias enviam carta comum. Não informam qq número para rastreio.
Se já tem quase 2 meses, grande chance de ter sido extraviado (ou pelos correios, ou até a própria conservatória enviou errado - isso aconteceu algumas vezes).
Sugiro que escreva para Tondela, colocando seu nome, endereço completo, número do processo.
Peça para verificarem se a certidão foi enviada para o endereço certo.
Veja se podem reenviar.
Com relação ao cônjuge, para casamento antes de 1981, não precisa provar vínculos, visto que está casado(a) com nacional português há mais de 5 anos. Adicionalmente, se o cônjuge for mulher, o processo é gratuito. Obviamente, antes de enviar o processo do cônjuge tem que transcrever o casamento.
Acabou de chegar a correspondência com o assento.
Obrigada! Estamos muito felizes.
No caso de filhos maiores de 18 anos, para iniciarem o processo, é necessário provar vinculo?
para filhos maiores de 18 anos é necessário provar vínculo?
Meu pai é português por aquisição; eu e meus irmãos maiores de 18 anos e meus filhos menores, podemos conseguir a nacionalidade através dele ?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8136/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ja-foi-naturalizado#latest
http://consuladoportugalsp.org.br/conversao-da-aquisicao-de-nacionalidade-em-atribuicao/
Por favor, quanto tempo leva o processo de convolação da nacionalidade,
Por onde é mais rápido,
Agiliza se eu ou meu pai dermos entrada pessoalmente em Portugal? Onde? Pode ser Tondela?
(estamos pensando em ir a Europa em fevereiro)
Posso pedir ao mesmo tempo (da Convolação, junto, ) a nacionalidade de minha mãe?
Mais uma vez grata Vlad por sua paciência e vontade de ajudar.
P.S. No caso o convolante seria seu pai? vc perguntou sobre atribuir sua mãe? não entendi
Na averbação diz: Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 6.° , n° 4, da lei n°37/81 de 3 de outubro, por decisão de 23 de agosto de 2017, da CRC Tondela.
Pergunto:
-Ele tem direito a passaporte português?
-Com a aquisição por naturalização minha mãe pode requerer a nacionalidade automaticamente? que formulario usar?
-Eu meus irmãos e meus filhos podemos pleitear a nacionalidade através dele? que formulario usar?
Quanto mais eu leio mais confusa fico. É realmente necessário fazer a convolação?
Desculpa se eu estiver sendo repetitiva, mas realmente estou confusa. Nova lei, lei antiga...
Obrigada por todo apoio.
OBS.para vc e seus irmãos obterem a nacionalidade é obrigatória a conversão .
Obrigada.
Algum solicitante de aquisição (neto, art. 6.4) que tenha a documentação chegado em Tondela no mês de junho/2017 já teve o processo concluído?
Abs.
Sim Andressa, é a fase final, sem dúvida, que bom.
Recebi a informação hoje de Tondela (07/12/2017) que estão concluindo o mês de junho, para daqui a alguns dias.
Abs.
O processo de aquisição de minha mãe já teve resposta das diligências externas (polícia judiciária, SEF e etc.) e entrou novamente na fase de análise.
Algum solicitante já teve alguma exigência após essa fase de diligências ou agora só falta mesmo aguardar a fase de despacho?
Abs.