Vamos por partes... 1°- A partir de 14/08 quando começou a vigorar no Brasil a Convenção de Haia, os consulados não legalizam mais os documentos. Basta levar os documentos nos cartórios autorizados pelo CNJ e apostilar. Inclusive não há mais essa opção no site dos Consulados e sim uma explicação sobre a Convenção.
2°- Alguns cartórios fazem a copia reprografica no verso da certidão de inteiro teor e não cobram nada mais que o valor da certidão( o que seria o correto e mais lógico )porém alguns o fazem em folha de papel separado e cobram sim o mesmo valor da certidão IT. Ocorre que nem todos os cartórios o fazem de boa vontade e alguns requerentes necessitam solicitar a reprografica juficialmente.
Obs: que eu saiba somente a crc de Tondela exige cópia reprografica e mesmo assim nos processos de atribuição, as demais que os membros desse fórum costumam indicar, aceitam apenas a certidão de inteiro teor apenas.
@Edilaine, quando fui ao cartório, o rapaz que me atendeu me disse que Portugal só precisava Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica, e que não precisava a de Inteiro Teor digitada. Ao ler no Site do Consulado Português no RJ, fica claro que eles só pedem a reprográfica.
@REJBRITO... Creio que vc se equivocou. No site dos Consulados a exigência é apenas pela certidão de inteiro teor e não pela cópia reprográfica
Abaixo texto copiado do site do consulado no Rio de Janeiro:
"Original da certidão de nascimento de inteiro teor do(a) requerente emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros."
@KatiaGonzaga, acabo de entrar no mesmo site, no processo de atribuição para maiores de 18 anos, e está escrito assim: ( copiei do site): "Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros. Para obter mais informações sobre Apostila de Haia clique aqui."
Será que estamos vendo no mesmo local? Segue link:
Oi @REJBRITO... Vc está certíssimo. Copiei o texto dos menores de 14. De qq forma aqui no Fórum a intenção é fazermos direto em Portugal sem passar pelos consulados devido a morosidade e burocracia, além de ser mais caro. Por isso realmente só havia visto essa exigência na conservatória de Tondela. Eu mesma não tive que fazer na conservatória que dei entrada. Perdoe -me .
Como se dá entrada direto por Portugal? Eu pensei que tinha que passar pelo Consulado... Vejo que tenho que ler mais a respeito! Meu avô era do Algarve, isso pode influenciar onde posso abrir o processo?
Dá uma olhada nesse link...a moderadora @Marcia sempre muito solícita explica como proceder pois ha algumas questões a se esclarecer para saber se vc fará por atribuição ou aquisição. Mas evite fazer pelo consulado por razões que já te expliquei acima. Boa sorte !
Depois de uma longa jornada para conseguir minha certidão reprográfica, recebi a mesma impressa em duas folhas e não frente e verso. Tendo em vista a má vontade do cartório em emitir a reprográfica, acho pouco provável que me arrumem uma impressa em frente e verso tão cedo. Devo apostilar assim mesmo e enviar pra Tondela a certidão em duas folhas? Ou só aceitam a versão frente e verso? O que os amigos acham?
Agradeço pela atenção e por toda ajuda já obtida por aqui!
@David Lima, o grande conhecedor do fórum , aprendi muito com seus post, apesar do questionamento de legalização e apostilar, desde do dia 15/08, tem todos os Consulado de Portugal suspenderam a legalização de documentos, hoje só existe a apostila nos cartórios das capitais.
Ah tá, eu li então errado, perfeito. Viva, menos uma burocracia para resolver nos consulados. Aliás, poderiamos começar a montar uma lista dos cartórios de todos lugares informando como foi o processo de pedido de cópias reprográficas.
Algo tipo:
Rio de Janeiro
4a RCPN - Fiz a cópia sem nenhum problema, frente e verso, só cobrou 1 valor.
Uma segunda questão, essa parece até piada MAS NÃO É! Minha tia mandou certidões para legalizar no consulado e estas demoraram 3 meses até voltarem pra ela. Nisso Haia entrou em vigor. Como foram legalizadas antes de Haia, as Conservatórias ainda aceitam né?
Obrigado gente e desculpe pela ignorância/repetição.
Sim, as Conservatórias aceitam as certidões legalizadas nos Consulados antes de 14/08. Desde que tenham o selo de segurança ou sejam em cópias reprográficas. Sendo que Tondela só aceitam as certidões de cópias reprográficas.
Pessoal Bom dia! Acabei sendo "sorteado" e tenho que pegar uma certidão no cartório da Vila Mariana que não aceita pagar somente uma e além disso não aceita fazer tudo em uma só... Sendo que em outro cartório consegui 5 certidões e cobraram da maneira justa em apenas uma folha e com apenas uma cobrança... Alguém tem uma Luz pra fazer com que o cartório faça tudo em uma folha só? Conversei, quase implorei mas não teve jeito... Aí a última alternativa vai ser levar as reprográficas corretas q já tenho e mostrar pro escrivão pra ver se consigo convencê-lo...
@Marco Antonio, eh o 9. cartorio da V. Mariana ?? eu também estou com problema lá... não teve jeito Eu mandei exemplos, chorei insisti.. Como eh o nascimento do meu filho.. e o registro eh recente, optei por pedir somente a Reprografica.. estou torcendo que Tondela faça pre-analise e aceite essa documentação.
É o próprio @Edilaine Reis... Pois vou fazer o que o @Celso orientou: Pegar as duas e apostilar apenas a reprográfica... Mas não antes sem incomodar mais um pouco.. Se todos incomodarem pedindo, alguém terá sorte futuramente caso resolvam ceder... O que não me conformo é que está claro a má vontade do cartório pq muitos outros cartórios de SP fazem sem problema algum...
Se alguém puder colher este aceite por parte de Tondela, nortearia os demais...
Estou lembrando aqui uma questão... A Atendente do cartório falou que consultou o Consulado de SP e que estão exigindo apenas a certidão por cópia reprográfica, que neste caso não seria necessário a Digitada... Que a cópia reprografica é uma certidão de Inteiro teor... Alguém tem idéia sobre a veracidade desta informação? Será que a digitada é realmente dispensável?
Boa tarde, Vocês estão enviando apenas as certidões de nascimento e casamento do requerente em cópia reprográfica e as demais (cônjuge, progenitor não português) em 2a via simples/inteiro teor normal? Ou todas as certidões devem ser em cópia reprográfica?
Certidão por copia reprografica somente os consulados e a conservatória de Tondela exigem, as demais que utilizamos aqui no Fórum solicitam apenas inteiro teor.
@Katia é que as certidões de SP não possuem o selo, por isso que buscamos a reprográfica... A minha dúvida é se de repente a Digitada não seja excesso quando se tem a fotocópia...
@Marco Antonio, eu estou arriscando que seria suficiente somente a reprografia, principalmente no caso do meu filho que o nascimento é relativamente recente (ele eh menor) e o livro deve estar totalmente legível. De qualquer forma apos as férias vou pedir uma pre-analise pra Tondela de todos os documentos (antes de mandar) tomara que dê certo.. senão terei que pedir a inteiro teor as pressas.. rss
na verdade, a única conservatória (até agora) que não exige (ou não precise preferencialmente) que seja a certidão por cópia reprográfica para processos de atribuição é Ovar. Tondela e as demais solicitam sempre a reprográfica.
@Marco Antonio, a página digitada não é excesso de forma alguma. Na verdade, a reprográfica é composta de uma página digitada e outra cópia do livro.
Entendi @Marcia ... o Absurdo é que além de pagar por duas certidões iguais, ter que apostilar duas certidões iguais... Em SP é um absurdo o apostilamento... Será que apostilando apenas a reprográfica, será aceito por Tondela?
Conforme a @Marcia explicou acima eu dei uma informação equivocada. Mil perdões... O correto é... Todas as conservatórias que temos noticia e os consulados exigem as cópias reprograficas, exceto a de Ovar. Sorte...
@Marcia MUITO OBRIGADO!!! Não me cabe tamanha gratidão por todos do fórum, principalmente a vocês moderadores... Enquanto cartórios e outros fecham portas, vcs nos dão forças pra buscar outras abertas... Muito Obrigado!!!
Hoje fui no cartório da Vl. Formosa que não havia apresentado nenhuma dificuldade pra emissão nos moldes que necessitava e pra minha surpresa, fizeram apenas a reprográfica na frente... Indaguei sobre o que tinha pedido e me repassaram a mesma informação que o cartório da Vl. Mariana tinha passado... Só emitem em documentos separados...
Comentários
Vamos por partes...
1°- A partir de 14/08 quando começou a vigorar no Brasil a Convenção de Haia, os consulados não legalizam mais os documentos. Basta levar os documentos nos cartórios autorizados pelo CNJ e apostilar. Inclusive não há mais essa opção no site dos Consulados e sim uma explicação sobre a Convenção.
2°- Alguns cartórios fazem a copia reprografica no verso da certidão de inteiro teor e não cobram nada mais que o valor da certidão( o que seria o correto e mais lógico )porém alguns o fazem em folha de papel separado e cobram sim o mesmo valor da certidão IT.
Ocorre que nem todos os cartórios o fazem de boa vontade e alguns requerentes necessitam solicitar a reprografica juficialmente.
Obs: que eu saiba somente a crc de Tondela exige cópia reprografica e mesmo assim nos processos de atribuição, as demais que os membros desse fórum costumam indicar, aceitam apenas a certidão de inteiro teor apenas.
Espero ter ajudado !
Creio que vc se equivocou.
No site dos Consulados a exigência é apenas pela certidão de inteiro teor e não pela cópia reprográfica
Abaixo texto copiado do site do consulado no Rio de Janeiro:
"Original da certidão de nascimento de inteiro teor do(a) requerente emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros."
"Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há
menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros. Para obter mais informações sobre Apostila de Haia clique aqui."
Será que estamos vendo no mesmo local?
Segue link:
http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/atribuicao-de-nacionalidade-para-maior-de-18-anos-nascidoa-ou-residente-nos-estados-do-rio-de-janeiro-ou-espirito-santo-filhoa-de-pai-ou-mae-portuguesa-inclusive-pai-ou-mae-com-dupla-nacional/
Vc está certíssimo. Copiei o texto dos menores de 14.
De qq forma aqui no Fórum a intenção é fazermos direto em Portugal sem passar pelos consulados devido a morosidade e burocracia, além de ser mais caro.
Por isso realmente só havia visto essa exigência na conservatória de Tondela.
Eu mesma não tive que fazer na conservatória que dei entrada.
Perdoe -me .
Como se dá entrada direto por Portugal? Eu pensei que tinha que passar pelo Consulado... Vejo que tenho que ler mais a respeito! Meu avô era do Algarve, isso pode influenciar onde posso abrir o processo?
Muito obrigada!
Dá uma olhada nesse link...a moderadora @Marcia sempre muito solícita explica como proceder pois ha algumas questões a se esclarecer para saber se vc fará por atribuição ou aquisição.
Mas evite fazer pelo consulado por razões que já te expliquei acima.
Boa sorte !
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4903/quais-documentos-devo-apostilhar#latest
Depois de uma longa jornada para conseguir minha certidão reprográfica, recebi a mesma impressa em duas folhas e não frente e verso.
Tendo em vista a má vontade do cartório em emitir a reprográfica, acho pouco provável que me arrumem uma impressa em frente e verso tão cedo.
Devo apostilar assim mesmo e enviar pra Tondela a certidão em duas folhas? Ou só aceitam a versão frente e verso? O que os amigos acham?
Agradeço pela atenção e por toda ajuda já obtida por aqui!
Algo tipo:
Rio de Janeiro
4a RCPN - Fiz a cópia sem nenhum problema, frente e verso, só cobrou 1 valor.
Topam?
Minha tia mandou certidões para legalizar no consulado e estas demoraram 3 meses até voltarem pra ela.
Nisso Haia entrou em vigor. Como foram legalizadas antes de Haia, as Conservatórias ainda aceitam né?
Obrigado gente e desculpe pela ignorância/repetição.
por enquanto, as Conservatórias ainda estão aceitando as certidões que foram legalizadas pelos consulados.
Veja o link abaixo (para se guiar com o tipo de certidão x tipo de processo):
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071
Sim, as Conservatórias aceitam as certidões legalizadas nos Consulados antes de 14/08. Desde que tenham o selo de segurança ou sejam em cópias reprográficas. Sendo que Tondela só aceitam as certidões de cópias reprográficas.
Estou tentando a reprografia de minhas filhas em Joinville SC e estou tendo dificuldade
eu também estou com problema lá... não teve jeito Eu mandei exemplos, chorei insisti.. Como eh o nascimento do meu filho.. e o registro eh recente, optei por pedir somente a Reprografica.. estou torcendo que Tondela faça pre-analise e aceite essa documentação.
Se alguém puder colher este aceite por parte de Tondela, nortearia os demais...
Será que a digitada é realmente dispensável?
Vocês estão enviando apenas as certidões de nascimento e casamento do requerente em cópia reprográfica e as demais (cônjuge, progenitor não português) em 2a via simples/inteiro teor normal?
Ou todas as certidões devem ser em cópia reprográfica?
eu estou arriscando que seria suficiente somente a reprografia, principalmente no caso do meu filho que o nascimento é relativamente recente (ele eh menor) e o livro deve estar totalmente legível. De qualquer forma apos as férias vou pedir uma pre-analise pra Tondela de todos os documentos (antes de mandar) tomara que dê certo.. senão terei que pedir a inteiro teor as pressas.. rss
Obrigada, Edilaine.
na verdade, a única conservatória (até agora) que não exige (ou não precise preferencialmente) que seja a certidão por cópia reprográfica para processos de atribuição é Ovar. Tondela e as demais solicitam sempre a reprográfica.
@Marco Antonio,
a página digitada não é excesso de forma alguma.
Na verdade, a reprográfica é composta de uma página digitada e outra cópia do livro.
Conforme a @Marcia explicou acima eu dei uma informação equivocada. Mil perdões...
O correto é...
Todas as conservatórias que temos noticia e os consulados exigem as cópias reprograficas, exceto a de Ovar.
Sorte...
sim. Apostile somente a reprográfica.