Certidão de inteiro teor por Cópia reprográfica

1679111221

Comentários

  • Gente, boa noite. Primeiramente, obrigado pelas informações.
    Cheguei ontem de Portugal e a informação lá é que as certidões de nascimento lá TÊM que ser por reprografia, se não, nem aceitam. Seja para cidadania, ou para dar entrada em escola, a cópia tem que ser reprográfica, e junto com o Apostilamento de Haia. Me deixaram isso bem claro. Hoje o Apostilamento é feito em qualquer Cartório, e tem a facilidade, (desde setembro) através de um acordo do atual governo federal (sem apologia à politica anterior ou atual) não é mais necessário levar no Consulado, nem na Embaixada Brasileira em Portugal. O Apostilamento feito nos cartórios, facilitará muito e agilizará os processos. Agora, quem tiver a oportunidade de fazer em Portugal é melhor, pois hoje, estão concentrando todos os processos em Lisboa. Para se ter uma idéia, segundo informações de um funcionário do consulado, hoje são 27.000 processos em Lisboa, para apenas 4 pessoas digitarem. Abraços.
  • @Guilherme Nassar, não são todos os Cartórios que fazem o apostilamento, por enquanto só da Capital.
    E não são todas as escolas que pedem a certidão por meio reprográfico não. Aliás essa informação para mim é novidade, mas vou me informar, porque as coisas mudam de uma hora para outra.
    Obrigada por dividir conosco.
  • Bom dia,

    Estou dando entrada no processo de atribuição via Tondela, minha duvida é a seguinte:
    No caso da certidão de nascimento de inteiro teor, por copia reprográfica, posso encaminhar a certidão digitalizada e uma xerox autenticada da folha do meu registro no livro, ambas apostiladas? Pois o cartório não quer ou não sabe emitir a certidão reprográfica.
  • @Fernando Fonceca, Eles só aceitam originais, com firma reconhecida de que assinou a certidão e apostilada.
  • Boa noite pessoal,
    Eu já recebi a inteiro teor da certidão de nascimento, mas sem a cópia reprográfica, tem que estar na mesma folha?
    E o reconhecimento do tabelião eu posso fazer em um cartório que não seja na cidade de emissão da certidão ?
  • @Isabelle Melo, o meu foi separado, pois só consegui a reprográfica depois, a Conservadora de Tondela aceitou.
    Sim, por sinal público.

  • Por favor amigos uma duvida, estou requerendo a certidao inteiro teor do meu pai com copia rep. do livro, o cartorio no RJ ja aceitou fazer e cobrar dois documentos 135 cada um, enfim... Precisarei transcrever o casamento do meu avô, essa inteiro teor com copia do livro é apenas para certidao de nascimento ou se extende para as de casamento tambem? Alguem me explica por favor como.peco para reconhecer firma do requerente do cartório, não entendi essa parte. Obrigado
  • @luciana Duarte vieram separadas, mas a teor mencionava a cópia reprográfica? Porque eu já estou com a certidão de inteiro teor, se for o caso vou pedir só a cópia reprográfica agora. Estou sem saber se a teor tem que mencionar que a cópia reprográfica foi extraída do livro tal, folha tal...
  • Raquel S LimaRaquel S Lima Member
    editado September 2016
    @Marina Dietzsch Pinto ,

    Não precisa a cobrança de 2 certidões , explica para o cartório que você quer somente a copia reprográfica do livro ( Automaticamente virá em inteiro teor ) , quando se pede este tipo de documento o cartório entende que voce quer a certidão de inteiro teor " escrito " e a certidão de inteiro teor reprográfico " foto do livro digitalizado na certidão " , será um custo a menos para você

    No caso de transcrição de casamento , todos os cartórios pedem também a certidão por copia reprográfica " Copia do livro na certidão " , eles não aceitam aquela certidão de inteiro teor digitado .

    Quando solicitamos a certidão , o escrevente do cartorio assina a certidão , caso não de para eles reconhecer a firma do escrevente , pode ir em qualquer cartório notorial e pedir para reconhecer a assinatura do escrevente que assinou a certidão , isso pode ser em qualquer cartório notorial , caso o cartório não saiba fazer isto , pede para eles localizarem a assinatura em um sistema chamado " CENSEC " nesse sistema eles tem acesso á todos os escreventes que assina as certidões , o custo disso gira em torno de 5, 6 reais .

    Ressaltando , TODOS OS PROCESSOS , seja eles " Transcrição - Aquisição ou Atribuição , todas as certidões de nascimento / casamento tem que ser por copia reprográfica , alguns casos passa a de inteiro teor , mais para não correr o risco de cair em exigência , solicita a copia reprográfica

    Se der tempo , voce solicita somente " certidão em inteiro teor reprográfica de nascimento de fulano " e " certidão em inteiro teor reprográfica de casamento de fulano "

    Somente 1 certidão de cada 1 com a copia do livro digitalizado na certidão , somente isso
  • Boa tarde. Hoje dia 28/09/2016
    Acabei de voltar do cartório no bairro do tanque (rio de Janeiro).
    É me informaram que não liberaram a Certidão de inteiro teor por Cópia reprográfica, somente com uma petição!!!!!
    Ainda falaram que demora 25 dias!!!!
    Absurdo isso!
    Alguém sabe alguma medida que agilize isso!?????
  • @Felipe Fabiana , normal os cartorios se recusarem a fazer este tipo de emissão ,

    Leia este link e imprimi e leva ao cartorio

    """ https://s31.postimg.org/k04etpuyj/leis.png
    Leis para imprimir e levar junto, deu trabalho, mas acredito que ajudará ao pessoal do RJ principalmente. """

    @Marina Dietzsch Pinto , olha , caso seja necessário , mostre esses exemplos de certidão por copia reprográfico para o cartório e fala que voce quer somente deste modo

    "" Exemplo minha certidão

    : https://postimg.org/image/l7bvfad7b ""
  • @Marina Dietzsch Pinto, reconhecer firma, é o mesmo que reconhecer a assinatura de quem assinou sua certidão, processo simples que custa uns R$ 6,00.
    @Isabelle Melo, a minha não mencionava porque mandei a IT antes da nova exigência da reprográfica. Peça somente a reprográfica, que esta, virá escrito Inteiro Teor. Só será um apostilamento.
  • Boa tarde,
    Vi no fórum que a única conservatória que está aceitando processo de atribuição com certidões somente de inteiro teor (sem a cópia reprográfica) é Ovar, isso está correto?
    Pergunto isso pq já tenho quase todas as certidões necessárias para iniciar meu peocesso (só está faltando uma) porém, todas foram feitas somente de inteiro teor (sem ser por cópia reprográfica). Gostaria de saber se teria como mandar para Ovar essas certidões?
    Caso não, eu posso pedir para os cartórios fazerem somente a cópia reprográfica das certidões? Acho que isso seria mais barato. Sendo que as datas de emissão das certidões seriam diferentes né.... E elas estariam em folhas separadas. Isso pode ser um problema?

    Muito obrigado pela ajuda!!!!
  • Pessoal!!!! O cartório do Tanque (12º) já está fazendo sem a petição! Peguei a minha ontem! E nada de 25 dias tb... Eu tinha pedido a de inteiro teor dessa forma e fui informada que deveria esperar chegar essa e depois pedir com a petição. Quando fui buscar, me disseram que o tabelião já estava dispensando a petição e que eu poderia esperar 2 dias e ir lá novamente. Assim fiz e quando cheguei, para minha adorável surpresa, estava lá...

    UFA!

    Só é estranha, pois a cópia é muito mal feita e o documento veio escrito a mão "certifico que esta cópia é reprográfica do livro" bla bla e a assinatura.

    Espero que não dê problemas! :/
  • Prezados,

    Alguém possui um modelo de certidão negativa do cartório informando que nao pode emitir a copia reprografica do livro de registro civil e poderia disponibilizar aqui ou por email? O cartório daqui nunca emitiu esse tipo de certidão.
  • @Alessandra Gomes, eu tenho, vou procurar aqui pra te enviar. Na verdade é um oficio dizendo que não fazem esse tipo de certidão pois o livro é grande, não cabe na máquina para fazer a cópia. Mas vou procurar aqui.
  • Bom dia galera! Tudo bem?
    Consegui obter a certidão IT por cópia reprográfica de nascimento minha avó e meu pai sem problemas. Porém a minha estou tendo um inconveniente no cartório: eles se negam a fazer frente e verso conforme o modelo do Nilton: https://postimg.org/image/e2u2695xz e https://postimg.org/image/l7bvfad7b.
    O que eles fazem é uma certidão IT em uma folha, 60 e poucos reais se não me engano e a certidão reprográfica em outra folha. VI em outras discussões que alguns membros estão mandando assim: (as duas folhas) e apostilando somente a certidão reprográfica. Devo fazer isso mesmo? Alguém mandou assim para alguma conservatória e teve problemas? Vou pedir no meu cartório hoje mesmo e precisava saber o que fazer. Obrigado à todos!
  • Pessoal, tenho uma dúvida: afinal, eu posso apresentar somente a reprografica, sem a parte digitada na frente?
  • editado October 2016
    @MAdelaideVelloso, obrigada por responder [APAGADO]

    Grata
  • Preciso da ajuda de vocês, não consegui que a cópia reprografica fosse feita no verso da folha especial do cartorio.
    Pedi para fazerem, disseram q iam fazer e qnd fui retira hoje, verifiquei que as certidões são de i teiro teor porém a cópia Reprográfica veio numa folha de oficio normal, apenas autenticado e com firma reconhecida!

    Será que aceitam assim??

    Caso aceite, como devo apostilar?? Tenho duas folhas para cada certidao, uma em papel moeda e a reprografica em papel comum...
  • Além desse modelo que ja esta circulando aqui no tópico, alguém poderia enviar algum outro modelo que ficou diferente?
    No meu caso as escrituras no livro ocupam sempre duas paginas...
    Por isso não é possivel colocar a cópia reprografica apenas no verso como neste modelo q esta circulando aqui.

    Alguem pode me dar uma dica ou ajuda quanto a isso?

    Pensei que ja estaria tudo certo hj qnd fui pegar as certidões e agora vi q tenho esse problema!
  • @Gabriel Ramos
    A certidão que é pedida é o modelo cópia reprográfica, sendo reprográfica ela já é de inteiro teor por se tratar de uma cópia do livro.
    Somente esse modele é requisitado não tendo a necessidade de enviar a certidão de inteiro teor digitada.
    É indicado enviar o modelo digitado nos casos que o modelo reprográfico está ilegível.
    Portanto caso queira enviar os dois modelos, não é necessário estar na mesma folha.
  • @Thiago M
    Rntendo que só pedem a reprografica.
    Pedi isso no cartorio, e naquela folha especial do cartorio onde vem escrito inteiro teor veio a digitada.

    A cópia do livro veio em uma folha A4 simples separada.
    Será que sem ser jo papel especial do cartório tem validade?

    Devo apostilar as dias folhas?
  • Gabriel,

    Envie as duas folhas. A certidão digitada certifica a cópia reprográfica, o apostilamento é por documento não importa quantas folhas contém, portando vc pagará apenas um procedimento.
  • @Gabriel Ramos

    No meu caso eu pedi a reprográfica é veio no papel especial do cartório a xerox do livro, escrito Certidão de Inteiro Teor.
    No caso de ser em um papel simples, não tenho o conhecimento se é aceito.
    Eu voltaria no cartório e explicaria que a xerox tem que ser no papel do cartório.
    Eu fiz 3 certidões reprográficas em 3 cartórios diferentes (em SP capital), todas as certidões foram feitas em papel especial do cartório e somente a xerox.
    Não tive dificuldade nenhuma, todos os atendentes já sabiam do que se tratava e como proceder, e nos 3 cartórios não faziam os dois modelos na mesma folha(digitado e reprográfica).
    Caso você quisesse teria que pagar por duas certidões e viria em papeis diferentes.
    Então optei em fazer somente a reprográfica.

  • Obrigado pelas informações.
    Voltei no cartorio e pedi para imprimirem a copia em papel especial e eles vão tentar fazer.
    É um cartório de cidade do interior é o primeiro que eles estão fazendo.
    Pelo menos estão com boa vontade em fazer.
  • pois é, meio complicado isso, o cartorio do rio em cascadura diz que nao pode emitir a tal reprografica no verso, mas diz q me da uma segunda certidao, em folha separada com a reprografica.... sera que aceitam assim duas certidoes? uma inteiro teor, outra com a copia reprografica?
  • @Haroldo Soares
    Sim aceitam, em SP Capital fazem do mesmo jeito.
    Lembrando que é somente necessária a de modelo reprográfica.
  • Prezados, Boa Tarde !!

    Nilton Batista, gostaria de uma ajuda sua se possível...
    Sou do RJ capital e sem me atentar pra toda essa mudança, pois no site do Consulado ainda consta apenas a informação de Inteiro Teor , com o Tratado de Haia, e não a cópia reprográfica, acabei tirando 3 certidões de inteiro teor e apostilando em outro cartório aqui do Centro do RJ. E agora ? Será que posso voltar aos cartórios para que eles emitam a parte esta Cópia Reprográfica ? Terei um jogado dinheiro fora ? Será que você teria como me ajudar ou outro alguém que passou por isso...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.