Me ajudem, olha que situação, meu pai é portugues, esta vivo e vive com outra muler que nao tenho afinidade e ele esta muito de idade e nao tenho acesso aos documentos dele para que posso pegar minha nacionalidade portuguesa. As unicas informações que tenho é que ele veio por volta de 1958 para o Brasil, meus avós ja são falecidos e sao da regiao de aveiro.Vou deixar aqui o que eu tenho se alguem puder me dar uma luz fico muito grata.
Pai: ANTONIO MARQUES FIGUEIRA
NASC. 22\04\1949 REGIAO DE AVEIRO NAO SEI EXATA A CIDADE
AVÓS: ANTONIO ASSUNÇÃO DOS ANJOS MARQUES FIGUEIRA E OLIVIA MARQUES DA SILVA
Obrigada gente, consegui todos os dados, eu algum tempo atrás tinha falado aqui mas não tive êxito, @Guilherme Moreira vc disse que não precisa de certidão?
posso ir aqui já no consulado no Rio de Janeiro e dar a entrada para a nacionalidade?
Meus dois avós eram portugueses sim mas se casaram no Brasil.
Do meu avô Antônio tenho todas as informações, mas ficou uma exigência do local de nascimento da minha avó Anna de seu local de nascimento que informaram não ser no Porto.
Oi boa tarde alguém pode me ajudar meu bisavô é português e tenho o atestado de óbito dele porém preciso de registro civil em Portugal ele nasceu em boubadela
O nome dele é augusto ferreira da Silva filiação Manoel Ferreira da Silva e Carolina de jesus ferreira ele foi nascido em 29/11/2008
Estou numa busca incansável do local de nascimento do avô do meu sogro, que era Português.
Tentei contato pelo arquivo nacional mas as visitas presenciais estão suspensas por conta da Covid (abri um protocolo solicitando uma cópia do prontuário do RNE dele, mas fui informado que caso não esteja digitalizado, o atendimento pode demorar bastante pra ser concluído) e na Curia a mesma situação, mesmo assim estou aguardando alguma resposta deles.
O português que a gente busca chamava-se:
RAUL FERREIRA DE SOUZA
NASCIDO EM 29/08/1897 ou 28/07/1897
FILHO DE MANOEL MATTOS DE SOUZA E JOAQUINA MENDES (pode ser também Manoel Matos de Sousa e Ana Joaquina Mendes, vimos esses nomes escritos de formas diferentes em algumas certidões de nascimento de seus filhos).
Consegui a certidão de casamento do Raul datada de 06.01.1922 na 3 Circunscrição RJ (mas só informa que ele era natual de Portugal, mais nada) e minha sogra na semana passada conseguiu no cemitério em que ele foi enterrado os dados da certidão de óbito , que levamos no cartório e pegamos a segunda via, que também não vem falando nada a respeito do que precisamos.
Raul casou-se com Philomena Rozolia Garritano (ou Risolia Garretano) teve três filhos no Brasil:
NILTO FERREIRA DE SOUZA
CASTORINA GARRETANO FERREIRA
ELZA DE SOUZA FERREIRA
Se algum amigo do fórum puder me dar uma força, ficarei muito grato. Lendo os comentários, pude perceber que vocês conseguem achar os mais variados documentos.
Gostaria de achar documentos de meus bisavós em Portugal e não tenho muitas informações. Não sei se é possível, mas vejo gente aqui achando documentos como mágica!!! enfim...
Os documentos que procuro são os assentos de baptismo de 1838 e 1848 (baseados nesse documento que tenho). Pedi na Distrital de Vila Real, mas eles só tem documentos a partir de 1860 (inclusive já procurei no FS e tbém não encontrei). Escrevi à prefeitura de Montalegre e não obtive resposta. Pq quero isso? pq esse "Portelinha" no nome de meu bisavô eu não sei de onde veio, já que são registrados como filhos de mães solteiras, e quem sabe se no assento de batismo tem essa informação, no caso de meu bisa.
Bisavó: Emilia Fernandes - mãe Maria Fernandes
Bisavô: João Ferreira Portelinha - mãe Maria Ferreira
Eles são de Salto, Montalegre, Vila Real - Portugal
Gostaria de uma ajuda, se possível. Estou a procura da certidão do meu avô. Ele é Portugues, veio para o Brasil, bebê ainda. Não tenho muitas informações.
Nome: Tecio Dias
Nascimento: 17/04/1914
Pais: Ana de Jesus / Agostinho Dias
Achei um registro que poderia ser do meu bisavô, mas não tenho certeza, se realmente é ele e o local de nascimento. Mas vou por aqui caso ajude.
(Nossa Senhora da Assunção, Santa Combra do Dão, Viseu, Portugal).
Preciso de ajuda para encontrar a certidão de nascimento da minha avó. Não tenho informações do local de nascimento dela. O único documento que tenho é a certidão de casamento,ela se casou no Brasil. Os únicos dados que tenho são:
Olá, bom dia. estou tentando fazer o processo de naturalização para mim por ter meu bisavô português, porém, documento e¡dele eu sò tenho a certidão de óbito que é brasileira, pois ele faleceu no Brasil. Preciso encontrar a certidão de nascimento dele, mas eu nao sei em que cidade e freguesia ele nasceu. meu nome é Kharen Simões Perafan Augusto
@Kharen2 , fazer diretamente do seu bisavô para você não é possível. Você só conseguirá obter a cidadania portuguesa se seu pai/mãe, neto (a) do português estiver vivo. Ele pede e, após a concessão, você pede, como filha.
Estou na busca pela certidão de batismo do Bisavô do meu Marido. Alguém consegue me ajudar?
Nós já achamos a certidão de casamento, o óbito, mas nada da certidão de nascimento.
Nós temos algumas informações:
Manoel Felippe Rabello dos Santos (Pelo registro de óbto dele, ele nasceu em 1885, e uma prima falou que ela tinha nascido em Porto, e morreu em 1929 no Rio de Janeiro).
Nome da mãe: Maria da Gloria Felippe Rabello
Nome do Pai: Manoel Felippe Rabello
Esposa: Aurora Esperança Rabello (acho que o nome de solteira era Aurora Esperança Pereira Soares
No casamento de Manoel Felipe com Esperança Aurora em 30.08.1911, ele consta com 24 anos, dando um ano de nascimento de 1886-1887.
Já olhou as certidões de todos os filhos de Manoel? Em alguma pode constar mais que "natural de Portugal". Pois só Porto fica difícil; são várias freguesias bem grandes.
Tentando "cercar" a localização e datas, usando dados de outros parentes e certidão, vai aumentando a chance de sucesso.
Já alimentou no Family Search a árvore genealógica de sua família? Mas acrescente o máximo de parentes possíveis que souber (irmãos do avô, bisavô, do pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa certidão de casamento, nascimento etc de um desses pode aparecer o concelho ou freguesia do português. Em muitas será só "natural de Portugal", mas cada escrivão colocava dados diferentes nos livros.
Eu vi na certidão de casamento essa data mesmo porém, na certidão de óbito diz que ele faleceu com 44 anos no ano de 1929, ai o nascimento seria em 85. Eu estou pesquisando livro por livro das Freguesias do Porto tentando achar algo.
Já achei algumas certidões de filhos e irmãos, mas nenhuma ainda que dissesse onde de Porto. Mas vou continuar a busca, muito obrigada!
Mencionei para você ficar de olho na possibilidade de ter nascido em outra data.
Lembre-se que o óbito não é declarado pela própria pessoa; muitas vezes nem da família era. Por isso as informações tendem a ser mais imprecisas. Muitas vezes se chutava a idade do falecido.
Casamento, em teoria (dependendo da época), a pessoa apresentou algum documento. Mas, sim, existem casos em que era tudo de boca e a pessoa mentiu, ou mesmo não sabia exato o ano que nasceu (muitos imigrantes eram semi analfabetos).
Bom dia pessoal, estou levantando toda documentação do meu bisavô para dar entrada no meu processo de dupla cidadania portuguesa. Hoje não possuo todos os dados necessários, por esse motivo solicito encarecidamente o apoio para localizar mais informações para emissão de 2° via de certidão de nascimento.
Nome: ANTONIO BAPTISTA (pode apresentar alguma divergência em termo de acentuação)
Nascido em Portugal.
Região conhecida como "trás-os-montes" (não tenho certeza dessa informação)
Distrito: Viseu - Alto Douro (não tenho certeza dessa informação)
Concelho: São João da Pesqueira (não tenho certeza dessa informação)
Freguesia: (não tenho essa informação)
Data de nascimento: 06/03/1898
Pai: ARNALDO BAPTISTA
Mãe: LAURA PRECIOSA
Data de casamento: 24/12/1919 - Realizado no Rio de Janeiro - BRASIL.
Cônjuge: FLORIPES DUQUE
Nascida no Rio de Janeiro - Brasil.
Data de nascimento: 05/12/1989
Pai: SEBASTIÃO DUQUE
Mãe: MARIAD ASSUNPÇÃO DUQUE
Não tenho datas e/ou outras informações sobre o processo de imigração para o Brasil.
Fico agradecido desde já pela apoio no processo de busca e fico a disposição.
Comentários
Boa tarde meus amigos.
Estou tentando buscar a Certidão de Batismo da minha avó que nasceu em Portugal mas não sabemos o local/região.
Anna Maria Arminda Nogueira
Nascimento: 08/01/1916 (ou próximo a esta data)
Pai: Domingos Pinto Nogueira
Mãe: Thereza de Jesus
@leodiaspinto
ID 340108 / Ana Maria Arminda / Baião / Baião / Domingos Pinto Nogueira / Teresa de Jesus / Lavradeira / 17 / Rio de Janeiro / Solteiro
já tentou solicitar no civilonline? https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
casamento, https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-HFQR o avô também é português
Olá pessoal, boa tarde...
Me ajudem, olha que situação, meu pai é portugues, esta vivo e vive com outra muler que nao tenho afinidade e ele esta muito de idade e nao tenho acesso aos documentos dele para que posso pegar minha nacionalidade portuguesa. As unicas informações que tenho é que ele veio por volta de 1958 para o Brasil, meus avós ja são falecidos e sao da regiao de aveiro.Vou deixar aqui o que eu tenho se alguem puder me dar uma luz fico muito grata.
Pai: ANTONIO MARQUES FIGUEIRA
NASC. 22\04\1949 REGIAO DE AVEIRO NAO SEI EXATA A CIDADE
AVÓS: ANTONIO ASSUNÇÃO DOS ANJOS MARQUES FIGUEIRA E OLIVIA MARQUES DA SILVA
@claudiafigueira , peça uma certidão pelo civil online, com os dados que tem
Coloque o Distrito de Aveiro, um Concelho e Freguesia qualquer.
Em "Informações adicionais", diga que não tem certeza quanto ao Concelho e Freguesia!
Peça hoje e, assim que o pagamento for confirmado, eles enviam a certidão para o seu email.
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"
@claudiafigueira
O ano de nascimento é 1948, o concelho Estarreja. Com esta ficha consular nem precisa solicitar a certidão de nascimento:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GGK1-9VRP?i=118&cc=1932363
Pelo que vi vc também sabe que a freguesia é Salreu.
@claudiafigueira vc já tem um post referente ao mesmo assunto.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15521/certidao-de-nascimento-do-meu-pai-em-aveiro#latest
Obrigada gente, consegui todos os dados, eu algum tempo atrás tinha falado aqui mas não tive êxito, @Guilherme Moreira vc disse que não precisa de certidão?
posso ir aqui já no consulado no Rio de Janeiro e dar a entrada para a nacionalidade?
@claudiafigueira
Vc não precisa da certidão do seu pai porque tem todos os dados necessários: nome, filiação, data e local de nascimento.
@Guilherme Moreira obrigada amore....
@Kleber Silva Aguiar
Obrigado pelas informações meu amigo.
Meus dois avós eram portugueses sim mas se casaram no Brasil.
Do meu avô Antônio tenho todas as informações, mas ficou uma exigência do local de nascimento da minha avó Anna de seu local de nascimento que informaram não ser no Porto.
Oi boa tarde alguém pode me ajudar meu bisavô é português e tenho o atestado de óbito dele porém preciso de registro civil em Portugal ele nasceu em boubadela
O nome dele é augusto ferreira da Silva filiação Manoel Ferreira da Silva e Carolina de jesus ferreira ele foi nascido em 29/11/2008
@Gracilene
Acho que a freguesia deve ser Bobadela. A data de nascimento tb não está correta.
Boa noite, meus amigos!
Preciso da ajuda de vocês.
Estou numa busca incansável do local de nascimento do avô do meu sogro, que era Português.
Tentei contato pelo arquivo nacional mas as visitas presenciais estão suspensas por conta da Covid (abri um protocolo solicitando uma cópia do prontuário do RNE dele, mas fui informado que caso não esteja digitalizado, o atendimento pode demorar bastante pra ser concluído) e na Curia a mesma situação, mesmo assim estou aguardando alguma resposta deles.
O português que a gente busca chamava-se:
RAUL FERREIRA DE SOUZA
NASCIDO EM 29/08/1897 ou 28/07/1897
FILHO DE MANOEL MATTOS DE SOUZA E JOAQUINA MENDES (pode ser também Manoel Matos de Sousa e Ana Joaquina Mendes, vimos esses nomes escritos de formas diferentes em algumas certidões de nascimento de seus filhos).
Consegui a certidão de casamento do Raul datada de 06.01.1922 na 3 Circunscrição RJ (mas só informa que ele era natual de Portugal, mais nada) e minha sogra na semana passada conseguiu no cemitério em que ele foi enterrado os dados da certidão de óbito , que levamos no cartório e pegamos a segunda via, que também não vem falando nada a respeito do que precisamos.
Raul casou-se com Philomena Rozolia Garritano (ou Risolia Garretano) teve três filhos no Brasil:
NILTO FERREIRA DE SOUZA
CASTORINA GARRETANO FERREIRA
ELZA DE SOUZA FERREIRA
Se algum amigo do fórum puder me dar uma força, ficarei muito grato. Lendo os comentários, pude perceber que vocês conseguem achar os mais variados documentos.
Obrigado a todos.
@biaalmeida leia esse tópico, mais ativo, e faça sua pergunta aqui.
Boa tarde...
Gostaria de achar documentos de meus bisavós em Portugal e não tenho muitas informações. Não sei se é possível, mas vejo gente aqui achando documentos como mágica!!! enfim...
Os documentos que procuro são os assentos de baptismo de 1838 e 1848 (baseados nesse documento que tenho). Pedi na Distrital de Vila Real, mas eles só tem documentos a partir de 1860 (inclusive já procurei no FS e tbém não encontrei). Escrevi à prefeitura de Montalegre e não obtive resposta. Pq quero isso? pq esse "Portelinha" no nome de meu bisavô eu não sei de onde veio, já que são registrados como filhos de mães solteiras, e quem sabe se no assento de batismo tem essa informação, no caso de meu bisa.
Bisavó: Emilia Fernandes - mãe Maria Fernandes
Bisavô: João Ferreira Portelinha - mãe Maria Ferreira
Eles são de Salto, Montalegre, Vila Real - Portugal
Muito obrigada...
@mabego seus bisavós nasceram entre 1838 e 1848? Quem dos descentes deles estão vivos?
só eu...
os bisa = falecidos em Portugal. Tenho os óbitos.
minha avó portuguesa = falecida no Brasil (casada com meu vô italiano, aqui no Brasil). Tenho os óbitos.
meu pai = falecido aqui no Brasil também.
@mabego vc teria que procurar a certidão da sua avó portuguesa e não dos bisavós.
A documentação dos avós já tenho...
Já estou retificando nos cartórios brasileiros.
Queria mesmo era levantar a informação do nascimento dos bisavós. Por causa da origem do nome Portelinha!!!
Tipo: "de onde veio isso?"
Boa tarde,
Gostaria de uma ajuda, se possível. Estou a procura da certidão do meu avô. Ele é Portugues, veio para o Brasil, bebê ainda. Não tenho muitas informações.
Nome: Tecio Dias
Nascimento: 17/04/1914
Pais: Ana de Jesus / Agostinho Dias
Achei um registro que poderia ser do meu bisavô, mas não tenho certeza, se realmente é ele e o local de nascimento. Mas vou por aqui caso ajude.
(Nossa Senhora da Assunção, Santa Combra do Dão, Viseu, Portugal).
Desde já agradeço ..
Boa noite!
Preciso de ajuda para encontrar a certidão de nascimento da minha avó. Não tenho informações do local de nascimento dela. O único documento que tenho é a certidão de casamento,ela se casou no Brasil. Os únicos dados que tenho são:
Nome: Maria Augusta Ribeiro
Pai: Manoel Alves Ribeiro
Mãe: Francisca Dias de Moura
Data de nascimento: 11/06/1913
Se alguém puder me ajudar agradeço.
Olá, bom dia. estou tentando fazer o processo de naturalização para mim por ter meu bisavô português, porém, documento e¡dele eu sò tenho a certidão de óbito que é brasileira, pois ele faleceu no Brasil. Preciso encontrar a certidão de nascimento dele, mas eu nao sei em que cidade e freguesia ele nasceu. meu nome é Kharen Simões Perafan Augusto
Será que vocês poderiam me ajudar?
Bisavô, nome: Casemiro Augusto
Pai:Manoel Joaquim Alemão
Mae: Maria da Glória
Data de nascimento de Casemiro: 01/02/1909.
Se puderem me ajudar eu agradeço muito!
@Kharen2 , fazer diretamente do seu bisavô para você não é possível. Você só conseguirá obter a cidadania portuguesa se seu pai/mãe, neto (a) do português estiver vivo. Ele pede e, após a concessão, você pede, como filha.
Olá, bom dia!
Estou na busca pela certidão de batismo do Bisavô do meu Marido. Alguém consegue me ajudar?
Nós já achamos a certidão de casamento, o óbito, mas nada da certidão de nascimento.
Nós temos algumas informações:
Manoel Felippe Rabello dos Santos (Pelo registro de óbto dele, ele nasceu em 1885, e uma prima falou que ela tinha nascido em Porto, e morreu em 1929 no Rio de Janeiro).
Nome da mãe: Maria da Gloria Felippe Rabello
Nome do Pai: Manoel Felippe Rabello
Esposa: Aurora Esperança Rabello (acho que o nome de solteira era Aurora Esperança Pereira Soares
Aqui tem um registro do casamento deles: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:KFSZ-1CH (Já achamos em cartório e já fizemos o pedido desse documento). O nome dele foi escrito errado com 'y'.
Obrigada desde já " :)
@BarbaraTelles
No casamento de Manoel Felipe com Esperança Aurora em 30.08.1911, ele consta com 24 anos, dando um ano de nascimento de 1886-1887.
Já olhou as certidões de todos os filhos de Manoel? Em alguma pode constar mais que "natural de Portugal". Pois só Porto fica difícil; são várias freguesias bem grandes.
Tentando "cercar" a localização e datas, usando dados de outros parentes e certidão, vai aumentando a chance de sucesso.
Já alimentou no Family Search a árvore genealógica de sua família? Mas acrescente o máximo de parentes possíveis que souber (irmãos do avô, bisavô, do pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa certidão de casamento, nascimento etc de um desses pode aparecer o concelho ou freguesia do português. Em muitas será só "natural de Portugal", mas cada escrivão colocava dados diferentes nos livros.
@CarlosASP
Oi Carolos! Obrigada!!
Eu vi na certidão de casamento essa data mesmo porém, na certidão de óbito diz que ele faleceu com 44 anos no ano de 1929, ai o nascimento seria em 85. Eu estou pesquisando livro por livro das Freguesias do Porto tentando achar algo.
Já achei algumas certidões de filhos e irmãos, mas nenhuma ainda que dissesse onde de Porto. Mas vou continuar a busca, muito obrigada!
@BarbaraTelles
Mencionei para você ficar de olho na possibilidade de ter nascido em outra data.
Lembre-se que o óbito não é declarado pela própria pessoa; muitas vezes nem da família era. Por isso as informações tendem a ser mais imprecisas. Muitas vezes se chutava a idade do falecido.
Casamento, em teoria (dependendo da época), a pessoa apresentou algum documento. Mas, sim, existem casos em que era tudo de boca e a pessoa mentiu, ou mesmo não sabia exato o ano que nasceu (muitos imigrantes eram semi analfabetos).
@CarlosASP Obrigada Carlos!
Ai que difícil! ahhahahaha Vou tentar pesquisar de acordo pela data da certidão de casamento também.. para tirar essa dúvida.
Obrigada!
Bom dia pessoal, estou levantando toda documentação do meu bisavô para dar entrada no meu processo de dupla cidadania portuguesa. Hoje não possuo todos os dados necessários, por esse motivo solicito encarecidamente o apoio para localizar mais informações para emissão de 2° via de certidão de nascimento.
Nome: ANTONIO BAPTISTA (pode apresentar alguma divergência em termo de acentuação)
Nascido em Portugal.
Região conhecida como "trás-os-montes" (não tenho certeza dessa informação)
Distrito: Viseu - Alto Douro (não tenho certeza dessa informação)
Concelho: São João da Pesqueira (não tenho certeza dessa informação)
Freguesia: (não tenho essa informação)
Data de nascimento: 06/03/1898
Pai: ARNALDO BAPTISTA
Mãe: LAURA PRECIOSA
Data de casamento: 24/12/1919 - Realizado no Rio de Janeiro - BRASIL.
Cônjuge: FLORIPES DUQUE
Nascida no Rio de Janeiro - Brasil.
Data de nascimento: 05/12/1989
Pai: SEBASTIÃO DUQUE
Mãe: MARIAD ASSUNPÇÃO DUQUE
Não tenho datas e/ou outras informações sobre o processo de imigração para o Brasil.
Fico agradecido desde já pela apoio no processo de busca e fico a disposição.
@Diego_Pinheiro
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/249856/#Comment_249856