Bom dia à todos. Gostaria de saber o que significa RG num papel que achei nas coisas de minha mãe já falecida. Os dados são de minha avó portuguesa. ANGELINA ROZA RAMOS OBS: A DATA DE NASCIMENTO ESTÁ 20/02/1888, a data correta como já obtive ajuda da Marisa é 15/11/1887. RG 5.176056 RE 727357 PAI - CONSTANTINO PINTO DE OLIVEIRA LUÍSA JULIA RAMOS Será que tem como localizar esse documento?
É um registro de estrangeiro. Se você quiser receber a cópia de inteiro teor do prontuário envie os dados da carteira e faça solicitação ao serviço de atendimento a distância do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.
Através do assento dos seus avós você poderá encontrar os antepassados. Nesse registro é dito onde os pais de se casaram, ao encontrar o casamento terá mais dados que te levarão aos assentos dos bisavós. E assim por diante. No caso de Angelina você já tem a idade dos pais no registro de passaporte. Será fácil encontrá-los. Existem várias sites próprios para criar árvore genealógica.O FamilySearch é um deles.
O processo de avós para netos é a aquisição ou naturalização. Pela lei vigente não dá direito aos bisnetos. Porém, a regulamentação da lei 9/2015 irá mudar essa limitação, só não sabemos se haverá alguma exigência.
Vocês poderá requerer a aquisição antes da regulamentação ou depois. É uma questão individual.
Célia Regina, Boa tarde, Eu também tive esta divergência e eles não consideraram erro por ser documentos muito antigo, inclusive de cidade, tomara que não te de nenhum problema, vai dar certo!!!
@celiaregina66, você não precisa transcrever o óbito, somente o casamento dos avós. Eles não exigem a transcrição do óbito. Na sua situação é melhor não transcrever por conta do erro.
estou no processo para retirar minha cidadania portuguesa, como bisneta de português. Porém gostaria de saber de alguma informação quanto ao local do meu bisavô materno em Portugal ou algum parente que reside lá ou aqui no Brasil.
Nome do meu bisavô: Maximino Benício Rola Morou em MANAUS-AM Casou-se com: Olívia Sena Rola (minha bisavó materna)
Meu bisavô era Português e se chamava Ivo Antunes, casado com Helena da Rosa Antunes Portuguesa tb, tiveram 4 filhos aqui no Brasil e um deles é meu avô José Antunes Brasileiro, falecido tb. Ivo Antunes nasceu entre 1890 à 1900, tb não sabemos ao certo.
Preciso da certidão de nascimento do meu bisavô Ivo Antunes ou da minha bisavó Helena da Rosa Antunes, mas não tenho mais nenhum dados deles. Oq vocês podem fazer para me ajudar???
achei uns documentos de meu avô Belmiro Mathias e a unica informação sobre o local de nascimento é que ele é de Almeida, nasceu em 16/08/1902, já mandei e-mail para la e eles querem saber qual a freguesia, mas não tenho a mínima ideia de onde achar rs Alguém sabe como?
o cartão que vc encontrou e o pedido de passaporte que o Kleber encontrou são da mesma pessoa; solicite à Conservatória de Vila Real, informando a freguesia de Vila Real.
Boa tarde! Poderia me orientar como posso buscar o concelho de nascimento do meu avô português, para providenciar a certidão de nascimento dele?
Os dados que tenho (pelas diversas buscas):
Nome: José de Oliveira Data de nascimento: 26 de novembro de 1896 Nome do pai: Joaquim de Oliveira Nome da mãe: Luiza Gomes Casamento no Brasil com Barbara Alves Da Motta em 22/04/1922, mas a certidão de casamento consta apenas que ele é de Portugal e não apresenta o número do passaporte ou outro documento. Certidão de óbito: ainda não consegui, mas o cemitério já informou que não constarão dados do local de nascimento.
@MarizaGuerra Obrigada pelo rápido retorno. Não temos mais nenhuma informação em família. Em princípio as testemunhas não são parentes. Caso tenha mais alguma dica de busca, por favor me fale. abs Mara
Bom dia, busco pela certidão de nascimento do meu avô, se alguém puder me ajudar, desde já agradeço: nome: José dos Santos Duque nascimento: 1893 - portugal falecimento: entre 1958 e 1960 - estado do RJ. seus pais: José dos santos duque e Roza de Jesus. esposa: maria Larrúbia dos santos não sei de onde de Portugal ele era.
Família "Santos Duque", talvez vale uma pesquisa 41246 / José Dos Santos Duque / Sangalhos / Anadia / Sem Indicação / Sem Indicação / Trabalhador / 21 / Rio de Janeiro / Solteiro http://tombo.pt/f/and09 282090 / José Dos Santos Duque / Tamengos / Anadia / Sem Indicação / Sem Indicação / Jornaleiro / 47 / Rio de Janeiro / Casado http://tombo.pt/f/and11 9652 / António dos Santos Duque / Avelãs de Caminho / Anadia / José Dos Santos Duque / Rosália de Jesus / Agricultor / 27 / Rio de Janeiro / Casado http://tombo.pt/f/and04
Minha esposa está em busca da freguesia e concelho do avô. Alguém pode me dar um norte?
Numero do Registro: 628624 (Carteira de Identidade do Estrangeiro) Nome: Ramiro José de Souza Natural de : Bragança - Portugal Filiação: Misael de Jesus Souza e Maria da Conceição Souza Nascimento:28/02/1922
Os passaportes foram emitidos no Porto. Para encontrar a freguesia de Ramiro vc tem a opção de solicitar ao Arquivo Nacional do Rio cópia do prontuário enviando dados do cartão de imigração do link acima. O atendimento presencial é muito bom. Outra opção é solicitar ao CEPESE número e data do passaporte para que o Arquivo do Porto possa pesquisar o prontuário do passaporte.
Por enquanto é o que temos.
---------------------------------------------------------- Pai e filhos são de Bragança porém de Concelhos diferentes. O Ramiro veio com a mãe:
63497 Ramiro 406648 Maria Da Conceição Silva Filho 5 Masculino Solteiro
406648 Maria Da Conceição Silva Macedo de Cavaleiros Porto João Dos Santos Silva Maria da Assunção Doméstica 33 São Paulo Casado ------------------------------------------------------------ 246530 Misael De Jesus Sousa Mogadouro Porto Francisco Emílio de Sousa Ana Das Dores Alfaiate 38 São Paulo Casado ------------------------------------------------------
32847 Teodoro De Jesus Sousa Macedo de Cavaleiros Porto Misael de Jesus Sousa Maria da Conceição Silva Familiar 10 São Paulo Solteiro
@Mariza Guerra Primeiramente muito obrigado!!!!!!!!! Achei a carteira de trabalho que traz como nascido em Castro Vicente. Seria Concelho de MOGADOURO ? Infelizmente não dá para postar a imagem.
Sim, castro Vicente é uma freguesia do Concelho de Mogadouro.
Envie os dados e peça o número do assento à Conservatória de Mogadouro: registos.mogadouro@irn.mj.pt O registro deve estar informatizado. Porém, para efeito do pedido de nacionalidade basta as informações enviadas pela Conservatória.
Recebi a resposta e foi negativa, infelizmente. Informo V. Exª, de que no ano indicado não consta o assento de nascimento pretendido. Com os melhores cumprimentos. A Escrit. Sup. Margarida Saraiva Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Mogadouro
Seria prudente procurar em Macedo de Cavaleiros? Pode me dar uma luz?
Comentários
Se você enviar o processo diretamente a uma Conservatória não precisará transcrever óbito. Apenas o Consulado exige.
Gostaria de saber o que significa RG num papel que achei nas coisas de minha mãe já falecida.
Os dados são de minha avó portuguesa.
ANGELINA ROZA RAMOS
OBS: A DATA DE NASCIMENTO ESTÁ 20/02/1888, a data correta como já obtive ajuda da Marisa é 15/11/1887.
RG 5.176056
RE 727357
PAI - CONSTANTINO PINTO DE OLIVEIRA
LUÍSA JULIA RAMOS
Será que tem como localizar esse documento?
Célia Regina.
É um registro de estrangeiro. Se você quiser receber a cópia de inteiro teor do prontuário envie os dados da carteira e faça solicitação ao serviço de atendimento a distância do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.
As divergências nas datas são comuns.
Célia Regina.
Através do assento dos seus avós você poderá encontrar os antepassados. Nesse registro é dito onde os pais de se casaram, ao encontrar o casamento terá mais dados que te levarão aos assentos dos bisavós. E assim por diante.
No caso de Angelina você já tem a idade dos pais no registro de passaporte. Será fácil encontrá-los.
Existem várias sites próprios para criar árvore genealógica.O FamilySearch é um deles.
O processo de avós para netos é a aquisição ou naturalização. Pela lei vigente não dá direito aos bisnetos. Porém, a regulamentação da lei 9/2015 irá mudar essa limitação, só não sabemos se haverá alguma exigência.
Vocês poderá requerer a aquisição antes da regulamentação ou depois. É uma questão individual.
Célia Regina
Boa tarde,
Eu também tive esta divergência e eles não consideraram erro por ser documentos muito antigo, inclusive de cidade, tomara que não te de nenhum problema, vai dar certo!!!
estou no processo para retirar minha cidadania portuguesa, como bisneta de português. Porém gostaria de saber de alguma informação quanto ao local do meu bisavô materno em Portugal ou algum parente que reside lá ou aqui no Brasil.
Nome do meu bisavô: Maximino Benício Rola
Morou em MANAUS-AM
Casou-se com: Olívia Sena Rola (minha bisavó materna)
Espero achar alguma informação...
Abraços,
Ariadne Palmério
Preciso saber qual é freguesia e concelho?, consta no rne que Naturalidade dele é de Vila Real- Portugal.
ja pesquisei no site familysearch
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:Q2SQ-DYL9
tenho certidão de obito que consta somente como natural de Portugal
Alguém pode me ajudar?
Meu bisavô era Português e se chamava Ivo Antunes, casado com Helena da Rosa Antunes Portuguesa tb, tiveram 4 filhos aqui no Brasil e um deles é meu avô José Antunes Brasileiro, falecido tb.
Ivo Antunes nasceu entre 1890 à 1900, tb não sabemos ao certo.
Preciso da certidão de nascimento do meu bisavô Ivo Antunes ou da minha bisavó Helena da Rosa Antunes, mas não tenho mais nenhum dados deles. Oq vocês podem fazer para me ajudar???
Fico no aguardo
Sabe informações da imigração e se tinha irmãos?
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1069700
os irmãos era João Teixeira e Rosalina Teixeira
Alguém sabe como?
o cartão que vc encontrou e o pedido de passaporte que o Kleber encontrou são da mesma pessoa; solicite à Conservatória de Vila Real, informando a freguesia de Vila Real.
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JZ-34GN?mode=g
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9F9-4XBS?i=292&cc=2140223
Pode solicitar informações do prontuario do imigrante ao Arquivo Nacional, até alguém postar alguma novidade
Presencialmente na Sede, se conseguir é melhor.
Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ – 20211-350
www.arquivonacional.gov.br
Atendimento a Distância
E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
Telefone: 55 21 2179-1257
Fax: 55 21 2179-1304
Se fizer por email informe seu nome completo, endereço completo e CPF
Boa tarde! Poderia me orientar como posso buscar o concelho de nascimento do meu avô português, para providenciar a certidão de nascimento dele?
Os dados que tenho (pelas diversas buscas):
Nome: José de Oliveira
Data de nascimento: 26 de novembro de 1896
Nome do pai: Joaquim de Oliveira
Nome da mãe: Luiza Gomes
Casamento no Brasil com Barbara Alves Da Motta em 22/04/1922, mas a certidão de casamento consta apenas que ele é de Portugal e não apresenta o número do passaporte ou outro documento.
Certidão de óbito: ainda não consegui, mas o cemitério já informou que não constarão dados do local de nascimento.
Obrigada!
Quando emigrou, onde se fixou, se veio sozinho, nomes de irmãos. Referência de região. Alguém da família pode ter mais informações.
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTVW-S1D?i=185&cc=1582573 - certidão de casamento tem alguns sobrenomes Gomes como testemunhas, seriam parentes da mãe?
Obrigada pelo rápido retorno. Não temos mais nenhuma informação em família. Em princípio as testemunhas não são parentes. Caso tenha mais alguma dica de busca, por favor me fale. abs Mara
Estou na busca da certidao de nascimento dos meus avos e nao tenho sucesso
Os dados do meus avos:
avô: Arthur Fernandes nascido em 09/11/1891
Seus pais: Maria Thereza Affonso e Antonio Fernandes.
avó: Silveria de Jesus nascida em 10/02/1896
Seus Pais: Jose Rodrigues dos Anjos e Guilhermina de Jesus
A única informação que tenho que pertencem a Região de Tras-os-Montes.
Tenho já a certidao de casamento e obito e nao consta estas informações.
nome: José dos Santos Duque
nascimento: 1893 - portugal
falecimento: entre 1958 e 1960 - estado do RJ.
seus pais: José dos santos duque e Roza de Jesus.
esposa: maria Larrúbia dos santos
não sei de onde de Portugal ele era.
Na pesquisa no CEPESE http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
Família "Santos Duque", talvez vale uma pesquisa
41246 / José Dos Santos Duque / Sangalhos / Anadia / Sem Indicação / Sem Indicação / Trabalhador / 21 / Rio de Janeiro / Solteiro http://tombo.pt/f/and09
282090 / José Dos Santos Duque / Tamengos / Anadia / Sem Indicação / Sem Indicação / Jornaleiro / 47 / Rio de Janeiro / Casado http://tombo.pt/f/and11
9652 / António dos Santos Duque / Avelãs de Caminho / Anadia / José Dos Santos Duque / Rosália de Jesus / Agricultor / 27 / Rio de Janeiro / Casado http://tombo.pt/f/and04
Minha esposa está em busca da freguesia e concelho do avô. Alguém pode me dar um norte?
Numero do Registro: 628624 (Carteira de Identidade do Estrangeiro)
Nome: Ramiro José de Souza
Natural de : Bragança - Portugal
Filiação: Misael de Jesus Souza e Maria da Conceição Souza
Nascimento:28/02/1922
Boa tarde!
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDR-DXN7
Os passaportes foram emitidos no Porto. Para encontrar a freguesia de Ramiro vc tem a opção de solicitar ao Arquivo Nacional do Rio cópia do prontuário enviando dados do cartão de imigração do link acima. O atendimento presencial é muito bom. Outra opção é solicitar ao CEPESE número e data do passaporte para que o Arquivo do Porto possa pesquisar o prontuário do passaporte.
Por enquanto é o que temos.
----------------------------------------------------------
Pai e filhos são de Bragança porém de Concelhos diferentes.
O Ramiro veio com a mãe:
63497 Ramiro 406648 Maria Da Conceição Silva Filho 5 Masculino Solteiro
406648 Maria Da Conceição Silva
Macedo de Cavaleiros Porto
João Dos Santos Silva
Maria da Assunção
Doméstica 33 São Paulo Casado
------------------------------------------------------------
246530 Misael De Jesus Sousa
Mogadouro Porto
Francisco Emílio de Sousa
Ana Das Dores
Alfaiate 38 São Paulo Casado
------------------------------------------------------
32847 Teodoro De Jesus Sousa
Macedo de Cavaleiros
Porto
Misael de Jesus Sousa
Maria da Conceição Silva
Familiar 10 São Paulo Solteiro
Primeiramente muito obrigado!!!!!!!!!
Achei a carteira de trabalho que traz como nascido em Castro Vicente. Seria Concelho de MOGADOURO ?
Infelizmente não dá para postar a imagem.
Sim, castro Vicente é uma freguesia do Concelho de Mogadouro.
Envie os dados e peça o número do assento à Conservatória de Mogadouro: registos.mogadouro@irn.mj.pt
O registro deve estar informatizado. Porém, para efeito do pedido de nacionalidade basta as informações enviadas pela Conservatória.
Recebi a resposta e foi negativa, infelizmente.
Informo V. Exª, de que no ano indicado não consta o assento de nascimento pretendido.
Com os melhores cumprimentos.
A Escrit. Sup.
Margarida Saraiva
Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Mogadouro
Seria prudente procurar em Macedo de Cavaleiros? Pode me dar uma luz?