Como achar uma certidão de nascimento sem saber o local?

245678

Comentários

• @Célia

Se você enviar o processo diretamente a uma Conservatória não precisará transcrever óbito. Apenas o Consulado exige.
  • Bom dia à todos.
    Gostaria de saber o que significa RG num papel que achei nas coisas de minha mãe já falecida.
    Os dados são de minha avó portuguesa.
    ANGELINA ROZA RAMOS
    OBS: A DATA DE NASCIMENTO ESTÁ 20/02/1888, a data correta como já obtive ajuda da Marisa é 15/11/1887.
    RG 5.176056
    RE 727357
    PAI - CONSTANTINO PINTO DE OLIVEIRA
    LUÍSA JULIA RAMOS
    Será que tem como localizar esse documento?

Célia Regina.

• @Célia

É um registro de estrangeiro. Se você quiser receber a cópia de inteiro teor do prontuário envie os dados da carteira e faça solicitação ao serviço de atendimento a distância do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.

As divergências nas datas são comuns.
  • Muito obrigada Marisa, me ajudou imensamente.
    Célia Regina.
  • Mais uma pergunta, onde posso fazer uma árvore genealógica dos familiares?
  • Minha mãe é falecida e ela não tirou a cidadania portuguesa, como podemos fazer para que o bisnetos tenham direito à cidadania portuguesa também??
  • @Célia

Através do assento dos seus avós você poderá encontrar os antepassados. Nesse registro é dito onde os pais de se casaram, ao encontrar o casamento terá mais dados que te levarão aos assentos dos bisavós. E assim por diante.
    No caso de Angelina você já tem a idade dos pais no registro de passaporte. Será fácil encontrá-los.
    Existem várias sites próprios para criar árvore genealógica.O FamilySearch é um deles.

O processo de avós para netos é a aquisição ou naturalização. Pela lei vigente não dá direito aos bisnetos. Porém, a regulamentação da lei 9/2015 irá mudar essa limitação, só não sabemos se haverá alguma exigência.

Vocês poderá requerer a aquisição antes da regulamentação ou depois. É uma questão individual.
  • Muito obrigada Marisa, Deus te abençoe.
    Célia Regina
  • Célia Regina,
    Boa tarde,
    Eu também tive esta divergência e eles não consideraram erro por ser documentos muito antigo, inclusive de cidade, tomara que não te de nenhum problema, vai dar certo!!!

• @celiaregina66, você não precisa transcrever o óbito, somente o casamento dos avós. Eles não exigem a transcrição do óbito. Na sua situação é melhor não transcrever por conta do erro.
  • Boa tarde pessoal,

estou no processo para retirar minha cidadania portuguesa, como bisneta de português. Porém gostaria de saber de alguma informação quanto ao local do meu bisavô materno em Portugal ou algum parente que reside lá ou aqui no Brasil.

Nome do meu bisavô: Maximino Benício Rola
    Morou em MANAUS-AM
    Casou-se com: Olívia Sena Rola (minha bisavó materna)

Espero achar alguma informação...

Abraços,

Ariadne Palmério
  • Boa Noite Pessoal,

Preciso saber qual é freguesia e concelho?, consta no rne que Naturalidade dele é de Vila Real- Portugal.
    ja pesquisei no site familysearch
    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:Q2SQ-DYL9

tenho certidão de obito que consta somente como natural de Portugal
    Alguém pode me ajudar?
  • Olá Boa noite.

Meu bisavô era Português e se chamava Ivo Antunes, casado com Helena da Rosa Antunes Portuguesa tb, tiveram 4 filhos aqui no Brasil e um deles é meu avô José Antunes Brasileiro, falecido tb.
    Ivo Antunes nasceu entre 1890 à 1900, tb não sabemos ao certo.

Preciso da certidão de nascimento do meu bisavô Ivo Antunes ou da minha bisavó Helena da Rosa Antunes, mas não tenho mais nenhum dados deles. Oq vocês podem fazer para me ajudar???

Fico no aguardo
  • Olá Wilson Alves

Sabe informações da imigração e se tinha irmãos?
    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1069700
  • Kleber

os irmãos era João Teixeira e Rosalina Teixeira
  • editado February 2017
    achei uns documentos de meu avô Belmiro Mathias e a unica informação sobre o local de nascimento é que ele é de Almeida, nasceu em 16/08/1902, já mandei e-mail para la e eles querem saber qual a freguesia, mas não tenho a mínima ideia de onde achar rs
    Alguém sabe como?
  • Wilson,

o cartão que vc encontrou e o pedido de passaporte que o Kleber encontrou são da mesma pessoa; solicite à Conservatória de Vila Real, informando a freguesia de Vila Real.
  • Olá Athila Mathias

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JZ-34GN?mode=g
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9F9-4XBS?i=292&cc=2140223

Pode solicitar informações do prontuario do imigrante ao Arquivo Nacional, até alguém postar alguma novidade

Presencialmente na Sede, se conseguir é melhor.
    Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ – 20211-350
    www.arquivonacional.gov.br

Atendimento a Distância
    E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
    Telefone: 55 21 2179-1257
    Fax: 55 21 2179-1304

Se fizer por email informe seu nome completo, endereço completo e CPF
  • @MarizaGuerra

Boa tarde! Poderia me orientar como posso buscar o concelho de nascimento do meu avô português, para providenciar a certidão de nascimento dele?

Os dados que tenho (pelas diversas buscas):

Nome: José de Oliveira
    Data de nascimento: 26 de novembro de 1896
    Nome do pai: Joaquim de Oliveira
    Nome da mãe: Luiza Gomes
    Casamento no Brasil com Barbara Alves Da Motta em 22/04/1922, mas a certidão de casamento consta apenas que ele é de Portugal e não apresenta o número do passaporte ou outro documento.
    Certidão de óbito: ainda não consegui, mas o cemitério já informou que não constarão dados do local de nascimento.

Obrigada!
  • @Mara Oliveira

Quando emigrou, onde se fixou, se veio sozinho, nomes de irmãos. Referência de região. Alguém da família pode ter mais informações.
  • @Mara Oliveira

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTVW-S1D?i=185&cc=1582573 - certidão de casamento tem alguns sobrenomes Gomes como testemunhas, seriam parentes da mãe?
  • @MarizaGuerra
    Obrigada pelo rápido retorno. Não temos mais nenhuma informação em família. Em princípio as testemunhas não são parentes. Caso tenha mais alguma dica de busca, por favor me fale. abs Mara
  • Prezados,

Estou na busca da certidao de nascimento dos meus avos e nao tenho sucesso

Os dados do meus avos:

avô: Arthur Fernandes nascido em 09/11/1891
    Seus pais: Maria Thereza Affonso e Antonio Fernandes.

avó: Silveria de Jesus nascida em 10/02/1896
    Seus Pais: Jose Rodrigues dos Anjos e Guilhermina de Jesus

A única informação que tenho que pertencem a Região de Tras-os-Montes.
    Tenho já a certidao de casamento e obito e nao consta estas informações.
  • Bom dia, busco pela certidão de nascimento do meu avô, se alguém puder me ajudar, desde já agradeço:
    nome: José dos Santos Duque
    nascimento: 1893 - portugal
    falecimento: entre 1958 e 1960 - estado do RJ.
    seus pais: José dos santos duque e Roza de Jesus.
    esposa: maria Larrúbia dos santos
    não sei de onde de Portugal ele era.
  • Olá Erica Duque

Na pesquisa no CEPESE http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

Família "Santos Duque", talvez vale uma pesquisa
    41246 / José Dos Santos Duque / Sangalhos / Anadia / Sem Indicação / Sem Indicação / Trabalhador / 21 / Rio de Janeiro / Solteiro http://tombo.pt/f/and09
    282090 / José Dos Santos Duque / Tamengos / Anadia / Sem Indicação / Sem Indicação / Jornaleiro / 47 / Rio de Janeiro / Casado http://tombo.pt/f/and11
    9652 / António dos Santos Duque / Avelãs de Caminho / Anadia / José Dos Santos Duque / Rosália de Jesus / Agricultor / 27 / Rio de Janeiro / Casado http://tombo.pt/f/and04
  • Boa Tarde!

Minha esposa está em busca da freguesia e concelho do avô. Alguém pode me dar um norte?

Numero do Registro: 628624 (Carteira de Identidade do Estrangeiro)
    Nome: Ramiro José de Souza
    Natural de : Bragança - Portugal
    Filiação: Misael de Jesus Souza e Maria da Conceição Souza
    Nascimento:28/02/1922
  • @Vinicius Ornagui

Boa tarde!

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDR-DXN7

Os passaportes foram emitidos no Porto. Para encontrar a freguesia de Ramiro vc tem a opção de solicitar ao Arquivo Nacional do Rio cópia do prontuário enviando dados do cartão de imigração do link acima. O atendimento presencial é muito bom. Outra opção é solicitar ao CEPESE número e data do passaporte para que o Arquivo do Porto possa pesquisar o prontuário do passaporte.

Por enquanto é o que temos.

----------------------------------------------------------
    Pai e filhos são de Bragança porém de Concelhos diferentes.
    O Ramiro veio com a mãe:

63497 Ramiro 406648 Maria Da Conceição Silva Filho 5 Masculino Solteiro

406648 Maria Da Conceição Silva
    Macedo de Cavaleiros Porto
    João Dos Santos Silva
    Maria da Assunção
    Doméstica 33 São Paulo Casado
    ------------------------------------------------------------
    246530 Misael De Jesus Sousa
    Mogadouro Porto
    Francisco Emílio de Sousa
    Ana Das Dores
    Alfaiate 38 São Paulo Casado
    ------------------------------------------------------

32847 Teodoro De Jesus Sousa
    Macedo de Cavaleiros
    Porto
    Misael de Jesus Sousa
    Maria da Conceição Silva
    Familiar 10 São Paulo Solteiro
  • editado March 2017
    @Mariza Guerra
    Primeiramente muito obrigado!!!!!!!!!
    Achei a carteira de trabalho que traz como nascido em Castro Vicente. Seria Concelho de MOGADOURO ?
    Infelizmente não dá para postar a imagem.
  • @Vinicius Ornagui

Sim, castro Vicente é uma freguesia do Concelho de Mogadouro.

Envie os dados e peça o número do assento à Conservatória de Mogadouro: registos.mogadouro@irn.mj.pt
    O registro deve estar informatizado. Porém, para efeito do pedido de nacionalidade basta as informações enviadas pela Conservatória.
  • Boa Tarde @Mariza Guerra!

Recebi a resposta e foi negativa, infelizmente.
    Informo V. Exª, de que no ano indicado não consta o assento de nascimento pretendido.
    Com os melhores cumprimentos.
    A Escrit. Sup.
    Margarida Saraiva
    Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Mogadouro

Seria prudente procurar em Macedo de Cavaleiros? Pode me dar uma luz?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.