@Rodrigo, espera alguem mais experiente confirmar, mas acredito que deverá ter uma cópia separada em cada processo, como a M.Adelaide disse, são pessoas diferentes que analisam e processos diferentes, que podem ir no mesmo envelope porém organizados pelo tipo e nome da pessoa e com todos os documentos pertinentes
@M Adelaide Velloso Seriam os processos de atribuição de nacionalidade portuguesa para minha mãe e de transcrição de seu casamento (que depende do primeiro). Como um depende do outro, imaginei que uma cópia do RG autenticada e apostilhada fosse o suficiente. Preciso, então, de uma segunda cópia, também apostilhada para juntar ao processo de transcrição?
@Rodrigo Afonso Garcia, até onde eu sei, o RG precisa ser autenticado e apostilado somente no processo de atribuição. No caso de processo de Transcrição de Casamento, o RG necessário é o do nubente brasileiro e precisa ser somente autenticado, não necessitando de apostilamento. O solicitante não envia documento algum, ao menos que a transcrição seja sua e você seja o nubente brasileiro. Colegas, me corrijam se eu estiver errada!
@Vivialessio, Vc está enganda!! O RG solicitado na transcrição é de quem solicita e claro de quem assina o requerimento. Se fosse uma neta requerendo seria necessário o RG dessa neta que solicita, entende? Se fosse transcrição de um avô morto, manda o RG do avô? Claro que não!!
@M Adelaide Velloso Mas foi minha mãe quem assinou o requerimento, então o RG é o dela, o mesmo que estaria no processo de atribuição. Então devo realmente obter uma segunda cópia, correto? Se estiver correto, essa segunda cópia, para a transcrição, precisa ser apostilada?
@Rodrigo Afonso Garcia, autentica somente e informa num "bilhetinho" que no processo de atribuição nesta CRC tem uma cópia de RG napostilada" e coloca com um clipse. Não vai te custar muito!! E melhor colocar do que não fazer nada!!
@M Adelaide, entendi. No caso de um falecido, obviamente não pensaria em mandar o RG do mesmo, e sim, a certidão de óbito. Mas o que importa é que minha informação foi corrigida. Obrigada.
@Vivialessio, claro aqui a gente aprende sempre!! Tambem não sei tudo!! O que não sei pesquiso.... Acho ótimo a gente ajudar o colega a conquistar o sonho da cidadania é bom demais!!
,@Rodrigo Afonso Garcia, não conheço!! Mas já vi de tudo aqui! só não sei se deu errado. Eu fiz tudo certinho sem pensar em economizar, porque quando se quer algo, não dá pensar em economizar ainda mais numa coisa tão seria, mas eu não precisei apostilar pois mandei para Ovar, o meu ficou mais barato.
Estou pra enviar as certidões para Tondela para transcrição de minha mãe filha de pai português e mãe brasileira. Por favor me confirmem se falta algo?
1. Assento de meu avô português 2. Certidao de nascimento de minha mãe (o português foi o declarante) em inteiro teor com cópia reprografica apostilada reconhecida firma do notário. 3. Certidão de casamento dos meus avós em inteiro teor com cópia reprografica apostilada reconhecida firma do notário. 4 . Formulário 1C reconhecido firma presencialmente 5. Cópia do RG da minha mãe com firma reconhecida
Quando receber o assento dela, preciso fazer a transcrição do casamento para poder pedir a meu assento e consequentemente a transcrição do meu casamento para dar continuidade na atribuição dos meus filhos?
@Cris, se o seu avô foi o declarante e não casou com portuguesa, nao precisa fazer a transcriçao do seu avô, pode partir ligo para atribuição da sua mãe e transcricao dela juntos, ou seja envie os dois processos da sua mãe. Transcricao as certidoes nao orecisam ser reprografica, mas a certidao de nascimento da sua mãe precisa.
Para transcrição de casamento: Certidão reprográfica ou com selos de fiscalização --> se for fazer em Ovar Certidão de inteiro teor --> se for fazer em qualquer outra conservatória
@M Adelaide Velloso, Como eu enviei no Envolope de atribuição, não achei necessário pensando que seria feito pela mesma pessoa. Vendo sua observação eu acredito que pode ter sido uma falha minha. O processo já passou pela Análise e está em despacho. Acredito que não caia e exigência por isso. Rezando por isso kkkk
@Marcia, Muito obrigado. Você a Adelaide e a Marcia me ajudaram muito no começo, foi quase uma consultoria particular. Só tenho a agradecer. Assim como todos do fórum ajudam, porém se não fosse vcs três hj eu não estaria no processo da cidadania.
Estou fazendo tudo baseado nas informações de vocês, obrigada por compartilharem Mas ainda tenho uma dúvida... minha mãe está fazendo por atribuição e transcrição. Eu posso mandar a minha atribuição junto com a dela ou espero o assento sair?
Pessoal acabei de ligar para Tondela porque a um mês enviei os documentos e não recebi o e-mail sobre nada, estava preocupada. Enfim, me disseram que o processo deu entrada no sistema dia 10/11. Isso significa que falta algo ou só aguardar o número do assento agora? Muito Obrigada pela ajuda!!
Bom dia! Exmº senhor: Informo que o seu processo foi concluído com sucesso. O seu assento de nascimento tem o número 481XX/2016 da Cons. dos Registos Centrais. Segue por correio uma certidão do seu nascimento.
Com os melhores cumprimentos
Clara Nogueira, CRC de Tondela
E-mail recebido hoje as 10h (horário de Brasília)
Enviei dois processos dia 29/09 via ENS 06/10 - Deram entrada nº 381XX/2016 e 380XX/2016
Um foi finalizado hoje, respondi o e-mail perguntando pelo outro e não obtive resposta. Por serem em sequência, acredito que até 6ª fique pronto.
Comentários
O RG solicitado na transcrição é de quem solicita e claro de quem assina o requerimento. Se fosse uma neta requerendo seria necessário o RG dessa neta que solicita, entende?
Se fosse transcrição de um avô morto, manda o RG do avô? Claro que não!!
Mas foi minha mãe quem assinou o requerimento, então o RG é o dela, o mesmo que estaria no processo de atribuição. Então devo realmente obter uma segunda cópia, correto? Se estiver correto, essa segunda cópia, para a transcrição, precisa ser apostilada?
Só Tondela que exige apostilada.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Estou pra enviar as certidões para Tondela para transcrição de minha mãe filha de pai português e mãe brasileira. Por favor me confirmem se falta algo?
1. Assento de meu avô português
2. Certidao de nascimento de minha mãe (o português foi o declarante) em inteiro teor com cópia reprografica apostilada reconhecida firma do notário.
3. Certidão de casamento dos meus avós em inteiro teor com cópia reprografica apostilada reconhecida firma do notário.
4 . Formulário 1C reconhecido firma presencialmente
5. Cópia do RG da minha mãe com firma reconhecida
Quando receber o assento dela, preciso fazer a transcrição do casamento para poder pedir a meu assento e consequentemente a transcrição do meu casamento para dar continuidade na atribuição dos meus filhos?
Obrigada!
Transcricao as certidoes nao orecisam ser reprografica, mas a certidao de nascimento da sua mãe precisa.
Então na transcrição não precisa ser reprografica mas todas precisam ser apostiladas??
para transcrição de casamento, não precisa apostilar a cópia autenticada do RG, nem para Tondela.
@Cris Moriya,
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071
Para transcrição de casamento:
Certidão reprográfica ou com selos de fiscalização --> se for fazer em Ovar
Certidão de inteiro teor --> se for fazer em qualquer outra conservatória
Como eu enviei no Envolope de atribuição, não achei necessário pensando que seria feito pela mesma pessoa. Vendo sua observação eu acredito que pode ter sido uma falha minha. O processo já passou pela Análise e está em despacho. Acredito que não caia e exigência por isso. Rezando por isso kkkk
não tem problema algum, pois você enviou os processos juntos.
Muito obrigado. Você a Adelaide e a Marcia me ajudaram muito no começo, foi quase uma consultoria particular. Só tenho a agradecer. Assim como todos do fórum ajudam, porém se não fosse vcs três hj eu não estaria no processo da cidadania.
ficamos felizes em ajudar!!!
Acredito que você tenha pensado: Márcia., Adelaide e Theresa, não?
Mas ainda tenho uma dúvida... minha mãe está fazendo por atribuição e transcrição. Eu posso mandar a minha atribuição junto com a dela ou espero o assento sair?
Enfim, me disseram que o processo deu entrada no sistema dia 10/11. Isso significa que falta algo ou só aguardar o número do assento agora?
Muito Obrigada pela ajuda!!
Quando seus documentos chegaram em Tondela?
Significa que seu processo está em análise.
Exmº senhor:
Informo que o seu processo foi concluído com sucesso. O seu assento de nascimento tem o número 481XX/2016 da Cons. dos Registos Centrais.
Segue por correio uma certidão do seu nascimento.
Com os melhores cumprimentos
Clara Nogueira, CRC de Tondela
E-mail recebido hoje as 10h (horário de Brasília)
Enviei dois processos dia 29/09 via ENS
06/10 - Deram entrada nº 381XX/2016 e 380XX/2016
Um foi finalizado hoje, respondi o e-mail perguntando pelo outro e não obtive resposta. Por serem em sequência, acredito que até 6ª fique pronto.