Pessoal tô na dúvida aqui. Rg para atribuição de maior é apostolado tbm? Para maior é só a certidão de nascimento por cópia reprográfica de inteiro teor apostilada e o rg né? Fora o formulário
Oi @FabsRocha, você fez por Tondela? O processo do meu avô chegou em maio lá mas até agora não entraram em contato comigo e não respondem meus e-mails. Sabe onde consigo ver se já foi concluído?
Oi @Mayara... Fiz por Tondela sim... Enviei o processo do meu avô no dia 30/05 e deram entrada lá no dia 13/06. Todo acompanhamento do meu processo foi pela linha de registro, conforme mencionado pelo Vlad...
@Vlad, quanto ao que por no quadro 2 do formulário 1C, pode me ajudar? Não sei como preencher os campos exatamente...
@FabsRocha, todos assentos novos são informatizados. No quadro 2 assinale pai português, preencha a data de nascimento, número e ano do assento e marque conservatória dos registros centrais
@Vlad, pessoal: já sou português, moro no Porto mas estou em dúvida se peço a nacionalidade das minhas filhas maiores de idade pelo Porto ou se mando para Tondela pelo correio.Tenho visto relatos distintos sobre isso aqui no forum. Qual a opinião de vocês. Obrigado, Marco
Ontem meu pai recebeu no email dele uma mensagem de Tondela com o número do processo e pedindo o reenvio do formulário com ASSINATURA RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE. Coloquei em caixa alta para frisar a importância disso. Ele fez reconhecimento por semelhança e NÃO foi aceito.
Estamos providenciando para enviar ainda esse ano. Acredito que agora que o processo foi numerado, deve demorar uns 3 meses? O que acham?
Uma dúvida que me ocorreu agora! Meu pai é divorciado da minha mãe. Após ele ter a nacionalidade portuguesa dele, vou precisar de fazer o transcrição do casamento deles, correto? Depois disso, preciso fazer alguma coisa em relação ao divórcio deles, ou paro no transcrição do casamento?
Penso que o ideal é fazer todo o processo na mesma conservatória, correto? Obrigada
@Jacqueline Thompson reconhecimento por semelhança não é aceito por nenhuma conservatória. Aqui no fórum sempre que é passa listagem de documentos é sempre dito que tem que ser reconhecimento por autenticidade.
Ola pessoal. Preciso da orientação de vocês. O processo da minha sogra foi enviado em Fevereiro de 2018 para a Conservatória de Tondela, porém até o momento o processo dela ainda não foi concluído. Temos apenas o número do processo e mais nada. Minha dúvida é a seguinte. estou observando nos grupos que participo que existem vários relatos de pessoas que enviaram o processo para Tondela bem depois de Fevereiro de 2018 e já tiverem o processo concluído. Existe algum risco de ter dado algum problema no processo da minha sogra? Ou existe o risco do processo ter sido perdido? Estou realmente muito preocupado com tamanha demora....
@vlad pen atribuição da minha avó foi enviada dia 13/06 , chegou dia 21/06....segundo atendentes de tondela....disseram que chegou dia 9/07...ja foi numerado...poderiam me informar se ja esta próximo segundo informação baseado se for dia 09/06.Aguardo ansioso fechar ano.
Olá pessoal, Raphael, os documentos de meu pai foram recebidos em 15/06 na conservatória de Tondela,segundo a devolução do cartão registrado dos correios, com alegria informo que recebemos a certidão dele 19/12. Aproveito para agradecer 'a este Fórum e a me ajudarem de novo... rsrrss O que faço agora, como procedo para a minha atribuição...
@Andrea vicky pelos meus cakculos se for o mesmo tempo a minha carta chega ate 17/01 .Tomara pq dia 23/01 estou indo a turismo pra Lisboa e queria finalizar meu processo por la.
Pessoal, alguém tem informações se Tondela costuma suspender o processo de atribuição para "verificação de autenticidade" das certidões originadas do Estado de Goiás? Como existem relatos aqui no fórum de que essa verificação costuma atrasar o processo por vários meses, gostaria de encontrar uma Conservatória que não adota, automaticamente, esse procedimento.
Boa tarde pessoal, estou com uma duvida, sei que foi respondida ja em algum comentario anterior, mas nao consigo encontrar, entao la vai: 1- Minha mae e portuguesa e viva, estou fazendo o processo de meu irmao, posso mandar a COPIA simples ou autenticada do Cartao Cidadao dela substituindo cert. de nascimento? para um processo ?
Boa tarde. Sou novo aq neste forum. Gostaria de receber um auxilio para conseguir a minha cidadania. Meu pai é portugues, nunca se casou, esta com o cartao cidadao atualizado. Tenho a certidão de nascimento dele, ja fiz o apostilamento da minha certidão de nascimento de inteiro teor, cópia reprografica, certidao de nascimento da minha mãe (brasileira), e meus documentos pessoais (rg e cnh). De acordo com o consuldo falta apenas o requerimento e pagar. Tenho algumas duvidas. É mais rapido mandar direto p Portugal? Meu pai é nascido em Tondela. É seguro? Para onde devo mandar os documentos? Pode ser feito o pedido do cartao cidadao e passaporte juntos? Se algum de vcs puderem me ajudar agradeço.
Boa noite a todos! Recebi esse e-mail hoje da Conservatória:
"Deu entrada a 04.07.2018 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade ao qual foi atribuído o n.º Proc. xxxxxx/2018– Helton Santos Paiva de Sousa
PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA:
· documento de identificação do interessado com a filiação e devidamente apostilado.
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário mais algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto"
Nesse caso, se trata do RG do meu marido apostilado né? Porque a cópia que mandei do RG dele foi apenas autenticada e não apostilada. Agradeço desde já!
@Emanuela Araujo sim, pelo seu relato o problema é não ter apostilado o xerox autenticado do documento. Verifique também se o RG foi emitido há menos de 10 anos.
Comentários
Todo acompanhamento do meu processo foi pela linha de registro, conforme mencionado pelo Vlad...
@Vlad, quanto ao que por no quadro 2 do formulário 1C, pode me ajudar? Não sei como preencher os campos exatamente...
No quadro 2 assinale pai português, preencha a data de nascimento, número e ano do assento e marque conservatória dos registros centrais
Eles mandam a certidão por carta.
Enviei a documentação do meu pai e da minha tia no mesmo sedex, porém cada um em um envelope diferente lacrado com o respectivo nome.
Documentos postados em: 24/09/18
Documentos recebidos em: 09/10/18
Ontem meu pai recebeu no email dele uma mensagem de Tondela com o número do processo e pedindo o reenvio do formulário com ASSINATURA RECONHECIDA POR AUTENTICIDADE.
Coloquei em caixa alta para frisar a importância disso.
Ele fez reconhecimento por semelhança e NÃO foi aceito.
Estamos providenciando para enviar ainda esse ano.
Acredito que agora que o processo foi numerado, deve demorar uns 3 meses? O que acham?
Meu pai é divorciado da minha mãe. Após ele ter a nacionalidade portuguesa dele, vou precisar de fazer o transcrição do casamento deles, correto?
Depois disso, preciso fazer alguma coisa em relação ao divórcio deles, ou paro no transcrição do casamento?
Penso que o ideal é fazer todo o processo na mesma conservatória, correto?
Obrigada
Muito obrigado a todos
Carlos Junior
ENTREGA: 11/10/2018
CONCLUSÃO: 05/12/2018
Raphael, os documentos de meu pai foram recebidos em 15/06 na conservatória de Tondela,segundo a devolução do cartão registrado dos correios, com alegria informo que recebemos a certidão dele 19/12.
Aproveito para agradecer 'a este Fórum e a me ajudarem de novo... rsrrss
O que faço agora, como procedo para a minha atribuição...
@RenatoDR
Bom dia!
Obrigada pelas explicações!
Fiquei mais confiante agora, vou enviar em janeiro os documentos para Tondela tb!
1- Minha mae e portuguesa e viva, estou fazendo o processo de meu irmao, posso mandar a COPIA simples ou autenticada do Cartao Cidadao dela substituindo cert. de nascimento? para um processo ?
"Deu entrada a 04.07.2018 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade ao qual foi atribuído o n.º Proc. xxxxxx/2018– Helton Santos Paiva de Sousa
PEDIDO DE DOCUMENTOS EM FALTA:
· documento de identificação do interessado com a filiação e devidamente apostilado.
Após este ser concluído será remetida certidão para a morada por vós indicada.
No caso de ser necessário mais algum documento ou esclarecimento a Conservatória contacta para o email fornecido.
Devido ao elevado volume de serviço poderá a conclusão do mesmo demorar algum tempo, pelo que deverá aguardar pelo nosso contacto"
Nesse caso, se trata do RG do meu marido apostilado né? Porque a cópia que mandei do RG dele foi apenas autenticada e não apostilada. Agradeço desde já!