Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1359360362364365454

Comentários

  • @Amanda Alves,
    Você deu entrada pelo Consulado de SP?
    Queria ter ideia de tempo para o passaporte ficar pronto, pra eu comprar as passagens...
  • @Amanda Alves,
    RECEBEU AS NOTICIAS POR E-MAIL OU POR TELEFONE

  • @Danielle vicente

    No consulado em São Paulo, o CC demora 30 dias e mais 10 dias o passaporte ambos com urgência.
  • @fesalles
    Bom Dia!
    A retirada do cartão cidadão e entrada do passaporte esta para 13 de dezembro.
    Estou querendo comprar passagem para o dia 30/12, será que da tempo de chegar o passaporte?
  • @Danielle vicente não dá tempo não. Só o carrão cidadão demora pelo menos 30 dias. O passaporte só pode ser solicitado aos a chegada do cartão cidadão.
    Fiz o meu cartão cidadão 28/10 e até agora ainda não chegou...
  • @Daniel Henriques,
    o cartão cidadão já esta agendado para 13/11 a retirada e no mesmo dia para fazer o passaporte.
  • @Danielle vicente tinha entendido que iria coletar os dados para o cartão dia 13/11. Acredito que de tempo sim, o passaporte urgente chega mais ou menos em 10 a 15 dias. Apesar de todos os feriados deve chegar no final de novembro.
    O passaporte não urgente normal leva uma semana a mais
  • @Daniel Henriques,
    Coloquei o mês errado..
    o Cartão cidadão fica pronto em 13/12 e no mesmo dia é a entrada do passaporte.
    Muitas datas na cabeça..rs
  • @Danielle vicente acho que chega a tempo. Tem o feriado de natal e a entrega pode atrasar também. Final de ano tudo atrasa...
  • Recebi hoje a notícia que o processo do meu avô foi despachado favoravelmente e aguarda registro!
    Os documentos dele chegaram lá no dia 30/05.

    ps.: não caiu em exigência embora ele tenha 85 anos. Foi ele quem assinou o requerimento no cartório.
  • Oi Pessoal, estou fazendo a atribuição da minha irmã e fiquei com uma dúvida.

    A certidão de nascimento da minha irmã foi feita pelo seu pai depois de 10 meses de seu nascimento. Ela nasceu em 04/10/1978 e a certidão foi feita em 13/08/1979. Minha mãe também nunca foi casada.
    Li em algum lugar no fórum sobre alguma exigência em relação ao tempo da certidão de nascimento. No caso da minha irmã, vou precisar enviar mais algum documento para pedir a atribuição?

    No mais, estou enviando os seguintes documentos:
    - Documento português (assento) e certidão de nascimento da nossa mãe portuguesa (cópia simples)
    - Certidão de Nascimento de Inteiro Teor por cópia reprográfica (firma reconhecida e apostila Haia)
    - CNH ou passaporte com filiação ou carteira de identidade (firma reconhecida com apostila de Haia)
    - Requerimento assinado (com firma reconhecida por autenticidade)
    - Vale Postal (Como sou do Rio de Janeiro, apenas o Correios do CCBB está fazendo. De lá mando por EMS)

    Obrigado!
  • @pedro aconselho sua irmã enviar documentos adicionais como carteira de vacinação, carteira escolar , declaração de batismo informando q sua mãe fez parte da infância dela e se possivel tb a declaração da maternidade onde ela nasceu.
  • @pedro_bittencourt, se sua irmão nasceu em 04/10/1978, a maternidade (mesmo a mãe não tenha se casado e não registrado a criança), a maternidade está estabelecida. Não precisa enviar absolutamente nada além dos documentos tradicionalmente enviados.
  • @Sheylal houve casos em que a ACP pediu documento adicionais mesmo o filho ter nascido apos Abril de 1978.Vc tem certeza que a conservatória não vai pedir documentos adicionais?
  • Oi @Sheylal e @Vlad. Obrigado pelas respostas.
    Há alguma lei de abril de 1978 que muda as condições de atribuição de nacionalidade?

    Minha irmã nasceu em casa e não foi batizada, mas temos declaração da obstetra de local, documentos de consultas médicas, creches e escolas que frequentou, e alguns documentos de vacinação.

    Para anexar esses documentos, posso enviar cópia simples?
    Devo indicá-los no requerimento 1C, no quadro 4?

    Muito obrigado, gente!
  • @Vlad Pen, o colega não não mencionou que enviaria para o ACP (que é uma conservatória que não segue os padrões das demais CRC). Da forma como você escreveu, fica entendida a necessidade desses documentos. O que não é verdade, pois para a atribuição de nacionalidade tem que ser constatado o reconhecimento da maternidade/paternidade na menoridade. Na letra da lei, carteira de vacinação, carteira escolar, declaração de batismo e etc... em nada comprova isso. E devem ser apostilados, se enviados, para que tem valor legal em Portugal.....aumentando os custos , além de em nada garantirem o deferimento do processo de atribuição.
    Falo com muita propriedade, pois fiz o processo da minha irmã, nessas condições e não foi preciso nenhum desses documentos.

  • Oi @Sheylal.
    Pretendo fazer o processo pela CRC de Tondela. Pelo que entendi, posso enviar os documentos normalmente, sem acréscimo de outras declarações (carteira de vacinação, escolar, etc).

    Vou enviar somente o essencial:
    - Documento português (assento) e certidão de nascimento da nossa mãe portuguesa (cópia simples)
    - Certidão de Nascimento de Inteiro Teor por cópia reprográfica (firma reconhecida e apostila Haia)
    - CNH ou passaporte com filiação ou carteira de identidade (firma reconhecida com apostila de Haia)
    - Requerimento 1C assinado (com firma reconhecida por autenticidade)
    - Vale Postal €175

    Muito obrigado, gente!
  • FcamuriFcamuri Member
    editado November 2018
    @Pedro_bittencourt

    Concordo com o Vlad em enviar documentos adicionais, a fim de estabelecer a maternidade. Melhor pecar pelo excesso do q depois cair em exigência e demorar mais ainda para a conclusão do processo.
    E se eu entendi bem, o pai foi quem registrou....se for isso mesmo não tenho dúvidas q precisará enviar documentos adicionais.
  • editado November 2018
    @Sheylal 90% das pessoas aqui enviam processo para ACP..por isso o meu aconselhamento. Cada um faz seus processos por conta e risco.Se o Pedro Bittencourt prefere seguir seus conselhos..é problema dele e não do fórum. O que era aceito antes..pode não ser aceito agora.Fica a dica.
  • @Sheylal, @Fcamuri e @Vlad Pen, obrigado pela ajuda.
    Não tenho problemas em enviar outros documentos. Quero fazer o que for mais rápido e fácil. Vi que muitas CRCs estão mudando as exigências e talvez peçam mais documentos realmente. Seus conselhos estão me ajudando muito e talvez envie algum documento extra. Para enviar esses documentos extras preciso fazer cópias autenticadas?

    Em abril estarei em Lisboa e poderia fazer diretamente de lá. Fico na dúvida se faço isso ou se começo o processo aqui no Brasil. Queria saber qual processo é mais rápido e se as exigências são as mesmas quando é presencial.
  • editado November 2018
    @pedro envie seu processo daqui do Brasil direto para ACP do Porto..é bem mais rápido q Tondela.O prazo atual é 3 meses.
  • SheylalSheylal Member
    editado November 2018
    [APAGADO]

  • @Sheylal,

    Esse tópico é sobre Tondela.
    @Vlad Pen é representante do fórum e tem muita experiência. Além de já ter feito o proprio processo, fez alguns da família e de amigos dele, bem como já ajudou incontáveis pessoas por aqui. Isso é bastante experiência, sob nossa ótica.
  • @Marcia, também fiz o da minha mãe, irmãs, meu, do meu filho e sobrinhos....
  • @Marcia, todos os percalços de documentos portugueses, buscas de certidões em municípios pequenininhos no interior do Amazonas, retificações e tudo o mais que tem de complicado em um processo, eu passei. Fiz os processos da minha família em Tondela e Ovar, por serem mais flexíveis, conforme sua orientação.
    No entanto, ACP exigiu da outra parte da minha família (que queria processos concluídos mais rapidamente), correção de letras, de acentos nos nomes, cópia do processo averbado em uma certidão de nascimento, entre outras. Alguns eu consegui ajudar, outros não....Não sei se sobre a sua ótica isso é experiência também....
    Então pra finalizar, como tive o caso da minha irmã nascida em 1978 nas mesmas condições que a falada pelo @pedro_bittencourt, julguei que seria importante como uma devolutiva do que aprendi aqui, evitar que ele tivesse esse stress no ACP, até porque ele afirmou que enviaria para Tondela.
    Aproveito para expressar meus agradecimentos ao fórum e em especial a você @marcia. Ah! Também não poderia esquecer a @mariza. Fica também minha despedida daqui.
  • Obrigado por tudo pessoal. As informações são excelentes. Não teria conseguido nada se não fosse por esse fórum.

    Vou continuar o processo por Tondela, pois fiz o da minha mãe por lá e estou fazendo o meu também. Até agora não tive nenhum problema com eles.

    Mantenho atualizado a situação do processo por aqui. Abraços.
  • Pessoal, bom dia! Alguém sabe se o pessoal de Tondela já está trabalhando nos processos chegados na primeira quinzena de junho?
  • denis_menddenis_mend Member
    editado November 2018
    @Lucas M Pela planilha, tem processo de maio já finalizado e processos de junho numerados no mês passado. Muito provavelmente o seu está em fase final ou até finalizado.
  • denis_menddenis_mend Member
    editado November 2018
    @pedro_bittencourt Tenho o processo da minha mãe que possui um cenário semelhante ao seu. Enviei juntamente com os documentos obrigatórios uma declaração de maternidade assinada pela minha avó e reconhecida em cartório por autenticidade, certidão de Batismo da Igreja (apostilhada) e uma cópia autenticada do histórico escolar com assinatura da minha avó (apostilhada). Quando tiver alguma att do processo posso te informar.
  • Boa noite a todos! Enviei a Tondela os processos de atribuição de meus dois filhos menores no fim de setembro por DHL. Chegou lá em 1/10, nas mãos de Margarida Melo. Vejo aqui que vários "descobrem" se foi numerado e também se foi concluído. O que devo fazer? Ligar, mandar email ou esperar? Alguém tem alguma previsão? Eles enviam email ou algum documento pelo correio? Muitíssimo obrigado, desde já! Fabio
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.