Enviei os documentos pendentes (certidão por copia reprográfica e RG legalizado para Tondela, meu envelope chegou lá dia 26/07 e os processos meu e de meu irmao foram concluídos no mesmo dia!
Segue atualização da Lista:
Processos na fila de Tondela:
-Naturalização - Fernando - 234XX/16 - Entregue pessoalmente em 13/06 - \o/ Concluído em 21/07 \o/
-Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Pendência: Copia legalizada do RG - RG legalizado recebido por Tondela em 13/07 - \o/ Concluído em 13/07 \o/
-Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica - Copia reprográfica recebido por Tondela em 21/07 - \o/ Concluído em 21/07 \o/
-Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica - Aguardando emissão da certidão
-Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica - Copia reprográfica recebido por Tondela em xx - \o/ Concluído em 21/07 \o/
-Atribuição - Lucas 250xx/16 e Bernardo 250xx/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - \o/ Concluídos em 14/07 \o/
-Atribuição - Fernanda CT - Proc. Nac. 330XX/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica e RG legalizado - Chegada dos documentos pendentes em Tondela dia 26/07 - \o/ CONCLUIDO em 26/07 \o/
-Atribuição - Gilberto CT - Proc. Nac. 330XX/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica e RG legalizado - Chegada dos documentos pendentes em Tondela dia 26/07 - \o/ CONCLUIDO em 26/07 \o/
A pendencia na documentação eles informaram por email, no mesmo dia q a documentação chegou lá. A informação do número do processo solicitei por email, uma semana depois de os documentos chegarem. Vale lembrar que devemos evitar a comunicação por email para não sobrecarregar a conservatória.
Nem sempre eles avisam por email , minhas documentações chegaram em Tondela no dia seguinte a mudança da lei esperei 1 semana e liguei , fui informada que meu processo tinha entrado em exigência de documentos e que eu tinha sido informada por email ,sendo que não recebi email nenum. .. Me pediram identidade legalizada no consulado português, ok! Enviei Esperei mais uma semana e liguei de novo e fui novamente informada que eu teria que enviarealmente a certidão reprográfica, ou seja , já é a segunda vez que eles falam que me mandaram email e eu não recebo... Ficam me pedindo documentos picadinhos espero que agora várea de uma vez . Eu não espero mais email deles eu agora estou ligando.
Pessoal, Os documentos da minha mãe foram entregues hoje em Tondela! Atribuição + Transcrição de Casamento.
Irei aguardar o número do Assento para poder enviar o meu.
Aproveitando para fazer duas perguntas: - Quanto tempo esperar até ligar na Linha de Registos pra pegar o número do processo? - Li em algum dos tópicos do Fórum que as certidões legalizadas somente seriam aceitas até 15 dias após a entrada em vigor da Apostila de Haia (até 29/08). Procede essa informação?
@Veronica, Aconteceu o mesmo comigo! Não a parte do email, mas de pedirem 2 documentos em 2 momentos diferentes... As vezes eles estão entendo o email que você escreveu no formulário errado... =/ mas que bom que já conseguiu contato com eles.
Pessoal, tenho algumas dúvidas. Desculpem se elas parecerem repetitivas e bobas rs Os documentos que devo enviar ao CRC devem passar primeiro pelo consulado para carimbar ou posso mandar direto? Qual a validade destes documentos? Pois existe uma certidão emitida em dez/15.
Outra dúvida, estou "tentando" fazer o processo da minha mãe via consulado e pedem além da Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, a fotocópia do livro da certidão de nascimento e o cartório não faz isso. Oq fazer?
@Amarílis Romanholi Considerações: Enriquecemos cada dia mais este fórum para que os usuários aqui presentes se livrem das garras onerosas e morosas dos consulados, fazendo uso destes apenas para legalizar certidões.
Suas dúvidas: 1- Os documentos a serem enviados para as CRCs passam pelo cartório primeiro e depois pela legalização do consulado, exceto o formulário 1c que pode ser reconhecido por autenticidade e enviado diretamente. 2- A validade das certidões são por precaução de seis meses, não é aconselhado mandar documentos com prazos superiores. 3- Por fim, a cetidão de nascimento de inteiro teor e fotocópia é nada mais que a certidão reprográfica agora exigida em Portugal.
Gente os processos de aquisição feitos por Tondela.. Onde posso encontrar mais detalhes, ou tem algum tópico especifico onde posso tirar algumas duvidas ?
Pessoal, preciso tirar algumas dúvidas, vou dar entrada no processo da minha mãe (VIVA). O processo de meu meu AVÔ (FALECIDO) já esta ok. Porém minha mãe é filha do 1o casamento dele que NÃO foi feita a transcrição para Portugal .
1) Para dar entrada no processo da minha mãe por TONDELA eu preciso transcrever o casamento dele antes?
2) Se sim, eu consigo realizar a transcrição por TONDELA e junto já encaminhar os documentos do processo da minha mãe, ou preciso esperar finalizar a transcrição.
3) Alguém sabe valores atualizados de transcrição e cidadania por atribuição?
Onde leu que as Conservatórias aceitarão as certidões legalizadas no Consulado até 15 dias após a entrada em vigor ao apostilamento de Haia?
Pois lendo as postagens, que em Tondela documento caíram em exigência por terem sido remetidos antes porém chegaram 1 dia após a entrada em vigor da nova documentação.
Tondela só está aceitando cópia reprográfica das certidões?
Pois no tópico fechado para informações: NOVAS REGRAS - EXPLICAÇÕES FINAIS DE PONTA DELGADA, TONDELA, OVAR E ACP informa que
TONDELA:
- As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também se ser legalizadas pelo Consulado.
Essa alegação deverá ser feita por escrito, comunicando o fato a esta Conservatória que o cartório aqui não faz?
@Maite, 1)Seu avô foi o declarante do nascimento da sua mãe? Vê na certidão de nascimento dela. Se foi ele mesmo então não precisa transcrever o casamento! Apenas apresente a certidão de casamento dele no processo de atribuição da sua mãe! Só não sei se essa certidão de casamento precisa ser de inteiro teor e legalizada. Alguém saberia confirmar?? 2)- 3) O valor depende do câmbio euro/real do dia que você for pagar o vale postal. Acrescenta 35 reais + um % lá de taxa, então leve dinheiro a mais. Se puder dá uma passada no correio antes pra verificar o valor pra levar certinho!
Como Tondela aceita 2 processos por envio e você provavelmente não terá que fazer a atribuição do seu avô, então você já poderia aproveitar para fazer a transcrição de casamento da sua mãe junto com a atribuição dela!
Fico meio preocupado pois estou na espera da conclusão do processo da minha mãe (Atribuição+transcrição de casamento) para mandar os meus documentos que já estão todos prontos (certidões, assinaturas reconhecidas por autenticidade e legalizações). Como já gastei duas vezes com as certidões (as de inteiro teor em SP não saem com o selo e precisei pedir novamente por cópia reprográfica) não queria ter que gastar uma terceira vez rs.
Ontem liguei na Linha de Registo para tentar obter a informação do número do processo. A atendente pegou os dados da minha mãe e me perguntou a data que a documentação havia sido recebida. Pelo que eu percebi, após eu ter dito que tinha chegado recentemente, ela nem se deu o trabalho de consultar. Pediu pra ligar daqui a dois meses.
Pessoal, enviei os documentos para atribuição da minha mãe em Tondela e hoje recebi o seguinte email e gostaria de saber o que significa:
O assento de nascimento de Dirce xxxxx xxxx foi feito no dia 26 de julho de 2016, sob o n.º 33XXX/2016 da Conservatória dos Registos Centrais, tendo a certidão sido enviada pelo correio.
Alexandreperegrino Seu processo foi concluido e esse numero que te informarão é o seu registro, com ele voce pode emitir seus documentos em Portugal. Parabensss
Desculpe não reparei que a Theresa já tinha informado. rsrs
Comentários
Parabéns!!!
fantástico!
Parabéns novamente.
Enviei os documentos pendentes (certidão por copia reprográfica e RG legalizado para Tondela, meu envelope chegou lá dia 26/07 e os processos meu e de meu irmao foram concluídos no mesmo dia!
Segue atualização da Lista:
Processos na fila de Tondela:
-Naturalização - Fernando - 234XX/16 - Entregue pessoalmente em 13/06 - \o/ Concluído em 21/07 \o/
-Atribuição - Nelson - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 22/06 - Pendência: Copia legalizada do RG - RG legalizado recebido por Tondela em 13/07 - \o/ Concluído em 13/07 \o/
-Atribuição - Mauricio - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica - Copia reprográfica recebido por Tondela em 21/07 - \o/ Concluído em 21/07 \o/
-Atribuição - Beatriz - Proc. Nac. 247XX/16 - SITPRO - Chegada em Tondela dia 24/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica - Aguardando emissão da certidão
-Atribuição - Luiz AG - Proc. Nac. xxxxx/16 - SITRO - Chegada em Tondela dia 28/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica - Copia reprográfica recebido por Tondela em xx - \o/ Concluído em 21/07 \o/
-Atribuição - Lucas 250xx/16 e Bernardo 250xx/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - \o/ Concluídos em 14/07 \o/
-Atribuição - Fernanda CT - Proc. Nac. 330XX/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica e RG legalizado - Chegada dos documentos pendentes em Tondela dia 26/07 - \o/ CONCLUIDO em 26/07 \o/
-Atribuição - Gilberto CT - Proc. Nac. 330XX/16 - Chegada em Tondela dia 28/06 - Pendência: Certidões por cópia reprográfica e RG legalizado - Chegada dos documentos pendentes em Tondela dia 26/07 - \o/ CONCLUIDO em 26/07 \o/
Não recebi email informando que os processos foram concluídos. Tive que entrar em contato, mas me responderam no mesmo dia.
Quanto a pendência, você entrou em contato ou eles enviaram e-mail informando da pendência dos documentos?
Como se informou do número do processo?
A pendencia na documentação eles informaram por email, no mesmo dia q a documentação chegou lá. A informação do número do processo solicitei por email, uma semana depois de os documentos chegarem. Vale lembrar que devemos evitar a comunicação por email para não sobrecarregar a conservatória.
Esperei mais uma semana e liguei de novo e fui novamente informada que eu teria que enviarealmente a certidão reprográfica, ou seja , já é a segunda vez que eles falam que me mandaram email e eu não recebo... Ficam me pedindo documentos picadinhos espero que agora várea de uma vez . Eu não espero mais email deles eu agora estou ligando.
Os documentos da minha mãe foram entregues hoje em Tondela! Atribuição + Transcrição de Casamento.
Irei aguardar o número do Assento para poder enviar o meu.
Aproveitando para fazer duas perguntas:
- Quanto tempo esperar até ligar na Linha de Registos pra pegar o número do processo?
- Li em algum dos tópicos do Fórum que as certidões legalizadas somente seriam aceitas até 15 dias após a entrada em vigor da Apostila de Haia (até 29/08). Procede essa informação?
As vezes eles estão entendo o email que você escreveu no formulário errado... =/ mas que bom que já conseguiu contato com eles.
Os documentos que devo enviar ao CRC devem passar primeiro pelo consulado para carimbar ou posso mandar direto?
Qual a validade destes documentos? Pois existe uma certidão emitida em dez/15.
Obrigada!
Considerações: Enriquecemos cada dia mais este fórum para que os usuários aqui presentes se livrem das garras onerosas e morosas dos consulados, fazendo uso destes apenas para legalizar certidões.
Suas dúvidas:
1- Os documentos a serem enviados para as CRCs passam pelo cartório primeiro e depois pela legalização do consulado, exceto o formulário 1c que pode ser reconhecido por autenticidade e enviado diretamente.
2- A validade das certidões são por precaução de seis meses, não é aconselhado mandar documentos com prazos superiores.
3- Por fim, a cetidão de nascimento de inteiro teor e fotocópia é nada mais que a certidão reprográfica agora exigida em Portugal.
Bos sorte
Gente os processos de aquisição feitos por Tondela.. Onde posso encontrar mais detalhes, ou tem algum tópico especifico onde posso tirar algumas duvidas ?
O meu tópico tem o meu processo de aquisição completo por Tondela: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4035/aquisicao-neto-certidao-leiria
Abs!
O processo de meu meu AVÔ (FALECIDO) já esta ok. Porém minha mãe é filha do 1o casamento dele que NÃO foi feita a transcrição para Portugal .
1) Para dar entrada no processo da minha mãe por TONDELA eu preciso transcrever o casamento dele antes?
2) Se sim, eu consigo realizar a transcrição por TONDELA e junto já encaminhar os documentos do processo da minha mãe, ou preciso esperar finalizar a transcrição.
3) Alguém sabe valores atualizados de transcrição e cidadania por atribuição?
Desde já agradeço.
Onde leu que as Conservatórias aceitarão as certidões legalizadas no Consulado até 15 dias após a entrada em vigor ao apostilamento de Haia?
Pois lendo as postagens, que em Tondela documento caíram em exigência por terem sido remetidos antes porém chegaram 1 dia após a entrada em vigor da nova documentação.
Tondela só está aceitando cópia reprográfica das certidões?
Pois no tópico fechado para informações: NOVAS REGRAS - EXPLICAÇÕES FINAIS DE PONTA DELGADA, TONDELA, OVAR E ACP informa que
TONDELA:
- As que tenham selo digital ("Selo de fiscalização - certidão", "selo de fiscalização electrônico", "selo digital" ou "Funarpen - selo digital"), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que as assina, só poderão ser aceites caso se alegue a impossibilidade da sua apresentação e terão também se ser legalizadas pelo Consulado.
Essa alegação deverá ser feita por escrito, comunicando o fato a esta Conservatória que o cartório aqui não faz?
1)Seu avô foi o declarante do nascimento da sua mãe? Vê na certidão de nascimento dela.
Se foi ele mesmo então não precisa transcrever o casamento! Apenas apresente a certidão de casamento dele no processo de atribuição da sua mãe! Só não sei se essa certidão de casamento precisa ser de inteiro teor e legalizada. Alguém saberia confirmar??
2)-
3) O valor depende do câmbio euro/real do dia que você for pagar o vale postal. Acrescenta 35 reais + um % lá de taxa, então leve dinheiro a mais. Se puder dá uma passada no correio antes pra verificar o valor pra levar certinho!
Como Tondela aceita 2 processos por envio e você provavelmente não terá que fazer a atribuição do seu avô, então você já poderia aproveitar para fazer a transcrição de casamento da sua mãe junto com a atribuição dela!
A informação dos 15 dias eu vi nesse post aqui:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/54379/#Comment_54379
Fico meio preocupado pois estou na espera da conclusão do processo da minha mãe (Atribuição+transcrição de casamento) para mandar os meus documentos que já estão todos prontos (certidões, assinaturas reconhecidas por autenticidade e legalizações). Como já gastei duas vezes com as certidões (as de inteiro teor em SP não saem com o selo e precisei pedir novamente por cópia reprográfica) não queria ter que gastar uma terceira vez rs.
Ontem liguei na Linha de Registo para tentar obter a informação do número do processo. A atendente pegou os dados da minha mãe e me perguntou a data que a documentação havia sido recebida. Pelo que eu percebi, após eu ter dito que tinha chegado recentemente, ela nem se deu o trabalho de consultar. Pediu pra ligar daqui a dois meses.
O assento de nascimento de Dirce xxxxx xxxx foi feito no dia 26 de julho de 2016, sob o n.º 33XXX/2016 da Conservatória dos Registos Centrais, tendo a certidão sido enviada pelo correio.
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Parabéns!
Meu processo (minha mãe e eu, duas gerações para atribuição) chegou hoje em Tondela.
Qual é o tempo médio atualmente?
Eles avisam por email quando o processo for finalizado ou devo aguardar a certidão por correio?
Obrigado!
Deve aguardar a certidão por correio.
Caso queira, pode ligar na linha registos para acompanhar o processo. Geralmente as atribuíções saem rápido.
00 xx (351) (211 95 05 00), opção 1 e depois 1 de novo, onde
xx é o código de sua prestadora de telefonia do Brasil
Recomendo utilizar o skype, tendo em vista o preço baixo por minuto.
Msg em imbox..
Seu processo foi concluido e esse numero que te informarão é o seu registro, com ele voce pode emitir seus documentos em Portugal. Parabensss
Desculpe não reparei que a Theresa já tinha informado. rsrs